Exposição "Manifesto Poético Feminista" resgata histórico de lutas das mulheres

Exposição está na Galeria Olido até o dia 10 de novembro e pode ser visitada de segunda à sexta. A entrada é franca


Para marcar o primeiro dia da programação da campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”, a SMPM lançou no último dia 20/11, a Exposição “Manifesto Poético Feminista – 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher” que fica em cartaz até o dia 10 de dezembro na Galeria Olido (Avenida São João, 473 ) -  região central de São Paulo.

Composta por fotos e cartazes do acervo do Centro Informação Mulher (CIM), a exposição, organizada pela presidente da entidade e diretora do grupo das Mal Amadas, Marta Baião, quer reforçar especialmente a questão da memória das mulheres. “Temos a grande preocupação de nos recontar e de nos incluir na História da humanidade. Isso significa falar de nossas lutas e das nossas conquistas nesse momento da contemporaneidade. Para nós, é importante que as mulheres se vejam de forma qualificada e saibam que tiveram uma papel importante na luta contra o patriarcado e a opressão ”, afirma.

O acervo conta com registros fotográficos de ativistas como Marta Baião, Elaine Campos e Nair Benedito, retratando o cotidiano dos movimentos e manifestações de mulheres e das datas da agenda feminista. Estão expostas cerca de 30 fotos e outros 100 cartazes que traçam a jornada de luta feminista, desde a década de 60.

A outra parte, formada por 100 recortes de jornais de diferentes épocas, contam a história de casos de assassinatos de mulheres em várias localidades do País. Segundo Marta Baião, nessa segunda parte, além de fazer memória, a intenção é gerar impacto e sensibilizar a sociedade de que as mulheres não podem viver em uma relação de opressão e que precisam fazer valer os seus direitos previstos na Lei Maria da Penha. “Nessa segunda parte, queremos mostrar que ainda precisamos nos revoltar e nos rebelar contra a sociedade patriarcal que naturaliza esse tipo de violência”, complementa. 

Serviço: Manifesto Poético Feminista - 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher

Quando: até o dia 10 de dezembro de 2014

Local: Galeria Olido (Avenida São João, 473 )

Entrada Franca