Programação de Dezembro - Casas de Cultura

Confira a programação completa

 

RPG em São Mateus com José Wanderson Rezende - Workshop

Para quem tem curiosidade em jogar Dungeons & Dragon (D&D) o mais famoso RPG (Role Play Game) de mesa, essa é uma oportunidade em que  será apresentado o básico do RPG, usando os sistemas de D&D da quinta edição. Será um workshop que trará como funciona o sistema, além da explicação das regras, o uso dos dados e como montar a ficha para cada personagem, e ao final haverá um breve sessão. 

Serviço:

|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 01/12 às 10h. 12 anos. Grátis. 180 minutos.

 

Literatura na Calçada com TrupeBorboletras - Apresentação Infantil

Em Literatura na Calçada, a Trupe BorboLetras propõe uma intervenção artística literária que promove o incentivo à leitura por meio do brincar com atividades de mediação de leitura, músicas, histórias, jogos e desafios. Com um acervo de livros com temas relevantes, o projeto reafirma a importância do respeito à diversidade na atualidade.

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 01/12 às 15h. Livre. Grátis. 190 minutos.

 

As Histórias Que Vivem em Mim com N’Kinpa – Núcleo de Culturas Negras e Periféricas - Teatro Adulto

O espetáculo “As Histórias Que Vivem em Mim" trará como narrativa os feitos das heroínas negras brasileiras. Partindo da rememoração das histórias e de ritmos herdados da cultura afro diaspórica, o objetivo é propor uma experimentação cênica envolta na ancestralidade, beleza, riqueza e potência. 

Serviço:

|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 01/12 às 15h. 12 anos. Grátis. 60 minutos.


Palestra: Oficina Musical em Debate com Jairo Soares Barbosa - Bate-papo

Neste encontro, Jairo Soares conta um pouco de sua história e de como trabalhou com as oficinas culturais de um modo lúdico e em períodos curtos.

Serviço:

|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 01/12 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Show Lahorta - Música

O artista Lahorta traz aos palcos uma apresentação performática, onde une a música e a dança trazendo um mix sonoro, indo do afro-house, passando pelo pop e chegando nas brasilidades/funk. Uma experiência visual e sonora incrível!

Serviço:

|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 01/12 às 19h30. 12 anos. Grátis. 80 minutos.

 

Samba da Elis com Samba do Querosene - Música

Composta exclusivamente por mulheres, a roda aberta do Samba de Elis é uma vivência com protagonismo feminino para incentivar as mulheres a estarem neste espaço e a se desenvolverem no universo do samba por meio da troca de experiências. O evento proporciona acesso gratuito ao público e a uma programação musical, destinada à apresentação dos trabalhos de mulheres e a reflexão acerca do papel feminino na sociedade e na cultura do samba. 

O evento acontece todo 3º domingo de cada mês e o Coletivo se reúne para fazer sua roda de samba na praça Elis Regina no Butantã. 

Serviço:

|Casa de Cultura Butantã. Dia: 02/12 às 13h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Roda de Samba - O Samba é Livre - Cultura Popular e Tradicional

O samba possui diversas características e em cada canto do país tem suas particularidades, mas a sua importância cultural é única. A música por si só já tem o poder de transformar as pessoas e o samba traz em si a sua ancestralidade. Neste mês, todos estão convidados a emergirem na Velha Guarda do Samba Paulistano e a curtirem conosco aquele delicioso samba de roda!

Serviço:

|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 02/12 às 13h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Cartoniran, a Ponte Aérea do Samba com Grupo Notícias Populares - Música

O espetáculo parte de um trabalho de muita pesquisa sobre os Poetas Cartola e Adoniran Barbosa. O grupo Notícias Populares contará e cantará, em ordem cronológica, as composições dos nomes mais influentes do samba paulista e carioca, dos anos de 1930 a 1980.

Serviço:

|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 02/12 às 13h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Um canto de fé com Yvani Coelho - Música

Incorporando todos os elementos do berço de nossa cultura brasileira, aplicando variadas cadências ao seu samba e trazendo uma identidade própria para seu trabalho, a cantora e compositora Yvanni Coelho sempre conviveu próxima à música, e iniciada musicalmente como profissional sob apoio e influência de seu irmão, a cantora vem aprimorando o seu trabalho a cada dia.

Serviço:

|Casa de Cultura M'Boi Mirim. Dia: 02/12 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.


POIN - Pequena Orquestra Interativa - Música/Circo

Com um ritmo contagiante, POIN convida a todos a seguir o compasso da música com uma trilha sonora criada especialmente para o espetáculo e pensada para funcionar em locais alternativos, possibilitando brincadeiras e cortejo com um espetáculo simpático e de fácil colocação!

Serviço:

|Casa de Cultura Santo Amaro - Julio Guerra. Dia: 02/12 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Samba é no Cacique de Ramos com Nando Godoy - Música

Nando Godoy é músico e desde a década de 90 realiza apresentações em diversos bares da capital e grande São Paulo, além do interior. Nando tem uma formação sólida em canto, violão popular e cavaquinho; formado pelo Conservatório Nacional de Cultura Musical, sempre se dedicou à música em seus diversos estilos.

Serviço:

|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 02/12 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Pagode de responsa com RG samba - Música

A primeira gravação do grupo surgiu na coletânea Bares das Cidades, em seguida veio o segundo trabalho do grupo na coletânea, produzido pela gravadora Indy Record, no ano de 1997, com o emblemático Transpagode e alguns dos grupos de destaque no samba da época. Ainda em 1997, o grupo gravou a música Remelexo, obra do poeta paulistano Chiquinho dos Santos, que viria a dar maior notoriedade ao grupo no samba e que foi sucesso de pedido nas principais rádios da cidade. 

Serviço:

|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 02/12 às 15h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Projeto Soul Samba - Cultura Popular e Tradicional

A cada 15 dias aos sábados, o grupo realiza uma roda de samba, arrecadando alimentos, distribuindo marmitex e  fazendo feirinhas. Tudo isso com o apoio de pessoas que acreditam e apoiam a ação, além de tantos outros que contribuem voluntariamente para o crescimento do projeto.

Serviço:

|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 02/12 às 16h . Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Ste Oliveira - Música

Nascida na Zona Leste de São Paulo, Ste Oliveira aprendeu a cantar na igreja, mas foi as influências familiares que deram o tom na sua carreira. Carismática, a cantora desbrava os caminhos da música brasileira com altivez e talento. E é com esses e outros atributos que a talentosa cantora da Zona Leste, entrega um verdadeiro espetáculo de música popular brasileira! 

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 02/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Dia Nacional Do Samba com Marquinhos JACA - Intervenção Artística

Marquinhos Jaca traz em suas composições a influência de grandes mestres do samba, como o seminal partideiro Aniceto do Império, Bezerra da Silva, Rey Jordão, Clara Nunes e tantos outros bambas e poetas revelados ao longo da década de 1970, que chegavam ao jovem morador da zona norte paulistana através das ondas.

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 02/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Marcelinho Opção - Música

Marcelinho Opção é morador de Guaianases e começou sua carreira nos anos 90 como ritmista na escola de Samba X9 Paulistana e vem ganhando seu espaço no cenário musical, buscando firmar seu nome e o respeito no seguimento do Samba e Pagode. A autenticidade, irreverência e interação com o público, além de seu timbre inconfundível, são as marcas deste espetáculo com um repertório especialmente pensado para homenagear o Dia do Samba.

Serviço:

|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 02/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Roda de Samba - O Samba é Livre - Cultura Popular e Tradicional

O samba possui diversas características e em cada canto do país tem suas particularidades, mas a sua importância cultural é única. A música por si só já tem o poder de transformar as pessoas e o samba traz em si a sua ancestralidade. Neste mês, todos estão convidados a emergirem na Velha Guarda do Samba Paulistano e a curtirem conosco aquele delicioso samba de roda!

Serviço:

|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 02/12 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Samba de cá com Camila Arruda e Banda - Música

O projeto tem como objetivo levar ao público composições principalmente de mulheres da cena musical do samba, misturando também alguns outros ritmos da tradição brasileira como o choro, samba rock e MPB. Vozes e mãos femininas estão na frente desse projeto, trazendo uma abordagem única e diversificada para a música brasileira, celebrando a contribuição das mulheres na cena musical e explorando uma fusão de ritmos que enriquecem a cena musical contemporânea.

Serviço:

|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 02/12 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Roda de Samba com Thiago Aleixo - Música

Thiago junto com Anderson Tobias deram vida ao projeto “Roda de Samba”, e neste projeto acompanhou cantores e compositores como: João Martins, Cleber Augusto, Renato da Rocinha, Juninho da Laje, Marcelo Henrique, Daniel Tatit, Grazzi Brasil, Grupo Kebaje e Chiquinho do Santos. 

Em 2018, além da participação na Banda Molho Misto, iniciou o projeto Samba a Vera, Roda de Samba do Billys, Grupo Samba Dobrado, Banda Maracangalha e Movimento Cultural Sou do Samba SP; em 2019, projetou Pagode da Tenda, Samba do Livro, Terreiro de Yaya e Samba da Madalena, e desde então faz parte dos mesmos. 

Serviço:

|Casa de Cultura M'Boi Mirim. Dia: 02/12 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Festival Lapaloma Cultural: Dia do Samba na Casa de Cultura Brasilândia com Leticiah Santos  - Música

Leticiah Santos é cantora, compositora, entrevistadora, pesquisadora e ativista da história afro-brasileira. Produtora cultural pelo Portal Afro, Circuito das Rodas de Samba de São Paulo. É sambista e intérprete de escola de Samba, tendo passagem por algumas agremiações de São Paulo e Rio de Janeiro. 

Serviço:

|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 02/12 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Baile LGBTQIA+ com Show Kaique - Música 

Uma performance como resultado do diálogo entre diferentes formas de expressões artísticas e variações rítmicas brasileiras, explorando o protagonismo de corpos e narrativas ”transvestigeneres”, com o objetivo de atravessar conceitos excludentes pré-estabelecidos na sociedade, como um todo. Com uma equipe majoritariamente trans, com bailarinos e coreógrafos, além do cantor e compositor Kaique. 

Serviço:

|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 02/12 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Minha história com Claudinho de Oliveira - Música

Neste evento o cantor, compositor, poeta e instrumentista, Claudinho de Oliveira desfila uma série de sucessos que permeia o imaginário social da comunidade do samba desde os anos 80. Executando obras musicais integrantes do álbum autoral “Gratidão”, entremeadas por obras musicais autorais do artista gravadas com o Grupo Soweto, Katinguelê, Reinaldo Príncipe do Pagode, Art Popular, Sem Compromisso e etc.

Serviço:

|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 02/12 às 18h30. Livre. Grátis. 60 

minutos.

 

Solo Sagrado – Um Corpo em Revolta - Teatro Adulto

Espetáculo solo de concepção geral e performance Al Nascimento, que é inspirado na guerra de Canudos onde morreram cerca de 25 mil habitantes. Solo Sagrado - Um Corpo em Revolta, não se prende ao passado, e tampouco será nostálgico: o que se verá em cena será uma sucessão de imagens, sensações e atmosferas de caráter inaugural e extraordinário, lançando a nossa imaginação e ressignificando o significado.

Serviço:

|Casa de Cultura Butantã. Dia: 02/12 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Festival Lapaloma Cultural: Dia do Samba na Casa de Cultura Brasilândia com Tem Rosa no Samba - Música

O projeto musical “Tem Rosa no Samba”, idealizado pela sambista Marina Rosa, nasceu em Alfenas, sul de Minas Gerais em 2017. Uma homenagem à sua avó que foi cantora de rádio e à sua mãe que cantava em igreja - duas anciãs que a presentearam com seu sobrenome "Rosa", da qual Marina tem muito orgulho.

Serviço:

|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 02/12 às 19h30. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

YMA - Par de Olhos - Música

“Par de Olhos” é o espetáculo da cantora e compositora paulistana YMA. Com sonoridade misteriosa e onírica, a artista busca potencializar os elementos estéticos e conceituais do disco tanto em suas formas sonoras como visuais, proporcionando ao público uma experiência imersiva em sua obra.

Serviço:

|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 02/12 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Homenagem a Tia Cida dos Terreiros com Tia Cida e Rubão  - Música

Tia Cida dos Terreiros, tradicional sambista da Zona Leste, é reconhecida como Patrimônio Imaterial da Cidade de São Paulo, e será reverenciada em um espetáculo em sua homenagem com convidados do território São Mateus/São Rafael. Tia Cida e convidados cantam um repertório variado de samba, traçando uma contextualização da história do samba pelo olhar de Tia Cida.

Serviço:

|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 03/12 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Samba de Roda da Rara Magia - Música     

O Grupo Rara Magia foi fundado em 1998, através de um grupo de amigos que se juntaram para tocar clássicos do samba. Após 25 anos, o grupo continua em atividade, se apresentando pela cidade de São Paulo em diversos espaços como bares, casas de shows, praças, entre outros. Possuem CD, DVD e recentemente lançaram o projeto “Rara Magia Audiovisual”, que celebra a atuação contínua do grupo.

Serviço:

|Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. Dia: 03/12 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos. 

Endereço: No Parque 7 Campos - Estr. do Alvarenga, s/n - Cidade Ademar, São Paulo .

 

Butantã Reggae Fest com Ambulantes - Música

Nascida na Zona Oeste de São Paulo em 2006, os Ambulantes fizeram do Morro do Querosene (Vila Pirajussara, comunidade de tradição cultural e manifestações populares como: Festa do Bumba meu boi, Capoeira, dia de São Cosme e Damião, Orquestra de Berimbaus) seu espaço de ação e aprendizado, para sua construção sonora e produção autoral. 

Lançou seu primeiro EP em Janeiro de 2007 com turnê em São Paulo/SP e Salvador/BA. 

Serviço:

|Casa de Cultura Butantã. Dia: 03/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Palhaço não dá medo com Cia Singular - Apresentação Infantil

Um garotinho que tem medo de palhaço, conhece a vida nos bastidores da grande lona e se encanta pelo mundo do circo, lá ele conhece medos vividos por outras óticas. O personagem adentra a vida de outros curiosos casos de fobia, como do Godofredo que tem medo de água e do Sr. Bartolomeu que tem medo de barulhos. 

Aprendendo a conviver com nossas inseguranças e medos, o espetáculo nos faz embarcar em uma divertida história com bonecos, música, mágicas, efeitos visuais e claro muita palhaçaria, tudo isso voltado ao público da primeira infância de 2 a 6 anos, idade onde conhecemos nossos primeiros medos da vida.

Serviço:

|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 03/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Samba da Jane Brazuka - Música

Edijane do Nascimento Oliveira, mais conhecida como Jane Brazuka é nascida na cidade de São Paulo e iniciou sua carreira musical aos 11 anos de idade com o incentivo e influência do seu pai, Seu José. Aos 16 anos, fez parte do coral do metrô de São Paulo e também de projetos autorais, compondo um grupo de Samba e MPB, onde gravou o seu primeiro single. Jane iniciou sua carreira solo, gravando alguns singles do gênero gospel; mas atualmente está com o projeto Jane Brazuka - Samba e Pagode, já gravou dois singles com seu trabalho autoral, que também homenageia os sambas de velha guarda. 

Serviço:

|Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. Dia: 03/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. 

Endereço: No Parque 7 campos. Estr. do Alvarenga, s/n - Cidade Ademar, São Paulo 

 

Homenagem a Tia Cida dos Terreiros com Samba do Maria Cursi - Música

Emerson Madureira é cantor, compositor e percussionista. Com longa trajetória no circuito independente de samba na cidade de São Paulo, é conhecido na arte e também é ativista social no território de São Mateus. Com uma apresentação envolvente cheia de energia e positividade, Madureira conecta-se com o público numa sinergia maravilhosa, acompanhado de uma excelente banda, além de musicalidade e poesia.

Serviço:

|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 03/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Samba do Compadre - Música 

O Grupo Samba de Compadre foi formado em 2016 nos arredores do centro de SP, cidade onde existe a resistência em preservar a identidade negra através da música, como nesse caso, o samba. A sua composição original é feita por amigos que através de encontros semanais, começaram a interpretar clássicos do samba, que virou o grupo Samba de Compadre. 

No repertório, prestam suas homenagens aos que já vieram e lançam suas composições autorais.   

Serviço:

|Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. Dia: 03/12 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos. 

Endereço: Parque 7 campos - Estr. do Alvarenga, s/n - Cidade Ademar, São Paulo.

 

Grupo Samba Livre  - Música

O espetáculo traz a ancestralidade em comemoração ao samba, trazendo a verdadeira essência do Samba Paulista, contando com músicas autorais em uma apresentação que busca o resgate da tradição dessa arte. 

Serviço:

|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 03/12 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Samba Science com a Base de Rua - Música

O espetáculo carrega o peso e a inspiração de Chico Science - cantor, compositor e um dos principais colaboradores do movimento Manguebeat. Carregar esse nome significa homenagear e promover a resistência, a valorização, o resgate e a difusão das culturas negras sob a forma de uma representação musical que passeia por diversos ritmos afro-brasileiros, principalmente o samba e suas vertentes (samba raiz, ijexá, samba enredo, samba rock, pagode anos 90) somados as sonoridades do rock, funk, reggae, hip hop e o soul.

Serviço:

|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 03/12 às 18h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Partideiro de Fato com Marquinhos JACA - Música

Marquinhos JACA apresenta as composições do seu segundo álbum “Partideiro de Fato” - representação de uma das vertentes mais autênticas do samba, o partido alto, onde versos são criados a partir de uma temática e uma história ou estória criada, com versos prontos, sendo possível também criar versos de improviso depois dessa criação ao final da música. Uma tradição que se perdeu ao longo dos anos e que além de ser um resgate desse molde de samba, é uma resistência cultural.

Serviço:

|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 03/12 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

A régua perfeita com Gaby Sobrancelhas - Workshop         

Gabriela Jaqueline resolveu se empoderar-se em 2019 ao se perguntar "Por que empreender?". Em uma fase da vida que cansou de alimentar os sonhos das pessoas, se perguntava se realmente era capaz, e então começou a acreditar que tinha que fazer algo por si mesma. Hoje ela tem seu estúdio e ensina mulheres que também tem o mesmo foco que ela a empreender, sair do comodismo e até mesmo de um ciclo de violência.   

Serviço:

|Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. Dia: 04/12 às 19h. 16 anos. Grátis. 60 minutos.  

Endereço: CEU Alvarenga na Estr. do Alvarenga, 3752 - Balneário São Francisco, São Paulo .

 

Exposição "Diário pós Febre" com Corvo - Artes Visuais

Richard Jeoshuah Daxer tem 26 anos, criado em São Paulo, sempre buscou a música, poesia e a arte visual como um meio de expressão. Atualmente atua com ilustração em linguagem poética, dialogando com a distorção do corpo e existencialismo por meio do desenho. O conceito de seus trabalhos está atrelado a seu diário, buscando materializá-lo por meio de suas obras, trazendo ao observador a importância da vulnerabilidade a serviço do autoconhecimento.

Serviço:

|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 05/12 às 13h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Coletivo Pindorama - Apresentação Infantil

O recém formado Coletivo Pindorama nasceu da vontade dos irmãos Giulio e Giorgio Passerino de juntar a música com histórias do nosso país para resultar na criação de Contações de Histórias. Em o "Pequeno Panorama do Samba", o trio Giorgio, Giulio e Bea, contam a história do gênero musical popular mais famoso desse país: o samba, utilizando de grandes momentos da história dos nossos compositores brasileiros e de muita música ao vivo tocada e cantada pelo grupo.

Serviço:

|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 06/12 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Show Borboletrando com Trupe Borboletras - Apresentação Infantil

Um espetáculo musical infantil que é repleto de canções autorais e outras releituras, que vai do baião ao samba reggae, passando por rock and roll e marchinhas, propondo brincadeiras que valorizam a cultura popular brasileira em meio a personagens fantásticos como Sacis, Iaras e Jacarés-dragões. Uma apresentação interativa e brincante para ninguém ficar parado!

Serviço:

|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 06/12 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Inutensílio com Cia Terrível - Circo

A Cia Terrível foi criada em 2018 por Chris Zanella e Danila Meloni, que são palhaças, malabaristas e acrobatas de São Bernardo do Campo que pesquisam a comicidade e a ocupação de espaços públicos através da arte circense. Em 2020 iniciaram as pesquisas e criações do espetáculo "Inutensílio" que em seu primeiro ano já foi apresentado em Teatros do Sesc, Fábricas de Cultura, festivais e Casas de Cultura.

Serviço:

|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 07/12 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sarau VivaCidade com Coletivo VivaCidade - Sarau

O Coletivo ViVaCidade atua desde 2012 em São Miguel e nesta proposta apresenta um sarau com muita poesia, performance e discotecagem para todos!

Serviço:

|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 07/12 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Tok Nosso - Cultura Popular e Tradicional

Formado no bairro de Pirituba por amigos da escola na Zona Norte de São Paulo, o Grupo Tok Nosso vem desde 1999 conquistando seu público em suas apresentações mesclando em seu repertório Samba Raiz, Romântico, MPB e Partido Alto, que tem como influências musicais artistas como Zeca Pagodinho, Leci Brandão, Beth Carvalho, Fundo de Quintal, Exaltasamba, Arlindo Cruz, entre outros. O objetivo do Grupo Tok Nosso hoje com 24 anos é que reconheçam o seu trabalho e que assim possam conquistar o seu espaço no tão disputado mundo do samba e pagode .

Serviço:

|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 07/12 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Pequeno Panorama do Samba com Pindorama - Música

Em o "Pequeno Panorama do Samba", o trio Giorgio, Giulio e Bea, contam a história do gênero musical popular mais famoso desse país: o samba, utilizando de grandes momentos da história dos nossos compositores brasileiros e de muita música ao vivo tocada e cantada pelo grupo.

O samba será apresentado como patrimônio imaterial brasileiro, surgido no final do século 19 e não somente o gênero mais popular da música brasileira, mas também uma herança da expressão da cultura africana e uma das fontes da consciência negra no Brasil, tornando assim um assunto indispensável para a formação e conscientização do jovem da sua cultura originária e/ou regional.

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 08/12 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

A Princesa Africana e a Cobra Leão com Grupo Mão na Luva - Teatro de Bonecos

Em um país africano, a princesa Violeta tem um grande dilema a resolver: seu pai, o rei Bantu, foi engolido por um monstro gigante da floresta, e  ela precisa decidir como salvar seu pai! A princesa convocou então, os homens mais corajosos de todo o mundo para esta empreitada. Será que ela vai conseguir ou também será devorada pelo enorme animal?

Serviço:

|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 08/12 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sertão - Poesias e Versos com Cia Contraste - Música

Trazendo 4 retirantes do sertão com poesias e versos, transpondo o que cada um traz na mala, ouvimos versos e fala da saudade, do amor, e da lembrança. Com a participação e encanto do público convidado, a apresentação é uma costura entre forró, cordéis e canções dos rincões do Brasil.

Serviço:

|Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. Dia: 08/12 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Um N4t@l.Com com Expressarte  - Teatro Infanto-juvenil

No espetáculo "Um N4t@l.com", Abnezer Scrooge é um velho avarento que fez fortuna com a criação de uma plataforma de comunicação digital que tem a rede social "TEX" como carro chefe. Por conta do seu jeito grosseiro e egoísta ele descobre que pode morrer em uma noite de Natal, mas para evitar isso ele vai ter que encarar a visita de três fantasmas que vão lhe ensinar lições sobre a vida e sobre o espírito de Natal. 

Serviço:

|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 08/12 às 16h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

A lona caiu com Cia Bubio Fico Ló - Circo

“A lona caiu” conta a história de um trio cômico: o palhaço Tuingo (Nico Serrano), o músico Bastião (William Filho) e o dono de circo, falido, Afrânio (Deni MontSerrat). 

Como literalmente a casa caiu e não sobrou mais nada, os três chegam caminhando e descobrem uma lona e uma cadeira, que logo são “empossados” por Afrânio, por ter mania de se achar dono de tudo. Ele então resolve propor algo inusitado: realizar números de palhaço para tentar resgatar algum “troco” e, quem sabe, voltar a ter um novo circo de sucesso. É ver para crer! Juntos tiram da cartola diversos esquetes tradicionais e trazem à memória diversas peripécias dos palhaços tradicionais. Charlatanismo, disfarces e suspense dão o tom da apresentação!

Serviço:

|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 08/12 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Modão de Parelheiros com Rosa Morena - Música

No dia 09 de dezembro, a Casa de Cultura Municipal de Parelheiros celebra a cultura local no evento Modão de Parelheiros. Rosa iniciou sua carreira na década de 1990 e contabiliza apresentações realizadas em diversas cidades do país. Residiu por 15 anos fora de São Paulo circulando entre Salvador, Distrito Federal e Rio de Janeiro, de onde bebeu muitas de suas referências. Seu trabalho está voltado para os ritmos brasileiros, tendo como maior inspiração a cantora e compositora Clara Nunes. O evento acontece na Praça Julio Cesar Campos em comemoração ao Dia do Samba. 

Serviço:

|Casa de Cultura Parelheiros. Dia: 09/12 às 11h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Modão de Parelheiros com Goiano do Berrante - Intervenção Artística

No dia 09 de dezembro, a Casa de Cultura Municipal de Parelheiros celebra a cultura local no evento Modão de Parelheiros. Para abrir o evento, o artista goiano do Berrante faz uma apresentação de toque tradicional de Berrante que celebra a cultura caipira e sertaneja. Goiano é de Parelheiros e muito querido pelo público, já abriu e participou de muitos espetáculos de cantores do gênero. 

Serviço:

|Casa de Cultura Parelheiros. Dia: 09/12 às 13h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Modão de Parelheiros com Fábio e Ronaldo - Música

No dia 09 de dezembro, a Casa de Cultura Municipal de Parelheiros celebra a cultura local no evento Modão de Parelheiros. A dupla sertaneja é formada por dois irmãos do bairro de Parelheiros que vem desde 2018 ganhando espaço no cenário local. Fábio e Ronaldo contam com um repertório contagiante e vem crescendo com as recorrentes apresentações nos diferentes espaços do território e se sentem cada vez mais prontos para lançar seus trabalhos autorais.

Serviço:

|Casa de Cultura Parelheiros. Dia: 09/12 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O Vento Solar com Grupo Vento Solar - MPB

O Vento Solar é uma banda paulistana que lançou seu primeiro EP homônimo em 2018, muito bem recebido pelo público e pela crítica tendo acumulado mais de 120 mil plays apenas no Spotify e rendido apresentações em grandes festivais ao lado de artistas como Chico César, Emicida, Paulo Miklos e Capital Inicial. Em abril de 2021 o grupo lançou seu segundo trabalho "Janela Para O Universo", EP composto por três faixas autorais: "Esse Voar", "Ladeira do Mar" e "Aquela Canção”; e por esse último trabalho, a banda recebeu 6 indicações no Prêmio Profissionais da Música 2022.

Serviço:

|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 09/12 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Modão de Parelheiros com Cristiano Bento - Música

No dia 09 de dezembro, a Casa de Cultura Municipal de Parelheiros celebra a cultura local no evento Modão de Parelheiros. Cristiano Bento também conhecido como Cris Bento, traz em seu espetáculo um repertório eclético e dinâmico, com ótima aceitação do público por onde passa. Cantor natural de SP capital, vem se destacando na última década se apresentando em diversos eventos na cidade em diferentes  espaços.

Serviço:

|Casa de Cultura Parelheiros. Dia: 09/12 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Festa Temática Cigana com Mulheres da Casa - Performance

O Mulheres da Casa é um coletivo que atua na Casa de Cultura Chico Science desde 2017 realizando eventos bimestrais ligados ao empoderamento feminino.

Nessa edição teremos uma Festa Temática Cigana com diversas performances com multilinguagens. Além de receber uma feirinha de empreendedorismo com mulheres produtoras e artesãs do território, e muita comidinha gostosa.

Serviço:

|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 09/12 às 16h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Modão de Parelheiros com Cristiano e Gabriel - Música

No dia 09 de dezembro, a Casa de Cultura Municipal de Parelheiros celebra a cultura local no evento Modão de Parelheiros. Cristiano e Gabriel é uma promissora dupla de sertanejo universitário que vem se destacando em diferentes espaços do bairro. Eles são jovens e integrados na contemporaneidade do gênero e procuram preservar as raízes da música sertaneja.

Serviço:

|Casa de Cultura Parelheiros. Dia: 09/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Desfragmentando com Ap22 - Rock

O espetáculo Desfragmentando da banda Ap22 é um espetáculo intimista onde a banda coloca toda sua essência nas composições próprias e versões de músicas que fizeram parte da sua história e crescimento musical. A banda navega por diversos ritmos, desde o baião ao mais puro rock and roll, trazendo para o palco mais do que músicas, trazem fragmentos de vida, alma e poesia de cada um dos integrantes.

Serviço:

|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 09/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Grupo Só Encanto  - Música

Com ênfase em grandes clássicos e também da atualidade, o Grupo Só Encanto traz em seu espetáculo os clássicos compositores do samba como: Zeca Pagodinho, Cartola, Beth Carvalho, entre outros. Unindo canções consagradas e canções de autoria própria, a apresentação promete trazer muita alegria e alta qualidade musical.

Serviço:

|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 09/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sarau Viva o Morro - Apresentação Infantil

Apresentação do Sarau com muita leitura e poemas relacionados ao cotidiano periférico, levando muita cultura, educação e fomento a auto estima e reconhecimento de líderes e pessoas influentes de nossa cultura nacional.

Serviço:

|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 09/12 às 16h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Modão de Parelheiros com Marcos Mancini - Música

No dia 09 de dezembro, a Casa de Cultura Municipal de Parelheiros celebra a cultura local no evento Modão de Parelheiros. Marcos nasceu em São Paulo, e para ele a influência para seguir a música não faltou. Seu pai, seu avô e tios eram músicos, que além de servirem como inspiração, foram grandes incentivadores no início de sua carreira. Sua apresentação conta com um repertório repleto de sucessos do gênero. 

Serviço:

|Casa de Cultura Parelheiros. Dia: 09/12 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Mano Ti - Música

ManoTi apresenta repertório todo autoral mesclando músicas do primeiro disco “Artistas Verdadeiros” e do EP “Reza”, e mais alguns singles reunidos nos últimos anos. Ele faz um rap de temática vanguardista, porém utiliza todas as ferramentas e linguagens mais modernas à disposição para compor suas criações. Trazendo referências do Original Gangsta Rap e das líricas do BoomBap Clássico, pode ser classificado como um Rap de rua por dialogar muito bem com os universos mais originais das quebradas. Rap em primeira voz, clássico e pesado. 

Serviço:

|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 09/12 às 17h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Modão de Parelheiros com Lia Benyte - Música

No dia 09 de dezembro, a Casa de Cultura Municipal de Parelheiros celebra a cultura local no evento Modão de Parelheiros. Lia Benyte é um dos maiores nomes da música sertaneja atual. Lia recentemente lançou os videoclipes "Agora é só casal", "Arrocha bum bum" e "A Mafiosa" que juntos acumulam mais de 50 mil visualizações. Além de seus trabalhos autorais, ela interpreta grandes sucessos da música sertaneja. 

Serviço:

|Casa de Cultura Parelheiros. Dia: 09/12 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Modão de Parelheiros com Juventude S.A - Música

No dia 09 de dezembro, a Casa de Cultura Municipal de Parelheiros celebra a cultura local no evento Modão de Parelheiros. Grupo de pagode formado em 1986 em São Paulo, Juventude S.A começou a fazer sucesso no eixo Rio-São Paulo com a música “História de amor”.  O grupo encerra o evento e aproveita a ocasião para celebrar o Dia do Samba. 

Serviço:

|Casa de Cultura Parelheiros. Dia: 09/12 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Santa Bárbara: do Trabalho ao Samba com Herbert Brasil - Exposição de Fotografia

A exposição irá apresentar ao público registros fotográficos de quem faz essa festa acontecer todos os anos, mostrando os personagens e trabalhadores que fazem o carnaval ser o que é, assim como os aspectos curiosos desta manifestação artística tão popular do nosso país.

Serviço:

|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 09/12 às 19h. Livre. Grátis. 15 minutos.

 

Show Reggando Vidas com Alma Livre - Música

Uma apresentação que traz canções autorais tocadas em rádios como: “Piedade” (Alma Livre & Almir Sater), “Paciência” (Lenine), e outras canções exclusivas de clássicos de artistas nacionais e internacionais como: “Three Little Birds de Bob Marley”, “Pescador de Ilusões” do grupo O Rappa, “Metamorfose Ambulante” de Raul Seixas, entre outras.

Serviço:

|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 09/12 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

"Cores & Poesia" com Samantha Machado - Hip-Hop/MPB

Samantha Machado iniciou sua carreira em 2015 quando decidiu que viveria da música. Nos hits como "Portl do Universo”, “Nave espacial”, “Peter” e “Nunca vai mudar", a artista consolidou sua arte através de colaborações no gênero eletrônico, embora sua música sempre tenha tido uma raiz mais voltada para MPB e RAP. Mais do que os milhões de plays daquilo que já se conhece da artista, Samantha defende que sua arte vai além dos rótulos e quebra padrões na autenticidade das composições e harmonias, sem seguir nenhuma regra.

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 09/12 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Rir pra não chorar com Palhaço Musir - Circo

Um espetáculo de circo de rua baseado na relação cômica entre um palhaço excêntrico e o público. Na tentativa de apresentar um grande espetáculo solo, Musir se depara com seu próprio fracasso perante o público, e entre delírios, fracassos, poesia, choques e perigo, surge um espetáculo conjunto conduzido por números independentes de habilidades inesperadas, misturando malabares, equilibrismo, teatro físico, música e muita participação do público.

Serviço:

|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 10/12 às 11h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Flash Back com DJ Rizada - Música

DJ Rizada traz o melhor do Flash Back dos anos 60/70/80 e muita nostalgia com um set construído nestes 18 anos como DJ profissional, composto de músicas marcantes das épocas de Ouro dos anos 80 e dos grandes clássicos.

Serviço:

|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 10/12 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Encontro de DJs  com Projeto Funk Sp - Música

O Projeto Funk SP traz um evento inusitado com apenas DJs tocando nos carros de som e paredão, com músicas diversificadas e de autoria de membros do projeto Funk SP.

Serviço:

|Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. Dia: 10/12 das 14h às 21h. Livre. Grátis. 300 minutos. 

Endereço: Avenida Doutor Torres Neto (Rua da Bica).

 

Baile Funk no Vera - Música

Unindo talentos distintos dentro do funk mas complementares, o Baile no Vera chega para agitar. No intuito de conhecer e se aproximar de MC's do território do Vera Cruz, o evento promete ser palco para esses artistas que através do microfone aberto celebram a cultura de sonoridades e possibilidades do funk que se concretiza e realiza sonhos dentro da periferia.

Para realizar o evento contaremos com a presença do MC LM (headliner do evento), MC Carlos na Voz, DJ e Beat Maker Well WS, sendo um dos pilares para as apresentações do microfone aberto e o DJ BL Beat que promete aquecer as pistas de dança através dos hits do momento, e também com os clássicos que fizeram história dentro do funk.

Serviço:

|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 10/12 às 16h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

DJ Buiu - Funk     

DJ Buiu apresenta um set de grandes hits do funk, clássico e atual. Com seus 20 anos de vivência pura dentro do movimento funk, o DJ Buiu mescla o melhor do antigo e do moderno para todos os públicos, uma real experiência do funk carioca em São Paulo.

Serviço:

|Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. Dia: 10/12 às 17h. Livre. Grátis. 300 minutos. 

Endereço: Avenida Doutor Torres Neto (Rua da Bica).

 

"Conta, Vovô!" com Cia Através do Brincar - Apresentação Infantil

O vovô vem com toda a sua alegria e sabedoria contar histórias às crianças de personagens folclóricos como Saci, Curupira, Iara, Boitatá, entre outros dos contos de criança, na fazenda de sua família. Através do brincar, a Cia traz o lúdico do teatro de bonecos e a animação nessa contação de histórias para manter viva nossas tradições, onde toda a família se diverte junto. Vamos viajar para a floresta ?!

Serviço:

|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 10/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Academia Dancehall - Performance

Academia Dancehall é uma plataforma artística e cultural, escola e coletivo de dança que desde 2017 promove a ampliação dos saberes da cultura jamaicana Reggae-Dancehall, e que, por meio da produção de atividades acessíveis ao público permite a democratização, acesso e fortalecimento da cultura Reggae no Brasil. A Academia é composta por alguns dos mais influentes nomes e pesquisadores do movimento dancehall brasileiro e seu principal objetivo é o fortalecimento da diáspora africana e da cultura preta e periférica por meio da formação de novos grupos, da conexão e do fortalecimento de artistas, coletivos, festas e sound systems.

Serviço:

|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 10/12 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Show Reggando Vidas com Alma Livre - Música 

Alma Livre envolve o público e mostra toda sua sofisticação e energia com canções autorais que já estão nas rádios como “Piedade” (Alma Livre & Almir Sater), “Paciência” (Lenine), “O preço da Paz”, “Setenta vezes Sete”, entre outras. E também os clássicos de artistas nacionais e internacionais como: “Three Little Birds” de Bob Marley, “Pescador de Ilusões” do grupo O Rappa, “Metamorfose Ambulante” de Raul Seixas, entre outras. Um espetáculo musical agradável, educativo e motivador para todas as idades.

Serviço:

|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 10/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O Melhor do Blues Acústico com Leone da Gaita - Música

Espetáculo acústico que apresenta histórias marcantes do blues e personalidades como Robert Johnson, considerado uma lenda do Blues e B.B.King, o rei do Blues. O fio condutor das narrativas será um repertório musical que marcou uma geração e que é apreciado até os dias atuais.

Serviço:

|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 10/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Festival Percurso - Resgate do Brincar com Quintal Educativo - Brincante

Serão montadas algumas estações para brincar com pés de lata, cordas para pular, bolinhas de sabão, giz de rua, pintura facial, tapete com fantoches, bambolês, estação com corrida de saco, espaço para colorir, bolas para brincar de batata quente, alerta, queimada, futebol e outros brinquedos para as crianças explorarem. Além disso, será oferecida também duas oficinas, uma de móbile com elementos naturais, trazido por nós e alguns colhidos na praça pelas crianças e a outra de massinha de modelar caseira para todos participarem!

Serviço:

|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 10/12 às 11h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Festival Hip-Hop Trank's - Música

Hip-Hop Trank's é um evento de fomento a cultura Hip Hop idealizado em junho de 2017 com sua primeira edição incluindo os 4 elementos, sendo um festival com vivências, batalhas e apresentações com o objetivo de juntar a galera destes 4 elementos e reforçar a união entre as tribos. Vivência e apresentações de DJs, B.Boys, Grafite e Mc's juntamente com batalha de dança compõem o evento e para finalizar terá uma feira com marcas de quebrada e itens que representam a cultura Hip Hop.

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 10/12 às 14h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Serginho Madureira - Quilombola - Música

Um bairro carioca no nome, Serginho Madureira é nascido e criado na cidade de São Paulo, onde começou a integrar o Celeiro de Bambas Paulistanos. A música sempre esteve presente em sua vida, começou como instrumentista e com seu violão acompanhava grupos que na época já despontavam no cenário nacional do samba. Durante 10 anos, na década de 90, foi músico da banda de Almir Guineto, e dentro deste período por um tempo atuou como diretor musical. 

Serviço:

|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 10/12 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Hip-Hop Trank's - Show Do Coletivo Trank's - Música

O coletivo Trank's é formado pelos artistas DJ Bieel Trank's, Dilan, LH7, PH, entre outros artistas que estão juntos no movimento Hip Hop desde o ensino médio, organizando e produzindo eventos que fomentem a cultura. Atualmente, os artistas se apresentam em variados espaços pela capital de São Paulo com a realização de espetáculos em saraus, bares, festivais e programações especiais. Levando o trabalho autoral da Jacóbi, a apresentação é dinâmica com a presença de variados estilos de RAP como o Trap, Boom Bap, Drill, Lo-fi e até o Reggae.

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 10/12 às 17h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

A  Voz do Povo com Juninho Aguiar e Banda - Música

O espetáculo deverá transportar todos para as animadas ruas do Rio de Janeiro, onde o samba é mais do que música; é uma expressão de identidade cultural e uma manifestação ardente de alegria e vida. Juninho Aguiar e banda apresenta algumas releituras e canções autorais com referências da Velha Guarda e da nova geração. 

Serviço:

|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 10/12 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Para Além do Espetáculo com Templo Negro - Sarau

Templo Negro traz seu novo lançamento o EP “Para Além do Espetáculo” em uma parceria que já completa 5 anos. Tempo Negro apresenta uma experiência sonora sombria, cheia de climas dos dilemas de uma metrópole e letras que retratam uma visão distópica do mundo. "Para Além do Espetáculo" traz metáforas, analogias, métricas e refrões de forma sagaz, original, verdadeira e musical.

Serviço:

|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 10/12 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Hip-Hop Trank's - Show da Eluna - Música

Entre em um universo envolvente de sensibilidade e autenticidade com Eluna, uma cantora independente brasileira de R&B. Sua voz marcante, com um timbre potente explora a jornada dos relacionamentos, a autoestima e as experiências de ser mulher. Suas canções são uma mistura única de influências do Jazz, Soul, MPB, R&B, Rap e Blues, que se combinam harmoniosamente para criar uma experiência sonora cativante.

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 10/12 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

OHAV UL com Beto Urso - Música

Projeto na linguagem musical, autoral e em português nos estilos blues/ rock que tem como objetivo destacar momentos vividos pelo autor e do cotidiano atual e social em que estamos inseridos. Abordando temas como meio ambiente, romance, amizade, família e espiritualidade com críticas sociais; também realiza um resgate espiritual de nomes em hebraico arcaico importantes e contemporâneos, mas que nos remete aos tempos antigos.

Serviço:

|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 10/12 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Hip-Hop Trank's - Show do Mr Grande-E - Música

Mr. Grande-E é morador da Zona Leste de São Paulo, é cantor, compositor, graffiteiro e b-boy, e atua na arte desde o fim da década de 80; um dos fundadores do Grupo DRR Posse (grupo que agregou diversos outros grupos musicais da região de São Mateus). Sua carreira passa por U-Negro e Alvos da Lei, e participações com Dina Dee, RZO, Ed Rock (Racionais Mc’s) e De Menos Crime.

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 10/12 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Festa no Céu e outras Alegrias com a Cia. Mapinguary - Contações de Histórias

“Festa no Céu e outras Alegrias” abrem o espetáculo com cantigas e parlendas. A primeira história "Festa no Céu" é um conto popular de como a tartaruga foi a uma festa no céu. Depois com a imaginação do público, vamos viajar na história dos "Músicos de Bremem" dos irmãos Grimm, que narra a história do burro que ao viajar para a cidade de Bremem encontra vários amigos. Na sequência, a história-brincadeira "Por que os animais tem rabo? ", um reconto de Nata Caputo e ao final conclui com a história cantada "Linda Rosa Juvenil", além da participação de todos.

Serviço:

|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 13/12 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Forró chorão com Neide Nazaré - Música

O espetáculo Forró Chorão tem como proposta dialogar nesses dois estilos autenticamente brasileiros, o forró e o choro. Nesse espetáculo serão interpretados os clássicos populares que fazem parte das suas expressões. Uma apresentação dançante, popular e para todas as faixas etárias com uma mistura entre o Nordeste e o Sudeste desse Brasil que é um país cheio de misturas e influências.

Serviço:

|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 13/12 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Neto Trindade  - Forró

Um espetáculo que apresenta interpretações de sucessos de Alceu Valença, Elba Ramalho, Zé Ramalho e Geraldo Azevedo, o “Tributo Grande Encontro” é um projeto realizado para homenagear esses grandes artistas da música brasileira que se uniram para gravar alguns álbuns incríveis e fazem apresentações tocando diversos sucessos que marcaram época e que até hoje tocam em nossos corações!

Serviço:

|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 13/12 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Festa no Céu e outras Alegrias com a Cia. Mapinguary - Contações de Histórias

“Festa no Céu e outras Alegrias” abrem o espetáculo com cantigas e parlendas. A primeira história "Festa no Céu" é um conto popular de como a tartaruga foi a uma festa no céu. Depois com a imaginação do público, vamos viajar na história dos "Músicos de Bremem" dos irmãos Grimm, que narra a história do burro que ao viajar para a cidade de Bremem encontra vários amigos. Na sequência, a história-brincadeira "Por que os animais tem rabo? ", um reconto de Nata Caputo e ao final conclui com a história cantada "Linda Rosa Juvenil", além da participação de todos.

Serviço:

|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 14/12 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O Circo da Lua com Trupe Arlequinos & Colombinas - Contações de Histórias

Através da menina Lua conhecemos os personagens do Circo “Las Mágicas”, lá os palhaços, malabaristas, trapezistas e fantasmas tem sempre uma boa história para contar e as crianças são convidadas a viajar junto com o caminhão da trupe e descobrirem o que acontece atrás da lona do circo. É quase como se estivéssemos todos juntos observando a roda gigante vermelha e azul piscante, saboreando um algodão doce colorido ou assistindo o palhaço no picadeiro.

Serviço:

|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 14/12 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

DJ FOX - Música Cultura Popular

DJ Fox é um renomado DJ e produtor de música eletrônica, que se destaca na cena musical com anos de experiência e um gosto musical eclético. O artista reúne uma equipe talentosa de DJs para formar a sua "Banca de DJs", juntos eles criam uma experiência sonora única que combina diversos gêneros musicais, desde do techno até hip hop e música latina. Com suas batidas cativantes e misturas criativas, DJ Fox e sua banca de DJs garantem que cada evento seja uma festa inesquecível!

Serviço:

|Casa de Cultura M'Boi Mirim. Dia: 14/12 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Meus brinquedos e minhas brincadeiras com a Cia. Caixotes Viajantes - Contação de Histórias

Os caixeiros viajantes trazem em seus caixotes: músicas infantis, histórias, brincadeiras e muitas bugigangas, levando a todos para um mundo lúdico de possibilidade e imaginação. O espetáculo “Meus brinquedos e minhas brincadeiras” reúne em seu roteiro vivências do Nordeste e experimentos que dialogam com a infância, ludicidade, olho no olho, afeto, cultura popular, história oral, encontro em roda, música popular, manuseio e construção de brinquedos.

Serviço:

|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 15/12 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Inclusão do Idoso com Layla Olinto Batista - Workshop   

Evento com palestras que visam dar autonomia e segurança para o público 50+ na utilização dos celulares realizada 100% de forma prática, passando por diversos aplicativos. 

Serviço:

|Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. Dia: 15/12 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos. 

Endereço: Rua José Eid Maluf, 20 - Americanópolis, São Paulo,

 

Baile da Saudade com Jane & Herondy - Música

Neste espetáculo, Jane e Herondy envolvem o público em uma viagem de volta no tempo para fazer sonhar! Em uma apresentação muito animada, interativa e emocionante, a dupla canta seus sucessos como: “Por Muitas Razões Eu Te Quero”, De Volta pro Aconchego”, “Coisinha Estúpida”, entre sucessos de outros artistas que foram escolhidos com todo o carinho.

Serviço:

|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 15/12 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Beijo de Moça - Música

Beijo de Moça se apresenta trazendo o repertório do disco de estreia e do segundo álbum autoral, com os ritmos de xote, forró e baião, além de canções de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Alceu Valença, Elba Ramalho, entre outros. O grupo, formado só por mulheres,  traz um forró pé de serra tradicional, com triângulo e zabumba e agora conta com uma banda de apoio com guitarra, baixo e bateria. 

Serviço:

|Casa de Cultura Butantã. Dia: 15/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Um Senhor Forró com Bando de Régia - Música

Neste espetáculo o Bando de Régia promove um encontro prazeroso para os apreciadores da dança e da música nordestina, resgatando a memória coletiva através da diversidade de ritmos como: ciranda, xote, baião, samba, arrasta-pé, forró, toada e canções românticas. Nosso objetivo é promover uma melhor convivência e fortalecer vínculos entre os idosos, contribuindo na sua qualidade de vida.

Serviço:

|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 15/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

MC Guxta - Música

Com inspirações do RAP/Trap, Guxta traz sentimentos quando sobe ao palco com uma apresentação musical que conta histórias de sua carreira e vivências como compositor e cantor.

Serviço:

|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 15/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Xáxiado - Resgatando o Forró Pé de Serra - Música

Lançamento da sua nova turnê “Resgatando o Forró Pé de Serra", este trabalho é um mix de grandes sucessos, bandas da nova geração e claro, músicas autorais.

Serviço:

|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 15/12 às 17h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O Autêntico Forró Nordestino com Bill Ramos e Banda - Música

O espetáculo “Autêntico Forró” apresentado pelo cantor Bill Ramos tem percorrido vários espaços em São Paulo fortalecendo o segmento musical brasileiro. Bill Ramos canta músicas autorais, planejando alavancar sua carreira com um repertório de qualidade, buscando resgatar a tradição e apresentar ao público jovem as músicas e intérpretes que fazem parte da história da nossa riqueza cultural da música popular do nosso Brasil.

Serviço:

|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 15/12 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Jamille Queiróz - Dia do Forró - Música

Jamille Queiroz traz uma apresentação no formato trio com sanfona, zabumba e triângulo, cantando e tocando clássicos do Forró Pé de Serra, enaltecendo cantoras e compositoras como: Anastácia, Marinês e Carmélia Alves, sem deixar de fora também o Rei do Baião: Luiz Gonzaga e os grandes mestres Dominguinhos e Jackson do Pandeiro. Trazendo a representatividade da mulher nordestina e muita descontração, enfatizando a importância feminina na cultura popular.

Serviço:

|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 15/12 às 18h. 60. Grátis. 60 minutos.

 

Comunidade Samba do Abraço - Música

A Comunidade Samba do Abraço está celebrando 15 anos de atuação dedicada à preservação da cultura do samba e à promoção da solidariedade nas periferias da Zona de São Paulo. Desde sua fundação, o objetivo é trazer uma proposta de esperança, cultura e união para as comunidades locais, esta celebração é um marco significativo em sua jornada.

Serviço:

|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 15/12 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.


De Andada no Tempo com Mestre Nico e o Balanço da Manipueira - Cultura Popular

A apresentação do grupo cria uma atmosfera dançante estimulada pelo balanço corporal característico dos brincantes, marcado pelo ritmo dos tambores proporcionando plasticidade e sonoridade única. Se misturam vozes, corpos e o saxofone.

Serviço:

|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 15/12 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

DJ Betonini - JAM

Com uma carreira sólida e consagrada, Beto Nini é um DJ que já tocou nas principais casas noturnas de São Paulo. Possui um repertório abrangente e versátil com músicas que remetem às décadas de 70, 80, 90 e 2000. Aos 14 anos, teve o prazer de tocar pela primeira vez na Zona Norte e aos 19 anos tornou-se o DJ residente da casa noturna mais famosa da região, a Broadway. 

Serviço:

|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 15/12 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

A dança do ventre e seus segredos com Cintia Hanin - Performance

Nesta performance, Cintia explora as técnicas usadas por dançarinas do ventre para trocar sobre esta cultura oriental, incentivando a participação do público presente. 

Serviço:

|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 15/12 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Mixtreze - Hip Hop Sessions com Dj Bó Treze - Música

O DJ Bó Treze tem um estilo voltado a Black Music, variando seu estilo dentro da cultura Hip Hop e do Rap underground. Mistura as influências e a busca pelo sampler e as batidas, onde vai desde: Funk Soul, Break Beat, Samba Rock, Partido Alto, Reggae, Hardcore e New Metal.

Serviço:

|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 15/12 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Instituto Bola de Fogo - Música  

Evento de lançamento do álbum “Instituto Cultural Bola de Fogo” com cantores e tocadores apresentando músicas ancestrais, algumas de domínio público referentes a Cultura Rastafari, outras composições próprias gravadas no álbum, trazendo como convidada especial Regiane Cordeiro.

Serviço:

|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 16/12 às 11h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Jam Session com Portal RAS - Música 

Uma atividade de Jam Session que traz grandes nomes do reggae a partir de músicos e produtores do gênero, juntos com convidados mais que especiais tocando e cantando novas versões dos clássicos da música reggae e mundial. Uma apresentação recheada de surpresas!  

Serviço:

|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 16/12 às 12h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Strimilicotric Banda Circo - Música

No espetáculo da Strimilicotric Banda Circo, a música e o circo são os protagonistas que convidam o público a se divertir com canções inéditas, descontraídas e algumas até sem pé nem cabeça! A irreverência e intervenções circenses dos palhaços Tchutchuco, Cuíca e Batatinha faz com que o público se sinta à vontade para dançar, pular, cantar e curtir boas composições feitas por esses músicos e palhaços, ou “musilhaços”, ou… bom o melhor mesmo é conferir ao vivo e tirar suas próprias conclusões!

Serviço:

|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 16/12 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Dia Nacional Do Samba com Grêmio Recreativo Cultural e Social Escola de Samba Vai-Vai - Música

Apresentação da maior campeã do carnaval paulista com 15 títulos e 92 anos de histórias para contar. Trata-se da performance de uma legítima representante do samba, da tradição e da ancestralidade, trazendo no repertório grandes sucessos dos nossos e de outros carnavais com a bateria que pulsa e vibra, o Mestre Sala e a Porta Bandeira que carregam e honram seu pavilhão, além das passistas que embelezam e sambam com pés e sorrisos.

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 16/12 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Cleide Alcantara e Banda - Vamos Forrozar - Samba 

Cleide Bispo do Santos é nascida em Osasco e criada em Sergipe onde iniciou sua carreira artística aos 19 anos tocando com seu pai em barzinhos. A artista tem algumas canções que emplacaram e com isso, fizeram com que ela fosse para a carreira solo com mais dois amigos que sempre a acompanham Edmilson do Santo Reis (Tecladista) e Agnaldo da Silva (Percussionista) realizando hoje uma parceria de muito sucesso.

Serviço:

|Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. Dia: 16/12 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos. 

Endereço: CEU Alvarenga na Estr. do Alvarenga, 3752 - Balneário São Francisco, São Paulo. 

 

Forró de Rabeca com Baião Lascado - Música

Um baile de forró de rabeca com repertório de músicas autorais e clássicos do Forró Pé de Serra.

Serviço:

|Casa de Cultura Santo Amaro - Julio Guerra. Dia: 16/12 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Coletivo Oeste Rap – Música

O Coletivo Oeste Rap traz a ideia de mostrar, através da cultura, que o ser humano tem muito a evoluir em questão de respeito aos povos e sua diversidade, a mesma que construiu o Brasil com muito suor e luta, a apresentação contará com artistas e músicas autorais.  

Serviço:

|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 16/12 às 15h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Cortejo De Natal  com Banda Do Papai Noel - Intervenção Artística

O evento será um cortejo de Natal com músicas temáticas natalinas que tem músicos de banda de fanfarra e um papai noel negro. A presença de um papai noel negro pode ser uma oportunidade educacional para discutir questões de diversidade, inclusão e igualdade com as crianças e adultos. O grupo fará um cortejo pelas ruas e nas imediações convidando ao público de todas as idades para celebrar o espírito de Natal.

Serviço:

|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 16/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Luarada Brasileira canta Ednardo e João do Vale com Luarada Brasileira - Forró

O Grupo Luarada Brasileira faz o espetáculo “Luarada Brasileira canta Ednardo e João do Vale" com a proposta de trazer à memória do público a relevância desses dois grandes nomes da cultura brasileira: Ednardo e João do Vale. A apresentação traz arranjos modernos que misturam ciranda, baião, maracatu e xote, com referências aos dois mestres.

Serviço:

|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 16/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Matriarcas - MPB

As letras da banda falam sobre as lutas e vivências cotidianas no território a partir de questões de gênero, de classe e raça. A apresentação tem por objetivo mostrar através das músicas, um olhar e reflexões sobre o papel da mulher na sociedade, as complexidades e contradições, além da diversidade e pluralidade de ritmos e gêneros musicais que nos contemplam. O repertório da banda é eclético com referências que vão desde o blues, jazz e samba, e conta com covers e músicas autorais.

Serviço:

|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 16/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

As Canarinhas - Música

A dupla já tem um EP gravado em todas as plataformas digitais e uma das músicas mais ouvidas das cantoras. Atualmente em São Paulo, a dupla já faz sucesso por onde passam, participando pela primeira vez em programa na TV Nacional. 

Serviço:

|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 16/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Romildo dos Teclados - Música

O repertório de Romildo é uma verdadeira viagem no tempo repleta de clássicos do forró que evocam memórias e emoções. Ele mantém viva a tradição do forró das antigas, honrando artistas lendários que ajudaram a moldar o gênero. Suas apresentações são uma celebração da cultura nordestina e um convite para dançar ao som de músicas que transcendem gerações.

Serviço:

|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 16/12 às 16h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Francy uma nova História -  Forronejo

A banda "Francy" consiste na junção de 5 músicos periféricos que pretendem trazer a música popular brasileira - forró e sertanejo (o chamado "forronejo") - promovendo a  apreciação de toda a cultura e  entretenimento.

Serviço:

|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 16/12 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Show Ambulantes - Música 

Ambulantes apresentam seu novo álbum homônimo, com as vozes de Regiane Cordeiro e Elaine Alves, trazendo a potência dos vocais e das poesias femininas. Os versos são um convite à uma nova forma de relação humana para o bem-estar social, evocando a força interior de cada ser humano na busca pela superação.   

Serviço:

|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 16/12 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Battle 404 com Baile Black - Dança  

Um evento para fomentar a batalha criativa através da prática corporal das danças urbanas em modalidade competitiva, reconquistando os valores históricos e sociais atrelados a cultura Hip Hop e aos 4 pilares definidos por Afrika Bambaataa em 1973. A ideia era resgatar os jovens e adolescentes periféricos das ruas com o intuito de diminuir a onda de criminalidade e uso de drogas, construindo momentos de lazer através de um movimento politicamente engajado, promovendo os ideais de paz, amor, união e diversão. 

Serviço:

|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 16/12 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Jam Hip Hop Sul com DJ Vidal - Música

DJ Vidal fará uma discotecagem com músicas do Rap e Black Music nacional e internacional para animar a pista, interagindo com o público presente.

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 16/12 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Femininas Almas Pretas Do Samba com Ana Brasil e Ronaldo - Música

Uma homenagem ao samba de mulheres, às grandes intérpretes e compositoras negras. Trata-se de figuras femininas fortes e guerreiras a frente de seus tempos que que deixaram suas marcas na música popular brasileira.

Serviço:

|Casa de Cultura Santo Amaro - Julio Guerra. Dia: 16/12 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Damage Inc. (Metallica Cover) - Rock

Celebrando os mais de 40 anos de existência da banda Metallica, a Damage Inc. traz os clássicos definitivos como “Master of Puppets”, “Enter Sandman” e “Seek And Destroy”, entre outros clássicos que fizeram da banda uma das maiores do cenário heavy metal. Destaque para a interpretação e performance Alexandre Grunheidt (vocal/guitarra), e a fiel atuação musical da banda.

Serviço:

|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 16/12 às 18h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Mama Respect com Marina Peralta  - Música 

A cantora e compositora sul-mato-grossense Marina Peralta, reúne em sua trajetória canções marcantes de seus últimos oito anos. A apresentação conta com uma banda potente, que propõe a síntese de influências sonoras, passeando pelos ritmos do reggae, rap, jazz e MPB, através de versões inéditas de músicas já consagradas, além das novidades. Nesse show, Marina recebe como convidada a cantora e compositora Anelis Assumpção e o cantor, rapper Dow Raíz.     

Serviço:

|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 16/12 às 18h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Quixote Na Surdina - Cariacica - Música

Quixote e a banda Na Surdina levam a musicalidade de artistas de rua em canções autorais com influências do reggae, samba, rock e rap. Trazendo faixas lançadas e produzidas pelo próprio artistas com temas que passam pelo capacitismo, racismo, abuso de autoridade, afetos, amores e a esperança na auto produção como luz no fim do túnel.

Serviço:

|Casa de Cultura M'Boi Mirim. Dia: 16/12 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Banda Libidos Do Forró - Música

A banda Libidos do Forró surgiu em fevereiro de 2018 na cidade de São Paulo, com a finalidade de levar a todos um som de qualidade, dançante, envolvente e contagiante. A banda lançou seu primeiro álbum “Nosso Lema é seu Tesão” em 2021 com 11 faixas, que busca referências em gêneros do Forró, Pisadinha e Arrocha, trazendo influência de bandas como: Barões da Pisadinha, Cintura de Mola, Mastruz com leite, Magníficos, Robério dos Teclados, entre outros.

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 16/12 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Show Invadiu já era na Comemoração dos 50 Anos do Hip Hop com Negredo - Música

O espetáculo “Invadiu já era” do Negredo é uma apresentação com letras autorais baseadas num conteúdo consistentes e atuais sobre a realidade das periferias do Brasil, sempre com muito balanço e musicalidade afro-brasileira em diáspora como o rap das periferias consegue produzir.

Serviço:

|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 16/12 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Master Chef Darua Rap - Música

A 2º Edição do Festival Master Chef Da Rua Rap traz novas experiências culturais, evidenciando as culturas periféricas como ferramenta de diálogo transversal para a difusão dos conceitos da economia e cultura criativa. O Festival é realizado pelo Coletivo de Hip Hop que leva o mesmo nome e traz a junção da gastronomia periférica e da Cultura Hip Hop. Roger é MC/ Rapper, compositor, produtor musical e cultural nascido e criado no bairro da Vila Joaniza.

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 16/12 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Pamela Castilho - Cultura Popular e Tradicional

Pamela fez parte de uma oficina de teatro apresentada pelo artista Leão Lobo no ano de 2021; participou de peças teatrais como: A Pequena Sereia, Peter Pan e Mágico de Oz com a Companhia de Teatro Artistando São Paulo, dirigido por Jorge Azevedo. Neste mesmo ano teve seu nome e sua música tocados na rádio Tropical FM de Portugal. Em 2023 retornou para o Brasil ainda cantando nas noites de São Paulo participando de diversos projetos de forró e samba. 

Serviço:

|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 17/12 às 17h . Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Pequeno Panorama do Samba com Pindorama - Música

Em o "Pequeno Panorama do Samba", o trio Giorgio, Giulio e Bea contam a história do gênero musical popular mais famoso desse país: o samba! Utilizando de grandes momentos da história dos compositores brasileiros e muita música ao vivo tocada e cantada pelo grupo, os contadores traçam uma linha histórica que começa no Chorinho e  cita nomes de compositores importantes como Pixinguinha e Chiquinha Gonzaga, até compositores do samba moderno como Adoniran Barbosa e Alcione serão interpretados, tornando assim um assunto indispensável para o formação e conscientização do jovem da sua cultura originária e/ou regional.

Serviço:

|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 17/12 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Início da Trilha com Banda Caminho Suave - Música

O evento “Início da Trilha” é uma nova jornada com a necessidade de suprir as falhas estruturais nas camadas sociais da periferia, onde o dinheiro não é tudo, misturada a percepção da dura realidade e somada à fé e a resistência de uma cultura de firmamento. Quando esses elementos se misturam a uma voz do reggae, um misto de emoções surgem e um som tocante cheio de nuances sentimentais expressam com potência a força da comunidade em resistir e ainda assim ver a beleza da vida até mesmo nos seus dilemas mais sombrios.   

Serviço:

|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 16/12 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Jamille Queiróz - Dia do Forró - Música

Jamille Queiroz traz uma apresentação no formato trio com sanfona, zabumba e triângulo, cantando e tocando clássicos do Forró Pé de Serra, enaltecendo cantoras e compositoras como: Anastácia, Marinês e Carmélia Alves, sem deixar de fora também o Rei do Baião: Luiz Gonzaga e os grandes mestres Dominguinhos e Jackson do Pandeiro. Trazendo a representatividade da mulher nordestina e muita descontração, enfatizando a importância feminina na cultura popular.

Serviço:

|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 17/12 às 15h. 60 minutos. Grátis. 60 minutos.

 

Para Além do Espetáculo com Templo Negro - Música

O grupo de Rap Templo Negro traz seu novo lançamento “Para Além do Espetáculo” em uma parceria que já completa 5 anos, seu novo trabalho conta uma experiência sonora cheia de sentimentos e climas dos dilemas de uma metrópole. Com letras que retratam uma visão distópica do mundo com participações de Brum el'Bap, Duende do Verso e DJ Beebru, traz metáforas, analogias, métricas e refrões de forma original e musical.

Serviço:

|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 17/12 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Revoada Terapia com Luks Vas - Música

Um pocket show com novas canções interpretadas no projeto "Revoada Terapia", que mistura a literatura marginal do Funk paulistano e o suingue do Funk Soul. O trabalho teve suas primeiras edições no Festival "Cria na Vila" (Projeto do comitê de artistas do Galpão ZL - Fundação Tide Setubal), e ganhou um formato mais intimista, na voz e violão. Antes e após a apresentação, o DJ Jab Cut fará uma discotecagem no estilo Revoada Terapia.

Serviço:

|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 17/12 às 16h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Skatantã com Abraskadabra e Marzela - Música

O Skatantã reúne bandas de Ska em um festival que celebra o gênero e o reggae jamaicano. A banda foi formada em 2003 por amigos do ensino médio que gostavam de punk e ska e queriam tocar algo diferente do que as bandas punk produziam na época. Por meio de um selo local que também possuía uma loja, os membros conheciam o trabalho de bandas como NOFX, Pennywise, Bad Religion, No Fun at All, Millencolin, Goldfinger, Less Than Jake e Voodoo Glowskulls. 

Serviço:

|Casa de Cultura Butantã. Dia: 17/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O Baú de Memórias de AIMÉE com Movimento Vem Brincar - Contação de Histórias

A contação de história gira em torno de Aimée, uma menina que queria ser princesa e nunca se via representada em suas buscas. A contação de história se baseia no livro “Aimée e a coroa que não conseguia ver", que apresenta um impasse comum entre meninas e crianças negras a identificar sua beleza. Trata-se de uma história afrocentrada emocionante sobre beleza, identidade, autoestima e escuta aos mais velhos.

Serviço:

|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 17/12 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

MC Kazuê - Música       

MC Kazuê é um cantor e compositor da periferia da Zona Sul de São Paulo que retrata em suas letras o cotidiano de um garoto pobre, preto e cheio de vontade para vencer, como na música "Gorila" e "Gorila 2", no estilo do drill e em outras, como "Mistério 2" e "Starbucks" levam ao ouvinte um estilo romântico, humilde e versátil do Trap brasileiro. Em um espetáculo com uma pegada própria e cheio de personalidade, o artista faz um  convite à reflexão e à curtição.             Serviço:

|Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. Dia: 17/12 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. 

Endereço: Espaço Cultural GR2C (R. Papa Gregório Magno, 407 - Vila Missionária, São Paulo - SP, 04430-130).

 

Forró de Verdade com Trio Amizade - Música

O Forró de Verdade com o Trio Amizade também chama atenção pela alegria contagiante de seus componentes e o figurino escolhido pelo produtor cultural do grupo, com um visual colorido e os tradicionais chapéus de couro. Busca resgatar a tradição e apresentar para novas gerações a riqueza cultural e musical das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Cantando músicas autorais, mas também enaltecendo as obras dos mestres Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Marinês, Trio Nordestino, Os Três do Nordeste, Ari Lobo, Sivuca, entre outros. 

Serviço:

|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 17/12 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Azulinho - Cultura Popular e Tradicional

Azulinho canta Azulão é o novo espetáculo de Alexandre Lima, filho de um dos maiores nomes do forró, o Mestre Azulão. A apresentação conta com os grandes sucessos do pai Azulão e músicas autorais de seu primeiro e segundo disco, que ainda criança aos 11 anos, o menino Alexandre estava atrás do palco quando ouviu o chamado: "Agora, com vocês, o filho de Dona Azuloa: Azulinho!" e com a ordem do pai foi lá na frente, encarou o público e cantou.

Serviço:

|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 17/12 às 20h . Livre. Grátis. 90 minutos.