SMPM participa do "São Paulo Diverso - Fórum de Desenvolvimento Inclusivo"

Evento discutiu políticas públicas que incentivem as empresas a valorizar a diversidade em seu quadro de funcionários via ações afirmativas

Com o tema “Ações afirmativas no Município de São Paulo, a Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Denise Motta Dau participou do “São Paulo Diverso - Fórum de Desenvolvimento Inclusivo”, evento promovido pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial que discutiu políticas públicas que incentivem as empresas a valorizar a diversidade em seu quadro de funcionários, principalmente por meio de ações afirmativas. A Secretária apresentou os principais projetos em andamento na SMPM e as diversas parcerias intersecretariais que vem sendo desenvolvidas nas áreas da Saúde, Segurança, Trabalho, Igualdade Racial e Assistência Social. 

Aberto pelo prefeito Fernando Haddad, o evento foi dividido em seis painéis: Desenvolvimento Social, Economia, Comportamento Organizacional, Sucesso na carreira e nos negócios, Ações afirmativas no município de São Paulo e Desenvolvimento Econômico no mundo do trabalho reunindo cerca de 200 empresários, representantes de entidades e agentes públicos. Além do Prefeito, participaram da abertura, a embaixadora dos Estados Unidos, Liliana Ayalde; a representante do Banco Internacional do Desenvolvimento (BID) no Brasil, Daniela Carrera Marquis; o presidente do Instituto Ethos, Jorge Abrahão; e o presidente do Carrefour, Charles Desmartis. empresas, entidades e poder público.

“Temos um desafio grande em São Paulo. No mundo do trabalho temos muito o que fazer, o setor público está dando exemplo e eu estou feliz em saber que empresários vão adotar políticas com foco na diversidade. Vão ter ganhos não só internos à empresa, mas o ganho social vai trazer consequências positivas em toda sociedade”, afirmou Haddad.

“Quero anunciar duas medidas que eu quero trabalhar a partir deste fórum. Uma é dialogar com o setor privado para a constituição de um banco de talentos, para oferecer às empresas talentos negros, mulheres e com deficiência. A segunda é que nossa secretaria será municiada de consultores para colaborar com as empresas na produção de um programa de diversidade”, disse o secretário Antonio da Silva Pinto (Promoção da Igualdade Racial). Segundo Antonio Pinto, as propostas são construídas em diálogo com as empresas, de acordo com as diferentes necessidades e perfis de cada tipo de negócio.
Em abril deste ano, a Prefeitura instituiu em São Paulo, por meio da Lei 15.939/2013, o sistema de cotas raciais para ingresso de negros no serviço público municipal, reservando 20% das vagas para os cargos efetivos, empregos públicos e os cargos em comissão.

Para a ministra Luiza Helena de Bairros (Políticas de Promoção de Igualdade Racial), as ações afirmativas são políticas que aliam inclusão e desenvolvimento econômico. “Nós como país não temos mais tempo. Até porque você deixar para mais tarde a decisão da inclusão significa condenar à exclusão mais da metade da população brasileira. E obviamente nós como país não podemos fazer uma escolha de desenvolvimento que deixe para trás mais da metade da população”, afirmou Luiza de Barros.

Com informações da SMPIR