Programação de Dezembro - Centros Culturais

Confira a programação completa

CENTRO CULTURAL OLIDO


Samba da Ressaca
Música
1/12
19h
Local: Corredor
60min
Livre
Grupos de mulheres sambistas que tradicionalmente toca na região central de São Paulo, em diversos bares e eventos, trazendo para a Galeria Olido uma roda de samba especialmente no mês de dezembro, pelo Dia do Samba.


Resto - Camila Ventureli e Julia Teles
Performance e Oficina
1 a 3/12
1 e 2/12 performance às 19h
3/12 Oficina às 14h
Local: Galeria DJ
60min
Livre
O projeto Resto é uma criação em performance multilinguagens que tem o gesto e suas possibilidades compositivas como interesse principal, desenvolvida no encontro entre as linguagens da performance, dança, música, artes visuais e tecnologia. Prevê a criação e realização da performance sonoro-visual-coreográfica com quatro apresentações em duas diferentes regiões da cidade de São Paulo.


Mostra VJismos - Olhar Tropical

Artes visuais
1 a 30/12
Local: Vitrine da Dança
Livre
Mostra com coletivos de VJs liderado por Espeto, que vai colorir os vidros da Vitrine da Dança com projeções temáticas tropicais e brasileiras no mês de dezembro.

Luzes da Vitrine
Cultura Digital
1 a 15/12
Local: Vitrine da Dança
Livre
A Galeria Olido vem crescendo como um espaço para criação e experimentação em projetos inovadores que dialoguem e apontem soluções para fomentar a cultura local e também ampliar suas possibilidades com a cultura digital, trazendo mudanças e melhorias ao entorno. Luzes da Vitrine é uma intervenção visual com obras em LED e Laser que recria na Vitrine da Dança um espaço imersivo que reflete a cidade e suas luzes.


Encontro de Mulheres Palhaças

Circo
3 a 10/12
16h
Local: Sala Passaindú
60min
Livre
Desde a sua primeira edição, em 2014, o encontro tem se destacado como um evento de renome internacional, reunindo artistas talentosas e carismáticas de todo o mundo. Conquistou reconhecimento pela sua proposta inspiradora e inclusiva, fortalecendo o mercado da palhaçaria feminina e desafiando estereótipos de gênero. É uma experiência transformadora que inspira mulheres de todas as idades e fortalece a presença feminina no mundo do trabalho.


Festival de Dança - África - Brasil
Dança / Música
6/12
Local: Corredor
120min
Livre
O objetivo é instigar o publico sobre a participação do negro/preto na história universal da dança, por meio de apresentações que refletem vivências e conhecimento das África(s) a partir das danças folclóricas, danças populares e reflexões sobre o corpo negro/preto nas manifestações de identidades diaspóricas e suas memórias. Afrobrasilink vai aprofundar a cooperação no domínio das artes e cultura para uma crescente valorização, reconhecimento da cultura negra/preta.


Festival de Verão- Projeto Caos

Música
8 e 15/12
16h às 20h
Local: Corredor
Livre
Projeto Caos é um coletivo que trabalha com ações e coleção de antiguidades voltado à música, discos etc. O Festival de Verão do Projeto Caos para a Galeria Olido é uma mostra de talentos musicais que mistura música e performance.


Sound System - Gueto pro Gueto

Música
9/12
16h
Local: Corredor (Dom José de Barros)
90min
Livre
Projeto criado na periferia de São Paulo que divulga e valoriza a cultura "sound system". Desde de 2012 realiza eventos em diferentes espaços ao ar livre, ocupando praças, áreas externas de centro culturais, casas de cultura e bibliotecas, levando toda estrutura de som, luzes e muita energia positiva. No Microfone, Lei di Dai e DJ Vinnie.


Baião pra Dois com Fatel Barbosa, Luiz Wilson e Quarteto Pintando o Sete do Forró

15/12
17h
Local: Corredor
60min
Livre
Luiz Wilson é cantor, poeta cordelista e repentista e locutor animador, criador e apresentador do Programa Pintando o Sete pela Rádio Imprensa FM e Fatel Barbosa, cantora e produtora cultural. Com participações de trios e poetas repentistas e cordelistas, trazendo o melhor do forró para Olido.


CENTRO CULTURAL PENHA

Sexta do Riso - Murilo Moraes
Teatro / Humor
1
20h
Local: Teatro Martins Penna
60min
+14
Sexta do Riso, projeto sucesso de público. Toda sexta um show de humor diferente. Brasileiro Médio é o segundo show solo do comediante Murilo Moraes. Nesse show o comediante utiliza uma viagem como pano de fundo para suas críticas e elogios aos brasileiros. Um show com piadas identificativas, como por exemplo o que todo brasileiro faz em uma viagem de férias, as famosas "brasileirices". Um espetáculo que tem 60 minutos de duração, com histórias hilariantes e que fala também sobre realização de sonhos. Venham se divertir com o brasileiro médio Murilo Moraes.


Circo da Veneta/Quiça - Circuito

Circo
02/12
16h
Local: Teatro Martins Penna
50min
Livre
"Quiçá" é um espetáculo que mergulha nas questões intrínsecas ao fazer circense, explorando temas universais como o erro, o acerto e a incerteza. Essas Questões são trazidas como metáforas de nossa própria jornada na vida. Com números de monociclo, malabarismo, acrobacia, mágica e palhaçaria, os artistas surpreendem o público com suas habilidades e suas excentricidades. Com momentos de risadas garantidas, "Quiça" oferece uma experiência circense instigante.


Bruna de Paula - Especial Dia Nacional do Samba

Música
02/12
20h
Local: Teatro Martins Penna
60min
Livre
Nascida em Caxias, RJ, Bruna tem o samba na essência. Em 2019 participou do The Voice Brasil, da Rede Globo e ficou entre os cinco finalistas.
Na ocasião, ela pegou emprestado o gingado de Elza Soares ao cantar “Malandro” e seu vozeirão roubou a cena na primeira noite de audições às cegas do programa. O talento de Bruna surpreendeu Ivete Sangalo, que lhe perguntou se ela já ganhava a vida com a música, enquanto o público a aplaudiu de pé.


Sexta do Riso - Humor nas Quebradas

Teatro / Humor
8
20h
Local: Teatro Martins Penna
60min
+14
Sexta do Riso, projeto sucesso de público. Toda sexta um show de humor diferente. “Humor nas Quebradas” é um projeto do comediante André Batista, que nasce a partir da ideia de democratizar a linguagem do stand-up comedy,, realizando apresentações e shows em regiões periféricas, onde ainda é raro ver esse tipo de performance. André Batista é comediante de Stand Up Comedy e roteirista. Trabalhou por muitos anos como camelô no centro de São de Paulo e também como feirante nas periferias da capital, vivências de onde extraiu material de criação para seus textos e shows. Em 2022, dá início ao “Humor nas Quebradas”, rodando em espaços culturais e independentes de São Paulo.

 
Quilombo MemORIa

Teatro
09/12 e 10/12
Sábado 20h. Domingo 19h
Local: Teatro Martins Penna
60 min
+10
João é um advogado que carrega em si as memórias de muitos momentos com a sua avó, Dona Glória, que sofre com o declínio cognitivo causado pela idade e se encontra em risco durante a pandemia do COVID-19. Querendo resgatar sua avó e, com isso, resgatar suas tradições mais ancestrais, ele conduz um “sequestro” para que essas recordações e histórias não se percam. Entre histórias da relação de Dona Glória com seu neto João e contos tradicionais, o público é conduzido por entre aspectos da ancestralidade, etarismo e afrofuturismo.


Samba da Madrinha Eunice convida Kennya Macedo

Música
14/12
20h
Local: Teatro Martins Penna
60 min
+10
O projeto de Educação Patrimonial Madrinha Eunice celebra Madrinha Eunice como personagem importante de atitude pioneira ao criar uma escola de samba em 1937 e dedicar a vida para manter viva suas heranças ancestrais, mostrando a
liderança e inventividade da mulher negra num espaço de dominação masculina e de opressões que sempre deu pouca visibilidade para o protagonismo inegável das mulheres negras no interior dessas expressões afro-brasileiras. Ela fundou uma tradição que se conecta à memória das matriarcalidades negro-africanas. Mulher que participa da fundação das organizações carnavalescas da cidade, faz importante intercâmbio com sambistas do Rio de Janeiro, com sua atitude empreendedora representa modelo de vivências e resistência negra contra as desigualdades sociais e raciais da SP, na primeira parte do século XX.
Kennya Macedo é cantora com mais de 30 anos na música. Já fez e faz parte de diversos projetos diferentes como a “Orchestra Paulista de Soul” e já dividiu palco com grandes artistas como Graça Cunha, Maurício Pereira, Sandra de Sá entre outros. Também participa do projeto “Brasileirinhos – Música para os Bichos do Brasil”, que foi indicado ao Grammy Latino. Em 2023 se prepara para lançar seu primeiro álbum solo “Caminhos”, que traz composições marcadas por temas que mexem com a mente e um suingue que mexe com o corpo.

 

Como eu Matei a Minha Filha
Teatro
15/12
20h
Local: Teatro Martins Penna
60 min
+14
Espetáculo solo-denúncia contra o feminicídio “Como eu Matei a Minha Filha”. Em cena temos André Falcão, um único ator, que traz várias vozes do espetáculo, da vítima ao opressor, mostrando o que a vida já nos mostra diariamente, como situações em que uma piada misógina é comparada a histórias reais de violência. Uma releitura da crônica homônima escrita pelo historiador e fotógrafo Cadu de Castro. Com direção de Leticia Olivares e dramaturgia de Armando Liguori Jr., o espetáculo tem a intenção de levar o espectador a se deparar, por meio da encenação e gravações de depoimentos reais, com a responsabilidade dos homens em uma cultura de violência contra as mulheres e a necessidade de que eles rompam com modelos de masculinidades tóxicos que reproduzem essa violência..


POLO CULTURAL CHÁCARA DO JOCKEY

CrossOver
Música
2/12
14h
Local: Praça da Balança
60min
Livre
CrossOver Trio apresenta os temas mais famosos de filmes e musicais, dos clássicos aos modernos espetáculos da Disney e Broadway como A Pequena Sereia, Frozen, Enrolados, A Bela e a Fera, Alladin, Moana, Toy Story e Peter Pan.


Batalha do Jockey

Literatura / Hip Hop
3/12
14h
Local: Praça da Balança
60min
Livre
A Batalha do Jockey visa resgatar as intervenções que ocorriam no território, entre elas no próprio parque Chácara do Jockey com poetas e poetisas das ruas do Butantã e seu entorno convidando profissionais que dialoguem com o território, valorizando as artes das periferias da zona oeste de São Paulo.

Escultura Equus Cabballus O Cavalo Do Parque Chácara do Jockey
Exposição Infantil
9/12
10h
Local: EMIA
Duração: 60 dias
Projeto de confecção de escultura/boneco/instalação, confeccionado com materiais de reaproveitamento/reciclagem como garrafas pet, embalagens, mídias de CD/DVD etc.


Mulheres do Samba Rock

Intervenção musical
17/11
10h às 14h
Local: Praça da Balança
240m
Livre
Mulheres empreendedoras resolveram se unir nesse projeto para passar um pouco de suas experiências e contribuições no meio artístico, especificamente no samba rock, enfatizando o empoderamento feminino através da dança. Durante o evento acontece uma hora de aula de samba rock só para mulheres e charmes. Em seguida roda de conversa com foco na auto estima e a questão da interação da mulher na sociedade em todos os papéis. Depois baile prática de dança com a DJ K-mina.


CENTRO CULTURAL DA DIVERSIDADE

 

Sobrevivências
Dança
2/12
20h
Local: Teatro
50min
+14
Sobrevivências apresenta performance de dança baseada nas experiências de vida do bailario Alex Ercego, que permite a reflexão sobre diversos assuntos pertinentes na sociedade como abuso de drogas lícitas e ilícitas, desestruturação familiar, abuso sexual, bullying, questões de gênero, homofobia e classe social. Após a apresentação é aberta uma roda de conversa sobre os temas tratados no espetáculo

 

Natal Encantado - Celebrando a Diversidade com Coral LGBT
Música + Performance
15/12
20h
Local: Teatro
60min
Livre
Com repertório que inclui hits da MPB, pop internacional e Broadway, o Coral LGBT tem como objetivo unir a população LGBT+ por meio da arte e reforçar o movimento global de combate ao preconceito e respeito à diversidade. Na ativa desde 2017, o grupo foi selecionado como membro do Gala Choruses, associação que reúne os corais LGBT+ em todo o mundo, com sede nos EUA. O grupo apresenta show com músicas natalinas.

 

Residências Artísticas
Barbieação - Parte 2
Artes visuais
16/12
14h
Local: Teatro, Área externa
45min
+16
Barbieação é uma brincadeira de boneca para menines e sem limites de idade..Pretende-se com esta residência artística ressignificar livremente jogos com bonecas sem as amarras da castração, produzindo fotografias e vídeos de interações lúdicas com bonecas que passem pelo erótico, sem se limitar a narrar desejos e fetiches. Busca-se também explorá-los a partir de memórias e vivências tanto do artista quanto dos demais frequentadores do espaço. A regra do jogo é liberdade enquanto respeito à diferença.

 

Eu Nunca - Parte 2
Teatro
17/12
18h
Local: Teatro
60min
+14
Eu Nunca conta a história de três amigos de vida extremamente diferentes, convivendo e dividindo suas atividades até o limite do suportável na cidade grande. Três universos no mesmo apartamento, a peça traz à tona questões modernas mais emergentes.


CENTRO CULTURAL GRAJAÚ

Funk na Praça
Música
9/12
13h
Local: Calçadão Cultural Grajaú
540min
Livre
O Projeto Funk na Praça tem como objetivo a valorização e reconhecimento dos artistas do gênero do funk, com artistas regionais que farão participação. O projeto leva para as comunidades carentes artistas consolidados do gênero funk, de forma gratuita.


Batalha Grajaú Rap City
Música
11/12
19h
Local: Calçadão Cultural Grajaú
180min
Livre
Este projeto se tornou uma das maiores batalhas de MCs do Brasil, reunindo mais de 8 mil pessoas em seus eventos, proporcionando shows de grandes nomes do rap nacional totalmente gratuitos, além de dar oportunidade a novos artistas.


Território Hip Hop Convida
Música / Exposição
15/12
16h
Local: Calçadão Cultural Grajaú
240min
Livre
A atividade conta com a apresentação dos 4 elementos do hip hop, como a batalha de MCs. Vivências e bate-papos com artistas do território, livepaint e exposição também acontecem durante o dia, com participação dos MCs MMONEIS, Além Ressonância, Vulgo (Nego Boy JM), H2MOB, Pulga RTB, entre outros.


Aniversário Samba da Praça Grajaú

Música
16/12
14h
Local: Calçadão Cultural Grajaú
480min
Livre
A roda de samba acontece todos os sábados na Praça Dona Ivone, localizada no Parque América, ganha edição especial que comemora 16 anos no Calçadão Cultural Grajaú.


Festa da Família
Múltiplas linguagens
17/12
14h
480min
Livre
A Festa da Família é uma realização da Escola de Samba Estrela do Terceiro Milênio que, em parceria com o CDC Tancredo Neves e Centro Cultural Grajaú, realiza este evento com entrada livre. O evento também contará com um palco para apresentações artísticas e a partir das 19h acontece show com a ala musical da Escola de Samba e Bateria Pegada da Coruja.

 

CENTRO CULTURAL TENDAL DA LAPA


Lalaiá - Caravana Tapioca
Circo
01/12
15H
Espaço Circo
60 min
Livre
Para reverenciar o encontro da Música com o Circo, os seis artistas do elenco se revezam nos instrumentos musicais, malabares e acrobacias em demonstrações excêntricas de habilidades ao som de ritmos brasileiros. Eles contam com a arte do equilíbrio e a graça da palhaçaria, tudo na cadência do samba, do funk e do forró. Rabeca, cavaquinho, saxofone, flauta, trombone e percussão na ousadia do Circo.


Festival Mucho!
Música
08/12
17h
Rua Interna/ Palco Principal
240 min
Festival MUCHO! é um encontro anual da diversidade latino-americana. A música de nosso continente em sua máxima expressão contemporânea. Sangue novo correndo nas “Veias Abertas da América Latina” através de beats e ritmos que transpassam por todo o continente. Desde sua primeira edição, Festival MUCHO! propõe romper as barreiras do estereótipo latino, do folclore e das fronteiras trazendo pela primeira vez a São Paulo um evento com representantes da América Latina que vem se destacando nos principais festivais em todo o mundo.

Master Crews
Hip Hop
09/12 e 10/12
13h
Show
Rua Interna/ Palco Principal
480 min
Livre
Master Crews é atualmente o maior evento de Breaking da América Latina e um dos maiores de culturas urbanas, com público superior a quatro mil pessoas. Surgiu em 2002 usando uma estrutura e organização poucas vezes vista no país neste tipo de evento. Sua motivação foi a necessidade de um evento que viesse a prestigiar e divulgar primeiramente a dança Breaking (B.Boying / BGirling), um dos ícones desta cultura urbana. Foi através do Breaking que o restante da cultura Hip-Hop ganhou o mundo na década de 80 e é através dele que se mantém sua originalidade.


Blind Pigs
Música
17/12
19h
60 min
Livre
Gratuito
Rua Interna/ Palco Principal
Blind Pigs é uma banda de punk rock formada em 1993 na cidade de Barueri, Brasil, influenciada principalmente por Forgotten Rebels, Misfits e Ramones. O grupo entrou em hiato em 2005 e reagrupou-se em 2006 com novos integrantes na banda e o disco “Heróis ou Rebeldes”. A partir de 2000, a banda lançou discos pela própria gravadora Sweet Fury Records.


Fim do Silêncio

Música
17/12
18h
Show
Rua Interna
60 min
Livre
Fim do Silêncio, banda formada em 1999 por amigos do bairro da Vila Sabrina, Zona Norte de São Paulo. Nunca se rotularam, porém se enquadram mais no estilo hardcore, mesmo tendo muito metal em suas influências e sonoridade.

 

Viver Com, morrer Com
Teatro
1 e 7/12
20h
Teatro
60 min
12 anos
Viver Com, Morrer Com, do coletivo de artes circenses A Penca, é um trabalho cênico que cria situações de convivência entre materiais vegetais, mulheres e imaginários de riscos poéticos e políticos. O processo é resultado da pesquisa “Fabulações Simpoéticas” e dialoga com textos de Donna Haraway e Emanuele Coccia, autoras ecofeministas e outros pensamentos.

 

A Origem Dos Tambores
Circo
05/12
18h30
60 min
Espaço Circo
10 anos
Histórias com Rá e Lelé atravessando os territórios, jogando aqui e acolá enquanto contam sobre como um macaquinho curioso fez os tambores chegarem até a gente.

 

Nós Somos a Mudança | Grupo Teatral Eficiência
Teatro
07/07
10h
60 min
Espaços Circo
Livre
A sociedade e as pessoas com deficiência são a minorias dentro da sociedade. Demonstra que a sociedade ainda não encara a pessoa com deficiência como parte no seu dia a dia, mas que a arte transforma a cidade. Trabalhar por meio de textos que falam da acessibilidade, e das dificuldades do dia a dia da pessoa com deficiência ou até mesmo trecho serem Livre sobre inclusão demonstra a eficiência da arte e o quanto ela é uma ferramenta para a inclusão de todas as pessoas.


CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO

 

Saberes do Circo - Arquitetura Nômade com José Carlos de Almeida (Joinha)
Oficina
07/12/2023
15h
90 minutos
Livre
A arquitetura nômade é um dos mais sofisticados saberes do circo. É ela que está por trás da tenda de lona ? tão importante para que os espetáculos aconteçam. É também o saber circense que tem o seu sistema, suas técnicas e procedimentos, mais codificados. E até dá para entender, né?! Afinal, não é qualquer um que consegue botar uma lona em pé! Nessa formação, uma conversa com o palhaço Joinha, grande mestre da arquitetura nômade do circo. Aproveite, respeitável público! Além disso, vamos colocar a mão na massa e aprender na prática alguns princípios da arquitetura circense.

 

Hoje Tem Espetáculo
Exposição
Segunda a sexta das 10h às 18h
Sábados, Domingos e Feriados, das 13h às 18hrs.
(Fecha às terças)
Livre
A Exposição Hoje tem espetáculo! tem curadoria de Verônica Tamaoki e projeto expositivo e gráfico de Carla Caffé. Já foi visitada por mais de 300 mil visitantes e ocupa toda a sobreloja da Galeria Olido, além de sala no térreo, estando dividida em três núcleos: Linha do Tempo, Famílias e Artistas de Destaque. Apresenta aspectos diversos da atividade circense representados em maquetes, e incorpora à área expositiva um espaço de convivência denominado Café dos Artistas. Possui cerca de 300 imagens de autores diversos, documentos tridimensionais e audiovisuais.

 

Perucas do Circo Teatro Nerino
Exposição
Segunda a sexta das 10h às 18h
Sábados, Domingos e Feriados, das 13h às 18hrs.
(Fecha às terças)
Livre
A exposição Perucas do Circo Teatro Nerino conta com uma seleção de perucas, barbas e bigodes pertencentes à coleção Circo Nerino. Representam um recorte do conjunto do gênero Indumentária - Acessórios de Cabeça. As peças foram confeccionadas entre o final da década de 1940 e início da de 1960; e em sua confecção foram utilizados materiais diversos: crina de cavalo, de bode, cabelo humano, lã, materiais sintéticos, e tecido - principalmente nas calvas de palhaço e de frades.

 

Hoje Tem Espetáculo e Perucas do Circo Teatro Nerino
Exposição / Visitas Mediadas
Segunda a sexta das 10h às 18h
Livre
Sinopse: A equipe do Centro de Memória do Circo conduz visitas mediadas pelas exposições para grupos acima de 5 pessoas, e elabora atividades de acordo com o perfil do público. Agende sua visita via e-mail, inscrições: memoriadocirco@gmail.com

 

Reservas Técnicas do Centro de Memória do Circo
Museologia / Visitas Mediadas
Segunda a sexta das 10h às 18h
Livre
A equipe do Centro de Memória do Circo conduz visitas mediadas às reservastécnicas para grupos, de 5 a 10 pessoas. Agende sua visita via e-mail, inscrições: memoriadocirco@gmail.com

 

Encontro de Estudos da Palhaçaria (EEP) especial Palhapalooza
Circo
04/12/2023
14h
Vitrine da Dança
180 minutos
Livre
O Centro de Memória do Circo recebe desde 2015 o Encontro de Estudos da Palhaçaria (EEP), coletivo independente formado por Alex Sandro Duarte, Camila Scatena, Cristiano Miranda e Rodrigo Bella Dona, que realiza encontros semanais, aberto para pesquisadores, aprendizes, profissionais e interessados pelo estudo da palhaçaria e seu contexto em forma geral, tendo como objetivo proporcionar troca de ideias e informações sobre o universo da palhaçaria. No dia 04 de dezembro, acontecerá a 10ª edição do Palhapalooza, mostra de palhaçaria realizada pelo coletivo Encontros de Estudos da Palhaçaria (EEP), com uma grande festa de encerramento das atividades do ano.

 

Espetáculo "Laia e o Voo da Imaginação"
Circo
02/12 (sábado)
14h
Vitrine do Circo - Sala Mestre Maranhão
60 min
Livre
"Laia e o Voo da Imaginação" é um espetáculo protagonizado por Júlia Barnabé e sua marionete de fios, Laia, construída à mão em madeira pela artista, possui 20 fios e olhos articulados. É um espetáculo sem texto que fala sobre o amor e suas delicadezas através de um jogo de afeto e cumplicidade entre a marionetista e a marionete e, ao mesmo tempo, sobre a fusão entre o real e o imaginário no universo infantil. Laia é uma criança fascinada por pássaros e pintura. Ela se desperta em seu quarto e nos apresenta o mundo fantástico de seus brinquedos. Ao brincar, Laia nos convida a viajar pelas infinitas possibilidades da sua imaginação. Quando pinta no papel um pôr do sol com gaivotas planando ao redor, ela se torna capaz de voar. Em meio aos seus devaneios, interage com as pessoas do público dançando, sentando-se em suas pernas, fazendo pinturas em suas mãos e abraçando-as.
Este projeto foi contemplado na 7ª edição do Fomento ao Circo para a Cidade de São Paulo.

 


CENTRO CULTURAL SANTO AMARO


OSL - Orquestra
Música
03/12
11h
Teatro Leopoldo Fróes do CCSA
60 min
Livre
OSL é uma orquestra com trabalho preparatório para jovens que queiram ingressar na OFISA, tendo a oportunidade de conviver e fazer música em grupo para apresentação de Arias conhecidas das óperas, temas de filmes e compositores brasileiros.


Celebra Natal Santo Amaro
Música
09/12
17h
Teatro Leopoldo Fróes e Foyer do CCSA
300 min
18 anos
O Celebra Natal Santo Amaro contará com apresentações dos grandes nomes da música popular brasileira ngelo Máximo, Claudio Fontana, Gilbert e outros, relembrando a Jovem Guarda e apresentando canções natalinas.


Laiá e o vôo da imaginação
Teatro
09/12
15h
Praça do CCSA
60 min
Livre
"Laia e o Voo da Imaginação" é um espetáculo protagonizado por Júlia Barnabé e sua marionete de fios, Laia, construída à mão em madeira pela artista, possui 20 fios e olhos articulados. É um espetáculo sem texto que fala sobre o amor e suas delicadezas através de um jogo de afeto e cumplicidade entre a marionetista e a marionete e, ao mesmo tempo, sobre a fusão entre o real e o imaginário no universo infantil. Laia é uma criança fascinada por pássaros e pintura. Ela se desperta em seu quarto e nos apresenta o mundo fantástico de seus brinquedos. Ao brincar, Laia nos convida a viajar pelas infinitas possibilidades da sua imaginação. Quando pinta no papel um pôr do sol com gaivotas planando ao redor, ela se torna capaz de voar. Em meio aos seus devaneios, interage com as pessoas do público dançando, sentando-se em suas pernas, fazendo pinturas em suas mãos e abraçando-as.


Cortejo Natalino
Música
13/12
19h Cortejo e 20h Show
Teatro Leopoldo Fróes
60 min
Livre
A Banda do Papai Noel apresenta um show de Natal em movimento com alegria e alto astral. Na época do Natal, a street band Jazz Brothers é conhecida como a Banda do Papai Noel. Com figurino diferenciado e com um Papai Noel tocando sousafone, o grupo apresenta um repertório repleto de temas natalinos que marcaram época como Noite Feliz, Bate o Sino, Anoiteceu, O velhinho, Jingle Bells Rocks, Quero Ver Você Não Chorar, White Christmas, Oh Happy Day, When the Saints, entre outras. A Jazz Brothers com 21 anos de trajetória, foi criada na primavera de 2002 e conta com músicos de várias vertentes musicais. Essa diversidade agrega e potencializa as apresentações com arranjos extremamente criativos e coreografias animadas. O grupo é formado por trompete, sax alto, trombone, sousafone, banjo e washboard. O sexteto apresenta-se constantemente em eventos culturais, sociais e corporativos, além da participação em festivais e cursos de música. Desenvolve projetos de estímulo a jovens instrumentistas em casas de cultura, escolas de música e universidades.

 

 

CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE

 

IDM Festival Dance
Dança e Música
01/12
19h
60 min
Livre
Apresentação artística com Identidade em Movimento, um grupo que surgiu no ano de 2009 com jovens da periferia que buscam o entretenimento através da dança, mostrando alegria e diversão com o intuito de transmitir bem-estar e saúde ao seu público. O grupo de dança possui como vivência danças urbanas, ballet clássico e dança contemporânea. O Show do Identidade em Movimento traz com a dança impacto e mensagens que tem suas referências na história pessoal dos integrantes. Através de sua pluralidade cultural o Show do Identidade em Movimento apresenta a fé, a vida cotidiana, as diferenças étnicas, e acima de tudo, a identidade cultural de diversos dançarinos no qual está inserida.


Geek & Family CCJ
Feira Geek
09/12
10h
600 min
Livre
No Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, no dia 09/12, das 10h às 20h, acontecerá o GEEK and FAMILY CCJ, um evento com público Geek, escritores, exposições e muita diversão para toda a família.


Hip Hop Fast
Intervenção Artística
17/12
13h
270 min
Livre
A Batalha da Juventude é um evento FORTE na “CENA DO HIP HOP”, e bastante determinado na busca da desmarginalização do Rap, do Mc e da cultura Hip Hop em geral, mas sobretudo na tentativa de abrir espaço para o encontro da arte e da expressão com o jovem periférico. A iniciativa deste projeto nasceu de um desejo compartilhado de jovens que compõem o coletivo, em conceber aos Mc’s local seguro para a expressão de suas ideias e sentimentos por meio das rimas e apresentar as possibilidades que o rap e a cultura em geral trazem nos âmbitos pessoais de cada indivíduo.

 

CENTRO CULTURAL VILA ITORORÓ

 

Bienal Internacional de Performance - “ CALLE” (Residência Artística)
30/11, 01/12, 02/12 e 03/12
15h
Performance
Éden
Duração:
Classificação:
No período de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2023, São Paulo, Brasil, será palco da V CALLE – Bienal De Performance @calle.performance. Sob a direção da artista Alejandra Del Carpio @ale.d.carpio, a Bienal, iniciada em 2015 em La Paz, Bolívia, expande suas fronteiras para o Brasil, em colaboração com a artista Camila Andrade @a.camila.andrade, como parte do projeto “WARMI SANKOFA AYNI – Intercâmbio artístico-cultural entre mulheres latinas negras e indígenas”, apoiado pelo Edital de Ocupação e Residências do Centro Cultural Municipal e Polo Criativo Vila Itororó 01/2020.

A edição de 2023 conta com a parceria da artista Lúcia Udemezue @ije.original do Manifesto Crespo e Casa Crespa @manifestocrespo. Este evento independente surge do anseio por posicionar os corpos no contexto urbano, escapando da hegemonia de galerias, teatros e instituições. Cada edição, pautada por um tema, atrai artistas de diversos países e convoca talentos locais. O tema de 2023 é “Cuerpo Sarawi – Corpo Kilombo”, combinando a palavra aimará “sarawi”, que significa “caminho/retorno”, e “kilombo”, de origem bantu, que evoca resistência. Destaca-se a importância de corpos que desafiam convenções, reescrevendo a história em busca de liberdade. São corpos conscientes, insurgentes, territorializados, em constante recriação de memórias, sustentando e reafirmando suas culturas. O evento ocorrerá no Centro Cultural Vila Itororó e seus arredores, marcando o desfecho da jornada “Ressurgência Itororó”. Esta iniciativa reúne grupos de teatro, dança e organizações da sociedade civil em prol da memória negra e indígena da Vila Itororó e do Bixiga, em São Paulo. Além das performances nas ruas, o Centro Cultural será um ponto de apoio, abrigando parte da programação. A abertura no Palco Éden, em 30/11 às 19h, contará com apresentações musicais de artistas bolivianos e brasileiros.


Roda de Samba da Comunidade Samba do Maria Zélia (Destaque do mês)
Samba
2/12
19h
Éden
60 min
Livre
O “Samba do Maria Zélia” é um evento mensal que ocorre desde 2007 na Comunidade Samba do Maria Zélia, em São Paulo. Seu objetivo é proporcionar música, entretenimento e cultura para a comunidade. Além das apresentações de samba, o evento oferece gastronomia, produtos artesanais, moda afro-brasileira, um espaço infantil com monitores e, ao longo do tempo, o grupo de músicos fortaleceu-se, levando suas apresentações a outros locais. Junte-se a nós para celebrar a cultura e a música brasileira neste evento mensal icônico.


Cineclube Spcine
Linguagem: Artes Visuais
7/12
14h
Éden
60 min
Livre


Roberta Oliveira
Samba
8/12
19h
Éden
60 min
Livre
Roberta Oliveira, intérprete e compositora, tem uma pesquisa refinada de repertório e busca com esse projeto valorizar suas descobertas em mais de 20 anos de carreira, gravando canções de compositores da vanguarda e velha guarda paulistanos, preservando suas crônicas cotidianas, suas crenças, seu modo peculiar de tocar e principalmente a cultura do samba paulista.


Exposição Objetos Sustentáveis
Artes Visuais
10/12 à 16/12
Espaço Expositivo
10h às 19h
Livre
CRIAR SUSTENTÁVEL apresenta os objetos confeccionados pelos alunos da Oficina de Objetos Sustentável, sob a orientação da artista visual Luciana Arantes. Os objetos foram confeccionados com embalagens cartonadas e papel.


Documentário Amanda Residente Ocupação Corpo
Documentário/Performance
13/12
19h
Palco Éden
60 min
Livre
Lançamento do documentário produzido nos dois anos de residência artística na Vila Itororó através do projeto Ocupação Corpo do Núcleo Destempos. Após a exibição faremos um bate papo com os criadores do filme.
Ficha Técnica
Direção do documentário: Júlia Fávero
Roteiro: Vinicius Albano
Trilha Sonora: João Monteiro


As Aventuras de Chico Buxixo e o Circo Invisível

Circo
14/12
19h
Quadra (em caso de chuva, no Éden)
50 min
Livre
O Circo Invisível chegou à cidade. Polidoro, um narrador misterioso, vai conduzir a plateia pelas “Aventuras de Chico Buxixo e o Circo Invisível”. Buxixo, um palhaço de rua, recebe a notícia de que o Circo onde nasceu pegou fogo, e agora ele precisa decidir se volta para ajudar a família ou se continua fugindo e negando seu passado enigmático. Ao mesclar as linguagens de Circo e Teatro, o espetáculo busca, por meio da Narrativa e do Melodrama, dialogar, com o olhar dos dias de hoje, com a tradição circense e popular brasileiras. ssa ação faz parte do Edital de Chamamento para Ocupação e Residência Artística.


90 anos de João do Vale com Ayrton Montarroyos, Flávia Bittencourt - Participação Especial de Alaíde Costa
Música
15/12
18h
Palco Éden
60 min
Livre
Para celebrar os 90 anos de um dos mais icônicos autores da música nordestina brasileira, reúnem-se 3 grandes cantores de diferentes gerações que ao longo de suas carreiras abraçaram a obra de João do Vale, o autor de Carcará.


Bicibiblioteca

16/12
10h
Literatura
Pátio de Casas
360 min
Livre
Doação e troca de livros


Quiçá - Circo da Veneta
Circuito Municipal de Cultura
Circo
17/12
15h
Palco Éden
50 min
Livre
Quiçá é um espetáculo que mergulha nas questões intrínsecas ao fazer circense, explorando temas universais como o erro, o acerto e a incerteza. Essas Questões são trazidas como metáforas de nossa própria jornada na vida. Com números de monociclo, malabarismo, acrobacia, mágica e palhaçaria, os artistas surpreendem o público com suas habilidades e suas excentricidades. Com momentos de risadas garantidas, "Quiça" oferece uma experiência circense instigante.


CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL CIDADE TIRADENTES


Baile de Quebrada
Música
2/12
19h
Local: Teatro
180 minutos
16 anos
O famoso Baile de Quebrada é um evento cultural das massas, que tem como particularidade alguns elementos específicos, como as batidas tocadas em alto som, do grave envolvente, e do seu público de maioria periférica. O projeto traz consigo o estilo mais chave de São Paulo, característico de todo moleque, e mina de quebrada! Evidencia a realidade da periferia em seu estilo de vida. O projeto conta com artistas locais, MCS, DJs e dançarinas que promovem um pouco da cultura raiz do funk, com beats e rimas e uma proposta de programação segura e gratuita.


Baile Black
Música
3/12
19h
Local: Teatro
180 Minutos
16 anos
O Baile Black é voltado para o enriquecimento cultural e entretenimento da população da Cidade Tiradentes, que terão a oportunidade de prestigiar um momento de descontração com música, batalha de dança, intervenções artísticas, como: apresentações, grafite, pintura em tela e muito Groove, além do nosso set de DJ' s que nunca nos decepcionam! Propomos a valorização da cultura HIP-HOP, do Black Music, e o melhor, de propor gratuitamente um evento temático, com uma programação preparada para o palco do CFCCT, sempre de acordo com suas particularidades! Com seu público rigorosíssimo, sejam todos bem vindos a esta celebração em comemoração a cultura preta e periférica da Cidade Tiradentes.


Labirinto dos Monstros
Teatro
10/12
14h
Presencial
Local: Teatro
240 minutos
Livre
Labirinto é uma proposta de intervenção artística formulada em uma estrutura composta por um conjunto de caminhos interligados. Seu formato é unicursal, ou seja, com apenas uma opção de caminho, da entrada até a saída. O caminho é delineado por uma série de atores artisticamente caracterizados de forma sombria, que interagem ativamente com as pessoas que tentam atravessar.


CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA


Sou Locker 2023
Espetáculo de Dança
01 e 02/12
14h
Presencial
Local: Sala Cênica - CRD
360 minutos
Livre
O projeto Festival Sou Locker 2023 é um evento de dança que tem o objetivo celebrar e compartilhar informações sobre a dança Locking, o Sou Locker - Encontro Paulista de Locking realizado na cidade de São Paulo, incluiu em sua trajetória formação, fomento e celebração dedicada à dança negra contemporânea Locking e seus admiradores e praticantes.

CENTRO DE CULTURAS NEGRAS


Festejo de Tambor
Cultura popular
02/12
14h
120 minutos
Livre
A apresentação cultural Festejo de Tambor apresenta o maracatu de baque virado, ritmo afro-brasileiro originário de Pernambuco, onde ao som dos tambores se ecoa vibrantemente um ritmo forte, alegre e contagiante, entoando músicas de composições próprias do coletivo, de domínio público e das Nações de Maracatu tradicionais de Pernambuco. O público é convidado a dançar com o corpo de dança que encanta ao girar das saias rodadas. O espetáculo é encerrado com uma linda roda de ciranda onde todos os integrantes do grupo e o público giram, cantam e dançam na mesma sincronia, fechando a apresentação numa única energia.


Baile Black CCN

Música
15/12
15h
120 minutos
Livre
O Baile Black tem como proposta reencontrar com o público que admira a Black Music e traz a nostalgia dos bailes blacks como Chic Show, Zimbabwe, Black Mad entre outros. De forma livre e aberta com o público presente, a cultura da dança faz bem para saúde e o bem estar das pessoas, pois o baile traz diversão, movimentação e descontração. Utilizando o DJ que como um maestro, conduz o público com o famoso passinho, garantindo alegria e entretenimento para o público de todas as idades.


Tons de Preto
Dança
16/12
18h
120 minutos
Livre
Tons de Preto é uma experiência de dança afro-modernista que mergulha profundamente nas complexidades da experiência negra. Inspirado por renomados pensadores como Angela Davis, Fanon e Sueli Carneiro, este projeto transcende a dança para capturar e transmitir quatro sensações essenciais: Revela a jornada solitária enfrentada por muitos ao longo da história da população negra, explorando as emoções de isolamento e resiliência. Celebra a conexão e o encontro entre pessoas e culturas, destacando a força da comunidade e o poder da união. Em meio às adversidades, o projeto destaca a capacidade de amor e afeto como fonte de esperança e resiliência. Reflete a busca pela liberdade e autonomia, contando a história da luta pela independência em um contexto histórico de opressão.


CENTRO CULTURAL VILA FORMOSA


Orquestra Popular Jatobá

Música
1/12
20h
Local: Teatro
70 minutos
Livre
A Orquestra Popular Jatobá traz os maiores sucessos do pai do samba paulista; Adoniran Barbosa. Em um show repleto de histórias, curiosidades e muita música sobre esse personagem que transformou a linguagem do samba no Brasil.


Coral Articurando

Música
6/ 12
20h
Local: Teatro
60 minutos
Livre
Concerto Natalino 2023 com canções tradicionais que trazem a alegria do Natal nas 50 vozes do Coral Articurando da Vila Formosa.