Patrimônio em Debate: Encontro reúne especialistas para discutir os desafios da sustentabilidade do patrimônio cultural em São Paulo

O encontro contou com a participação de Andrea Tourinho (Universidade São Judas Tadeu), Bruno Scacchetti (Metaforma Inc.) e Vivian Barbour (Chão Apoio em Projetos Urbanos), com mediação do Presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), Ricardo Ferrari

 

 

No último sábado, dia 06 de abril, foi realizado o primeiro encontro do ano do "Patrimônio em Debate", uma iniciativa que visa discutir questões contemporâneas relacionadas à preservação do patrimônio cultural da cidade de São Paulo. O evento ocorreu no cinema do Centro Cultural Banco do Brasil e contou com a presença de especialistas da área.

Criada em 2015, como parte das celebrações dos 80 anos da Secretaria Municipal de Cultura, 40 anos do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) e 30 anos da criação do Conpresp, a série de encontros "Patrimônio em Debate" tornou-se uma importante plataforma para abordar temas complexos que permeiam a atuação do DPH, tanto teoricamente quanto na prática.

O encontro contou com a participação de Andrea Tourinho (Universidade São Judas Tadeu), Bruno Scacchetti (Metaforma Inc.) e Vivian Barbour (Chão Apoio em Projetos Urbanos), com mediação do Presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), Ricardo Ferrari.

Durante três horas de debate, os participantes abordaram a questão central: "Quais são os desafios para a sustentabilidade do patrimônio cultural?". A arquiteta e urbanista Andrea Tourinho apresentou considerações sobre a relação entre sustentabilidade, qualidade de vida e paisagem ambiental urbana. Já a advogada Vivian Barbour trouxe reflexões sobre a sustentabilidade social e econômica da preservação, enfatizando a importância dos sujeitos na preservação do patrimônio. Por sua vez, Bruno Scacchetti compartilhou sua experiência no processo de retrofit do empreendimento Basílio 177, destacando os desafios enfrentados nesse mercado ainda pouco explorado em São Paulo.

O debate contou com a participação ativa do público presente, que levantou questões relevantes, como a arqueologia e o descarte de resíduos em empreendimentos imobiliários, o papel dos órgãos de preservação e seus instrumentos diante dos desafios apresentados pelos palestrantes e as dificuldades enfrentadas pelos proprietários de imóveis tombados. Iniciativas como o Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (PROMAC) e a Transferência do Direito de Construir (TDC), foram citadas como estratégias para o apoio financeiro nas ações de conservação de imóveis tombados.

O "Patrimônio em Debate" continua a ser um espaço fundamental para a discussão e reflexões sobre ações voltadas para a preservação do patrimônio cultural de São Paulo.

Siga as redes sociais do Departamento do Patrimônio Histórico e da Secretaria Municipal de Cultura para acompanhar os próximos eventos!

Instagram:

@dph_sp

@smculturasp