Meninas Cientistas mostram panorama feminino na área de ciência e tecnologia em São Paulo

O debate integrou a programação I Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE)

 Por Cristina Braga

Dando prosseguimento a I Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), o terceiro dia do evento prosseguiu com o tema “Meninas Cientistas”, na sala Jardel Filho, do Centro Cultural São Paulo.

O Secretário Artur Henrique abriu o encontro abordando a relevância da temática para a população e para a cidade e destacou seu principal objetivo - o desenvolvimento social , além do papel dos institutos de pesquisas para São Paulo.

Na sequência, a geógrafa e pesquisadora do IPT, Ros Mari Zenha que coordenou a mesa de debates, expôs em um painel, dados da população feminina no mercado de trabalho. Segundo ela, “é necessário ter um conjunto articulado de políticas que permitam às mulheres fazer valer seus direitos de ter trabalho decente; contar com ambientes adequados, equipamentos adaptados ao corpo feminino e r iguais oportunidades de crescimento profissional”, entre outros itens.

A composição da mesa contou com a presença da primeira dama e Professora associada da Faculdade de Odontologia a USP Ana Estela Haddad, a Secretária Municipal de Política para Mulheres, Denise Motta Dau, Docente do Instituto de Astronomia, Geofísica e Meteorologia da USP, Yara Marangoni, aluna da engenharia de materiais da Escola Politécnica da USP/Poli, Thatiane Lima e as estudantes de ciências sociais, pesquisadoras do CNPq e FAPESP, Bianca Vyunas e Maria Augusta Torres.


As estudantes relataram suas experiências na pesquisa social, de mobilização na frente feminista, a inserção feminina no mercado de trabalho de ciência e tecnologia, além da evasão das mulheres na universidade, por conta do espaço predominantemente masculino.

Logo após os depoimentos, foram abertas perguntas o público presente. No encerramento do encontro, Ros Mari Zenha, afirmou que o resultado das discussões apresentadas serão formalizadas por meio de um documento a ser entregue ao Prefeito Fernando Haddad. “Espero que em 2015, quando fizermos a segunda edição desse evento possamos desenhar quadro de ações previstas e realizadas, traçando metas e objetivos conseguidas e o as otimizadas nas políticas públicas.”

Hoje, o debate prossegue na Universidade Presbiteriana Mackenzie com o tema : A Inovação para os microempreendedores individuais, médias e pequenas empresas e empreendimentos de economia solidária”, das 14h às 17, na Rua Maria Antônia, 307 e a presença da Incubadora da Universidade Mackenzie. O evento é gratuito e aberto ao público.