SMPM encerra Oficina de Fotografia Básica para Formação em Gênero, Direitos Sexuais e Cidadania de Mulheres Lésbicas e Bissexuais

Cerca de 20 alunas receberam aulas de técnicas básicas de fotografia e de conhecimentos teóricos sobre o olhar fotográfico, envolvendo a temática de gênero e o empoderamento das mulheres lésbicas, mediante o desenvolvimento da autoestima e da cidadania

 A SMPM realizou nesta segunda-feira, 8/12, em sua sede, a quinta e última aula da Oficina de Fotografia Básica para Formação em Gênero, Direitos Sexuais e Cidadania de Mulheres Lésbicas e Bissexuais, organizado pelas assessorias de Ações Temáticas e Participação e Controle Social da Secretaria.

A oficina foi ministrada por Amana Salles, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela PUC/SP e Bacharel em Fotografia pelo Centro de Comunicação e Artes SENAC/SP e Elisa Gargiulo, militante feminista e responsável por projetos no campo do audiovisual para diversas entidades feministas brasileiras. Cerca de 20 alunas receberam aulas de técnicas básicas de fotografia e de conhecimentos teóricos sobre o olhar fotográfico, envolvendo a temática de gênero e o empoderamento das mulheres, mediante o desenvolvimento da autoestima e da cidadania.

Amana Salles lembrou que além do conteúdo teórico ministrado em sala, a oficina contou com aulas práticas nas ruas onde as participantes puderam expressar, por meio do registro fotográfico, a discussão de gênero entre o masculino e feminino em alguns objetos comercializados nas ruas do Centro da cidade de São Paulo e nas cores desses artefatos. Outro exercício e que será objeto de uma exposição prevista para o segundo semestre de 2015 foi a construção de um autorretrato, que possibilitou mostrar como pensa cada participante sobre o próprio corpo e a maneira de como esse corpo se relaciona com a cidade e o ambiente.

Responsável pelo conteúdo teórico focado em Gênero e Imagem, Elisa Gargiulo ressaltou, como ponto favorável, a troca de experiências de mulheres com perspectivas e saberes diferentes. Para ela, as partes teórica e prática se complementaram perfeitamente, na medida em que conseguiram expressar a vivência pessoal de cada participante. Temas como gênero, sexualidade, olhar masculino e lesbofobia foram bastante explorados durante as aulas.

Para facilitar a conexão entre as participantes da oficina, as alunas também criaram um grupo específico no Facebook onde foram publicadas as fotos captadas durante as aulas, sendo ainda um espaço para a de troca de leituras teóricas e técnicas fotográficas.

Para Rita Quadros, chefa da assessoria de Participação e Controle Social da SMPM, a oficina atingiu os objetivos pretendidos: romper as barreiras de visibilidade de mulheres lésbicas que impactam negativamente o acesso às políticas públicas voltadas para esse segmento.

Fotos cedidas por Amana Salles