IV Conferência Municipal de Cultura incentiva discussões no setor e apresenta propostas para a cultura

Após 10 anos desde sua última realização, encontro aprovou 30 propostas para levar à Conferência Estadual

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, informa que, nos últimos dias 30 de outubro, 10, 11 e 12 de novembro, foi realizada a IV Conferência Municipal de Cultura, evento que contou com a participação do público geral e de profissionais da cultura para analisar, propor e deliberar ações voltadas ao setor a nível municipal, pautando-se no debate. Além disso, o fórum é responsável pela eleição de delegados(as) para a IV Conferência Estadual de Cultura.

A abertura da Conferência, no dia 30 de outubro, foi realizada online e apresentou de forma geral o evento; já no dia 10, segundo dia, a convenção foi aberta presencialmente no Centro Cultural São Paulo (CCSP), recebendo autoridades do setor da cultura para apresentar a metodologia da Conferência e encerrando-se com um show da artista Maria Gadú, que contou com participação da Banda da Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA).

Os dois últimos dias da IV Conferência Municipal de Cultura foram de sistematização e realização de discussões de seis eixos fundamentais, focando no amplo acolhimento de propostas de todos os participantes, um dos principais objetivos do simpósio, que voltou a ser realizado depois de 10 anos de sua última edição. Ao fim da convenção, foram acolhidas 30 propostas – 5 de cada eixo –, que foram aprovadas de forma unânime, e 15 delegados foram eleitos (sendo 5 do poder público e 10 da sociedade civil) para representar a cidade de São Paulo na Conferência Estadual. Após a Conferência Estadual, as propostas serão levadas, por fim, à Conferência Nacional de Cultura.

Foram eleitos como delegados da sociedade civil: Ana Luiza Duarte Paes Pradella, Edicleia Plácio Soares, Vitoria de Lima Santos, Inti Anny Queiroz, Rodrigo Andrade Cardoso, Lira Capelossi Alli, Marina Silva Santos, Antonio Herci Ferreira Júnior, Jorge Luiz Aparecido Matheus e Antonio Mônico de Souza.

Para Aline Torres, Secretária de Cultura da cidade de São Paulo, “Este é o principal movimento da democracia da cultura”. Segundo ela, “esse é o momento para se envolver ativamente na elaboração das próximas diretrizes de cultura e no desenvolvimento das políticas culturais da nossa cidade, para entendermos as necessidades do setor e construir novas possibilidades e caminhos”.

Como parte dos esforços para mobilizar a sociedade civil e visando o aquecimento e sistematização das discussões, ocorreram, nos dias 28 e 29 de outubro, ainda, pré-conferências, que aconteceram nas quatro macrorregiões do município.

Regimento interno da Conferência

Propostas aprovadas na IV Conferência Municipal de Cultura

Eixos temáticos da Conferência

 

Documentos produzidos ou protocolados durante a conferência:

Lista de Presença
Regimento
Alterações das propostas
Anotações disponibilizadas pela Sociedade Civil