Mães participam de mais um encontro do “Menina ou Menino? Chá de Bebês”

Foi na manhã desta sexta-feira (16), em clima de confraternização e de muita alegria, que 34 gestantes em situação de vulnerabilidade participaram de uma sessão de beleza com tratamento de cabelo e maquiagem, além do direito a fotos e enxoval em mais um café da manhã do Programa “Menina ou Menino? Chá de Bebês”. O encontro visa o acompanhamento, tratamento e resgate social de mulheres dependentes químicas e em situação de rua.

O chá – que inclui fotos, roupas, decoração, alimentação e uma brinquedoteca – é promovido pelo Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (do programa Consultório na Rua/Bompar) e conta com a parceria da Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil (Libra), Secretaria da Mulher do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e ONG Mulheres do Café, com contrapartida das Secretarias Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e da Saúde (SMS).

O programa “Menina ou Menino? Chá de Bebês” oferece às gestantes acompanhamento, orientação, cuidados com higiene, alimentação, saúde bucal e pré-natal, além do fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê. A partir do quinto mês de gravidez, as mulheres que frequentam regularmente as consultas ganham um ensaio fotográfico e o álbum com o registro. Quando a adesão é constante ao longo de toda a gravidez, ela também recebe enxoval completo.

Graças à adesão de empresas, diversos profissionais e ONGS parceiras, o programa tem recebido mais e mais gestantes, favorecendo a retirada delas de situações de rua ou a diminuição do abandono de crianças (seja pela mãe ou pela intervenção do Conselho Tutelar). Segundo a equipe do Consultório na Rua/Bompar já foram atendidas mais de 70 mulheres.

Participaram do encontro as assessoras técnicas Claudia Neves Vieira (Departamento de Políticas sobre Drogas/SMDHC) e Mônica Cortona Scamapieco (Departamento de Políticas para Mulheres/SMDHC), a coordenadora do Consultório na Rua da Rede Bompar, Marta Marques Akiyama, a presidente da Libra, Marta Lívia Suplicy, a diretora da Secretaria da Mulher do Sindicato dos Comerciários, Isabel Kauz, e a idealizadora da entidade Mulheres do Café, Fabíola Fonseca.