Ruas iluminadas devem garantir maior segurança às mulheres paulistanas

Parceria entre SMPM e SSE prevê 1.300 pontos de luz até final de agosto

 Nesta semana, o Departamento de Iluminação Pública – ILUME, ligado a Secretaria Municipal de Serviços, concluiu a iluminação da Rua Osíris de Camargo, no Campo Limpo. A rua, que acaba de receber seis novos pontos de luz, foi cena de um crime em janeiro quando Daniela Nogueira Oliveira, de 25 anos e grávida de nove meses, perdeu a vida em um latrocínio, após descer de seu carro, em frente ao condomínio em que morava.

Na cerimônia de celebração do Dia Internacional da Mulher (8 de Março), a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres assinou protocolo de cooperação com a Secretaria Municipal de Serviços, com o objetivo de proporcionar maior segurança e qualidade de vida às mulheres paulistanas, através da adequação dos serviços de Iluminação Pública, no Programa Iluminação e Segurança Urbana, às condições de mobilidade urbana, considerando, em especial, a incidência de crimes sexuais contras as mulheres, principalmente no período noturno. A proposta dessa parceria é levantar áreas com maior incidência de violência sexual contra as mulheres, e definir locais prioritários para a instalação dos pontos de luz.

“A instalação de iluminação pública nesses lugares é de grande importância para garantir maior segurança às mulheres paulistanas, uma vez que há relação direta entre aumento da iluminação e diminuição da incidência de casos de violência sexual”, destacou a Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Denise Motta Dau.

A previsão da ILUME é instalar 1.300 pontos de luz nas ruas de São Paulo, até o dia 30 de agosto, em locais prioritários apontados pelas Subprefeituras. Até o final desta gestão, a meta é de um total de 18.000 pontos de iluminação na capital paulista.