SMPM comemora a reforma do Centro de Referência da Mulher Casa Brasilândia, na zona Norte

Para oferecer melhor qualidade em todos os serviços de atendimento psicológico, social e jurídico às mulheres em situação de violência, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres reformou totalmente o CRM Casa Brasilândia, que também recebeu mobiliários novos. Em 23 de maio de 2016, a secretária Denise Motta Dau visitou o CRM e ressaltou que, desde a inauguração em 2003, o local não havia passado por manutenção, a não ser uma pintura há oito anos.

Com a presença de várias mulheres, de lideranças de movimentos sociais e representantes de serviços públicos da região, a Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Denise Dau, visitou, no último dia 23 de maio, as novas instalações do Centro de Referência da Mulher Casa Brasilândia. Teve a oportunidade de acompanhar a apresentação do espetáculo Tramarias, do grupo As Traperias, formado por artistas feministas que, através do teatro, denunciar o machismo e a violência sofrida pelas mulheres. O vereador Eliseu Gabriel, responsável pela emenda que garantiu recursos para a reforma, também este presente no evento.

Desde a sua criação em 2013, a SMPM tem entre suas ações prioritárias o enfrentamento à violência de gênero e doméstica. Conta, para isso, com uma rede de atendimento a mulheres vítimas de violência, que funciona em todas as regiões da cidade. Para melhor e potencializar os atendimentos, a SMPM reformou outros dois Centros de Referência: a Casa Brasilândia e a Casa Eliane de Grammont e os cinco Centros de Cidadania da Mulher : CCM Itaquera (zona Leste), CCM Perus (zona Norte); CCM Capela do Socorro, CCM Parelheiros e CCM Santo Amaro (zona Sul). Todas essas unidades estavam em péssimo estado de conservação.

Além das reformas, a SMPM inaugurou, no dia 11 de março, o Centro de Referência da Mulher Onóris Ferreira Dias, em São Miguel Paulista, na zona Leste. O CRM Onóris Ferreira Dias, nome dado em homenagem a uma das pioneiras na luta contra a violência da mulher na zona leste, é o primeiro serviço da SMPM especializado no atendimento a mulheres em situação de violência naquela região.

E mais uma boa notícia: no dia 3 de junho, será inaugurado mais um Centro de Referência da Mulher, desta vez em Capão Redondo, na zona Sul: o CRM Maria de Lourdes Rodrigues, nome dado em homenagem a feminista - uma das fundadoras da Liga Brasileira de Lésbicas e coordenadora-geral da Diversidade da extinta Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) do Governo Federal.

Além de atendimento psicológico e jurídico, os CRMs oferecem cursos, palestras, oficinas, grupos reflexivos para o empoderamento e autonomia econômica da mulher. Fazem, ainda, encaminhamento para Casas Abrigo e para outros serviços, se necessário. Já os Centros de Cidadania da Mulher (CCMs) são espaços de empoderamento econômico e político de mulheres e de primeiro atendimento a mulheres em situação de violência.

Mais informações sobre a Rede de Atendimento e endereços das unidades, clique AQUI.