Prefeitura anuncia I Semana Geek com Tiago Abravanel, Orquestras de Heliópolis e Paraisópolis, Game Jam e Caminhada Geek

Evento acontece entre os dias 22 e 26 de novembro com atividades de cultura pop, cultura gamer, cosplay, jogos de tabuleiro, universo asiático e mais

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a primeira edição da Semana Geek. Entre os dias 22 e 26 de novembro, a cidade recebe atrações gratuitas relacionadas ao universo geek e às suas diversas vertentes, como a cultura gamer, os quadrinhos, o cosplay, a cultura asiática, e muito mais, além de gigantografias geek espalhadas em diversos locais da cidade. A programação completa pode ser acessada no site semanageek.prefeitura.sp.gov.br

“O Prefeito Ricardo Nunes me deu essa missão de organizar a primeira Semana Geek, totalmente gratuita e com atrações espalhadas por toda a cidade, porque entende que a cultura geek é uma expressão cultural global relevante, inclusive em São Paulo, que é uma cidade que agrega e abraça as mais diversas expressões culturais brasileiras e internacionais”, afirma a secretária Aline Torres.

O Parque da Independência recebe o Palco Mundo Geek, trazendo um pouco de cada universo geek e grandes shows. No sábado, acontece o Desfile Cosplay. Quem quiser desfilar caracterizado de seus personagens favoritos deve preencher o formulário de participação clicando aqui. No mesmo dia, a Orquestra de Heliópolis apresenta trilhas sonoras icônicas da cultura geek, com trilhas de filmes como Star Wars, Senhor dos Anéis, Jurassic Park e Indiana Jones. No domingo, é a vez da Orquestra de Paraisópolis, seguido de show do Tiago Abravanel.

20 CEUs recebem programações diversificadas: Dança em Quadrinhos, Concerto Final Boss Universe, Slam PerifaGeek, Rock and Roll Games, Guerra Geek: O Estranho Vizinho do Andar de Baixo, Teatro Sem Roteiro, entre outras atividades, ocupam diversos CEUs da cidade. Também em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, acontece, no Largo do Paissandú, o Telecatch Geek, uma luta livre encenada em que as estrelas da BWF (Brazilian Wrestling Federation), fazendo cosplay de diversos personagens, no sábado.

O Centro Cultural São Paulo (CCSP) recebe o Beco dos Artistas, com exposições de artistas independentes nas áreas de quadrinhos, literatura e artes visuais; o espaço também é palco de rodas de conversa e mesas temáticas. 

No Centro Cultural da Juventude (CCJ), o Universo Paralelo também traz um pouco de cada universo geek. A exposição Meu Primeiro Videogame traz uma experiência nostálgica com consoles, acessórios, jogos e curiosidades sobre a história dos jogos eletrônicos e está em cartaz até o dia 26.

O Universo Asiático acontece na Praça Coronel Fernando Prestes, traz programação que contempla grupos de dança e músicas coreanas e japonesas e batalhas de k-pop, ações para os que curtem doramas e animes. A ação acontece ao lado da tradicional feira asiática no bairro.

O Universo Cosplay e Geek acontece na Casa de Cultura Chico Science, com workshops de cosplay e sabre de luz e bate-papos sobre cultura geek e fenômenos como Star Wars, Game of Thrones e os super-heróis, além de shows em alusão à RBD, BTS e Britney Spears, encontro com dubladores e ação sobre Afrogames.

No centro histórico da cidade, na região do Triângulo SP, acontece a Caminhada Geek, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer. A região central recebe também o Cine Elevado, no Minhocão, e a Estação Game, no Centro Cultural Olido, com jogos de tabuleiro, game jam, uma one-shot de RPG, games, atividades com Realidade Virtual, uma Gibatalha e exposição de artes visuais.

Por toda a cidade, são espalhadas seis Gigantografias. São elas: na Praça Floriano Peixoto, com o tema Quadrinhos; na Praça da Sé, o tema é Tecnologia e Gamemania; no Ibirapuera e na Praça da Liberdade, o tema é Dragão, contos e lendas da era medieval; na Prefeitura e no vão livre do MASP, o tema é Games clássicos e desafiadores.
 

Centro Cultural Olido e Cine Elevado

A Spcine participa da Semana Geek SP, evento realizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, que acontece de 22 a 26 de novembro, das 13h às 21h, no Centro Cultural Olido. A extensa programação contempla diversas atividades, como Game Jam, exposições, workshops, experiências em VR, oficinas, Cinema Ao Ar Livre (no Minhocão) e sessões no Circuito Spcine.


A exposição de jogos ocorrerá de 22 a 26 de novembro, das 13h às 18h, apresentando jogos desenvolvidos por estudantes, projetos incubados pela Spcine e AdeSampa, além de conteúdo de estúdios convidados já estabelecidos no mercado.


O público terá a oportunidade de participar, gratuitamente e com vagas limitadas, de workshops com profissionais do universo do desenvolvimento de jogos. As oficinas serão presenciais nos dias 22 a 24 de novembro, no Centro Cultural Olido, abordando temas como Construção de Narrativas, Criação de Jogos e Marketing para Jogos.

Também será possível participar de uma Game Jam, uma competição de desenvolvimento de jogos. O objetivo é ensinar e oferecer oportunidades para pessoas que nunca criaram um jogo antes. No final, os participantes concorrerão a um prêmio de 24 mil reais, divididos entre os três primeiros colocados.

A programação de Realidade Virtual da Semana Geek SP contará com quatro experiências imersivas paulistanas disponíveis ao público na Galeria Olido, das 13h às 18h. O acesso é gratuito e livre. Destaque para Batida SP e HQ VR Leitura, experiências inéditas com estreia no evento, além de Drone Blaster com simuladores, e YUKI em realidade mista.
Como parte da programação do evento, haverá o Cinema Ao Ar Livre durante o sábado e domingo no Minhocão, com a exibição de “Super Mário Bros: O Filme”, “Desaventureiros” (WebSérie Maré Geek), e Star Wars Episódio IX: A Ascensão Skywalker.

Nos dias 22, 23 e 26 de novembro, 17 salas do Circuito Spcine de diversos pontos da cidade (Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e os 15 CEUs) exibirão os filmes “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”, “Slam Dunk - The First Slam Dunk” e “Gran Turismo - De Jogador a Corredor”. Na sala da Biblioteca Roberto Santos também será exibido o filme “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” nos mesmos dias.

Além disso, no Centro Cultural Olido, o Circuito Spcine oferece uma programação sintonizada com os lançamentos independentes e a memória das sessões em 35 mm, com a exibição dos filmes: “Constantine”, de Francis Lawrence, no dia 23, às 16h; “Batman, O Cavaleiro das Trevas”, de Christopher Nolan, no dia 24, às 16h; e “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, de Chris Columbus, no dia 25, às 13h.
 

Confira a programação da I Semana Geek no site.

CAMINHADA GEEK - CENTRO

Dia 25, 9h.

Ponto de Encontro: Centro Cultural Olido (em frente). Av. São João, 473. Centro.

 

9h - Ponto de encontro: Galeria Olido/Galeria do Rock
Concentração e orientações
10h - Theatro Municipal/Shopping Light
Saída para a caminhada com marcha nerd no início da jornada pelos pontos turísticos da cidade.
10h10 - Parada 1: Viaduto do chá
Brincantes e gigantografia
11h - Parada 2: Rua XV de novembro
Gigantografia, atividade e desafio geek.
11h30 -Parada 3: CCBB
Performance street fighter e desafio geek
12h - Chegada: Praça da Sé.

 

PARQUE DA INDEPENDÊNCIA - PALCO MUNDO GEEK

Sábado, dia 25

Desfile de Cosplay

18h30 - Orquestra Heliópolis

Domingo, dia 26

16h30 - Orquestra Paraisópolis
18h30 - Tiago Abravanel

 

CENTRO CULTURAL OLIDO - ESTAÇÃO GAMES

Av. São João, 473. Centro.

Exposição Afropower

Local: Galeria Olido
Horário: Das 13h às 21h de 23 a 26 de novembro
Sinopse: Idealizada por Thiago Carneiro, a Galeria AfroPower chega à sua 4º edição. A novidade é que este ano acontecerá uma exposição física na Galeria Olido! Com curadoria de Seh Marques e Thiago Carneiro, a atividade celebra a criação de artistas brasileiros negros, compondo uma galeria exclusiva com artes originais criadas com o tema “Afrofuturismo”. Entre os convidados estão grandes nomes do quadrinho nacional como Marília Marz, Jefferson Costa, Bennê Oliveira e Dani Bolinho.

RPG na Rua

Local: Galeria Olido
Horário: Das 14h às 19h no dia 25 de novembro
Sinopse: Os jogadores do programa 20 Natural invadem uma das vitrines da Galeria Olido para uma tarde épica de RPG! Lucas Durão comandará a aventura jogada por Fai Mazell, Seh Marques, Tuzão e Ü Von Haus que será gravada ao vivo com público na galeria.

Tá no Gibi

GiBatalha
Local: Galeria Olido
Horário: Dia 24 de novembro das 18h30 às 21h
Sinopse: Com apresentação de Sâmela Hidalgo e Seh Marques, a GiBatalha será uma competição de desenho AO VIVO! A cada rodada, dois artistas terão 2 minutos para fazer um desenho a partir do tema dado pelo público. A mais votada passará para a próxima fase!

Oficinas

Modelo Vivo Cosplay com Helô D’Angelo e Moo Chan
Local: Galeria Olido
Horário: Dia 24 de novembro das 15h às 16h30 | Dias 25 e 26 de novembro das 12h às 13h30
Sinopse: Guiada pela premiada quadrinista Helô D’ ngelo, de sexta à domingo haverá uma vivência de desenho de observação em que a modelo vivo será a cosplayer Moo Chan caracterizada cada dia como uma personagem diferente da Cultura Pop.

USketch com Rapha Pinheiro
Local: Galeria Olido
Horário: Dias 25 e 26 de novembro a partir das 15h
Sinopse: Coordenado pelo arquiteto e quadrinista editor chefe da Universo Guará, Rapha Pinheiro, essa atividade propõe uma caminhada pelos pontos do evento espalhados pelo centro de São Paulo para realizar desenhos e sketches de observação da paisagem urbana.

Quadrinhos e História com Laluña Machado
Local: Galeria Olido
Horário: Dia 24 de novembro das 16h30 às 18h
Sinopse: A historiadora e pesquisadora Laluña Machado convida para uma reflexão acerca da história das histórias em quadrinhos.

Planejamento para projeto de quadrinhos com Cora Ottoni
Local: Galeria Olido
Horário: Dia 25 de novembro das 16h30 às 18h
Sinopse: A quadrinista Cora Ottoni convida a todes para compartilhar alguns dos seus processos para a organização de projetos de quadrinhos, desde a primeira ideia até o contato com a gráfica!

Construindo narrativas inspiradas no universo afro-brasileiro com Hugo Canuto
Local: Galeria Olido
Horário: Dia 25 de novembro das 18h às 19h30
Sinopse: O autor de Contos dos Orixás compartilha com o público os desafios e belezas de se trabalhar com o universo mítico afro-brasileiro para a construção de roteiros de histórias em quadrinhos

Tirinhas para Redes Sociais com Paulo Moreira
Local: Galeria Olido
Horário: Dia 26 de novembro das 15h às 16h30
Sinopse: O aclamado quadrinista Paulo Moreira convida o público a conhecer seu modo de fazer tirinhas e compartilha dicas criativas para quem tem dificuldade de pôr as ideias e a comicidade no papel.

Bate Papos

Descentralizando o Mercado
Local: Galeria Olido
Horário: Dia 25 de novembro das 13h30 às 15h
Mediação: Sâmela Hidalgo
Convidades: TAI, Levi Gama e Luiz Andrade
Sinopse: Quadrinistas do Norte do país convidam à reflexão de quais narrativas estão sendo lidas, quais atingem o mainstream e qual o olhar que damos para a produção feita fora da região sudeste.

Resgate de Figuras Negras em Quadrinhos
Local: Galeria Olido
Horário: Dia 25 de novembro das 15h às 16h30
Mediação: Leonardo Rodrigues
Convidades: Sirlene Barbosa e Kaled Kanbour
Sinopse: Leonardo Rodrigues recebe Sirlene Barbosa, autora de Carolina (HQ biográfica de Carolina Maria de Jesus), e Kaled Kanbour, de Província Negra (HQ sobre Luís Gama), para uma conversa a respeito das potências de se adaptar a vida de grandes personalidades negras brasileiras para as histórias em quadrinhos.

Bate Papo surpresa com Thiago Carneiro
Local: Galeria Olido
Horário: Dia 25 de novembro das 19h30 às 21h
Mediação: Thiago Carneiro
Convidades: ???
Sinopse: O fundador da página Afronerd traz convidades pra lá de especiais para um debate aberto com o público.

Cidade em Pauta - História e Memória em Quadrinhos
Local: Galeria Olido
Horário: Dia 26 de novembro das 13h30 às 15h
Mediação: Seh Marques
Convidades: Cecília Marins e Rapha Pinheiro
Sinopse: E quando a cidade deixa de ser cenário para se tornar personagem? Nessa conversa, os autores convidam o público a refletir sobre as narrativas escondidas no território urbano e nos vestígios de memória espalhados pelas ruas.

Narrativas Afrofuturistas
Local: Galeria Olido
Horário: Dia 26 de novembro das 16h30 às 18h
Mediação: Pétala
Convidades: Isa Souza, Will Rez e Israel Neto
Sinopse: O que é afrofuturismo? As Afrofuturas comandarão uma conversa com autores do gênero para desmistificar algumas ideias e propôr novos olhares para essas histórias.


MINHOCÃO


Cine Elevado

Local: Minhocão
Horário: Dias 25 e 26 de novembro das 14h30 às 17h30
Sinopse: O segundo semestre de 2023 marcou o retorno da websérie Desaventureiros. E para celebrar isso serão exibidas ao ar livre as duas primeiras temporadas, e os novos episódios, incluindo um episódio inédito, que terá sua primeira exibição na Semana Geek SP!
 

Dia 25, sábado
10h Super Mário Bros, o Filme (Animação)
14h30 Desaventureiros (websérie) - Temporadas 1 e 2

Dia 26, domingo

14h30 Desaventureiros (websérie) - com estreia do final da 3ª temporada
18h Star Wars - Episódio IX: A ascensão Skywalker