Biblioteca Monteiro Lobato Reabre Com Nova Sala De Leitura Voltada À 1ª Infância

Espaço, que conta com atividades online desde o início da pandemia, reabre presencialmente no dia 23 de agosto

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), informa que os rumores de fechamento da Biblioteca Monteiro Lobato são completamente infundados, tratando-se de pura fake news. A Biblioteca Monteiro Lobato continua na ativa com programação online e reabre presencialmente dia 23 de agosto, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h,e aos sábados, das 10h às 17h, seguindo o cronograma de reabertura gradual dos equipamentos da SMC. Além da biblioteca, o seu Digilab infanto-juvenil também será reaberto. Já a Praça Rotary terá o horário estendido para das 7h às 19h, de segunda à segunda, já a partir do dia 7 de agosto.

A reabertura terá como novidade uma nova sala de leitura voltada completamente para a primeira infância, e dividida por faixa etária, de 0 a 3 anos e de 4 a 6 anos de idade. Assim, a Biblioteca Monteiro Lobato se torna a primeira biblioteca do país a ter uma sala dedicada exclusivamente a esse público.

A biblioteca foi recordista de inscrições para o PIÁ (Programa de Iniciação Artística) 2021, programa de formação da SMC, recebendo 3 turmas. Também firmou recentemente parceria com a Ong LabEdu para um projeto de formação para famílias com filhos na primeira infância – foram 53 famílias inscritas.

A programação online segue a todo vapor, com destaque para "Sarau das Estrelas - Juventude Periférica", no dia 14, e a oficina "Histórias Brincantes: Baobá, Mankala e Ubuntu", que acontece toda segunda e quarta, desde o mês de maio, e que precisou abrir novas vagas devido à grande procura. Inicialmente, eram 20 vagas, e o número foi aumentado para 70.

Trata-se também de fake news o rumor de que a biblioteca estaria acabando com a sua seção de Acervo de Bibliografia e Documentação. O ofício sobre transferência de dois funcionários da área técnica de catalogação indica apenas que esses quadros irão atuar no Departamento de Catalogação Central do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB), de pleno acordo de ambas as partes. Trata-se apenas de um remanejamento interno e não do fim da seção da biblioteca. Os acervos continuarão sendo preservados, sem prejuízos, e permanecem na Biblioteca Monteiro Lobato, que não teve alterações de funcionários para atendimento ao público.

A SMC ressalta, ainda, que a Biblioteca Monteiro Lobato possui quatro bibliotecários, número maior do que a média de servidores entre os equipamentos da CSMB, e que não haverá prejuízo para os frequentadores ou para o acervo. Reiteramos que os funcionários realocados são quadros técnicos que continuarão a desempenhar as mesmas funções em outro local, inclusive para a própria Biblioteca Monteiro Lobato.