Se a mentalidade sexista não for eliminada, os estupros não cessarão!

A SMPM solidariza-se com C.P., 16 anos, sua família e com todas as mulheres que sofrem violência. A adolescente foi vítima de estupro coletivo na cidade do Rio de Janeiro.

 A suspeita é de que tenham sido cerca de 33 criminosos praticantes do estupro. A garota relatou que foi dopada e estuprada por vários agressores. A barbárie foi filmada e inserida nas redes sociais. Mais uma vez nos deparamos com um ato de violência contra a mulher, entre os que ocorrem cotidianamente seja na nossa cidade de São Paulo, seja em quaisquer outras.

Neste caso, contra uma adolescente, acrescido de requintes de crueldade e brutalidade. O crime deve ser prontamente apurado e os executores identificados, punidos e presos.

A mudança da cultura machista, ainda fortemente propagada, e a construção da igualdade entre homens e mulheres são fundamentais para acabar com a violência de gênero. Por mais que implantemos ações de acolhimento e atendimento às mulheres que sofrem violência sexual e/ou doméstica, se a mentalidade sexista não for eliminada, não teremos repostas efetivas para o objetivo de erradicar esse tipo de agressão. E tal mudança se dará por meio de políticas públicas e atitudes privadas que incorporem a igualdade de gênero na escola, na família, no trabalho, na mídia e na sociedade como um todo.

Não é não!

Basta de violência contra as mulheres, adolescentes e meninas!

Denise Motta Dau
Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres