Vale do Anhangabaú é ocupado por brinquedos e crianças

Iniciativa da SMDHC, Ato pelo Direito de Brincar reuniu cerca de 300 crianças e adolescentes, que puderam se divertir e dialogar com o governo sobre qualidade da escola, da comunidade onde vivem e o que esperam para São Paulo nos próximos anos

Carrinhos de rolimã, pernas de pau, amarelinha, skate, contadores de história e centenas de crianças tomaram o Vale do Anhangabaú na manhã desta quinta-feira, dia 10, no Ato pelo Direito de Brincar. A ação foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania em homenagem ao Dia das Crianças e buscou reforçar a importância do brincar e da participação das crianças e dos adolescentes na construção de políticas na Cidade.

Realizado em parceira com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Secretaria Municipal de Assistência Social, Coordenação da Política Municipal de Desenvolvimento Integral da Primeira Infância, Conselho Municipal de Crianças e Adolescentes e Fundação Terre Hommes, o evento reuniu cerca de 300 crianças.

Além das brincadeiras, as crianças e adolescentes participaram do #DiálogoSPDH, em que puderam apresentar suas demandas sobre a qualidade da escola, da comunidade onde vivem e o que esperam para São Paulo nos próximos anos.

Durante o diálogo, o secretário Rogério Sottili, da SMDHC, lembrou que os gestores públicos não têm o costume de escutar com atenção as crianças e adolescentes, algo que será mudado nessa gestão. "Vocês precisam ser ouvidos e precisamos escutar suas reclamações, sugestões e propostas para que possamos, a partir do sonho de vocês, construir políticas públicas para as crianças e para os adolescentes na Cidade."

Entre as principais reivindicações apresentadas pelas crianças que participaram do diálogo – eleitas delegadas na etapa municipal da Conferência Lúdica, realizada em agosto –, estavam melhorias nas escolas, apoio a projetos culturais das crianças, mais lazer e segurança nas escolas.

Para Ana Estela Haddad, coordenadora da Política Municipal de Desenvolvimento Integral da Primeira Infância, foi um momento muito especial, pois foi um momento de escuta. "Mas tão importante quanto pensar no que vocês esperam do governo é pensar no que cada um de nós pode fazer e no que podemos construir juntos."

O coordenador de Políticas para Crianças e Adolescente da SMDHC, Fábio Silvestre, convidou as crianças a participarem desta construção. No final do diálogo, o secretário Rogério Sottili chamou a atenção para o protagonismo de cada criança nesse processo: "Vocês podem ajudar a transformar a realidade de suas escolas, por exemplo, através dos grêmios estudantis, se articulando e cobrando do governo os avanços necessário. Não se faz política sem a participação."

 

Fotos: Comunicação/SMDHC