Programação de Outubro - Centros Culturais

Confira a programação completa

 l CENTRO CULTURAL TENDAL DA LAPA l

Banda Hateen
[DESTAQUE]
Música
29/10
20h
Rua Interna
60 min
Livre
SINOPSE:
Hateen é uma banda de rock brasileira formada em 1994 em São Paulo, por Rodrigo Koala, Japinha e Cesinha Santisteban. A banda tem sete álbuns gravados (os quatro primeiros com todas as músicas em inglês) e um DVD ao vivo. A partir do quinto álbum, Procedimentos de Emergência, lançado em 2006, a banda passou a incluir músicas em português no seu repertório, influenciados pelo sucesso das composições feitas por Rodrigo Koala para a banda CPM 22.
Todo Disco Vira História - Contação de Histórias
[DIA DAS CRIANÇAS]
Música
12/10
13h
Rua Interna
60 minutos
Livre
SINOPSE:
Nascido em 2016, primeiramente denominado como “7 Polegadas”, em 2018 circula por mais de 10 escolas na periferia da zona sul paulistana. Em 2019, devido ao cenário de pandemia o projeto ganha sua versão digital, se transformando em um produto audiovisual na plataforma Youtube, recebendo o atual nome “Todo Disco Vira História”. Em 2020/2021 a proposta ganha novo formato e segue circulação presencial, voltando a visitar escolas, equipamentos culturais públicos e privados, eventos culturais periféricos e apresentações virtuais. Participando dos projetos “Praças da Cultura” e “Mês do Hip-hop 2023” da SMC da Cidade de São Paulo.

Mumma in Dub com amplificação de Mumma Powah
[DIA DAS CRIANÇAS]
Música
12/10
14h
Rua Interna
120 minutos
Livre
SINOPSE:
Mumma in Dub é um projeto multidisciplinar realizado de mães para mães, que abraça o empoderamento materno na música Reggae e na arte independente desde 2018. Ao longo de um DJ set com a criadora do projeto; a seletora Renata Aguiar, mais conhecida como Rude Mamma; o projeto recebe convidadas DJs e cantoras (todas mães) para comandar a pista e fazer desse espaço um local acolhedor onde a missão é fazer com que essas mulheres possam voltar ao convívio social e partilhar com outras mães momentos de descontração e aliviar a solidão materna. Geralmente nas edições independentes, acontecem rodas de conversa, empreendedorismo materno periférico com exposição e venda de objetos e recreação para as crianças (já foram realizadas 6 edições). O projeto já marcou presença em atividades da rede SESC, nas unidades Avenida Paulista, Ipiranga, Santo Amaro; foi contemplado pelo #4 Edital de Apoio a Criação Artística Linguagem Reggae da cidade de São Paulo, onde teve a oportunidade de construir seu próprio sistema de som; o Mumma Powah Sound System, possibilitando maior autonomia de amplificar eventos da cena do reggae no geral e de levar o Mumma in Dub para diversos públicos e lugares. Renata Aguiar a.k.a. é seletora, colecionadora de música jamaicana, mãe de dois e segue atuante no cenário da Reggae music. Seu trabalho junto ao Reggae iniciou-se com o projeto Rude Sistah Sound (2008) onde já atuava como seletora, se tornando posteriormente uma das fundadoras do Feminine Hi-Fi (2016). Hoje Rude Mamma encabeça a produção e execução do Mumma In Dub, festa/projeto independente que tem o intuito de conectar mães em um ambiente seguro e que proporciona entretenimento e diversão; e do Mumma Powah Sound System, que tem como objetivo amplificar eventos que fortaleçam a cultura jamaicana e o empoderamento feminino dentro desta vertente.

Disco é Brinquedo com DJ Carlu
[DIA DAS CRIANÇAS]
Música
12/10
15h30
Rua Interna
180 minutos
Livre
SINOPSE:
Uma discotecagem especial, que traz para a pista a vivência de brincadeira com dança, emoção e alegria que tantas músicas infantis remetem. DJ e colecionadora de discos, Carlu é professora de educação infantil e trabalha pesquisando intensa e continuamente as produções musicais infantis, especialmente em vinil. Como professora, desenvolve projetos que utilizam os discos e vitrolas como instrumentos pedagógicos, os discos como obras de arte e os elementos que compõe a cultura do vinil.

Banda Pequeno Cidadão
[DIA DAS CRIANÇAS]
Música
12/10
18h
Rua Interna
60 min
Livre
SINOPSE:
O projeto musical foi encabeçado por Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Taciana Barros, e Antonio Pinto no ano de 2008. Os músicos já conhecidos da década de 80, voltaram a se encontrar quando os filhos menores estavam matriculados na mesma escola. Frequentavam as mesmas festas e nessas festas cantavam as músicas que faziam para seus filhos. Decidiram que deveriam reunir essas músicas em um disco e formaram a banda. O grupo inicialmente lançou as músicas na página do Myspace, na qual estavam sendo um sucesso de acessos, e depois gravaram e lançaram o primeiro álbum de estúdio, o autointitulado Pequeno Cidadão, lançado em 2009 pela gravadora de Arnaldo, Rosa Celeste. Misturando elementos de pop rock e rock psicodélico com o repertório focado no dia a dia de quem tem filhos, o álbum foi bem recebido pela mídia e crítica, e logo embarcaram em sua primeira turnê, onde levaram aos palcos de grandes teatros um espetáculo animado e rico em cores, feito sob medida para pais e filhos que pouco depois, resultou no lançamento de um DVD e dois livros: A Viagem Fantástica do Pequeno Cidadão e Tchau Chupeta. Em 2012, duas faixas do primeiro CD foram selecionadas como trilha sonora da telenovela Carrossel. A canção "Pequeno Cidadão" foi incluída na trilha sonora e no DVD Carrossel Video Hits No final de 2012, foi lançado o segundo CD da banda, Pequeno Cidadão 2.
Festival Femine - Hi Fi
Música
01/10
14h às 20h
Presencial
Rua Interna
360 min
Livre
SINOPSE:
O Festival Feminine-Hi-Fi acontece no dia 1° de outubro e reúne o público no Tendal da Lapa para uma tarde de muita música, cultura sound system e arte! A edição contará com sound system amplificando diversas atrações musicais, feira de discos, feira criativa, exposição fotográfica e atividades para as crianças, além de alimentação e bar. O festival faz parte da celebração de 7 anos de atividades do projeto paulistano Feminine Hi-Fi. O projeto Feminine Hi-Fi, fundado em 2016, é conduzido pelas DJs e pesquisadoras musicais Dani Pimenta e Lovesteady e pela cantora e MC Laylah Arruda. O trio faz um profundo mergulho nas ligações do reggae jamaicano e mundial com as sonoridades brasileiras e latinas, tendo passado por centenas de importantes palcos e eventos no Brasil e na Europa.


Exposição Lixomania
Programação World City Culture Forum
Artes Visuais
20/10 a 30/11
Exposição
Galpão 1
Livre
SINOPSE:
Lenda viva da arte urbana de São Paulo, LIXOMANIA ZÉ já deixou sua marca espalhada por de São Paulo e também fora do Brasil. A primeira exposição individual do artista traz obras que exploram a estética e os conflitos da capital paulista.

Exposição Mari Mats

Programação Word City Culture Forum
Artes Visuais
28/10 a 05/12
Exposição
Galpão 3
Livre
SINOPSE:
Da Zona Norte de São Paulo, Mats cresceu vendo o universo da cultura urbana se expandir ao seu redor. Aos 13 anos mudou se para região central, aproximando sua admiração á vontade de se expressar artisticamente. A partir daí começou a usar como influências o ambiente em que vivia, os amigos a sua volta, a música que ouvia, as cores da cidade e tudo que pudesse conectar suas ideias e desenhos. Foi espalhando “lambl lambs” e Stickers que Mats mostrou sua marca pela cidade de São Paulo. Seus desenhos únicos, em pouco tempo tomaram forma com Spray e desde então não parou mais. Hoje, podemos ver seus graffitis em várias cidades do Brasil e alguns países da Europa. ?Sua trajetória é rodeada de artistas e galerias que contribuíram para suas percepções artísticas, o que valorizou ainda mais sua forma de se expressar. Aprofundando se em artes plásticas, utilizando de diferentes técnicas, tem alcançado um horizonte de possibilidade para seus desenhos malucos e descontraídos. Com uma identidade lúdica, suas obras estampam paredes de diversas galerias de arte e bares pela cidade. Em constante movimento, Mats se reencontra diariamente com sua arte trazendo a cada série ou projeto desenvolvido uma evolução, que conecta sua história e seus caminhos com o futuro

Banda Inocentes
Música
21/10
20h
Rua Interna
60 min
Livre
SINOPSE:
O Inocentes apresenta a turnê de lançamento da nova edição do clássico LP “Pânico em SP”, que ganhou versão remasterizada e lado B ao vivo com uma faixa inédita. O show também conta com as músicas que marcaram os 42 anos de carreira da banda e do novo EP “Queima!”: “Eu Vou Ouvir Ramones” e “Queima!”, trabalho que resgatou o punk dos primórdios do quarteto paulistano.

Banda Plebe Rude
Música
28/10
20h
Rua Interna
60 min
Livre
SINOPSE:
A banda Plebe Rude apresenta seu novo álbum “Evolução – Vol. 2”. Dando sequência ao projeto “Evolução”, o disco narra a saga do homem no Planeta Terra desde que se tornou bípede até a 4ª guerra mundial. O show também conta com os sucessos que marcaram a carreira da banda.

l CENTRO CULTURAL DA DIVERSIDADE l
Jonathan: Genealogia de uma Espécie
[LONGEVIDADE]
Teatro
1/10
20h
Teatro
Presencial
60 min
10 anos
SINOPSE:
Um grupo de pessoas LGBT+ com mais de cinquenta anos investiga, em um documentário cênico, a genealogia de sua própria espécie a partir da natureza do ser mais antigo ainda vivo que se tem registro em nosso planeta: uma tartaruga de 190 anos chamada Jonathan. Suas origens, seus ambientes, seus hábitos, seus predadores e suas estratégias cada vez mais eficientes de proliferação. A única espécie capaz de imaginar futuros impossíveis para não ser extinta. Jonathan é a abertura de processo da oficina de Iniciação Teatral para pessoas LGBT+ 50+, realizada através do Edital de Oficineiros no Centro Cultural da Diversidade entre Maio e Outubro de 2023.

Festival Som&Potência com Ingrid Martins, Nyarai e Chameleo
[DESTAQUE]
Música
14/10
19h
Presencial
180 min
14 anos
SINOPSE:
Chameleo estourou com o hit pop "frequente(mente)", parceria com Pabllo Vittar. Para trilhar o caminho próprio, lançou o álbum "ECDISE" — como é chamada a troca de pele em alguns animais, que abarca referências diversas e até um tanto desencontradas entre si, do funk até o rock. Sendo a diversidade uma de suas bandeiras, como homem gay que abraça a estética andrógina, o diverso também está nas musicalidades que do pop, ao rock, funk, MPB, K-pop e música latina.

Hoa - Rafaela Kennedy
Artes visuais
27/10 a 27/11
20h
Presencial
Área externa e sala multiuso
14 anos
SINOPSE:
HOA GALERIA é a primeira galeria de propriedade negra do Brasil. Dedicada a uma perspectiva decolonial da arte contemporânea latina, com ênfase na produção artística de pessoas racializadas (diásporas indígenas + africanas / asiáticas), HOA representa 14 artistas emergentes e acumula uma rede de mais de 40 artistas de todo o país que estão construído uma nova visão sobre o cenário nacional. Desde a pintura ao 3D, dentro de sua curadoria o núcleo HOA apresenta uma grande diversidade de mídias a fim de construir múltiplas relações com o espectro das raízes raciais brasileiras que vão do abstrato ao figurativo em produções que exploram fortes potenciais técnicos além de conceitos futuristas/ficcionais. Em outubro a residência será realizada pela fotògrafa Rafaela Kennedy

O Que Teria Acontecido com Baby Jane?
Teatro
21/10
20h
Presencial
Teatro
60 min
16 anos
SINOPSE:
No romance “O que terá acontecido a Baby Jane” de 1960, Henry Farrell nos apresenta a história das irmãs, Blanche e Jane Hudson - duas mulheres velhas que vivem isoladas em uma casa e mantêm uma relação doentia de codependência, obsessão, rivalidade, mágoa, rancor e culpa - parte fruto de suas relações pessoais em suas infâncias, como também pelo impacto do envelhecimento em suas carreiras profissionais. Jane é retratada como uma mulher grotesca, mentalmente instável e emocionalmente perturbada, que apresenta comportamentos delirantes, com uma obsessão em recuperar o prestígio do passado. Ela, se vê isolada socialmente e sua relação com Blance, torna-se cada vez mais violenta. A personagem de Blanche, por sua vez, sofre as consequências da relação doentia com sua irmã, sendo mantida prisioneira em seu próprio quarto, sofrendo abusos físicos, emocionais e psicológicos.Neste projeto traçaremos um paralelo entre as diversas temáticas exploradas pela obra de Farrell e a história da velhice, analisando como as sociedades ao longo do tempo têm compreendido e vivenciado a experiência do envelhecimento. Buscando ampliar o desenvolvimento desse olhar para as temáticas apontadas no romance de Farrell, encontramos nas vivências da comunidade LGBT+ um canal importante para discussão e aprofundamento, uma vez que tratamos de uma população que por vezes acaba encontrando um isolamento em seu processo deenvelhecimento por não se enquadrar nos padrões formais de família e assim, não contar necessariamente com o “outro” para cuidar durante a velhice. O abandono familiar, ou ainda, a fuga do contexto familiar é uma narrativa frequente de pessoas LGBT+, que reforça a ideia de que somente através da construção de outra realidade - seja mudando da cidade de origem, ou ainda, aceitando e afirmando sua autoimagem e sua identidade, assumindo os riscos de uma sociedade preconceituosa, encontrará conforto para agir com a naturalidade com a qual se reconhece. Projeto desenvolvido por Wallie Ruy

Barra 69- Axexê para Tropicalia
Linguagem: performance + XR
22/10
19h
Presencial
Area eterna + teatro
60 min
14 anos
SINOPSE:
sob a metáfora capital do ritual do Axexê, eu vou apresentar aos performers com quem pretendo trabalhar, a saber, o dançarino e performer paulista Fernando Lopes, e o ator e performer Ciro Sales, ambos LGBTQIA+, algum dos itens do ‘carrego’: músicas do CD Barra 69, ou outras,que o evocassem; pedaços de escrita do roteiro; anedotas da época e do show; excertos das entrevistas que realizei; material gráfico e/ou fotográfico; recorte teórico que persigo no processo e que me inspira, para mistura-los ao movimento da pesquisa e receber destes performers as suas contribuições, para que haja registros a serem utilizados no documentário. Durante o trabalho na residência, os performers irão emular os seguintes personagens: Ciro Sales será Caê, um alias do cantor e compositor Caetano Veloso; e Fernando Lopes será o personagem coringa Tudonada. Com Caê (Ciro Sales), a tecnologia a ser experimentada será a holografia e a projeção. Já com Tudonada, a proposta é utilizar ambiente imersivo e projeção.

l CENTRO CULTURAL DO GRAJAÚ l
Rota do Riso
[DESTAQUE]
Comédia Stand Up
28/10
19h
Presencial
Teatro
120 min
Livre
SINOPSE:
Show de comédia stand up da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o projeto “Rota do Riso”. A ideia é levar grandes nomes do stand up nacional aos Centros Culturais de toda cidade de São Paulo. As apresentações, que acontecem sempre no último sábado de cada mês, são gratuitas. Marcela Lahaud, Babu Carreria, Katia Guedes e Ariana Nanut fazem apresentação no palco do teatro do CCG em torno do projeto Rota do Riso, que leva humoristas do stand up comedy para todo o território.
Dia das Crianças no Grajaú - Circle Agência de Circo
[INFANTIL]
Circo
22/10
10h
Presencial
Calçadão Cultural Grajaú
120min
Livre
SINOPSE: O Grajaú entra na brincadeira e para comemorar o mês das crianças, traz a Circle Agência de Circo, para uma manhã especial! Serão varios artistas circenses ensinando a criançada a andar com perna de pau, se divertir com os malabaris, se equilibrar no trapezio e brincar muito nos brinquedos infláveis! A diversão é garantida a partir das 11h, no CDC Tancredo Neves em parceria com Centro Cultural Grajaú!
Baile Sénior - Fabio Limma
[LONGEVIDADE]
21/10
15h
Presencial
Teatro
60 min
Livre
SINOPSE:
O artista é natural do Pará, mas chegou em São Paulo para investir na carreira artística e atualmente faz vários shows. Fábio Sousa Silva, mais conhecido como Fabio Limma, tem 41 anos e 18 anos de carreira. É natural da cidade de Novo Repartimento-Pa, no Pará começou a trabalhar muito cedo, aos 8 anos de idade. Fábio conta que desde pequeno se interessava pela música e enquanto trabalhava vendendo panos de prato e engraxando sapatos na rua , ouvia grandes nomes do sertanejo como Leandro e Leonardo e Rick e Renner. Devido à falta de oportunidades na cidade em que morava, o cantor decidiu ir em busca de seu sonho de cantar e, foi assim que em junho de 2008, Fábio chegou a São Paulo. No início, enfrentou muitas dificuldades, mas não desistiu de realizar o sonho. “Trabalhei em vários empregos para investir na carreira e me apresentava em praças públicas e casas noturnas da grande São Paulo”. Atualmente, o cantor mora na Mooca e realiza uma média de shows variados e participa de programas de TV em pequenos canais.
Projeto “Melhor Idade” com o Trio Amizade
[LONGEVIDADE]
Música
14/10
15h
Presencial
Teatro
90min
Livre
SINOPSE: O Trio Amizade apresenta o show “Forró de Verdade”, levando sua alegria contagiante com muita música boa. O figurino traz um visual colorido e o tradicional chapéu de couro nordestino. O show busca resgatar a tradição e apresentar para novas gerações a riqueza cultural e musical das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Circo do Jiló
[CIRCUITO]
Circo
01/10
17h
Presencial
Teatro
50min
Livre
SINOPSE: O que acontece quando uma trupe de artistas desaparece e o show tem que continuar? Em “Circo do Jiló”, nosso faxineiro é obrigado a entrar em cena e fazer o espetáculo acontecer... Cenas clássicas de circo como “A Mosca” e “A Orquestra” fazem parte desse circo improvisado que traz o público para a cena e juntos fazem o espetáculo acontecer.
Batalha Grajaú Rap City
Rap
19/10
19h
Presencial
Calçadão Cultural Grajaú
180min
Livre
SINOPSE: Em meados de 2017 LADAKIPNIS (clube do berro), GAH MC (canela fina) e JPA EPYCENTRO com toda sua produção embarcaram em um projeto para o desenvolvimento de artistas locais. Assim nasceu a BATALHA GRAJAÚ RAP CITY, que acontece duas vezes ao mês, sendo uma no Centro Cultural Grajaú e a outra no CDC (Colorado) onde reúne milhares de pessoas de todas as cidades, idades e gêneros. A BATALHA GRAJAÚ RAP CITY se tornou uma das maiores batalhas de mc’s do Brasil, reunindo mais de 8 mil pessoas em seus eventos, proporcionando shows de grandes nomes do rap nacional totalmente gratuitos, além de dar oportunidade para artistas mostrarem toda sua criatividade. Também participou de eventos como: Red bull Amaphico/ Red Bull Mano/Estúdio Show Livre/ Mês do Hip-Hop 2018/2019/2020/2021/2022, Projeto VAI 1, Projeto Semear entre outros. Hoje considerada um fenômeno no entretenimento, a GRC participa de vários eventos culturais, sociais e educativos dando palestras e oficinas de rimas, promovendo novos atletas mentais em uma competição de arrepiar, tornando-se uma grande vitrine para novos artistas.
Projeto Conexões Diretas
Performance
26/10
20h
Presencial
Hall e Teatro
120min
Livre
SINOPSE: O Evento Conexões Diretas de Outubro propõe intervenções inspiradas em autores e artistas importantes na literatura brasileira, como: Ruth de Souza, Carolina Maria de Jesus entre outras e outros que tenham como ponto discursivo a margem da sociedade. Entendendo os contrastes existentes e complexos no fazer artístico nos grandes centros, e o fazer artístico nas periferias. Movimentos e pesquisas que contestam os valores. Os Corpos são provocados a desenvolver novos olhares e reflexões críticas sobre seu processo criativo, como a obra dialoga com o espaço que irá ocupar, como dialoga com o público e com o território. Corpo político, corpo expressivo e corpo performático, investigam-se as possibilidades corporais expressivas, bem como são analisadas as poéticas na cena.

l CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE l
Excursão do dia das crianças com FESTA DE REI
[DIA DAS CRIANÇAS]
Intervenção Artística
12/10
10h
Presencial
180min
Livre
SINOPSE: Com o intuito de valorizar o exercício das brincadeiras, o Grupo Festa de Rei convida a criançada do Parque Novo Mundo para um dia de muita alegria no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso - CCJ. O dia iniciará com um Cortejo repleto de cantigas e poesias que será seguido das brincadeiras populares que incentivarão a turma a ocupar o espaço. Para finalizar a grande vivência, os pequenos assistirão ao espetáculo “Bumba Meu Boi do Novo Mundo” no Dia das Crianças que é comemorado em 12 de Outubro como forma de reforçar os princípios da Declaração dos Direitos das Crianças de viver, brincar, aprender e ter pleno desenvolvimento.

Kuami - Caminhos para Identidade
[INFANTIL]
Teatro Infantil
10/10
14h
50 min
Presencial
Livre
SINOPSE:
Em uma jornada musical, o elefante mirim africano Kuami e sua amiga Janaina, uma sereia do reino das águas, viajam juntos em uma aventura entre terra, céu e mar à procura da mãe de Kuami, que foi sequestrada. A música é o fio condutor da narrativa entre esses reinos e animais, que buscam encontrar suas raízes a partir de ritmos ancestrais.

Zumba Kids
[INFANTIL]
Dança
10/10
10h
40 min
Presencial
Livre
SINOPSE:
Nesse mês das crianças , o Professor Paulo preparou uma aula toda especial e promete colocar a criançada pra movimentar

Black Fast Especial dia das Crianças Especial mês das Crianças
[DIA DAS CRIANÇAS]
Dança
12/10
14h
Presencial
60 min
4 anos
SINOPSE:
O IDM grupo reconhecido por sua criatividade, preparou uma festa para as crianças com muita dança, diversão e promete surpreender a criançada!

Passarinho – Cortejo Voador
Intervenção Artística
04/10
10h e 15h
Presencial
60 min
Livre
SINOPSE: Cortejo Voador será um circo? Ou será uma seresta? Sim! É circo, é seresta, é arte fazendo festa. O Cortejo Voador vai passar, e na sua passagem distribui música, malabares, dança e poesia. Tudo isso para sua festa e alegria. Vem cortejar com a gente!

Especial Dinho - Comédia com Pagode
Show de Humor
11/10
21h
Presencial
90min
14 anos
SINOPSE: Dinho Machado sobe aos palcos com seu novo show “Comédia com Pagode”. Neste show, Dinho conta de forma cômica de onde vem seu amor pelo samba (principalmente pagode anos 90), sua relação com o cavaquinho e como o samba se torna trilha sonora em relacionamento. Além de stand up e música no cavaquinho, Dinho conta com o talentosíssimo percussionista e multi-instrumentista Márcio Black que dá um show à parte no Comédia com Pagode.Com certeza é diferente de tudo que você já viu.

Legacy Festival
Música
07/10
18h
60 min
Presencial
10 anos
SINOPSE:
O Legaxy Festival é uma edição imperdível, reunindo talentos locais que movimentam os quatro elementos do Hip-Hop - Rap, DJ, Breaking e Graffiti. Este evento é uma celebração vibrante da cultura Hip-Hop e um tributo aos artistas que a mantêm viva em nossa comunidade. Nesta edição o Legaxy Festival promete ser emocionante, com uma linha de artistas locais excepcionais que vão agitar o palco e mostrar o seu talento. Desde MCs habilidosos e DJs talentosos até dançarinos de break, este evento é uma plataforma para todos os elementos do Hip-Hop brilharem.

Podia ser pior
Teatro Circense
18/10
15h
Presencial
60min
Livre
SINOPSE: “Podia ser Pior”, provoca a plateia através da virtuose circense, trazendo questões sobre o que consumimos como arte e como nos relacionamos com os trabalhares artísticos. A dupla Terrô e Disgraça, apresenta o que eles dizem ser apenas um pedaço do seu espetáculo, mas que por fim, acaba sendo um grande show para toda a família, recheado com malabares, músicas e acrobacias que, contudo, poderia ser pior. A obra usa de diversas virtuoses circenses e constrói uma relação com o público, que juntos apresentam o seu melhor e seu pior. Envergados para a linguagem da palhaçada bufonesca, a proposta é uma dialética direta com o público sobre as condições do artista de rua e as relações de trabalho, tendo como ferramenta o humor e as técnicas de malabares, música e acrobacias a fim de despertar os diálogos e sorrisos.

13º Virada RPG no CCJ
Intervenção
21 e 22/10
13h
Presencial
600 min (21/10) e 180 min (22/10)
Livre
SINOPSE: CCJ convida o público mais uma vez a vivenciar experiências dentro do mundo RPG. A 13º edição desse encontro reúne os amigos e família para jogar e interagir nas diversas atividades propostas como: mesas de tabuleiro, cessão Lard, palestras, encontro regional de coletivos, café maker, roda de conversa, composição do espaço com painéis e partidas de swordplay. Além de muita diversão, interação e games, o evento ainda contará com a intervenção de abertura com Larp “Codinome Carcará”. São mais de 24 horas de atividades para toda a família interagir, jogar, conhecer e dialogar com todo universo e possibilidades do RPG. Para quem não conhece ainda o encontro, vale a pena vir conferir.

Mestres do Cordel com Costa Senna
Música - Show
24/10
10h
Presencial
60min
Livre
SINOPSE: Costa Senna - cantor, ator, compositor e poeta. Nasceu em Fortaleza, mas mora em São Paulo há mais de três décadas. Iniciou sua vida artística a partir dos anos 80. No teatro, atuou em várias peças e no cinema atuou no curta- metragem, “As aventuras de Raul Seixas na cidade de Thoth”, de Jairo Ferreira. Foi personagem dos documentários sobre Paulo Freire: Educar para transformar e Nísia, Paulo e Josué – oficina de memória, ambos da cineasta Tânia Quaresma. É autor de vários folhetos de cordel, entre eles: Nas Asas da Leitura, Como Nascem os Provérbios, A Arapuca Feminista, Cante Lá.

CCJ Kool Metal Fest
Música - Show
28/10
13h
Presencial
60min
Livre
SINOPSE: Evento já consagrado no CCJ com o engajamento incrível do público Rock, contando com a Banda Velho do Rio de Janeiro e mais 3 bandas de SP: Sinfonia de Cães, Test e Paura. Uma celebração à música metal e seus adeptos onde felizmente estamos sendo agraciados com uma nova leva de bandas sensacionais, participativas e que entendem como o underground funciona. Essa é uma forma de retribuir e manter essa troca ativa para as coisas continuarem crescendo. Sendo assim, se você tem banda e gostaria de tocar mais, esse é o caminho mais produtivo. Compareça, chame os amigos, leve material, troque contato e viva tudo isso fora do virtual. A internet é o atalho, mas o olho no olho continua fundamental. O CCJ arte festival vem crescendo a cada edição, já passando de mais de 10 mil pessoas presentes. Os eventos têm seguido crescentes pela diversidade e variedade, com expositores ligados à cena rock, comidas típicas de diversos países, intervenções e ações sociais que trazem a realidade do engajamento orgânico dessa cena.

Marina Peralta
Musica
14/10
18h
Presencial
120 min
12 anos
SINOPSE:
O show com uma banda potente propõe a síntese de influências sonoras, passeando pelo reggae, rap, jazz e MPB, através de versões inéditas de músicas já consagradas, além das novidades

l CENTRO DE CULTURAS NEGRAS l
Encontro de Bambas convida: Pagode da 27 e Projeto o Samba
[DESTAQUE]
Música
29/10
17h
Presencial
Centro de Culturas Negras do Jabaquara
120 min
Livre
SINOPSE:
Promover a integração dos moradores com os equipamentos públicos, evidenciar as obras de Compositores sambistas, através de vozes de sambistas da Comunidade da 27. Trazendo também notoriedade que o Samba tem através de uma grande roda de samba e contação de algumas passagens da história do samba através de um rico repertório, trazendo obras da comunidade do samba para participação em torno do CCN.
Afrokids
[DIA DAS CRIANÇAS]
Múltiplas linguagens
14/10
14h
Presencial
Centro de Culturas Negras do Jabaquara
180 min
Livre
SINOPSE:
Em comemoração ao Dia das Crianças, o CCN irá promover uma programação com múltiplas linguagens na temática Afro para as crianças do território, teremos contação de histórias Afro, atividades com Espelho Meu, barracas de cachorro quente, pastel, crepe, pipoca e algodão doce. O dia será dedicado à apresentações, intervenções artísticas com intuito de valorizar a identidade da criança preta além da estética.
Baile do Samba Rock
Música
06/10
19h
Presencial
Centro de Culturas Negras do Jabaquara
90 min
Livre
SINOPSE:
Baile do Samba O Baile do Samba Rock do CCN é um baile comemorativo que traz a vivência do Samba Rock e Black Music de SP , com objetivo real de aproximar os munícipes do Centro de Culturas Negras à um momento de lazer e inserção na cultura do samba rock, uma dança oriunda das periferias de São Paulo que traz em suas origens diversas vertentes da cultura Afro como Samba, R&B, Charme, Flash Black, Rap entre outros.
Encontro Afro Cultural
Teatro Infantil
16/08
14h e às 19h
Presencial
Centro de Culturas Negras do Jabaquara
180 min
Livre
SINOPSE:
O encontro tem como proposta refletir a política pública de mulheres pretas mães solos da cidade de SP.
Nos encontros são discutidos temas centrais e transversais. Estes eventos são constituídos por múltiplas linguagens artísticas/culturais que dialogam com a cultura africana e afro diaspórica, painéis temáticos onde palestrantes convidados realizam seminários sobre temas centrais e transversais e realizam por meio de uma mediação, uma conversa com o público. O Encontro do O encontro terá como tema: “O desafio da Mulher Empreendedora – Da mãe solo à construção coletiva. A maioria das mães solos no país é negra. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, elas representam 61%.
Batalha de Hip Hop CCN
Música
21/10
15h
Presencial
Centro de Culturas Negras do Jabaquara
120 min
Livre
SINOPSE:
Batalha Hip Hop tem como objetivo desenvolver entretenimento musicalmente com amplo conhecimento de músicas Afro, Afrobeat, Jazz, Soul, Funk Music, Samba Rock, Black, Charme, Rap e etc...As pessoas que frequentam o Jabaquara e seu entorno, podem compartilhar em público as suas rimas e poesias. Com o microfone aberto, o Dj tem uma seleção de beats (bases instrumentais) para a pessoa expor a sua arte ou simplesmente proclamar a sua poesia, além das apresentações do próprio grupo, mostrando o seu trabalho diversificado em músicas e poesias.

Baile Black
Música
29/10
14h
Presencial
Centro de Culturas Negras do Jabaquara
90 min
Livre
SINOPSE:
O Baile Black tem como proposta reencontrar com o público que admira a Black Music e traz a nostalgia dos bailes blacks como Chic Show, Zimbabwe, Black Mad entre outros. De forma livre e aberta com o público presente, a cultura da dança faz bem para saúde e o bem estar das pessoas, pois o baile traz diversão, movimentação e descontração. Utilizando o DJ que como um maestro, conduz o público com o famoso passinho, garantindo alegria e entretenimento para o público de todas as idades.


Nagô - Traçar o caminho de volta
Exposição
20/10 - 20/11
Presencial
Livre
SINOPSE:
‘’Nagô, traçar o caminho de volta é uma volta a África. Primeiramente um retorno ao interior de mim mesma, a necessidade reconexão com minha ancestralidade. Nas obras eu relembro parte da minha infância e da infância de muitas crianças cabo verdeanas que tem cabelo crespo. As tranças marcaram minha vida, um ritual semanal, que me acompanhou até os doze anos. No início da puberdade a pressão esté?ca, veio um ruptura através do alisamento. Depois de chegar no Brasil, em 2013, com um corte quimico que sofri, recomecei uma nova jornada, de conhecer meu cabelo e ressignificar a ideia e imagem que eu tinha do meu cabelo crespo.’’

l CENTRO CULTURAL OLIDO l
Reabertura Galeria Sonia Abreu
[DESTAQUE]
Exposição
21/10 á 21/12
10h às 21h
Presencial
Galeria do DJ
3 meses
Livre
Reabertura da Galeria de Artes Visuais e Sonoras do Centro Cultural Olido, conhecida como Galeria Sonia Abreu (galeria do DJ), que traz para essa exposição como proposta curatorial o tema: DO ANALÓGICO AO DIGITAL, abrindo o espaço para obras híbridas, experimentais, cinéticas e interativas que exploram expedientes da cultura digital e arte contemporânea. As obras são propostas pelos artistas: Koral Alvarenga, Círculos Opera, Eric Barbosa, Otávio Oscar, Luiza Skrzypek e Maratona eletrônica.
Mostra Cidade da Luz
[DESTAQUE]
Artes visuais e Arte tecnologia
07/10
15h
Presencial
Corredor e Vitrine da Dança
480 min
Livre
SINOPSE:
A Mostra Cidade Luz é uma oportunidade imperdível para conhecer gente nova, aprender, se divertir e celebrar a luz, em todas as suas formas, através da arte, da música e da fotografia. O evento contará com o pré-lançamento do curta-metragem Cidade da Luz, uma animação com fotografia light painting que retrata a busca pela descoberta da luz em uma cidade semifictícia de São Paulo. Além do curta, a mostra também contará com uma exposição fotográfica finart de imagens feitas com a técnica do light painting, além dos pocket shows da cantora Vivian Benford e do músico Eduardo Agni e de um workshop de fotografia com light painting. A exposição fotográfica mostrará imagens de diferentes fotógrafos, mostrando a diversidade da técnica. Os pocketshows de Vivian Benford e Eduardo Agni serão uma oportunidade para o público conhecer ambos os trabalhos. O workshop de fotografia com light painting ensinará os participantes a usar a técnica para criar imagens incríveis. Não perca a chance de participar da Mostra Cidade Luz! O evento é gratuito e acontecerá no dia 7 de outubro de 2023, no Centro Cultural Olido, em São Paulo.

Olido é toda criança
[DIA DAS CRIANÇAS]
Circo
12/10
13h
Presencial
Corredor
420 min
Livre
SINOPSE:
Evento em comemoração ao dia das crianças que reúne apresentações circenses, brincadeiras, pipoca, algodão doce, oficina de slime, brinquedos Infláveis e muito mais!!!
Maratona Eletrônica
Música
06/10/2023
19h
Presencial
Vitrine da dança
360 Minutos
Livre
SINOPSE:
A Maratona Eletrônica vem em cena para promover o intercâmbio cultural entre as comunidades da periferia, por meio da Música Eletrônica. Difundindo gêneros e subgêneros musicais, dança, comportamento e estilo. Incentivando a formação de novos artistas, sempre em conexão com artistas consagrados e possibilitando a troca de experiência entre a comunidade e outras regiões.
A última roupa do Rei
Teatro Infantil
27/10
15h
Presencial
Sala Paissandú
60 min
Livre
SINOPSE:
Um rei vaidoso, que investe todos os seus recursos em roupas novas, é seduzido por dois vigaristas, que se passam por tecelões e lhe prometem uma roupa especial, feita com um tecido que pode ser visto somente pelos inteligentes. Enquanto três importantes autoridades do reino são enviadas para inspecionar o trabalho dos "tecelões", três curiosas senhoras acompanham cada passo e extravagância do Rei. A notícia do tecido inovador se espalhou por todo o reino, mas e agora? Quem será capaz de ver a roupa nova do Rei?
Slam da Guilhermina
Literatura
06/10
19h
Hall da Olido
120 min
Livre
SINOPSE:
Poetas do Slam da Guilhermina performaram seus poemas autorais sem a utilização de acompanhamentos musicais, figurinos e adereços e são avaliados por cinco jurados escolhidos na plateia que dão notas de 0 a 10. Cada apresentação pode ter no máximo 3 minutos de duração. São três rodadas. Na primeira todos recitam, passam 5 para segunda rodada que recitam mais uma poesia e os três melhores pontuados disputam a final onde uma pessoa se consagra campeã e garante a sua vaga para a grande final do ano. O coletivo realizou edições na última sexta-feira do mês na praça anexa da estação Guilhermina-Esperança. Venceu o 64º Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura com o projeto Slam Interescolar SP.
Percurso Instalativo Sonoro
Linguagem: Performance
17/10 a 22/10 ( terça quarta sábado domingo)
19h
Presencial
Exposição 1º Pavimento
120 min
Livre
SINOPSE:
Percurso Instalativo Sonoro – Cidade, Memória e Ruína - uma expedição performática sonora que deriva por dois processos independentes, mas que se ligam enquanto obra, quais sejam: o de captação/mapeamento de sons e de reinvenção destas materialidades em caráter de performances sonoras e na elaboração de novos artefactos (criações) e novas sensibilidades (experiências formativas);
Meninos também podem
Teatro Infantil
Data: 12/10
15h
Presencial
Corredor
60 minutos
Livre
SINOPSE:
Num mundo onde existem tarefas que são vistas como mais apropriadas para meninas e outras para meninos, dois amigos descobrem um modo de juntar toda escola para que cada um possa fazer o que gosta. E mostram para os adultos que aptidões não estão ligadas a gênero, mas sim ao que cada um se sente bem em desempenhar. Coletivo Àkàsà foi criado com intuito de pesquisar masculinidades de diferentes formas.Nascido em 2023, o coletivo tem como integrantes amigos de longa data dos extremos da zona leste e da zona norte de São Paulo, que decidiram se juntar para trabalhar o mesmo incômodo, masculinidade tóxica.
OIKOS - Cia Sopro
Dança
14 e 15/10
18h
Presencial
Sala Olido
60 min
Livre
SINOPSE:
OIKOS “A relevância desta obra se deve, primeiramente, à questão da sustentabilidade e do respeito ao meio-ambiente "Oikos", tem o meio-ambiente como tema central a partir da ideia do "planeta como casa ambiente/planeta onde se vive”.
Sentido Proibido
Circo
20, 21 e 22/10/2023
19h (Sexta e Sábado) e 16h (Domingo)
Presencial
Sala Olido
60 Minutos
Livre
SINOPSE:
O espetáculo não verbal tem um elemento cenográfico central que é um jogo de jenga com blocos gigantes de madeira, onde a cada cena suas peças são movidas pelos personagens trazendo novas imagens e cenários para as performances de cada aparelho (Mastro Chinês, Lira, Roda Cyr, Parada de Mão – Mão J) além das acrobacias de solo, movimentações cênicas e coreografias. Essas peças retratam também os conflitos de construção X desconstrução, equilíbrio X desequilíbrio na relação entre os personagens. Na história de Sentido Proibido um personagem com aparência diferente se relaciona com os outros quatro personagens (acrobatas) – é o ator/palhaço Paulo Candusso utilizando uma máscara larvária – sua presença é carregada de comicidade no encontro e no estranhamento com os demais personagens, ele aproxima a plateia da história, pois reforça o lugar do comum, do ordinário, do erro. No circo geralmente esse é o lugar da figura do palhaço, então essa figura “quase não humana” provoca uma leitura muito mais sutil e menos óbvia, seus pequenos gestos têm grande impacto nas cenas, um contraponto muito interessante à grandiosidade, à virtuose e ao risco inerentes ao circo.

l CENTRO CULTURAL PENHA l
Ao pé do ouvido - Show com João Suplicy
[DESTAQUE]
Música
15/10
19h
Presencial
Teatro Martins Penna
60 min
10 anos
SINOPSE:
Após lançar pela gravadora Biscoito Fino o seu EP “Ao Pé do Ouvido”, João Suplicy apresenta seu mais recente Show homônimo em um ambiente intimista que tem como base a voz do virtuoso artista, acompanhada por seu enigmático violão. Neste show a convidada é Mari Merenda, cantora, compositora e multi-instrumentista. O show ganha força com a presença da contrabaixista Ingrid Cavalcanti e o repertório traz, além de composições próprias como “Amar Baixinho” e “Silêncio Confortável”, algumas releituras de clássicos que vão de Tom Jobim a The Beatles.


Flipenha - Festa Literária da Penha
[DESTAQUE]
Literatura
17 a 21/10
10h às 20h
Presencial
Livre
SINOPSE:
Na 6ª Festa Literária da Penha, vamos homenagear a escritora Maria Firmina dos Reis (1822-1917), considerada a primeira romancista do Brasil. Mesmo com uma longa atuação no campo literário e na educação, seu legado voltou a ser rediscutido com maior intensidade nos últimos anos, reapropriada por movimentos de valorização dessa pioneira da literatura brasileira, passando por homenagens em Festas Literárias, adaptações ao teatro e com a republicação de sua obra, destacando os livros Ursula, A Escrava, Cantos à beira-mar e Gupeva.

Especial aniversário de Nelson Triunfo (Show + bate-papo )
[DESTAQUE]
Música
28/10
20h
Presencial
Teatro Martins Penna
60 min
Livre
SINOPSE:
Nelson Triunfo, dançarino, arte-educador, compositor, cantor, instrumentista e ator. Nelson Triunfo é figura-chave na cena da música negra brasileira ligada ao soul music e ao hip-hop. É um dos pioneiros do breaking no Brasil.


FESTIM - Mascates de Histórias
[DIA DAS CRIANÇAS]
Música infantil
12/10
17h
Presencial
Palco Deck
90 min
Livre
SINOPSE:
Três mascates circulam pelo público oferecendo seus objetos e bugigangas, trazidos de terras distantes. Para atrair a atenção de seus novos “clientes”, a dupla utiliza diversos artifícios como música, circo, poesia e, claro, o pregão. A grande surpresa é que o “cliente” recebe uma história em vez do item ofertado. Uma intervenção itinerante e dinâmica, que explora diferentes linguagens para contar histórias curtas de todos os cantos do mundo para adultos e crianças.


Amateur
[DIA DAS CRIANÇAS]
Circo
14/10
14h30
Presencial
Praça do CCP
60 min
Livre
SINOPSE:
Um espetáculo dinâmico, que usa técnicas de palhaçaria, teatro físico, mímica corporal, malabares com lenços mágicos e bolas de pingue-pongue, manipulação de objetos (isolation) e uma participação constante de público, gerando um ambiente familiar, divertido, alegre e estimulante.

Circo do jeito que dá
[DIA DAS CRIANÇAS]
Circo
14/10
16h00
Presencial
Praça do CCP
60 min
Livre
SINOPSE: Nina Rosa e Dus´Cuais querem juntos montar um espetáculo de circo e com seus instrumentos, bobeiras e muita criatividade trazem para a população uma variação de números que vão desde cenas clássicas de palhaços de circo até número de contorção onde atravessam uma raquete de tênis! Sim um circo onde dois palhaços se dividem e viram do avesso para apresentar um divertido espetáculo do jeito que der! Dessa forma o espetáculo cria uma dinâmica entre gagues clássicas de palhaço, acrobacias, músicas e interação com a plateia.


Show Tabuleiro da Ary
[LONGEVIDADE]
Música
01/10
16h
Presencial
Espaço Mário Zan
90 min
60 anos
SINOPSE:
Show/baile O Tabuleiro do Ary foi formado em 2015, pela cantora Ana Lessa, pelo violinista Cadu Barros, o cavaquinista Caio Cury, o trombonista Conrado Bruno e pelo percussionista Ivan Banho com o intuito de pesquisar o repertório da época de ouro do rádio e os bailes de gafieira. O grupo apresenta um repertório variado com choros, sambas, maxixes, baiões e sambas canção e vem se apresentando em festivais, centros culturais, bailes da terceira idade e casas de show da cidade de São Paulo.

Funk: Da Comunidade para a Indústria da Música
Exposição
01/10 à 10/12
10h às 21h
Presencial
Espaço de exposições
660 min
10 anos
SINOPSE:
Exposição sobre a história do funk. Desde os anos 80 e 90. Falando dos movimentos cariocas, a periferia de São Paulo. Falaremos de clássicos como Claudinho e Buchecha, batalha de MC até o funk industrial de 2023. Durante a exposição iremos promover debates entre MCs e DJs. Artistas Visuais Alcides Rodrigues e Tainá Miguel.


Bem do Seu Tamanho
Teatro Infantil
01/10
16h
Presencial
Teatro Martins Penna
60 min
Livre
SINOPSE:
Com o Núcleo Caboclinhas. A montagem revela as inquietações de Helena, uma menina do interior que, ora é considerada pelos pais muito pequena para realizar certas coisas, ora grande demais para outras.


Instantes
Música
01/10
19h
Presencial
Teatro Martins Penna
60 min
Livre
SINOPSE:
O show "Instantes", de Aloysio Letra, conta com elenco de 7 musicistas. A instrumentação completa é três vozes, dois violões, guitarra, contrabaixo acústico, clarinete, escaleta, piano digital, percussão e bateria.


FESTIM - Clássicos do Samba
Música e gastronomia
7/10
18h30
Presencial
Palco Deck
90 min
10 anos
SINOPSE:
Clássicos do samba é um show inspirado em cantores dos anos 60, 70 e 80, como Cartola, Dona Ivone Lara, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Demônios da Garoa, Zeca Pagodinho, entre outros, numa interpretação vibrante da cantora Camila Benedicto, com muita emoção e alegria, pra relembrar as grandes canções da nossa cultura popular brasileira. Se você é amante do samba, venha cantar e sambar!


APLAUSOS E VAIAS
[CIRCUITO]
Circo
12/10
16h
Presencial
Praça do CCP
60 min
Livre
SINOPSE:
"Aplausos e Vaias” é um espetáculo essencialmente de rua. Respeitando os ritos clássicos; o chamamento, a roda, números de virtuose, e uma grande promessa, Mendonça, apresenta seus números de caçapa, manipulação de bolas, magia cômica, sem efeitos especiais, tudo completamente analógico.
Mendonça, personagem excêntrico, carismático e cheio de habilidade, arruma sua parafernália para realizar seu espetáculo. Manipulando diversos objetos e realizando mágicas cômicas demonstra toda sua desenvoltura circense. Um típico espetáculo de rua, onde o público provocado por essa figura, ficará entre “Aplausos e Vaias”.


Back to SkaVilla
Música
22/10
19h
Presencial
Teatro Martins Penna
60 min
10 anos
SINOPSE:
Com a Banda Skafandros. O projeto busca assim a difusão e a valorização da música brasileira feita pelo viés da interação estética, tornando acessível o repertório de Villa Lobos para outros públicos, ao mesmo tempo em que pretende disseminar o ska ao público em geral, mostrando sua importância e influência na música brasileira e mundial através das atividades formativas e de apreciação propostas, auxiliando o desenvolvimento por parte do público, de novas e distintas possibilidades de fruição da música.


FESTIM - Timm Arif - O Dono Da Magia Negra
Música e gastronomia
28/10
18h30
Presencial
Palco Deck
90 minutos
10 anos
SINOPSE:
No show intitulado O Dono Da Magia Negra, Timm Arif, que tem por base e característica em suas músicas e composições os elementos de sua vivência, rotina e trajetoria de vida, traz conteúdos musicais específicos que definem sua personalidade com R&B, House e HipHop que através de seu arranjo na criação de sua arte, transforma-se em produções bem definidas afim de que os apreciadores de seu trabalho, encontrem de forma natural, a essência da música Negra de periferia.

l CENTRO CULTURAL SANTO AMARO l
Mamulengo da folia - A folia no terreiro do Seu Mane Pacaru
[DESTAQUE]
Circo
28/10
12h
Presencial
Praça Marcos Manzzini
60 min
Livre
SINOPSE: Resenha de mamulengo é, como um bom espetáculo de mamulengo, recheado de passagens em que figuras como o valentão, o mocinho, o policial, o coronel e tantos outros clássicos da cultura popular, parentes próximos dos tipos da comédia Dell’Arte, pincelar com suas boas brincadeiras, essa grande festa no terreiro. Ao som e sabor dos improvisos do brincante, o público se diverte e interage, e o jogo vivo e pulsante faz a liga entre o roteiro básico com que os bonecos sobem à empanada e o mundo de possibilidades que vai ganhando espaço na cena aberta com os espectadores.

A farsa do advogado Pathelim
[INFANTIL]
Teatro
21/10
15h
Presencial
Teatro Leopoldo Fróes
60 min
Livre
SINOPSE: Pedro Pathelin, um advogado falido e espertalhão, a fim de conseguir um tecido novo para sua esposa, Guilhermina tem uma ideia: tirar proveito de um comerciante local por meio de sua habilidade de persuasão. Na loja do comerciante de fazendas mais avarento da região, o advogado inicia sua trama, que se torna muito maior quando é arrematada por um pastor de ovelhas e um Juiz maluco. Um grande emaranhado cheio de nós, lãs e ovelhas para se divertir com toda a família.

A sopa que não era de mentira
[INFANTIL]
Intervenção artística
10/10
10h30 e 15h
Presencial
Teatro Leopoldo Fróes
60 min
Livre
SINOPSE: Uma Bruxa Caipira muquirana, forreta e mão de vaca vive a se esconder para não ter que dar nada a ninguém... Ela prefere até passar fome do que gastar a própria comida. Mas tudo muda com a esperteza de um Coelho divertido que é desafiado por um Porco e uma Ovelha a tirar os ingredientes do armário da Bruxa e fazer uma deliciosa sopa. A partir de brincadeiras, poesias, dança e muita música ao vivo, o Coelho tentará preparar uma incrível sopa para todos nós!

Bailarina
[INFANTIL]
Teatro para bebês
27/10
11h
Presencial
Teatro Leopoldo Fróes
60 min
0 a 3 anos
SINOPSE: O espetáculo tomou como tema o sentido do equilíbrio, entendendo que a busca do equilíbrio físico e emocional poderia não ser uma libertação, mas um aprisionamento, que pode nos levar a abstrair o mundo, fazendo com que nos foquemos demais, com que nos fechemos, que não olhemos ampla e verdadeiramente para aquilo que nos cerca. Assim foi criado o espetáculo BAILARINA que cruzou o tema trabalhado com o Teatro de Objetos, através da utilização central de uma caixa de música e de colares, que foram adquirindo diferentes funções poéticas na encenação.

Anderson Marques
Música
07/10
15h
Presencial
Saguão
60 min
Livre
SINOPSE: Anderson Marques traz em seu repertório uma mistura de ritmos brasileiros começando com MPB e passeando por grandes sucessos do sertanejo raiz ao universitário e do pagode romântico ao samba.

Sex…tou
Contação de história
20/10
20h
Presencial
Teatro
60 min
Livre
SINOPSE: Drika Nunes e Ailton Guedes, apresentam “Sex…tou – poéticas e picâncias orais”. Nessa nova trilogia, os artistas da palavra, cada vez mais imersos em seus estudos com o conto para adultos no universo sensual e erótico, convidam o público a cada encontro, a experimentar por meio das metáforas, da cena e da interação, o poder da palavra falada na ampliação dos sentidos. Agora, as narrativas serão trazidas pelas bocas da tradição oral e pelas mãos da literatura tradicional, numa química perfeita, entre o sensual e o imaginário, o que é, e o que pode ser.

Barra russa
Circo
21/10
16h
Presencial
Praça Marcos Manzinni
60 min
Livre
SINOPSE: Mano a Mana é uma companhia circense que trabalha as técnicas: Acrobacia, Mão a Mão e Barra Russa. O primeiro número de Barra Russa, já apresentado em intervenções e cortejos de rua, tem os elementos principais do grupo: brincadeira, cumplicidade e acrobacias.

l CENTRO CULTURAL VILA ITORORÓ l
Bruna Caram e Fios de Choro
[DESTAQUE]
Música/ MPB
07/10
19h
Presencial
Palco Éden
60 min
Livre
SINOPSE:
O show "Música Espetacular Brasileira" apresenta grandes clássicos da MPB desde os anos anos 40, celebrando nossa cultura e história, visitando os diferentes ritmos brasileiros (como samba, coco, frevo, ijexá), e passeando pela obra de grandes compositores como Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara, Chico Buarque, Dolores Duran, Pixinguinha, Caetano Veloso e Gonzaguinha. Excelente pedida para quem ama música brasileira e para quem quer conhecer ou matar a saudade de canções que marcaram diferentes épocas da nossa história.

Theatro Misterioso
[DIA DAS CRIANÇAS]
Teatro de Bonecos
12/10
11h
Presencial
Pátio de casas
50 min
Livre
SINOPSE:
Três figuras misteriosas chegam carregando grandes trouxas, e delas retiram curiosos personagens que reinventam um mundo de fascínio e mistério. Um show de variedades, um espetáculo de figuras fantásticas, um fabuloso desfile de criaturas que aparecem... nos fazendo rir, imaginar e sonhar.

Simão e os Defensores da Floresta
[DIA DAS CRIANÇAS]
Oficina
12/10
15h
Presencial
Pátio de casas
60 min
Livre
SINOPSE:
“Simão e os Protetores das Florestas” é um espetáculo bem interativo onde a plateia participa intensamente, resolvendo com Simão, todos os problemas que acontecem no decorrer da história, pois encontram, dona Dolores, que vai lavar roupa suja em uma nascente, prejudicando os mananciais, um lenhador que está derrubando árvores antigas e preciosas, um caçador à procura dos animais indefesos e garimpeiros poluindo as águas em busca de ouro. Simão e as crianças contam com a imprescindível ajuda do Curupira, da Caipora, da Iara, da Gralha Azul e da Mãe do Ouro.

Mar, Maru, Maré e a Ilha que não é
[DIA DAS CRIANÇAS]
Teatro
13/10
16h
Presencial
Pátio de casas
60 min
Livre
SINOPSE:
Numa aldeia distante, o jovem Maru é enviado pelo Conselho de Anciões para investigar um mistério: a inexplicável aparição de uma grande quantidade de animais marinhos mortos nas praias da região. Após uma longa viagem, Maru descobre uma enorme ilha de lixo plástico em alto mar habitada por seres estranhos nascidos do próprio lixo. Ao retornar e contar o que viu, o Conselho de Anciões não acredita em sua história, levando Maru a ser chamado de mentiroso pelos adultos da aldeia. Apenas os mais jovens acreditam em sua narrativa. Maru, então, resolve juntar-se a seus jovens amigos e viajar pelo mundo para contar a história dessa estranha ilha, utilizando os objetos e resíduos encontrados no mar.

Meu Jardim
[DIA DAS CRIANÇAS]
Teatro para Bebês
15/10
11h
Presencial
Espaço do Éden
45 min
Livre
SINOPSE:
Entediado, em meio a um deserto, um viajante decide criar um jardim. Mas como fazê-lo? A partir do texto da autora belga de origem iraniana Mandana Sadat, o Grupo Sobrevento compõe um espetáculo que fala de esperança, de sonho, do desejo e da possibilidade de transformar o mundo.

Pedro e a Lua
[DIA DAS CRIANÇAS]
Teatro
14/10
14h
Presencial
Pátio de casas
35 min
Livre
SINOPSE:
Uma aventura na noite, Pedro está sonhando. Luna, a lua está descendo do céu para os seus braços. Juntos, eles estão indo em uma jornada,mas Pedro perde a amiga Luna e por mais que ele a procure, não a encontra novamente e por isso tem que seguir em frente sozinho. Felizmente ele faz novos amigos que o protegem e o ajudam a voltar para casa.

Cineclub (Infantil) Curtas-metragens do Festival ComKids
[INFANTIL]
Artes visuais
20/10
14h
Presencial
Éden
60 min
Livre
SINOPSE:
Cósmica (Brasil, 2022, 7min 4s)
Crianças guardiãs, uni-vos! A Terra precisa de nossa ajuda para resolver um problema que não inventamos. Acho que a emergência climática não pode ficar somente nas mãos dos adultos.
Dir.: Ana Bárbara Ramos
Prod.: Semente Cinematográfica
A incrível excursão de Zamba e Nina (Argentina, 2020, 16min)
Série de animação transmídia que aborda os principais acontecimentos da história, da ciência e da cultura latino-americana e mundial, vistos sob o olhar de um menino que viaja no tempo. Nesse episódio, Nina viaja com o amigo Zamba em busca de seu pai perdido, que foi vendido como pessoa escravizada na infância. 1º lugar no Premio comKids Prix Jeunesse Iberoamericano 2021 na categoria 7a 10 Anos – Ficção. Dublado ao português.
Direção: Sebastian Mignogna

Bicibiblioteca
Literatura
14/10
10h
240 min
Pátio de casas
Livre
SINOPSE:
Uma bicicleta adaptada e transformada em biblioteca itinerante que leva para crianças, jovens e adultos das cidades participantes um acervo de milhares de livros para estimular a leitura de maneira lúdica e divertida.

Jazz Café
Música
01/10
11h
Presencial
Palco Éden
60 min
Livre
SINOPSE:
Jazz Café é um combo musical formado por Geremias Tiófilo nos saxofones, clarinete e flauta e Aquiles Faneco na guitarra e loops. O duo interpreta temas standards e canções de forma jazzística. No repertório, músicas de Henry Mancini, Nelson Cavaquinho, Sting, Tom Jobim, Pixinguinha, Thelonious Monk e outros autores, com uma roupagem moderna. A proposta é fazer das apresentações uma experiência, envolvendo música e sabor, com a presença de baristas e produtores de cafés especiais servindo a bebida em diferentes métodos como Aeropress, V60 e Expresso.

Banda Laikabot
Música
01/10
15h30
Presencial
Palco Éden
60 min
Livre
SINOPSE:
Laikabot é uma banda e um coletivo de pesquisa e experimentação musical. Formada em 2015 por Vivi Lopes (vocal, sintetizador e efeitos), Gil Tokio (bateria e percussão) e Kiki Isoda (baixo/guitarra e sintetizador), em São Paulo, tem um estilo que pode ser classificado como pop, mas também carrega em seu DNA uma mistura quase inconsequente de estilos, ritmos e idiomas; transitando pelo rock, música latina, funk, eletrônica, heavy metal, MPB e outros gêneros.

Choro Novo
Música
04/10
19h00
Presencial
Palco Éden
60 min
Livre
SINOPSE:
O projeto Choro Novo - Sotaques & Influências é uma celebração da música Choro, onde três músicos de diferentes origens e formações se unem para explorar as riquezas sonoras desse gênero. Eles encontram canais de expressão que se estendem além do Choro, abrangendo música erudita e popular, regional e urbana, nacional e internacional.

Duo Ana & Eric
15/09
19h00
Música
Presencial
Palco Éden
60 min
Livre
SINOPSE:
Duo de músicos paulistas radicados há quatro anos no Canadá, Ana & Eric retornam aos palcos brasileiros como Duo formado pelos cantores e compositores Ana Luísa Ramos e Eric Taylor Escudero. O espetáculo apresenta canções autorais do EP de estreia 'Ana & Eric' lançado em 2020, a estreia do recente álbum 'Our House From Here' lançado em maio de 2023 e álbuns solos premiados, mesclando folk, bossa nova e música popular brasileira.

Trio Beijo de Moça (3º Edital de Fomento ao Forró da cidade de São Paulo)
Música/Forró
06/10
19h
Presencial
Palco Éden
60 min
Livre
SINOPSE:
Trio de forró pé de serra, formado por três mulheres, Juliana Lima, Bia Ramos e Bia Calsavara, que pesquisam e disseminam a cultura nordestina em apresentações musicais, com o repertório de forró tradicional. O Trio leva ao público momentos de muita alegria e envolvimento com a dança. O Show tem muito ritmo e canções muito conhecidas pelo público em geral se tratando de produções musicais inesquecíveis como ''Xenhenhém, Xote das meninas, Esperando na janela, Feira de Mangaio, Saudade d'ocê, Pau de Arara, Nosso Xote'' entre tantos. Elas são influenciadas por artistas como Luiz Gonzaga, Zé Ramalho,Jackson do Pandeiro, Elba Ramalho, Dominguinhos e Alceu Valença.

Tato Mahfuz
Música / Instrumental
08/10
11h
Presencial
Palco Éden
60 min
Livre
SINOPSE:
Com mais de 30 anos de carreira, Tato Mahfuz está lançando o álbum “Desde Sempre”. Com uma sonoridade que faz referências a harmonias e timbres de artistas como Toninho Horta e Pat Metheny, Tato apresenta o repertório do novo disco acompanhado por seu quarteto e a cantora Joyce Roldan (voz), podendo contar também com a participação de Vitor Alcântara (saxofone) e Daniel D`Alcântara (trompete). Tato Mahfuz surgiu na cena musical paulista na década de 90. Seu primeiro disco, “Rumo Norte”, ganhou o Prêmio Sharp como Revelação Instrumental em 1991. Mantendo a atividade de músico em paralelo a outra carreira profissional, lançou mais dois discos: “24h” e “Cá Entre Nós”, sempre acompanhado por vários de seus contemporâneos que se tornaram referências na música instrumental brasileira, como Nailor Proveta, Vítor Alcântara, Cuca Teixeira e Daniel D`Alcântara, entre outros.

Fera Neném
Musical/ Infantil
08/10
16h
Presencial
Palco éden
60 min
Livre
SINOPSE:
A banda Fera Neném surge com um repertório autoral e inédito que desenvolve a imaginação e valoriza um universo infantil livre. O espetáculo é indicado para crianças de zero a cem anos. O Fera Neném é um quarteto de baby rock. Formada em baixo, bateria, guitarra e quatro vozes, a banda tem influência de diversos gêneros musicais como os já citados rock’n’roll e reggae, além de baião, fado, pop e marchinhas de carnaval.

Lambe Lambe
Teatro
15/10
11h
Presencial
Pátio de casas
60 min
Livre
SINOPSE:
Três bicicletas formam a base da instalação visual da trilogia de teatro lambe-lambe. As histórias são espiadas em bases com estruturas nos formatos de ouvido, mão e olho. A obra é o resultado da pesquisa do grupo sobre acessibilidade. Com a coleta de falas, pesquisa de sinalizações e da vivência com apresentações em EMEBs (Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos). O grupo convida o espectador a espiar suas histórias, sempre pensando nas matérias de educação, mobilidade e acessibilidade para a formação de público.

A Princesa e o Sapo
Teatro
15/10
14h
Presencial
Pátio de casas
35 min
Livre
SINOPSE:
Baseado no conto de fadas de Hans Christian Andersen "Rei Sapo"; "Você já beijou um sapo?"; "Yuk!"; "Mas se for um príncipe?"; "Acho que prefiro beijar ratos" Isso se torna uma história de amor, tenho certeza

Tuia
Música
20/10
19h
Presencial
Palco Éden
60 min
Livre
SINOPSE:
O show com duo, tem o repertório dos 5 discos da carreira solo de Tuia, sucessos como Flor, Céu, De Repente, Flores da Manhã, e versões inusitadas e mais modernas dos discos de Versões de Vitrola vol.1 e 2...como Romaria( Renato teixeira), Vide Vida Marvada (Rolando Boldrin), Espanhola e Sobradinho (Sá e Guarabyra), Senhorita (Zé Gderaldo), Começo meio e fim (Tavito), Linda Juventude (14Bis sucesso nas plataformas e rádios) entre outras...que Tuia tb gravou no disco ao vivo Nós do Rock Rural com Guarabyra, Zé Geraldo, Tavito e Ricardo Vignini...gravado em SP no Sesc Vila Mariana em 2019.

Trovadores Urbanos Convida o Núcleo Mirim
Serenata / Musical
21/10
19h
Presencial
Deck da Piscina
60 min
Livre
SINOPSE:
O show Histórias e Canções vai trazer toda a energia maravilhosa dos causos e músicas que embalaram a carreira dos Trovadores Urbanos. O espetáculo traz os maiores sucessos gravados, as mais pedidas em serenatas e muitas histórias divertidas e incríveis. Nesses 33 anos de carreira eles levaram balde d’água, cantaram para cachorros, para espíritos, em velórios, feiras livres e as inesquecíveis janelas em noites de luar. A arte mais nobre é fazer as pessoas felizes!
Os convidados especiais são os Trovadores Mirins, sob a regência da cantora e maestrina Lucila Novaes. Trovadores Mirins é o núcleo infantil dos Trovadores Urbanos, criado em 1995, com um CD gravado, Paulistinhas.

Ocupação de Brinquedos Populares
Vivência
22/10
11h
Presencial
Pátio de casas
60 min
Livre
SINOPSE:
Bonecos de Mamulengo, pés de Lata, amarelinha, chinelão e pés de lata são alguns dos brinquedos que irão reavivar o imaginário das crianças e pais. Os animais estarão presentes na festa através de pinturas de rosto para as crianças grandes e pequenas, tudo em meio a uma cenografia inspirada nas manifestações populares brasileiras com bandeirolas e mangas de vento espalhadas pelo local que incentivarão os presentes a ocupar os espaços e adentrar na Cultura Popular, tendo ainda a possibilidade de provar uma deliciosa pipoca e algodão doce na nossa barraquinha de comidas típicas.

Folias, Brincadeiras e Cantigas
Vivência/ Teatro
22/10
13h
Presencial
Pátio de casas
60 min
Livre
SINOPSE:
O grupo Festa de Rei traz a riqueza e beleza dos ritmos da cultura popular brasileira em um show interativo que passa pelo afoxé, samba de roda, coco de embolada, capoeira e bumba meu boi, tudo acompanhado de muita brincadeira e alegria. Iniciamos a vivência com e construção de instrumentos musicais onde o público desenvolverá, de forma personalizada, seus tambores, ganzás e matracas. Na sequência, os instrumentos construídos serão utilizados para compor arranjos rítmicos. Na vivência também vamos trabalhar ritmos, cantigas e danças que estão ligadas às brincadeiras musicais. Para finalizar, os instrumentos voltam para a prática para chamar os instrumentistas, onde todos terão a oportunidade de vivenciar um espetáculo que mistura as diversas expressões populares brasileiras, tendo ainda a possibilidade de provar uma deliciosa pipoca e algodão doce na nossa barraquinha de comidas típicas.

Bumba Meu Boi do Novo Mundo
Vivência/ Teatro
22/10
15h
Presencial
Pátio de casas
60 min
Livre
SINOPSE:
Nesta vivência, o público será convidado a adentrar o universo do Bumba Meu Boi através da análise e desenvolvimento das cantigas, narrativas, figurinos e brincadeiras. Em seguida, enquanto as partes do Boi são divididas, o público é inserido na apresentação com a alegria da roda, cantigas, poesias e brincadeiras que determinam a grande energia do espetáculo.
A literatura de Cordel também se faz fortemente presente através da obra "História do Auto do Boi" - desenvolvida com base em pesquisas feita por Juarez Ferreira que buscou suas referências no interior da Bahia (BA), à cultura do Auto do Boi daquela região e trouxe para O Parque Novo Mundo é um espetáculo vivenciado por mestres antigos, tendo ainda a possibilidade de provar uma deliciosa pipoca e algodão doce na nossa barraquinha de comidas típicas.

l CENTRO CULTURAL VILA FORMOSA l
Felipe Kot - Vitorioso
[DESTAQUE]
Stand up
19/10
20h
Presencial
Teatro Zanoni Ferrite
90 min
14 anos
SINOPSE:
Diretamente de Taboão da Serra, região metropolitana de São Paulo, subiu aos palcos em 2017 nas noites de Open-Mic do Season One. Considerado a revelação do stand-up comedy com seu estilo único de contar histórias e prender a atenção da plateia, sempre prepara um final surpreendente. O artista já dividu palco com grandes nomes da comédia Nos palcos já passou pelos grandes circuitos da comédia como Clube do Minhoca, Teatro Renaissance, Teatro Gazeta, Teatro Santo Agostinho, Teatro Shopping Bangú e POA Comedy.
Em 2021 estreou o solo "Vitorioso" lotando casas de show por onde passa, sendo sucesso dentro e fora dos palcos emplacando 139 mil inscritos no seu canal do YouTube. Sua arte chegou até o rapper Mano Brown e a colaboração inesperada aconteceu, Felipe Kot junto ao Yuri Marçal foram convidados para um papo sobre os desafios do humor e suas vivências no podcast Mano a Mano pelo Spotify Brasil. Felipe Kot é um artista completo, abraçado pelo público, planeja estrear seu segundo solo que trará um novo formato de stand-up para o circuito de humor no país. A paixão pela escrita e música levaram o artista a novos horizontes colaborando com grandes nomes da cena do rap, o artista planeja estrear seu primeiro EP ainda este ano.

O reino sem Criança
[INFANTIL - DESTAQUE]
Teatro
07/10
15h
Presencial
Teatro
60 minutos
Livre
SINOPSE:
Xepa e Belão são dois artistas, servos da corte do reino de Andaluz, um distante reino além do mar. Ambos foram incumbidos pelo seu rei a viajarem por todos os reinos anunciando a boa nova, que é a proximidade do casamento de seu monarca. Em uma dessas viagens, Belão e Xepa vão parar no reino de Salamanca, um reino governado por um rei um tanto quanto excêntrico, onde é proibido muitas coisas, inclusive crianças. A escandalosa diferença entre um reino e outro causa atritos, músicas e muita diversão.

Ary Sanches Embolada do Tempo
[LONGEVIDADE]
Música
01/10
18h
Teatro
Presencial
90 min
Livre
SINOPSE:
Embolada do tempo é um show onde vamos desenvolver atividades com o público da terceira idade, promovendo a interação do artista das décadas 60 e 70 com o artista jovem de início de carreira como uma homenagem ao artista e sua trajetória, em um show. O repertório será a recordação de uma época que marcou a vida de muitos, o show será dançante, desenvolvendo um período de diversão entre os participantes.

Aulão de ritmos
[LONGEVIDADE]
Dança
01/10
15h
Presencial
Frente do CCVF/ e Sala Multiuso
90 min
Livre
SINOPSE:
Aulão com frequentadores do Bairro do Vila formosa.

Show de comédia - Eu Sou Seu Pai
Stand Up
05/10
20h
Presencial
Teatro Zanoni Ferrite
60 min
Livre
SINOPSE:
EU SOU O SEU PAI! Amor, humor e expressão corporal, são maneiras de definir Pai e filho. Comediantes e dançarinos, onde o pai tem uma visão dos adolescentes do mundo de hoje, devido à tecnologia, passando para seu filho como era as brincadeiras e amizades sem o uso dos celulares. Com números que misturam esquetes cômicas, stand up comedy, dança e circo. O lema do espetáculo é: Tecnologia, use com moderação.

Batalha dos Loko
Música
25/10
20h
Presencial
Parte externa/Saguão
90 min
14 anos
SINOPSE:
A Batalha dos Loko nasceu em 2015 e consiste em fomentar o encontro semanal de Hip Hop, poesias e Batalha de RAP com maior tempo de duração da Zona Leste. O evento acontece de forma independente, atribuindo sempre os 4 elementos, além de produtores culturais, músicos, atores, comunicadores e coletivos na região da Vila Formosa e de toda Zona Leste.

Minha quebrada minha vida - Bruno Henrique
Stand up
26/10
20h
Presencial
Teatro Zanoni Ferrite
75 min
14 anos
SINOPSE:
Minha Quebrada Minha Vida é um Show Solo de Stand Up Comedy, escrito pelo Comediante Bruno Henrique do Grupo Q Comédia Stand Up. Fala sobre o cotidiano desse jovem de São Paulo, principalmente da sua avó, mãe e esposa. Também descreve a infância e sua vida em Guarulhos. Indicado pra pessoas de 14 anos de idade em diante, com seu público alvo em casais de 25/35 anos de idade.

Marias
Teatro
29/10
16h
Presencial
40 min
12 anos
SINOPSE:
Com prosa, música e poesia, MARIAS encena lutas de mulheres brasileiras que em vida revolucionaram a arte e a educação com suas obras. São mulheres, que antes comuns nos seus espaços, marcaram época e ampliaram a discussão sobre a representação feminina, deixando um legado importantíssimo para gerações futuras. São elas: Carolina Maria de Jesus, Nísia Floresta e Pagu.

l TEATRO FLAVIO IMPERIO l
A Vovó Tá On
[LONGEVIDADE]
Teatro
01/10
15h
Presencial
Palco
60 min
Livre
SINOPSE:
No espetáculo “A Vovó Tá On” os artistas Harley Nóbrega, Edi Cardoso e Pablo Perosa valorizam o espaço público dando vida a três velhinhos cansados da monotonia e solidão trazidos pela pandemia e que resolvem fazer novos amigos através de um ”Aplicativo de Amizade para a Melhor Idade”, o primeiro encontro dos nossos aventureiros se dará na presença do público.

Daniel Lemos Canta Tremendão para a Melhor Idade
[LONGEVIDADE]
Música
01/10
18h
Presencial
Palco
90 min
Livre
SINOPSE:
Nesse show, Daniel Lemos leva o público a viajar pelos principais sucessos do nosso eterno Tremendão! Um show para se emocionar, cantar junto e relembrar as músicas de um dos grandes compositores do Brasil, o Gigante Gentil.

Festival da Primeiríssima Infância
[DIA DAS CRIANÇAS]
Teatro e Música Infantil
11 a 14/10
Presencial
Parque e Palco
Livre
SINOPSE:
“Quando nasce uma criança, nasce um futuro”.
O I Festival da Primeiríssima Infância é uma iniciativa do Teatro Flávio Império em parceria com o PIAPI - programa para a primeiríssima Infância, para promover um encontro que envolva uma programação de atividades voltadas à reflexão do fazer e a atuações que abrangem a Primeiríssima Infância. Com esse objetivo em mente, construiremos juntos com profissionais da gestão, educação infantil e artistas, uma e quatro dias de programação artísticas, rodas de conversa que envolvam famílias, e público em geral , no pensar sobre as necessidade e objetivos do PIAPI e o envolvimento de seus participantes.
O evento será composto por apresentações (abaixo descritas), rodas de conversas e vivências organizada pelas artistas educadoras, agente de formação e coordenadoria do PIAPI.

Revoada - Festival da Primeiríssima Infância
[DIA DAS CRIANÇAS]
Teatro Infantil
11/10
10h
Presencial
Parque Daniel Marques
40 min
Classificação: livre
Livre
SINOPSE:
Revoada é um espetáculo de dança teatro nascido do vento. corpos pássaros que se deslocam e realizam aprendizados de voo. revoada faz ninho nos cachos, assovia poesia no pé do ouvido e germina flor na ponta dos dedos. é uma menina brincando com passarinhas no quintal, planejando o dia que conseguirá revoar com elas. convite a um tempo que desacelere, morada que resiste à ansiedade.

Dança Dentro - Festival da Primeiríssima Infância
[DIA DAS CRIANÇAS]
Teatro Infantil
12/10
10h
Presencial
Saguão
40 min
Livre
SINOPSE:
“Dança Dentro”, investiga o início da vida em seus movimentos e sonoridades. A primeira movimentação do ser, ainda no ventre, sua relação com a mãe, seus gestos e sons inspiram jogos e brincadeiras cênicas que vão sendo construídas com as crianças participantes desse espetáculo de dança brincante.

História para a Primeira Infância - Festival da Primeiríssima Infância
[DIA DAS CRIANÇAS]
Contação de História
13/10
10h
Presencial
Saguão
40 min
Livre
SINOPSE:
A Cia. Circo de Trapo pesquisa o universo das palavras, das histórias, das poesias e das brincadeiras. Com todo esse material criamos a narração de histórias especialmente voltada à primeira infância e familiares. O trabalho traz narrativas e vivências que ampliam o repertório e a percepção das crianças por meio da experimentação artística. A apresentação traz histórias como ELEFANTES NA TEIA DA ARANHA, VARINHA DE IMAGINAR, JACARÉ NA LAGOA, A SERPENTE DORMINHOCA , O BANHO DOS ANIMAIS, O PINTINHO PIU, A CRIANÇA E AS CORES e A BARATINHA. São apresentadas brincadeiras musicais e histórias para mães, pais e cuidadores realizarem com as crianças no dia a dia. O projeto foi criado para as crianças que estão vivendo a primeira infância, mas se estende para toda a família.

Com as Coisa - Festival da Primeiríssima Infância
[DIA DAS CRIANÇAS]
Dança Infantil
14/10
10h
Presencial
Saguão
40 min
Livre
SINOPSE:
Dirigido por Uxa Xavier, o grupo Lagartixa na Janela aprofunda desde a sua criação, em 2010, uma pesquisa sobre a dança contemporânea para e com crianças inseridas no contexto do espaço urbano. A própria ideia de deslocamentos e derivas - que fazem parte tanto do universo da infância quanto do grupo - foram afetadas diretamente pela crise Sanitária Social. “Com as coisas” Coreo infância para tempos de Reencontros. Uma criação que propõe um estado de jogo aberto que foi gerada a partir das perguntas: Como sair do estado íntimo para o coletivo? Como um objeto/corpo/coisa pode nos transportar e nos mover para estados de imaginação e invenções? E como podemos criar Teias de afetos que nos sustentam e nos movem coletivamente? Jogar e investigar: é desse impulso que a criança transforma a partir de sua corporalidade as coisas e o ambiente ao seu redor. Nesta performance o objeto meia deixa de ser uma materialidade, funcional, para ser um Lugar; dispositivo do imaginário que aciona e ativa corporalidades, memórias, paisagens, cartografias e relações.

Mostra Contadores de Mentira
[DESTAQUE]
Contadores de Mentira atuam desde 1995 com sede própria na cidade de Suzano – SP – Brasil Atuam em rede com conexões em vários países. Desenvolve pesquisa e possui identidade na Antropologia, História, Política e Sociedade.

Curra - Tempero sobre Medeia - Mostra Contadores de Mentira
Teatro
06/10
20h
Presencial
Palco
70 min
14 anos
SINOPSE:
A obra é uma celebração afro-brasileira sobre um mito clássico. Uma cozinha funciona durante todo o tempo provocando relações sensoriais em que a dança, a comida e a música celebram o mito de Medeia. No enredo, Jasão é uma "entidade" recebida pelo corpo de um cozinheiro. Medeia tem a força de Iansã e Glauce a beleza de Oxum. Creonte, senhor do terreiro, exige o seu direito à propriedade enquanto crianças “Erês” cegas decidem o futuro da mãe.

O Incrível Homem Pelo Avesso - Mostra Contadores de Mentira
Teatro
07/10
20h
Presencial
Palco e Parque
90 min
14 anos
SINOPSE:
"O Incrível Homem pelo Avesso" é um teatro, feira, procissão, celebração. A peça desenterra a história do massacre de Canudos (BA), onde mais de 25 mil pessoas foram dizimadas. O espetáculo trata a vida do povo canudense, que dedicou a vida à construção de uma nova realidade sertaneja conduzida por Antônio Conselheiro.

Passarinho Que Não Queria Voar
Teatro Infantil
08/10
16h
Presencial
Palco
50 min
Livre
SINOPSE:
A história gira em torno de uma família de pássaros, na qual o filhote enfrenta um medo paralisante de voar, mesmo tendo um desejo imenso de explorar o mundo. Sob a pressão das expectativas familiares, ele se vê acuado no ninho, incapaz de dar o salto. A peça aborda temas como o peso das expectativas, o medo de crescer e enfrentar os perigos do mundo, as inseguranças parentais e a importância do respeito à individualidade.

Madre Terra
Música
20/10
20h
Presencial
Palco
120 min
Livre
SINOPSE:
Formada em 2016, a Banda Madre Terra nasceu com a descoberta da possibilidade de expandir os sentidos e consciência através do som, provocando estados de alegria, bem-estar, leveza e conexão com nossa própria natureza, ou em outras palavras, nossa essência. Em sua discografia constam: o EP "Balanço da Floresta" gravado em 2017 com o indígena Huni Kui "Tuim Nova Era", além do álbum "Sinta a Vibração" lançado em 2018 que está disponível em todas as plataformas digitais, somando mais de 5 milhões de acessos no Youtube. Nos shows, concertos e vivências, a interação entre banda e público acontece em um fluxo intenso e profundo, tanto nos momentos em que a poesia sugere reflexão e meditação, quanto nos momentos de êxtase e energia, de dança e celebração da vida.

Um Amor Que Não Ousa Dizer Seu nome
Teatro Adulto
21 e 22/10
19h e 18h
Presencial
Palco
60 min
14 anos
SINOPSE:

A Borboleta Cinderela
Teatro de Rua / Infantil
21/10
16h
Presencial
Parque Daniel Marques
50 min
Livre
SINOPSE:
Espetáculo-show BORBOLETA CINDERELA é uma explosão de alegria, humor, irreverência e muita música! A banda Borboleta, Zangão e os Abelhudos, conta e canta a história da princesa do sapatinho de cristal, através de números musicais - paródias d e s u c e s s o s d a J o v e m G u a r d a - acompanhados da presença luxuosa de um elenco de super fantoches. Nela, uma Cinderela astuciosa, inquieta, confiante e muito atrapalhada, que revoluciona e re-significa sua trajetória de libertação e leva o reino todo à democracia.

O Incrível Número Final
Circo
28/10
16h
Presencial
Parque Daniel Marques
50 min
Livre
SINOPSE:
Um ‘grande elenco’ internacionalmente desconhecido, tenta conquistar o público, mostrando HABILIDADES TELEPÁTICAS, MALABARÍSTICAS, ACROBÁTICAS, AQUÁTICAS E MAIS, com um único objetivo: apresentar um incrível número final, que promete arrancar palmas e até lágrimas do público, nesse picadeiro onde tudo é coletivo. Palhaças e palhaços são protagonistas desse circo onde não existe um dono.

A Onça e o Bode
Teatro Infantil
29/10
16h
Presencial
Palco
50 min
Livre
SINOPSE:
“A Onça e o Bode” é um espetáculo infanto-juvenil, que viaja pelo rico universo do cordel nordestino, onde as músicas foram compostas exclusivamente para o espetáculo e são utilizadas como um elemento de construção da narrativa das cenas, o cenário e os adereços contribuem para contar esta fábula. O espetáculo foi concebido para ser apresentado tanto em palco convencional, como em espaços alternativos. O espetáculo “A onça e o Bode” é resultado de uma pesquisa de mais de um ano, dentro do universo nordestino, onde buscamos trazer a beleza e a ludicidade que constroem a nossa cultura popular.

Passaporte para a Vida
Teatro Adulto
26, 27 e 28/10
20h
Presencial
Palco
50 min
Classificação:
Sinopse (resumo da apresentação + resumo do artista): Passaporte para a Vida com direção de Regina Galdino. Baseado no livro de Yukiko Sugihara,esposa do diplomata japonês Chiune Sugihara, narra a história pouco conhecida do diplomata da cidade de Kaunas na Lituânia (antiga URSS), responsável por salvar a vida de mais de 6 mil judeus, contrariando as ordens do governo japonês, arriscando sua vida e de sua própriafamília, além dos dramas e perigos que isto lhe provocou, fazendo com que o público perceba a desumanidade e insanidade da guerra, do antissemitismo, da perseguição e extermínio das minorias na II Guerra Mundial.

l PARQUE CHÁCARA DO JOCKEY l

Na Casa da Rosa
Teatro Infantil
07/10
13h
Presencial
Praça da Balança
60 mim
Livre
SINOPSE:
Na Casa da Rosa é um espetáculo de bonecos para o público infantil que conta as aventuras da Rosa, uma menina que adora mudar as coisas de lugar. Ela enxerga seu lar de forma poética e inusitada, transformando seu cotidiano num universo inventado onde tudo é possível. Uma experiência encantadora!

Cia. Caju Azul (Viradinha)
Intervenção
11/10
10h
Presencial
Praça da Balança
240 min
Infantil
SINOPSE:
A Companhia Caju Azul começou com Juliana Roberta (atriz, comediante e produtora). Depois do nascimento da filha Celeste em 2013, passou a pensar em projetos culturais e infantis. Juntando suas experiências profissionais, criou projetos como Clubinho do Livro, Pistinha, Camarim Mirim, Karaokê Kids e diversas vivências criativas. Sempre pensando no desenvolvimento, no acolhimento, na liberdade e no estímulo à autonomia dos pequenos, esses projetos agradaram crianças e adultos em diversos eventos públicos na cidade de São Paulo como: Disco Baby, Virada Cultural, Circuito Municipal de Cultura, Jornada do Patrimônio, Slow Kids, entre outros. A Cia Caju Azul Também percorreu a cidade levando oficinas a centros culturais e bibliotecas municipais. Com foco constante na criatividade, arte e uso de materiais reciclados, atendemos mais de 5.000 crianças nesse período


Fotografia de Natureza para iniciantes
Palestra
13/10 e 14/10
Sexta das 14h às 18h, sábado das 8h às 10h
Presencial
Polo Chácara do Jockey
360 min
14 anos
SINOPSE:
Nesta palestra a bióloga Larissa Teixeira apresenta uma introdução aos principios da fotografia de natureza para quem é interessado em realizar registros no cotidiano e não possui câmeras profissionais. Durante a palestra serão abordados conceitos básicos de fotografia; controle de parâmetros de câmeras DSLR, digitais e de celular; aplicação à fotografia de paisagens; aplicação à fotografia botânica; aplicação à fotografia de animais. Além da explicação teórica, haverá uma experiência imersiva no Parque Municipal Chácara do Jockey para a aplicação dos conceitos apresentados.

 

Histórias de Depois do Fim
Teatro Infantil
14/10
13h
Presencial
Praça da Balança
60 min
Livre
SINOPSE:
A Vó de Tina Morreu, mas os adultos ficam inventando um monte de história pra ela. O espetáculo Histórias de Depois do Fim é um espetáculo itinerante e brincante no qual as crianças entram numa aventura junto com os atores para descobrir pra onde foi a Vó Antonieta depois que ela morreu.

MUC SOUND
Música
21/10
13h
Presencial
Praça da Balança
240 min
Livre
SINOPSE:
MUC SOUND, é um coletivo de São Paulo inspirado diretamente pela cultura sound system da Jamaica e Inglaterra, que traça seus caminhos na cena que hoje está espalhada pelo país. Sound System, na teoria, é o nome dado às potentes caixas de som e equipamentos periféricos – como equalizadores, mesas e sirenes – mas na prática é uma cultura sobre “a música que tocamos e a mensagem do reggae em si ".

?hãö (Território)
Exposição de grafite
31/10
10h
Presencial
Baia 2
1 mês - 43.200 min
Livre
SINOPSE:
A exposição ?hãö (território) como prática da liberdade, pretende mostrar materiais e técnicas como tinta de terra e ecografitti, que buscam dialogar com a estética da produção visual dos territórios quilombolas, além de trazer a perspectiva do uso de materiais naturais como possibilidade e também no sentido de resgate histórico-cultural de técnicas utilizadas por esses povos.

l CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA l
Projeto Imaginança: Iná e Flôr Mágica
[DESTAQUE]
Dança
07/10
15h
Presencial
Sala Cênica
40 min
Livre
Sinopse: O Projeto Imaginança foi idealizado pela artista Fernanda Salla. É um espetáculo de dança e artes integradas do tipo Intervenção Artística que conta as aventuras de uma menina que entra na floresta em busca de uma flor mágica tão falada por sua avó em seus contos diários. Na floresta, a pequena encontra muitos desafios que precisarão da ajuda das crianças para serem resolvidos com objetos lúdicos e brincadeiras dançantes. Trata-se de um convite ao envolvimento pelo corpo, dança, movimento e contação de história junto com a equipe de artistas do projeto que ajudam na aventura da personagem por meio da imaginação criativa, magia e o livre brincar.

CineCRD - Onde a Casa Mora da Cia Pepalantus
Vídeo Dança
03/10
19h
Presencial
Sala Cênica
60 min
Livre
Sinopse: O Cine CRD é um formato de ação formativa do Projeto Corpo Mocambo que propõe a exibição e debates de filmes, documentários e trabalhos em audiovisual em dança visando o fortalecimento da fruição, pesquisa e discussão das diversas estéticas, pensamentos e produções em dança. Para cada sessão mensal haverá a contratação de um artista convidado para compartilhar análise e olhares sobre o trabalho a ser exibido em uma roda de conversa com o público participante a ser mediada por integrantes do projeto Corpo Mocambo e equipe do CRD. Visando a fruição e formação de público contamos com um trabalho de articulação cultural no qual estabelece parceria com instituições de ensino e formação em danças a saber: EDASP, Núcleo Luz, ETEC de Artes, Fábricas de Culturas dentre outros.

Espetáculo Folayn/ Tributo a João Parahy
Dança
19/10
20h
Presencial
Sala Cênica
40 min
Livre
Sinopse: Folayan nos convida a valorizar a cultura negra por meio das artes cênicas e depoimentos dos intérpretes-criadores sobre suas experiências de vida com a negritude. A obra expõe por meio da arte que aquilo que nos difere, pode ser justamente o que nos unirá, na busca por um mundo em que cada pessoa possa viver com dignidade. Apresentamos de forma sensível e poética, não apenas o racismo, mas o enaltecimento e a pluriversalidade da cultura afro-brasileira.

Exibição Performática - Paloma Alecrim
Exibição
27/10
19h
Presencial
Sala Plural
40 min
Livre
SINOPSE:
Um dia você desperta e percebe que suas crenças, pensamentos, relacionamentos, escolhas, conquistas e anseios são frutos de uma construção machista, de um ecossistema condicionante e opressor, que aprisiona o feminino. Constata que por mais bem sucedida que pareça, você não passa de uma vítima do sistema. A artista Paloma Alecrim se debruça ao longo de sua carreira artística a repudiar: racismo, violência contra a mulher, feminicídio e preconceito de raça/gênero.

l CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO l
Mulheres do Circo: Futebol Feminino Circense com Aira Bonfim
[DESTAQUE]
Debates / Rodas de Conversa / Circo
09/10
19h
Presencial
Vitrine do Circo - Sala Mestre Maranhão
90 min
Livre
SINOPSE:
O Centro de Memória do Circo inicia a sua programção especial A Mulher do Circo com um bate-papo em que explora a presença dos campeonatos de futebol feminino nos circos da década de 1920, em São Paulo e outras cidades do Brasil e do mundo. A conversa será ministrada pela renomada historiadora do esporte, Aira F. Bonfim, graduada em Artes Visuais pela Unicamp e Mestre em História, Políticas e Bens Culturais pela FGV-RJ. Aira também é autora do livro "Futebol Feminino no Brasil: entre festas, circos e Subúrbios, uma história social (1915-1941),". O bate-papo contará com a participação de mestras do circo brasileiro e tem como convidada especial confirmada a mestra Marília Pereira.


Exposição Hoje Tem Espetáculo
Exposição
Segunda a sexta das 10h às 18h; Sábados, Domingos e Feriados, das 13h às 18hrs. (Fecha às terças)
Presencial
Térreo e Sobreloja
Livre
SINOPSE:
A Exposição Hoje tem espetáculo! tem curadoria de Verônica Tamaoki e projeto expositivo e gráfico de Carla Caffé. Já foi visitada por mais de 300 mil visitantes e ocupa toda a sobreloja da Galeria Olido, além de sala no térreo, estando dividida em três núcleos: Linha do Tempo, Famílias e Artistas de Destaque. Apresenta aspectos diversos da atividade circense representados em maquetes, e incorpora à área expositiva um espaço de convivência denominado Café dos Artistas. Possui cerca de 300 imagens de autores diversos, documentos tridimensionais e audiovisuais.

Exposição Perucas do Circo Teatro Nerino
Exposição
Segunda a sexta das 10h às 18h; Sábados, Domingos e Feriados, das 13h às 18hrs. (Fecha às terças)
Presencial
Atelier Tabajara Pimenta - Térreo
Livre
SINOPSE:
A exposição Perucas do Circo Teatro Nerino conta com uma seleção de perucas, barbas e bigodes pertencentes à coleção Circo Nerino. Representam um recorte do conjunto do gênero Indumentária - Acessórios de Cabeça. As peças foram confeccionadas entre o final da década de 1940 e início da de 1960; e em sua confecção foram utilizados materiais diversos: crina de cavalo, de bode, cabelo humano, lã, materiais sintéticos, e tecido - principalmente nas calvas de palhaço e de frades.

Visitas Mediadas às exposições Hoje Tem Espetáculo e Perucas do Circo Teatro Nerino
Exposição / Visitas Mediadas
Segunda a sexta das 10h às 18h
Presencial
Térreo e Sobreloja
Livre
SINOPSE:
A equipe do Centro de Memória do Circo conduz visitas mediadas pelas exposições para grupos acima de 5 pessoas, e elabora atividades de acordo com o perfil do público. Agende sua visita via e-mail, inscrições: memoriadocirco@gmail.com

Visitas Mediadas às Reservas Técnicas do Centro de Memória do Circo
Museologia / Visitas Mediadas
Segunda a sexta das 10h às 18h
Presencial
Centro de Memória do Circo
Livre
SINOPSE:
A equipe do Centro de Memória do Circo conduz visitas mediadas às reservas técnicas para grupos, de 5 a 10 pessoas. Agende sua visita via e-mail, inscrições: memoriadocirco@gmail.com

Picadeiro Aberto
Circo
30/10
15h
Presencial
Sala Mestre Maranhão
120 min
Livre
SINOPSE:
O Picadeiro Aberto é um evento que proporciona um espaço de encontro entre o circo e a rua, precisamente na rua Dom José de Barros, pouco antes do seu cruzamento com a Av. São João, local que abriga diversidade artística e cultural bastante complexa, integrando no mesmo espaço imigrantes, migrantes, grafiteiros, rimadores, dançarinos e artistas circenses. É nessa efervescência cultural e artística que o Centro de Memória do Circo abre o seu picadeiro para a cultura urbana do seu entorno, com competições artísticas, apresentações e jogos circenses.

Encontros com a Cia Los Trancos e Barrancos
Espetáculo de circo + bate-papo
09/10
14h
Vitrine de dança
Presencial
Livre
SINOPSE:
O Centro de Memória do Circo recebe o espetáculo circense Encontros, com a Cia Los Trancos e Barrancos, no próximo dia 09/10/2023, dentro do Encontro de Estudos da Palhaçaria (EEP), a partir das 14h. O espetáculo é uma homenagem aos 80 anos de Alain Andre Yves Emile Contal e 64 anos do palhaço Pilim. Alain é um artista com uma extensa carreira no circo e nas artes cênicas. Nascido em Paris em 1942, Pilim iniciou sua carreira aos 16 anos no Circo Bouglione. Chegou ao Brasil em 1973, cuja trajetória está traçada em diversas cidades e países da América Latina, atuando em renomados circos como Orfei, Garcia, Beto Carrero, Stankowich e Le Cirque.

Circo de Mão
Circo
23/10
16h30
Presencial
Vitrine do Circo - Sala Mestre Maranhão
50 min
Livre
SINOPSE:
Neste espetáculo acompanhamos o palhaço Charlito em sua busca de um lugar para o circo e sua poesia diante de uma cidade cheia de gente, obras e prédios, mas com cada vez mais pessoas sem casa, alojadas debaixo de viadutos, calçadas ou organizadas em ocupações de moradia. O palhaço segue pelo tecido urbano dialogando com o território e nos perguntando: onde cabe o circo? Onde está a poesia na cidade e dentro da gente? Onde estão as memórias de quem fomos e de quem veio antes de nós?

Espetáculo "Cansei de Ser Partner"
Circo
27/10
18h
Presencial
Vitrine do Circo - Sala Mestre Maranhão
150 min
Livre
SINOPSE:
‘Cansei de ser Partner!' mergulha na complexidade da desigualdade de gênero, desvelando de forma crítica e cômica o reproduzir da vida, onde 'partner' é a mulher silenciosa construtora de cenários e confinada às margens do picadeiro. Uma reflexão sobre as relações de gênero, onde as mulheres devem ser belas, mas não podem ser as estrelas, pois dedicam suas vidas nos bastidores da existência, enquanto os herdeiros de Adam se erguem no sistema que forjaram.

Encontro de Estudos da Palhaçaria (EEP)
Circo
02, 09, 16 e 23
14h
Presencial
Vitrine da Dança
180 minutos
Livre
SINOPSE:
O Centro de Memória do Circo recebe desde 2015 o Encontro de Estudos da Palhaçaria (EEP), coletivo independente formado por Alex Sandro Duarte, Camila Scatena, Cristiano Miranda e Rodrigo Bella Dona, que realiza encontros semanais, aberto para pesquisadores, aprendizes, profissionais e interessados pelo estudo do palhaço e seu contexto em forma geral, tendo como objetivo proporcionar uma troca de ideias e informações sobre o universo da palhaçaria.

Saberes do Circo: Gestão de direitos autorais e licenciamento - Desafios em Gestão de Acervos Culturais
Debates / Rodas de Conversa / Museologia
05/10
19h
Redes do Centro de Memória do Circo
Virtual
Livre
SINOPSE:
Continuidade do ciclo de formação "Desafios em Gestão de Acervos Culturais", ministrado por Gabriel Moore, e realizado pelo núcleo de Formação do Programa SOU DE CIRCO, que tem como objetivo compartilhar problemas, modelos e soluções enfrentados na gestão de acervos em instituições de memória. O ciclo ocorrerá de julho a novembro de 2023, com encontros mensais - sempre na última quinta-feira de cada mês, e abordará os seguintes temas:
27 de julho - Controle patrimonial e conservação preventiva;
31 de agosto - Informatização, digitalização e acesso ao acervo;
05 de Outubro - Gestão de direitos autorais e licenciamento;
26 de outubro - Integração de processos e estruturação de sites e repositórios digitais;
30 de novembro - Indicadores de trabalho, planejamento estratégico e transparência pública.
Gabriel Moore é referência na gestão de acervos e atuou, entre outras instituições, no Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca do Estado de São Paulo e no Instituto Moreira Salles.
As aulas serão realizadas online, e terão um enfoque especial nos acervos de natureza híbrida, além de compartilhar a experiência do Centro de Memória do Circo (CMC).

Saberes do Circo: Integração de processos e estruturação de sites e repositórios digitais - Desafios em Gestão de Acervos Culturais
Debates / Rodas de Conversa / Museologia
26/10
19h30
Virtual
Redes do Centro de Memória do Circo
90 min
Livre
SINOPSE:
Continuidade do ciclo de formação "Desafios em Gestão de Acervos Culturais", ministrado por Gabriel Moore, e realizado pelo núcleo de Formação do Programa SOU DE CIRCO, que tem como objetivo compartilhar problemas, modelos e soluções enfrentados na gestão de acervos em instituições de memória. O ciclo ocorrerá de julho a novembro de 2023, com encontros mensais - sempre na última quinta-feira de cada mês.

Saberes do Circo: História do Circo - Aula 2
Debates / Rodas de Conversa / Circo
10/10
19h30
Redes do Centro de Memória do Circo
Virtual
90 min
Livre
SINOPSE:
A aula, ministrada por Ermínia Silva (Doutora em História Social da Cultura) e Daniel Lopes (Doutorado em Educação) propõe trabalhar as relações sociais e os processos de formação e aprendizagem dos artistas circenses, além de tratar da organização do trabalho sob a lona do circo e os encontros com o público. A formação busca dar visibilidade aos homens, mulheres e crianças que criaram complexas e ricas construções como artistas e trabalhadores multidisciplinares, que dominavam os processos de constituição do circo como espetáculo. Esses objetivos serão desenvolvidos a partir de diálogo com a turma da 4ª edição - 2ª etapa do Programa Sou de Circo e da leitura da obra “Respeitável Público… o circo em cena”, grande referência da pesquisa circense no Brasil, escrita por Ermínia.

Saberes do Circo - Circo Teatro com Edmeia Messias
Debates / Rodas de Conversa / Circo
06/10
14h
90 min
Presencial
Livre
SINOPSE:
Quer conhecer mais sobre o teatro feito no circo? Te convidamos a vir ouvir as experiências e histórias de uma das grandes atrizes do circo teatro: Edmeia Messias! Na próxima sexta-feira, a mestra estará conosco no CMC para compartilhar suas experiências de toda uma vida dedicada ao circo, onde se destacou como grande atriz. ? Ao falar de circo, costuma-se pensar na estrutura de lona, com acrobacias, muita música e claro, palhaçadas! Mas o circo brasileiro, no final do século XIX e até meados do século XX, foi muito caracterizado pela inserção de linguagens dramáticas na lona. Conhecido como circo teatro, esse tipo de apresentação se dividia em duas partes: na primeira parte, os números tradicionais do repertório circense, como trapézio e acrobacias, e na segunda eram apresentadas peças dramáticas de variados gêneros, como comédias, melodramas, alta comédia, sátiras, entre tantas outras.? ?SOBRE EDMEIA MESSIAS De família tradicional de circo teatro, Edméia Messias é nascida e criada nos palcos. Com sua família, representou os clássicos, os dramalhões e o tragicômico com muita classe e perfeição. Entre as peças representadas, estavam: “Honrarás teu pai e tua mãe”, “ E o céu uniu dois corações”, “Mestiça”, “O direito de nascer”, “O cangaceiro” e muitas outras. Além do talento para a arte drmática, Edméia também brilhou nas atrações de malabarismo, pirofagia, perna de pau, mão a mão, contorção, acrobacia de solo, pirâmides humanas, aéreos – tecido, trapézio e lira de giro, palhaços, arame – corda bamba.

Saberes do Circo - Bordados com Marilia de Dirceu e Amercy Marrocos
Debates / Rodas de Conversa / Circo
19/10
15h
Presencial
90 min
Livre
SINOPSE:
Nesta oficina, as mestra Marília de Dirceu e Amercy Marrocos ensinarão ao público os fundamentos básicos dos bordados que constituem os figurinos circenses. Os figurinos do circo são ponto de atenção do espetáculo desde sempre. Durante muito tempo, foram confeccionados principalmente com veludo e seda. Tempos mais tarde, com a influência do Music Hall, as vestimentas ganharam o brilho dos paetês, vidrilhos e lantejoulas, sendo essa última praticamente um símbolo do circo. Como a vestimenta é parte importante da expressão de cada artista, muitos deles bordam e personalizam seus próprios figurinos. Marília Pereira Pinto (1933) nasceu em São Paulo e é acrobata, cantora, portô de vôos, bailarina, volante de escada de ombro e uma das primeiras mulheres a realizar o número do globo da morte no Brasil. Pertencente à 3° geração circense da família e filha da bordadeira dos figurinos de Carola Boets, tornou-se também grande bordadeira de figurinos de circo. Amercy é filha do acrobata “Marrocos” (Américo de Paula) e da equilibrista e trapezista Juraci “Marrocos” (Juraci Fabri de Paula). Exímia acrobata, destacou-se como paradista de mão, aerealista, equilibrista (rola-rola) e participou, com suas irmãs Tânia e Sadia, do Trio Marrocos de acrobacias. Amercy foi uma das mais completas artistas da sua geração, além de ser exímia bordadeira de figurinos circenses. Também foi professora da primeira escola de circo no Brasil, Academia Piolin de Artes Circenses, da Escola Picadeiro e do Projeto Enturmando, formando toda uma geração de artistas circenses.

Saberes do Circo - Sombrinhas com Tânia Fabri
Debates / Rodas de Conversa / Circo
26/10
15h
Presencial
90 min
Livre
SINOPSE:
O CMC recebe a mestra Tânia Fabri, que dividirá com o respeitável público os segredos das famosas sombrinhas de papel, tradicionalmente utilizadas para vender balas de coco no circo, servindo também como adorno característico do circo. As sombrinhas possuem o formato de um circo de cabeça para baixo e eram produzidas originalmente com pedaços de madeira. Sua venda também era utilizada para complementar as finanças das famílias circenses. A confecção da sombrinha, totalmente artesanal, confere personalidade artística a cada peça produzida, constituindo um dos saberes do circo. Tânia Fabri é circense, atriz de circo-teatro, trapezista, paradista e uma das mais importantes acrobatas do circo brasileiro, uma mestra da arte circense. Filha do acrobata Marrocos (Américo de Paula) e da equilibrista e trapezista Juraci Marrocos (Juraci Fabri de Paula), quando jovem montou, com as irmãs Amercy e Sadia, o Trio Marrocos de acrobacias. Atriz de circo-teatro, trapezista, paradista, fez história como aerealista e uma das mais importantes acrobatas do circo brasileiro.

l CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL CIDADE TIRADENTES l
Coco de Roda e Ciranda com Baque CT
[DESTAQUE]
Música
10/10
10h
Presencial
Biblioteca
60 min
Livre
Sinopse: A atividade proporcionará o conhecimento do Samba-de-Coco e da Ciranda, manifestações culturais nordestinas que contam com diversos brincantes e amantes na cidade de São Paulo. Através da apresentação da história, instrumentos, danças, toadas (cantigas), ritmos e conhecimentos destas manifestações culturais, os participantes poderão ter a experiência de participar de uma roda de coco e de fazer uma bela ciranda, cantando e dançando no CFCCT.

Baile de Quebrada
[DESTAQUE]
Música
13/10
19h
Presencial
Teatro
180 min
16 anos
Sinopse: O famoso Baile de Quebrada é um evento cultural das massas, que tem como particularidade alguns elementos específicos, como: às batidas tocadas em alto som, do grave envolvente e do seu público de maioria periférica. O projeto traz consigo o estilo mais chave de São Paulo, característico de todo moleque, e mina de quebrada, que evidencia a realidade da periferia em seu estilo de vida. O projeto conta com artistas locais, MCs, DJs e dançarinas que promovem um pouco da cultura raiz do funk, com beats e rimas e uma proposta de programação segura e gratuita para quem curte.

Labirinto dos Monstros
Teatro
14/10
14h
Presencial
Teatro
240 min
Livre
Sinopse: O labirinto é uma proposta de intervenção artística formulada em uma estrutura composta por um conjunto de caminhos interligados. Seu formato é unicursal, ou seja, com apenas uma opção de caminho, da entrada até a saída. O caminho, por sua vez, é delineado por uma série de atores artisticamente caracterizados de forma sombria, que interagem ativamente com as pessoas que tentam atravessar. Esta proposta foi criada para entendermos que o medo é uma forma de entretenimento, como vemos na cultura popular. Esta experiência cultural de terror controlada em forma de adrenalina provoca quem topa transpassar o caminho que contém uma série de reações emocionais e físicas, com contorcionistas e bailarinos que vão trazer para o CFCCT uma experiência "peculiar" a todos, de forma segura e respeitosa.

Baile Black
Música
20/10
19h
Presencial
Teatro
180 Min
16 anos
Sinopse: O Baile Black é voltado para o enriquecimento cultural e entretenimento da população da Cidade Tiradentes, que terão a oportunidade de prestigiar um momento de descontração com música, batalha de dança, intervenções artísticas, como: apresentações, grafite, pintura em tela e muito groove, além do nosso set de DJ' s que nunca nos decepcionam! Propomos a valorização da cultura HIP-HOP, do Black Music, e o melhor, de propor gratuitamente um evento temático, com uma programação preparada para o palco do CFCCT, sempre de acordo com suas particularidades! Com seu público rigorosíssimo. Sejam todos bem vindos a esta celebração em comemoração a cultura preta e periférica da Cidade Tiradentes.

Sarau Serelepe
Sarau
25/10
14h
Presencial
Biblioteca
60 min
Livre
Sinopse: O Sarau Serelepe é um evento com microfone aberto para o público infantil que oferece aos participantes um espaço para que se expressem de maneira artística e promove o protagonismo das crianças, o estímulo à leitura e o aprendizado em grupo. Ao longo do sarau, os mediadores também realizam a leitura de poesias e pequenas histórias a fim de fomentar a literatura infantil e infanto-juvenil, além de propor intervenções musicais brincadeiras infantis que resgatam as culturas populares e tradicionais.

l TEATRO ALFREDO MESQUITA l
A Princesa e o Mar
[DIA DAS CRIANÇAS]
Teatro
01 a 15/10 às 16h; 03/10 às 10h30 e 14h30; 06/10 às 14h30; 12/10 às 16h
60 min
Livre
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
Em um reino distante, construído em cima de rochas e cercado pelas águas, uma princesa fascinada pela imensidão e pela beleza do oceano, se apaixona perdidamente pelo mar. Por isso, ela se recusa a casar com um príncipe a quem está prometida e é presa nas três torres do castelo. A única forma de sair de lá, será se transformando em algo surpreendente.
Ficha técnica:
Dramaturgia: Helena Ritto e Fábio Brandi Torres; Elenco: Helena Ritto, Jonathan Faria e Leandro Goulart
Músicos: Clara Kok e Renato Murakami; Direção: Fábio Brandi Torres; Cenário, Figurinos e Adereços: Kleber Montanheiro

Eu Não Sou Só Isso
Teatro
01/10
19h
60 min
12 anos
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
Existe saída para a polarização da sociedade? Como reverter o processo que reduziu nossas identidades múltiplas a uma coisa só? "Eu Não Sou Só Isso", propõe à plateia um jogo que inspira a pensar que as coisas que nos separam podem ser menos importantes do que aquilo que temos em comum.
Ficha técnica:
Direção: Carú Lima e Tuna Serzedello Dramaturgia: Tuna Serzedello - em colaboração com Carú Lima, Carla Dionisia, Dom Capelari, Aruan Alvarenga, Leticia Ray e Marcos Paulo Elenco: Aruan Alvarenga, Carla Dionísia, Carú Lima, Dom Capelari, Marcos Paulo, Leticia Ray, Tuna Serzedello e Jonathan Araújo

Violência Idiota
Teatro
05 a 15/10
21h (qui, sex, sáb); 19h domingo
120 min
16 anos
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
Em uma central operacional duvidosa, um grupo de anônimos não consegue mais distinguir o que está online do que está offline. Em total simbiose com suas máquinas, consomem e criam produções audiovisuais estúpidas em busca de cada vez mais riso, cada vez mais gozo, cada vez mais catástrofes.
Ficha técnica:
Direção geral: Bruna Lessa e Carolina Nóbrega; Dramaturgia: Carolina Nóbrega; Elenco: Allyson Amaral, André Capuano, Juliana Melhado, Mônica Augusto e Pedro Felicio

Inscritas em Carrossel
[CIRCUITO]
Intervenção e Vivência Artístico Cultural
11/10
19h
70 min
16 anos
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
"Inscritas em Carrossel" visa promover uma performance teatral , onde perfomers -diretoras criam e interpretam suas próprias histórias, que se entrelaçam e se complementam no palco. "Inscritas em Carrossel" é uma performance teatral que mergulha na essência de suas corpas: corpas gordas, corpas travestis, corpa magra, corpa preta, corpas em suas diversas maneiras de existir. Corpas e um encontro, com suas histórias e perspectivas únicas, criam textos autorais e assumem o papel de diretoras para compartilhá-los com o público. É como um carrossel, feito carrossel. A performance também é um convite. É sobre femininos, mas pode ser sobre amor. "Inscritas em Carrossel" é uma performance teatral intimista. performers e diretoras se entrelaçam em composição modular e aberta, em que os limites entre palco e plateia se borram. As artistas assumem a autoria de seus próprios textos, criando passagens únicas e pessoais que refletem suas vivências e assumindo a direção de suas respectivas parceiras de cena, convidando a uma performance despojada e espontânea. Com o público é compartilhada uma experiência única a cada apresentação. As histórias criadas pelas performers se entrelaçam e se complementam, como fios de uma teia, criando um mosaico. O público é imerso em um universo multifacetado, onde as fronteiras entre as narrativas se dissipam, e a presença das performers como autoras e diretoras se torna tão relevante quanto suas atuações. "Inscritas em Carrossel" celebra a feminilidade em suas mais diversas manifestações.
Ficha técnica:
Andrea Mendes, Luciane Pereira, Renan Tenca Trindade Silva; Mawusi Tulani Jerônimo

Bailarina
[DIA DAS CRIANÇAS]
Teatro Primeira Infância
15/10
11h
Primeira infância
60 min
Livre
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
Uma mulher recebe de presente, de sua filha, uma caixinha de música, com uma bailarina. Entre colares e a dança da bailarina, ela se lembra dos sonhos esquecidos e abandonados e questiona o equilíbrio que buscou e que encontrou, mas que a afastou do risco, do medo, da queda e das emoções mais profundas que sua filha, agora, como quando pequena, teima em despertar.
Ficha técnica:
TEXTO e INTERPRETAÇÃO: Sandra Vargas; DIREÇÃO GERAL: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas

Lereias de Caboclo
Teatro
20 a 22/10
21h (sex e sáb); 19h (dom)
55 min
10 anos
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
O espetáculo reúne três "lereias", que são as complicadas e poéticas histórias do primitivo caboclo paulista, cujo dialeto caipira determinou o surgimento dos diversos falares regionais em todo o Brasil.
Ficha técnica:
Texto: Valdomiro Silveira; Direção e Atuação: Luiz de Assis Monteiro

Entre bolhas e borboletas
Teatro
21 e 22/10
16h
55 min
Livre
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
“Entre Bolhas e Borboletas”, é uma experiência para toda a família, que mescla efeitos de mágica, cores, música e lindas bolhas de sabão. Textos inspiradores, transportam a plateia a um estado de sonhos e leveza. Cada coração será tocado de maneira única.
Ficha técnica:
Direção Artística e Atriz – Patty Pantaleão

Chorinho
[CIRCUITO]
Teatro
18/10
21h
14 anos
60 min
Gratuito
Sinopse:
Ronaldo Barbosa e Cida Lima se conheceram na primeira turma da ELT (Escola Livre de Teatro de Santo André) à 25 anos atrás e lá formaram a Cia Fuxico de Teatro onde estreiaram o primeiro espetáculo da Cia de literatura de cordel "O ATEU QUE VIROU SAPO" desde então vem desenvolvendo varios projetos de espetáculos , intervenções artisiticas , oficinas, e participando de festivais pelo Brasil todo. Atualmente a Cia está com dois projetos o TEATRO LAMBE LAMBE - Fases da Vida que desde 2018 vem circulando por varios lugares , SESCS , festivais e editais e o espetáculo CHORINHO de Fauzi Arap, com direção de Marcos Loureiro. Este projeto teve sua estréia em 2022 na Oficina Cultural Oswald de Andrade com uma curta temporada de 1 mês , depois realizaram algumas apresentações no ABC de S.P, e este ano realizaram outra temporada de 2 meses no espaço dos Parlapatões e agora vão realizar outra temporada nos centros culturais da Capital. Chorinho é um espetáculo que trata da vida urbana e que apresenta em sua narrativa duas personagens: a tia (Cida Lima) e o “morador da praça” (Ronaldo Barbosa), completamente díspares, mas que sofrem do mesmo mal: solidão. Com poesia e humor, a peça traz em sete momentos a construção inusitada de uma amizade onde são compartilhados pensamentos, segredos medos e a solidão.

Tem mais Revolta que Vírus no Meu Sangue
Teatro
27/10 a 04/11
14h30 (qua, qui e sex); 21h (sáb); 19h (dom)
70 min
Livre
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
Misturando elementos autobiográficos dos intérpretes e cenas ficcionais, a peça revisita os 40 anos de epidemia do HIV/AIDS ao mesmo tempo que propõe um exercício de futuridade para combater os estigmas sociais em torno da doença.
Ficha técnica:
Elenco: Ará Silva e David Costa; Dramaturgia: Ronaldo Serruya; Direção: Canafístula
Gratuito

l TEATRO ARTHUR AZEVEDO l
O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
[DIA DAS CRIANÇAS]
Teatro
12/10
16h
80 min
Estacionamento
Livre
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
Livre adaptação do romance de Jorge Amado, “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” é uma fábula de amor impossível entre um gato e uma andorinha que vivem no mesmo parque. O Gato Malhado é visto por todos os animais como mau. Apenas a Andorinha Sinhá não tem receio de sua presença e, dessa amizade, nasce um belo amor proibido. Não só porque o Gato é visto com desconfiança, mas porque existe uma lei que jamais pode ser quebrada: gato só pode se casar com gata e andorinha com andorinha. Um espetáculo musical para emocionar corações de todas as idades, encenado na rua por seis atrizes e uma intérprete de Libras, com música original executada ao vivo pelo elenco.
Ficha técnica:
Intérpretes: Beatriz Kovacsik, Maria Eugênia Portolano, Samya Pascotto, Thalita Trevisani, Valérie Mesquita e Ellen Regina; Direção: Maristela Chelala; Dramaturgia: Samya Pascotto, Valérie Mesquita, Domitila Gonzalez

Da Terra a Lua
[INFANTIL - DESTAQUE]
Teatro
21/10 a 05/11
16h (Sáb e Dom); 10h30 e 14h30 (Ter)
50 min
Teatro Arthur Azevedo
Livre
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
A intrépida Dra. Barbicane, tem uma ideia revolucionária, transformar o maior de seus canhões em um projétil e atirá-lo à lua. A cientista deseja o improvável, explorar o espaço, porém o que ela não esperava era que o inventor Capitão Nicholl, tentaria impedir o feito e que o jornalista Michel Ardan, ao contrário, pretende ir junto. A confusão está feita! Os três cientistas discutem e discordam em todas as questões e o conflito só aumenta, até que, encontram um elemento em comum: “A Terra, não é mais a mesma e é necessário se distanciar para enxergar melhor!”
Ficha técnica:
Direc?ão e Dramaturgia: Joyce Salomão; Elenco: Joyce Salomão, Cristiano Salomão e Nino Belucci

James Baldwin - Pode um negro ser otimista?
Teatro
01/10
18h
Sala Multiuso
140 min
16 anos
SINOPSE:
O espetáculo James Baldwin - Pode um negro ser otimista? Parte da pesquisa sobre o pensamento crítico do autor afro-americano James Baldwin (1924 -1987) para refletir sobre o contexto político e social brasileiro a partir da ótica intelectual negra. O projeto faz parte do projeto PANORAMA BALDWIN: Tinta Preta para Escrever sobre um Mundo Esbranquiçado, contemplado pela 3ª Edição do Edital de Apoio à Cultura Negra na Cidade de São Paulo.
Ficha técnica:
Direção e dispositivo de cena: José Fernando Peixoto de Azevedo; Elenco: Fernando Vitor e Izabel Lima

Brenda Lee e o palácio das princesas
Teatro
01 a 08/10
20h30 (Sex e Sáb) e 19h (Dom)
140 min
16 anos
SINOPSE:
O musical Brenda Lee e o Palácio das Princesas traz um pouco da história de Brenda Lee, chamada de o “anjo da guarda das travestis”, ativista que fundou a primeira casa de apoio para pessoas com HIV/Aids, do Brasil. Ela tem uma pensão para travestis que, em sua maioria, vivem da prostituição. Apesar da realidade de violência em que vivem, dentro da casa as travestis são acolhidas por Brenda, que lhes ensina a querer mais da vida.
Ficha técnica:
Direção: Zé Henrique de Paula; Dramaturgia: Fernanda Maia; Elenco: Verónica Valenttino, Olivia Lopes, Tyller Antunes, Andrea Rosa Sá, Elix, Leona Jhovs e Fabio Redkowicz Orquestra: Rafa Miranda (piano), Juma Passa (contrabaixo), Rafael Lourenço (bateria) e Carlos Augusto (guitarra e violão)

Ponto de Encontro com Amilton de Azevedo e Fernando Pivotto (Brenda Lee e o palácio das princesas)
Debates / Rodas de Conversa
1/10
18h
60 min
Livre
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
O programa Ponto de Encontro é um convite ao público dos teatros da cidade para estender o acontecimento teatral. Conduzido pelos críticos teatrais Amilton de Azevedo e Fernando Pivotto, o Ponto de Encontro é a proposição de um encontro contínuo entre espectador, obra e mediação. Ele começa antes da apresentação selecionada, com uma conversa prévia sobre o espetáculo, mas também sobre nós, nossas expectativas, nossos anseios. Então, assiste-se ao trabalho e, ao final, conversam sobre o que se viu, conhecendo o palco, o espaço do teatro, e retornando ao Ponto de Encontro inicial. A ação ainda transborda para um grupo de WhatsApp, onde Amilton e Fernando organizam materiais para manter a discussão e a reflexão viva.

Dentro de um Olhar
Teatro
05 a 08/10
20h (qui, sex e sáb) e 18h (dom)
60 min
Sala Multiuso
14 anos
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
Laura e Liz se conhecem e se apaixonam a partir de um olhar. Com o passar dos anos, a dependência emocional, a bebida e a toxicidade tornam essa relação fria e distante. A falta do olhar que uniu duas almas poderia separá-las?
Ficha técnica:
Dramaturgia: Myra Gomes; Direção: Mayla Fernandes; Elenco: Carol Lira e Myra Gomes; Violoncelo: Amanda Ferrares.

Quilombo MemORÍa
Teatro
12 a 29/10
20h (qui, sex e sáb) e 18h (dom)
70 min
Sala Multiuso
10 anos
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
No texto, João é um advogado que carrega em si as memórias de muitos momentos com a sua avó, Dona Glória, que sofre de Alzheimer e se encontra em risco durante a pandemia do COVID-19. Querendo resgatar sua avó e, com isso, resgatar suas tradições mais ancestrais, ele conduz um “sequestro” para que essas recordações e histórias não se percam.
Ficha técnica:
Direção: Eduardo Silva; Texto: André Santos; Elenco: André Santos e Miriam Limma; Intérprete de Libras: Karen Nabeta

Ponto de Encontro com Amilton de Azevedo (Quilombo MemORÍa)
Debates / Rodas de Conversa
22/10
17h
60 min
Sala Multiuso
Livre
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
O programa Ponto de Encontro é um convite ao público dos teatros da cidade para estender o acontecimento teatral. Conduzido pelos críticos teatrais Amilton de Azevedo e Fernando Pivotto, o Ponto de Encontro é a proposição de um encontro contínuo entre espectador, obra e mediação. Ele começa antes da apresentação selecionada, com uma conversa prévia sobre o espetáculo, mas também sobre nós, nossas expectativas, nossos anseios. Então, assiste-se ao trabalho e, ao final, conversam sobre o que se viu, conhecendo o palco, o espaço do teatro, e retornando ao Ponto de Encontro inicial. A ação ainda transborda para um grupo de WhatsApp, onde Amilton e Fernando organizam materiais para manter a discussão e a reflexão viva.

24 horas
04/10
21h
120 min
Livre
Ingressos: R$30 Inteira, R$15 Meia. A bilheteria abre 1h antes do evento.
SINOPSE:
Mona Samara é uma cantora brasileira e suas composições narram inspirações repletas de mistério, amor, desencontros e reconciliações. Quem acompanha o seu trabalho, percebe que a paixão que dedica a cada composição e a interpretação única e carregada de emoção destoa do comum. A artista possui forte conexão com a poesia e uma relação intima com a musicalidade e introspecção, transitando por diversos gêneros, sem perder os encantos da MPB, Bossa Nova e Jazz, ritmos pelos quais é apaixonada. O show “24 horas” é uma imersão profunda e apaixonada na complexa malha de emoções humanas. Com melodias ricas e letras imersivas, as músicas autorais da artista, explora amores, saudades, inspirações, memórias e reconciliações, guiando o público por uma jornada emocional inesquecível.
Ficha técnica:
Mona Samara El Kutby Vaz (cantora); Jhean Geraldo Monteiro (violonista); Antonio Walter Gomes de Almeida El Kutby Vaz (tecladista); Antonio de Menezes Paiva Neto (pianista); Wagner Rocha Bertocco (baixista); André Luis Carlotti (cavaquista)

Concerto Matinal
Música
08/10
11h
90 min
Livre
Ingressos: R$20 Inteira, R$10 Meia. A bilheteria abre 1h antes do evento.
SINOPSE:
A série de concertos da Orquestra "Camerata Quattro Stagioni" levará ao palco um repertório diversificado que inclui Mozart, Vivaldi, Bach, Küchler, Baermann, Gluzanov e Beethoven e, num dos concertos, perpassa na trágica e breve vida do compositor Franz Peter Schubert (1797-1828) através da sua Sinfonia Inacabada de Schubert.
Ficha técnica:
Diretor Artístico / Maestro Titular: João Carlos

Retratos - Bob Sousa
Fotografia
13/10 a 17/12
Livre
SINOPSE:
Exposição fotográfica artística, formada por retratos de personalidades da cultura e do teatro brasileiro contemporâneo. A mostra apresenta diferentes experiências vividas e reveladas no momento do encontro entre fotógrafo e retratado.
Ficha técnica:
Artista: Bob Sousa; Curadoria e texto: Miguel Arcanjo Prado

Teatro à Venda
Teatro
19 a 29/10
20h30 (Qui a Sáb); 19h (Dom)
120 min
16 anos
Ingressos: R$ 20 Inteira, R$ 10 Meia. A bilheteria abre 1h antes do evento.
SINOPSE:
Em um mundo à venda, quatro atores fazem uma peça-propaganda, onde todas as cenas são comerciais de TV, só que no teatro. Eles tentam interpretar a clássica família margarina, mas não demora para que essa máquina de mentiras vá se mostrando cada vez mais insustentável, sendo revelados os profundos dramas que movimentam suas engrenagens.
Ficha técnica:
Dramaturgia e Direção: Pedro Tancini; Elenco: Ivan Balista, Vuka Pereira, Pedro Tancini, Winnie Moriyama e Caio Caldas; Música ao vivo - Teclado: Luiz Viola | Guitarra e baixo: Marcelo Crispim

l TEATRO CACILDA BECKER l
Bichados
[DESTAQUE]
Teatro Adulto
26 a 29/10
21h (Quinta, Sexta e Sábado); 19h (Domingo)
16 anos
70 min
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
A peça gira em torno de um homem que chega aos 45 anos e a vida não está conforme ele desejava. À medida que a dramaturgia avança, aborda-se o tema da morte, do luto e do envelhecer LGBTQIA+ nos dias de hoje.
Ficha técnica:
Dramaturgia e direção: Ricardo Corrêa; Interpretação: Davi Reis

Noite de Brinquedo no Terreiro de Yayá
[INFANTIL / DIA DAS CRIANÇAS]
Teatro infanto-juvenil
01/10 a 22/10 às 16h - (Sáb e Dom) (dia 21/10 não haverá apresentação)
11/10 -10h30 e 14h30; 12/10 - 16h
75 min
Livre
SINOPSE:
Maria é uma menina rainha e guerreira do reino de Entremundos que está prestes a viver um dos momentos mais desafiadores de sua vida: entregar sua coroa de reisado e conquistar outro lugar nesse tradicional folguedo. Não bastasse o desafio de crescer, coisas estranhas acontecem no terreiro de Yayá, sua Avó, o que convoca a menina a uma jornada pelo sertão. Nesse rito de passagem inspirado nas tradições dos folguedos e saberes dos terreiros, num diálogo com os reisados brasileiros, a luta é contra o esquecimento e os muitos apagamentos. A heroína descobre como guerrear e festejar, contar com a ajuda de seres encantados e desvendar a sabedoria ancestral das encruzilhadas, lugar de encontro e aprendizagem.
Ficha técnica:
DIREÇÃO GERAL: Antonia Mattos; DRAMATURGIA: Antonia Mattos e Gabriela Romeu; INTÉRPRETES: Antonia Mattos, Cibele Mateus, Fagundes Emanuel, Laruama Alves, Lilyan Teles e Rubens Alexandre.

Série de Concertos da Sinos
Música/ Concerto
01/10
11h
60 min
Livre
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
Orquestra Filarmônica Sinos Azuis, apresenta um repertório variado, com o objetivo de agradar a todos os públicos. Em seu programa, contém peças de compositores como Tchaikovsky, Brahms, Bach, Mozart e também brasileiros, como Villa Lobos, Carlos Gomes, Villani Cortês, dentre outros.

Monstros Marinhos
Teatro Adulto
28/09 a 22/10
21h (Quinta, Sexta, Sábado); 19h (Domingo)
14 anos
60 min
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
Uma menina narra a história da sua família a partir de memórias fantásticas: uma avó que diminui de tamanho, um pai invisível, uma mãe que recolhe garrafas com mensagens do mar, um irmão sempre trancado no quarto, fantasmas e um escafandrista. Enquanto isso, um documentário sobre um submarino russo naufragado passa sem parar na televisão.
Ficha técnica:
Dramaturgia e Direção: René Piazentin; Elenco: Aline Baba, Anita Prades, Ariel Rodrigues, Fernanda Gama, Giovana Teles, Leandro Galor, Mateus Pigari e Renata Grazzini

Ponto de Encontro com Fernando Pivotto (Monstros Marinhos)
Palestras e debates
08/10
18h
Livre
60 min
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
O programa Ponto de Encontro é um convite ao público dos teatros da cidade para estender o acontecimento teatral. Conduzido pelos críticos teatrais amilton de azevedo e Fernando Pivotto, o Ponto de Encontro é a proposição de um encontro contínuo entre espectador, obra e mediação. Ele começa antes da apresentação selecionada, com uma conversa prévia sobre o espetáculo, mas também sobre nós, nossas expectativas, nossos anseios. Então, assistimos ao trabalho e, ao final, conversamos sobre o que vimos, conhecendo o palco, o espaço do teatro, e retornando ao Ponto de Encontro inicial. A ação ainda transborda para um grupo de WhatsApp, onde amilton e Fernando organizam materiais para manter a discussão e a reflexão viva.

Romeu e Julieta
[CIRCUITO]
Intervenção Artística - Adulto
04/10
21h
Livre
60 min
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
Fundada há 10 anos a partir da montagem do espetáculo O Homem da Tarja Preta de Contardo Calligaris, nasce a trupe BR116. Em 2010, estréia o espetáculo e Terceiro Sinal de Otavio Frias Filho, que volta ao repertório da companhia com temporária histórica no Teatro Oficina, onde recebeu mais de 2.900 pessoas e teve indicação ao Prêmio Shell de melhor atriz para Bete Coelho. Como companhia estável, a Cia já apresentou-se em turnês com todo o seu repertório por diversos estados brasileiros como SP, RJ, BA, PR e RS atingindo números expressivos de público por onde passa. Em 2019, a companhia - junto a uma parceria com o Sesc - monta Mãe Coragem de Bertold Brecht, com um público de mais de 8.500 pessoas em sua temporada no Sesc Pompéia. Sucesso de crítica e público, o espetáculo foi o vence-dor do Prêmio Shell de melhor direção para Daniela Thomas e recebeu indicações de melhor atriz para Bete Coelho e melhor trilha para Felipe Antunes. Bete Coelho - renomada atriz, diretora e fundadora da companhia - tem em seu currículo trabalhos dirigidos por grandes diretores como Antunes Filho, Zé Celso Martinez Corrêa, Bob Wilson, Paulo Autran, Gerald Thomas e Radoslaw Rychcik.

Bia Góes e Ricardo Valverde
Música
11/10
21h
Livre
60 min
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
O show Bia Góes e Ricardo Valverde celebrará 15 anos de parceria artística do duo, trazendo a voz e o vibra fone como protagonistas. O repertório será uma jornada musical, passando por canções e estilos que marcaram as trajetórias de cada um. Este projeto foi contemplado pela 6ª Edição do Edital de Apoio a Música para a Cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura.
Ficha técnica:
Cantora: Bia Góes; Vibrafone: Ricardo Valverde; Participação especial: Swami Júnior (violões), Marcos Paiva (contrabaixo) e quarteto de cordas.

Retratos - Bob Sousa
Fotografia
13/10 a 17/12
Livre
SINOPSE:
Exposição fotográfica artística, formada por retratos de personalidades da cultura e do teatro brasileiro contemporâneo. A mostra apresenta diferentes experiências vividas e reveladas no momento do encontro entre fotógrafo e retratado.
Ficha técnica:
Artista: Bob Sousa; Curadoria e texto: Miguel Arcanjo Prado

Inscritas no Carrossel
[CIRCUITO]
Intervenção Artística
18/10
21h
16 anos
60 min
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
"Inscritas em Carrossel" visa promover uma performance teatral , onde perfomers -diretoras criam e interpretam suas próprias histórias, que se entrelaçam e se complementam no palco. "Inscritas em Carrossel" é uma performance teatral que mergulha na essência de suas corpas: corpas gordas, corpas travestis, corpa magra, corpa preta, corpas em suas diversas maneiras de existir. Corpas e um encontro, com suas histórias e perspectivas únicas, criam textos autorais e assumem o papel de diretoras para compartilhá-los com o público. É como um carrossel, feito carrossel. A performance também é um convite. É sobre femininos, mas pode ser sobre amor.

Evento: A ilha do tesouro
Teatro infanto-juvenil
28/10 a 05/11 (Sáb e Dom)
16h
Livre
55 min
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
Em um solo com bonecos a Cia conta A Ilha do Tesouro, uma história cuja trama de aventura remete aos contos de heróis e suas provações, mas aqui nosso protagonista é Jim, um jovem, com cerca de 11 anos. Esse corajoso aventureiro conhece um velho lobo do mar, ganha um mapa do tesouro, singra os mares dentro de um enorme navio, enfrenta piratas, vence os perigos de uma ilha deserta, encontra um fantasma e por fim, descobre o seu tesouro.
Ficha técnica:
Direção e Dramaturgia: Fábio Superbi; Intérprete; Criador: Rodrigo Andrade

l TEATRO PAULO EIRÓ l
Vozes
[DESTAQUE]
Dança.
27 a 29/10
Sex e Sáb às 21h; Dom às 19h
60 min
Livre
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
"É TUDO PRA ONTEM", já dizia Emicida. Segundo DITADO POPULAR Iorubá: "Exu matou um pássaro ontem, com uma pedra que atirou hoje". A CIA SOLI atravessa o tempo e diz em movimento o que as PALAVRAS não são capazes de dizer. Do amanhecer ao pôr do sol, as mesmas almas de RAINHAS E REIS de cravo, suas VOZES, nossas vozes e o grito abafado de ontem que ecoa entre passos e RODAS hoje.
Ficha técnica:
Direção Geral: Cintia Lima; Coreógrafo: André Carlos, Samuel Menezes e Lidia Barbosa; Bailarinas(os) PCD: Larissa Lima, Rebô Izaias, Leandra Monteiro, Ane Medeiros e Verônica Soares; Bailarinas(os): Bruna Lima, Leo Street e Beatriz Ricoboni

VrumVrumzinho
[DIA DAS CRIANÇAS]
Teatro Infantil
12/10
11h00 e 16h00
60 min
Livre
SINOPSE:
Vrumvrumzinho (2012) é um espetáculo multimídia para todos os públicos. Seguindo a metodologia de improvisação e abordagem interdisciplinar os artistas adicionam uma linha narrativa sem falar uma palavra. A pintura digital ao vivo cria imagens nas quais é possível viajar, a sonoridade, pode ilustrar, às vezes revigorar, contrastar, e sempre despertar a curiosidade. O movimento constrói objetos, molda e traz o espaço para dançar. O cenário leva as crianças a uma viagem, voam para dentro de uma cidade, para os seus ruídos, para as suas gentes. E no contato com tanta gente, acabam voltando às raízes. O público é convidado a participar e descobrir como acontece o processo de criação desse trabalho, aproximando os pequenos dos princípios das artes digitais.
Ficha técnica:
DIREÇÃO: Mario Lopes; INTÉRPRETES: Marina Massoli e Mario Lopes; LIVE PAINTING: Achiles Luciano
MÚSICA: Gabriel Spinosa e Denilson Oliveira

Da Terra a Lua
[INFANTIL]
Teatro Infantojuvenil
14 e 15/10
Sáb e Dom às 16h
50 min
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
A intrépida Dra. Barbicane, tem uma ideia revolucionária, transformar o maior de seus canhões em um projétil e atirá-lo à lua. A cientista deseja o improvável, explorar o espaço, porém o que ela não esperava era que o inventor Capitão Nicholl, tentaria impedir o feito e que o jornalista Michel Ardan, ao contrário, pretende ir junto. A confusão está feita! Os três cientistas discutem e discordam em todas as questões e o conflito só aumenta, até que, encontram um elemento em comum: “A Terra, não é mais a mesma e é necessário se distanciar para enxergar melhor!”
Ficha técnica:
Direc?ão e Dramaturgia: Joyce Salomão
Elenco: Joyce Salomão, Cristiano Salomão e Nino Belucci

Abayomi. Uma Agricultora!
Teatro
01/10
19h
140 min
Livre
SINOPSE:
Esta história de "Abayomi" Uma Agricultora! Se passa em uma região do oeste da África, em um vilarejo. Lugar de onde partiram muitos de nossos tataravós, em meados do século XVIII - Inspirado no balé Giselle.
Ficha técnica:
Dramaturgia e concepção geral da obra: Milton Kennedy; Coreografia: Cláudia Nwabasili e Roges Doglas Elenco: Bárbara Aquino, Carla Amaral, Ingrid Costa, Isabela Machado, Isabelle Costa, Lídia Lima, Maria Alice Penna, Mariana Santana, Micaella Rodrigues, Samanta Milam, Thalía Araújo, Thayná Correia,Douglas Faria, Jesse de Paula, Lucas Santos, Matheus Felix, Nicollas Seixas, Pablo Rodrigo de Souza, Pablo Silva e Uoston Alcântara

O Legítimo Pai da Bomba Atômica
Teatro
12 a 15/10
Qui, Sex, Sáb às 21h; Dom às 19h
90 min
10 anos
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
O espetáculo narra a história real do físico judeu húngaro Léo Szilárd desde a fuga do nazismo até sua ligação com a construção da primeira Bomba Atômica. Nesse trajeto, ele se envolverá com diversos personagens históricos que diretamente colaboraram para a viabilização do projeto da bomba e seu lançamento. O caminho entre a descoberta científica e sua utilização como arma de destruição em massa é acompanhado de um drama interno de Szilárd, que vê sua invenção ser desviada do objetivo original.
Ficha técnica:
Texto: Murilo Dias César; Direção: Gabriela Rabelo; Elenco: Edson Kameda, Ligia Yamaguti, Ricardo Oshiro, Rogério Nagai e Ulisses Sakurai; Voz em off e créditos: Alexandre Mercki.

Retratos - Bob Sousa
Fotografia
13/10 a 17/12
Ter a Dom às 14h
Livre
SINOPSE:
Exposição fotográfica artística, formada por retratos de personalidades da cultura e do teatro brasileiro contemporâneo. A mostra apresenta diferentes experiências vividas e reveladas no momento do encontro entre fotógrafo e retratado.
Ficha técnica:
Artista: Bob Sousa; Curadoria e texto: Miguel Arcanjo Prado

Ponto de Encontro com Amilton de Azevedo
Palestras e debates
15/10
18h
60min
Livre
SINOPSE:
O programa Ponto de Encontro é um convite ao público dos teatros da cidade para estender o acontecimento teatral. Conduzido pelos críticos teatrais Amilton de Azevedo e Fernando Pivotto, o Ponto de Encontro é a proposição de um encontro contínuo entre espectador, obra e mediação. Ele começa antes da apresentação selecionada, com uma conversa prévia sobre o espetáculo, mas também sobre nós, nossas expectativas, nossos anseios. Então, assiste-se ao trabalho e, ao final, conversam sobre o que se viu, conhecendo o palco, o espaço do teatro, e retornando ao Ponto de Encontro inicial. A ação ainda transborda para um grupo de WhatsApp, onde Amilton e Fernando organizam materiais para manter a discussão e a reflexão viva.
Ficha técnica:
Palestrante: Amilton Monteiro de Oliveira Filho (Amilton de Azevedo)

Bichados
Teatro Adulto
19 a 21/10
Qui, Sex e Sáb às 21h
70 min
16 anos
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
A peça gira em torno de um homem que chega aos 45 anos e a vida não está conforme ele desejava. À medida que a dramaturgia avança, aborda-se o tema da morte, do luto e do envelhecer LGBTQIA+ nos dias de hoje.
Ficha técnica:
Dramaturgia e direção: Ricardo Corrêa; Interpretação: Davi Reis

Até as princesas soltam pum - O musical
Teatro Infantojuvenil
25 a 28/10
Qua e Sex às 10h30 e 15h; Qui às 15h; Sab e Dom às 16h00
70 min
Livre
Ingressos pagos - R$20 com 1h de antecedência na bilheteria e pelo Sympla.
SINOPSE:
Laura é uma garotinha bem curiosa, e uma das questões que mais a intrigam, e a seus colegas de escola também, é saber se as princesas soltam ou não pum. Ela recorre ao pai para esclarecer essa dúvida tão perturbadora, que, por sua vez, recorre ao antigo ''livro secreto das princesas'' e, com ele, a confirmação: ''Sim, Cinderela, Branca de Neve e até a Pequena Sereia sempre soltaram pum!''. Mesmo diante da realidade, Laura sabe que as princesas dos contos de fadas soltam pum porque podem e porque querem, são donas dos seus corpos e, mesmo assim, continuam a ser as mais lindas princesas.
Ficha técnica:
Autor do livro – Ilan Brenman; Adaptação – Marcelo Aouila; Direção Geral – Márcio Vieira; Elenco: Adrielle Carvalho, Ana Terra Blanco, Eduarda Belo, Gustavo Maya, João Soares, Letícia Santos, Ego Zu e Victor Galisteu

A Borboleta e o Cubo de Vidro
Dança
06 e 08/10
21h (sex e sáb); 19h (dom)
60 min
16 anos
Gratuito - Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria
SINOPSE:
O gatilho para criação desse espetáculo solo foi racional e intelectual: uma pesquisa da antropóloga Mirian Goldenberg em que ela perguntou para 5.000 homens e mulheres o que eles mais invejavam no gênero oposto. As respostas serviram como uma faísca em terreno seco para a criação de um trabalho que fala sobre uma questão urgente no país, a(s) violência(s) contra a mulher.
Ficha técnica:
Direção e interpretação : Ale Kalaf