Roda de samba no Theatro Municipal e homenagens marcam Dia do Samba em São Paulo

Comemoração inédita no Theatro é acompanhada por Xande de Pilares, Negra Li, Paula Lima, Anelis Assumpção e outros célebres sambistas

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia as comemorações ao Dia do Samba, que acontece no dia 2 de dezembro. Neste ano, um dos gêneros mais característico da cultura brasileira ocupa o palco do Theatro Municipal de São Paulo com roda de samba e homenagens a grandes sambistas.

Com nomes da velha guarda e da atualidade do gênero, o Municipal recebe artistas como Xande de Pilares, Paula Lima, Anelis Assumpção, Adryana Ribeiro, Klau Nogueira e Negra Li em celebração que faz reverência ao samba e, como nas rodas de samba, transforma os próprios cantores nos mestres de cerimônia, dando a eles a tarefa de anunciar a próxima atração que ocupará o palco após seus shows.

Além das performances individuais, o Dia do Samba no Municipal também saúda e homenageia as figuras notáveis que ajudaram a construir e consolidar o gênero como um dos principais da cultura brasileira. Entre os homenageados, estão a cantora Leci Brandão, Manezinho, o primeiro mestre-sala de São Paulo, Carlão do Peruche, Tia Irene, da Ala das Baianas da Nenê de Vila Matilde, e Dona Guga, da escola de samba Morro da Casa Verde. Como forma de enaltecer essas figuras e enriquecer a experiência da celebração, serão apresentadas breves biografias de cada figura, proporcionando ao público uma compreensão mais profunda e contextualizada da importância de cada figura.

Para a Secretária de Cultura da cidade de São Paulo, Aline Torres, “O samba sempre foi meu principal guia de ensinamentos. Com ele tive a minha formação cultural, social e minha identidade”. Segundo ela, “Nesse Dia do Samba, vale sorrir e cultuar esse gênero, mas também vale refletir o quanto uma cultura marginalizada foi tão importante para a construção da nossa sociedade”.

Com origens na cultura africana, o samba teve seus primeiros registros na segunda metade do século XIX, trazido por pessoas escravizadas à época e relacionado com rodas de dança. O Samba Paulistano é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade de São Paulo, por meio do CONPRESP (resolução 23/13).

Serviço:
Dia do Samba
Música
02/12 - Sábado
Theatro Municipal
Praça Ramos de Azevedo, s/nº - Sé

Mestre de cerimônias - Ive Mesquita @

18:00:
Klau Nogueira 
Wagninho Negritude
Natália Nagê 
Chiquinho do Santos 
Tati (Quintal da Xica) 
Chapinha 
Luizinho SP 
Yara Rocha 
Eliana de Lima 
Naninha 
Fabiano Sorriso 
Graça Braga 
Ademir Fogaça


19:00:
Xande de Pilares


19:45:
Homenageados:
Dona Duda Ribeiro (camisa verde branco)
Tia Irene - Ala da Baianas Vila Matilde
Mestre Tadeu - Vai Vai
Maria Helena - Embaixatriz do Samba
Rosemeire Marcondes - (Neta da Madrinha Eunice, presidente de honra)
Ronaldo Redenção
Bernadete (Peruche) 
Fernando Penteado - Vai Vai 
Moisés da Rocha (Samba Pede passagem) 
Leci Brandão
Manezinho - Primeiro Mestre Sala de São Paulo.
Dona Guga (Morro da casa verde) 
Carlão do (Peruche) 
Dona Odete de Carvalho - Cidadã do Samba

20:30
Elas No Samba com Paula Lima, Negra Li, Adryana Ribeiro e Anelis Assumpção