Ministros debatem o trabalho e a saúde da mulher durante seminário promovido pela Fundacentro

Coordenação de Autonomia Econômica da SMPM esteve presente no seminário que abordou as condições de trabalho das mulheres no Brasil

Com informações do site da Fundacentro

A coordenação de Autonomia Econômica da SMPM esteve presente no II Seminário de Sociologia da Fundacentro “Condições de Trabalho das Mulheres no Brasil”, realizado no último dia 7/11, no auditório Edioson Hatem, reunindo pesquisadores (as), educadores (as), estudantes, sindicalistas e profissionais atuantes em Saúde e Segurança do Trabalho.

Este ano o seminário foi aberto com uma conferência magna da ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e esteve dividido em duas mesas redondas: a primeira discutiu o trabalho das manicuras e das engenheiras. A segunda, abordou a luta das mulheres pelo reconhecimento do trabalho no campo e na cidade.  
Durante a sessão solene de abertura , os ministros do Trabalho e da Secretaria Especial da Mulher falaram da importância de promover políticas publicas para a mulher. A presidenta da Fundacentro, Maria Amelia Reis agradeceu a presença de ambos os ministros para o debate de um tema tão importante que é o trabalho, a saúde e a proteção da mulher.

Para o ministro Manoel Dias, o país vive um grande crescimento econômico e de geração de empregos. Ele destacou o trabalho que a ministra Eleonora Menicucci vem realizando em investir no fomento de discussões para erradicar a desigualdade de gênero.

A ministra Eleonora relatou a intenção de parceria entre a Secretaria Especial da Mulher e a Fundacentro para a discussão do tema e melhor articulação dos trabalhos de gênero.

Após a abertura do evento, ainda no período da manhã, teve inicio as palestras da mesa 1 com a apresentação das pesquisadoras, Maria Rosa Lombardi, da Fundação Carlos Chagas, com o tema: “Carreiras femininas nas engenharias: barreiras intransponíveis?”, e das pesquisadoras da Fundacentro, Juliana Andrade Oliveira, com o tema: “A produção da beleza pessoal: análise do trabalho das manicuras” e Myrian Matsuo com o tema: “As mulheres e o trabalho de cuidar”.

Foto: Renato Alves/MTE