Retrospectiva festeja 14 anos da Cia. Danças

Em comemoração ao aniversário do grupo dirigido por Claudia Souza, seis espetáculos são apresentados na Galeria Olido, entre os dias 4 e 14 de fevereiro

Dirigida pela coreógrafa Claudia de Souza, a Cia. Danças traz, para a Galeria Olido, uma mostra em comemoração dos 14 anos do grupo. As apresentações integram o projeto Crítica Genética, contemplado pelo 6° edital do Programa do Fomento à Dança, e ocorrem entre os dias 4 e 14 de fevereiro. A programação reúne seis espetáculos que enfocam a pluralidade dramatúrgica desenvolvida pela companhia.

Dia 4, às 20h, é encenado Sons. Nesse projeto de 2001, a montagem é construída a partir da música composta junto aos elementos de cena, resultando em relações e jogos. Sete e a mesa, de 2003, apresentada dia 5, às 20h, reúne bailarinos em volta de um móvel utilizado como lugar-metáfora para o jogo da vida. O espetáculo mescla dança moderna e capoeira.

Dia 6, às 20h, e dia 7, às 19h, é encenada Dimensão oculta, de 2006. Inspirada nas idéias e teorias do antropólogo norte-americano Edward T. Hall, a coreografia explora as relações corporais sob uma ótica biológica, espacial e sensorial. Os intérpretes experimentam, em cena, os conceitos do pensador especialista nas pesquisas sobre comunicação intercultural.

Contemplado, em 2007, pelo 2º edital do Fomento à Dança, o espetáculo Q parte do princípio de que “o calor é fluxo e trânsito” e cria situações nas quais a constante troca de calor comanda a dinâmica das relações interpessoais. A encenação ocorre dia 11, às 20h.

Dia 12, às 20h, é apresentado Jogo de dentro, de 1997. No trabalho, a companhia novamente mistura dança contemporânea com elementos da capoeira para criar uma identidade corporal brasileira.

A retrospectiva é encerrada com Adeus corpo gentil, morada de meu desejo, de 2008. A coreografia foi contemplada pelo 4ª edital do Fomento à Dança e evidencia o corpo como instrumento de prazer.

Durante o evento ocorre, ainda, entre os dias 8 e 13, às 14h, um ateliê coreográfico cujo resultado é mostrado ao público dia 16, às 16h.

Serviço: Galeria Olido - Sala Paissandu. Av. São João, 473. Centro. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. De 4 a 14. + 14 anos. Grátis.


Programação

Dir.: Claudia de Souza. Com Claudia de Souza, Cristiana de Souza, Gabriel Bueno e outros.
A Cia. Danças faz uma retrospectiva de trabalhos de seu repertório.
As apresentações têm, em média, 50 minutos de duração.
| Retirar ingresso uma hora antes.

SONS
Músico convidado: Celso Nascimento.
Neste espetáculo de 2001, a música propõe a construção da dramaturgia, compondo, junto com os elementos de cena, as relações e os jogos resultantes dessa fusão. Neles, o improviso e o acaso buscam um estado de atenção criativa.
| Dia 4, 20h

SETE E A MESA
Trabalho de 2003 que mostra sete pessoas em volta de uma mesa: objeto carregado de significados, como o de lugar de conflito entre tramas e o de metáfora para o jogo da vida. O espetáculo mescla dança contemporânea e capoeira.
| Dia 5, 20h

DIMENSÃO OCULTA
Inspirado em idéias e textos do antropólogo americano Edward T. Hall, conhecido por suas pesquisas sobre comunicação intercultural. Esta coreografia de 2006 explora as relações corporais sob uma ótica biológica, espacial e sensorial.
| Dia 6, 20h. Dia 7, 19h

ATELIÊ COREOGRÁFICO CIA. DANÇAS
| De 8 a 13, das 14h às 17h. Resultado do ateliê: dia 16, 16h

Q
O espetáculo mostra situações nas quais a troca de calor comanda a dinâmica das relações interpessoais. O trabalho propõe uma reflexão sobre a maneira como o calor influencia o comportamento do homem e sua relação com o meio em que vive. Concebido, em 2007, com o patrocínio do 2º edital do Programa do Fomento à Dança.
| Dia 11, 20h
       
JOGO DE DENTRO
Trabalho de 1997 que une dança contemporânea e capoeira. São abordados aspectos que vão desde o contato inicial por meio do olhar, sua intensificação, chegando ao contato corporal mais íntimo. Escolhido como melhor espetáculo de dança, em 1998, pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
| Dia 12, 20h

ADEUS CORPO GENTIL, MORADA DE MEU DESEJO
A coreografia busca uma atmosfera de energia criada a partir da somatória de pensamentos e qualidade vibratória dos intérpretes, gerando um ambiente de transformação. Concebido, em 2008, com o patrocínio do 4º edital do Programa de Fomento à Dança.
| Dia 13, 20h. Dia 14, 19h