Secretaria de Políticas para Mulheres quer fortalecer empreendedorismo

Durante encontro, secretária Denise Motta Dau, reforçou a importância da Agência São Paulo e da Agência São Paulo de Negócios e Parcerias, na promoção do empreendedorismo e do empoderamento das mulheres

A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Município de São Paulo está buscando promover na capital paulista projetos de geração de trabalho e renda para as mulheres. Para isso está desenvolvendo um conjunto de iniciativas em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, além da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo e com outras secretarias no âmbito do governo municipal. Um dos objetivos é fortalecer o trabalho da Agência São Paulo de Desenvolvimento e da Agência São Paulo de Negócios e Parcerias para ampliar o número de mulheres empreendedoras, como também desenvolver ações no campo da Economia Solidária com vistas à geração de alternativas coletivas de geração de trabalho e renda.

“Além da Agência São Paulo, que vai oferecer apoio e crédito a micro e pequenas empresas, o prefeito Fernando Haddad criou esta semana Agência SP Negócios e Parcerias, voltada para a articulação de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e para atrair investimentos para a cidade. Como 52% da população da capital paulista é composta por mulheres, avaliamos que é importante que existam linhas de crédito, fomento e estimulo às mulheres empreendedoras do município”, disse a secretária de Políticas para as Mulheres, Denise Motta Dau, que promoveu um almoço para mulheres empresárias e profissionais liberais da cidade.

No encontro, realizado em parceria com a empresária Nina Bastos, a secretária ressaltou que o momento fazia parte das estratégias e fortalecimento do diálogo social com as mulheres empreendedoras. “Tem aqui muitas mulheres que são participantes do Conselho da Cidade que o prefeito instalou em 26 de março. Esse Conselho, ainda bem, tem uma presença feminina muito forte, de mulheres que já estão exercendo a sua participação social, fortalecendo o diálogo social entre vários segmentos”, disse Denise.

Conselho
A secretária também aproveitou a oportunidade para adiantar que futuramente será implantado na cidade o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. “A partir da participação das mulheres nos fóruns de discussão que a Prefeitura está desenvolvendo junto às subprefeituras, estamos discutindo a criação de fóruns regionais de mulheres. Trata-se de de uma experiência inicial. Vamos eleger representantes nesses fóruns para fortalecer ainda mais o diálogo e a participação social das mulheres nos espaços das políticas públicas, visando, futuramente criar o Conselho dos Direitos da Mulher no município", explicou.

“Nós não queremos simplesmente criar um conselho por decreto, nós queremos fomentar a participação social para termos subsídios e uma sustentação mais forte para a construção do Conselho”, completou a secretária.

O encontro contou com a presença de mulheres que atuam em diversas áreas sociais e econômicas, intelectuais e profissionais liberais. Entre as convidadas do encontro, estavam Eliane Mantega, esposa do Ministro da Fazenda, Guido Mantega, Marciléia Rocha Santos Chaves, mãe do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a primeira-dama do município, Ana Estela Haddad.

Eixos estratégicos
As convidadas do almoço também conheceram os eixos estratégicos que estão sendo trabalhados pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, que são: enfretamento da violência, promoção da autonomia econômica das mulheres, e transversalidade e intersetoriedade das políticas por meio de ações temáticas. De acordo com a secretária, estes eixos se desdobram em um conjunto de metas do Plano de Metas do Governo, que vem sendo discutido com a sociedade civil por meio de audiências públicas.

Parcerias
Durante o almoço, a secretária de Políticas para as Mulheres também relembrou as cinco parcerias intersecretariais firmadas logo no inicio da gestão. “Com a Secretaria Municipal de Saúde lançamos o programa Rede Hora Certa agilizando os 90 mil exames de ultrassonografia e mamografia para as mulheres paulistanas. Já com a Secretaria de Transportes fizemos uma parceria para a utilização do jornal do ônibus e da TV ônibus para a divulgação da campanha de enfrentamento à violência contra a mulher”, explicou a secretária.

Denise também citou as parcerias firmadas com as Secretarias da Habitação, Serviços e Assistência Social. “Com Habitação está sendo priorizado o acesso ao aluguel social para as mulheres vitimas de violência. Com Serviços estamos ampliando a iluminação da cidade em pontos onde há maior índice de violência contra a mulher. Por fim, com a Secretaria de Assistência Social, estamos construindo um protocolo único de atendimento às Mulheres Vitimas de Violência”, completou a secretária.

Já a primeira-dama, Ana Estela Haddad, aproveitou para elogiar a atuação de Denise à frente da secretaria. “A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres mesmo sem ainda ter a criação aprovada pela Câmara, saiu na frente e já trouxe para a cidade importantes parcerias em beneficio das mulheres de São Paulo. Fico muito feliz em participar desse encontro e ver que novos e bons projetos estão por vir”, disse Ana Estela.

FOTOS
Os arquivos ficarão disponíveis para download durante um mês. O crédito da foto deve ser Cesar Ogata / SECOM.

Foto 1 - Secretaria de Políticas as Mulheres, Denise Motta Dau, relembra parcerias interesecretariais firmadas ainda no inicio da gestão

Foto 2 - Durante almoço com empresárias, secretária de Políticas as Mulheres, Denise Motta Dau, fala de empreendedorismo para mulheres

Foto 3 - Denise Motta Dau e Ana Estela Haddad conversam com convidadas

Foto 4 - Ana Estela Haddad elogiou o trabalho da Secretaria

Foto 5 - Denise ouve empresária paulistana

Foto 6 - Após almoço, participantes discutem idéias com a secretária