Theatro Municipal de São Paulo completa 112 anos com releitura de Tristão e Isolda

Com programação comemorativa, a casa de espetáculos recebe Isolda/Tristão, Ainadamar e De Hoje Para Amanhã, até 29 de setembro

No último dia 12 de setembro, o Theatro Municipal de São Paulo completou 112 anos. Símbolo de história, cultura e excelência teatral, a casa de espetáculos celebra os seus 112 anos com as óperas Isolda/Tristão, Ainadamar e De Hoje Para Amanhã. Os concertos ficam em cartaz até o dia 29 de setembro. Os ingressos estão disponíveis no site do Theatro Municipal.

Desde a sua inauguração em 1911, após oito anos de construção, o Theatro Municipal é símbolo de memoráveis espetáculos e uma arquitetura de referências europeias. Quem conhece o equipamento cultural fica encantado com a Sala de Espetáculos, principal e luxuoso espaço que conta com estética romântica, iluminação quente, abusando dos tecidos aveludados vermelhos e estruturas douradas e um belíssimo lustre central. Com capacidade para atender mais de 1.500 pessoas, a Sala foi o espaço escolhido para apresentar as óperas double bill, atrações apresentadas em uma única sessão, Isolda/Tristão e Ainadamar.

Assinada pelas brasileiras Clarice Assad e Márcia Zanelatto, a ópera Isolda/Tristão é o destaque da programação comemorativa de 112 anos do Theatro Municipal de São Paulo. A ópera contemporânea, uma releitura da ópera Tristão e Isolda de Richard Wagner, traz à casa de espetáculos a abordagem da crise dos refugiados, além do inovador canto em língua portuguesa e a força da composição brasileira na ópera. O concerto faz double bill com o Ainadamar, uma ópera com ballet, que conta a história da atriz catalã Margarita Xirgu, exilada da Espanha pela ditadura franquista. Os espetáculos podem ser assistidos até o dia 23 de setembro.

Acima da Sala de Espetáculos, o moderno e iluminado espaço Cúpula, recebe a partir desta quinta-feira, 21 de setembro, a ópera De Hoje Para Amanhã, considerada a primeira peça dodecafônica do teatro musical. O concerto apresenta, em 120 minutos, a relação de um casal em “tempos modernos” para questionar tradições sociais e também artísticas dos dias atuais. A obra fica em cartaz até o dia 29 de setembro.

Repleto de histórias e culturas, o Theatro Municipal é um cartão postal da cidade de São Paulo e referência como o assunto é belíssimos e grandiosos concertos culturais. E assim, como os nossos demais equipamentos culturais, a casa de espetáculos possui programação mensal e pode ser conferida diretamente no site do espaço. Clique aqui.

 

Curiosidades sobre o Theatro Municipal

Com 112 anos, o Theatro Municipal de São Paulo foi palco de grande eventos e recebeu grandes personalidades artísticas e culturais como Anita Malfatti, Arturo Toscanini, Sarah Bernhardt, Di Cavalcanti, Mário de Andrade, Eliane Coelho, Heitor Villa-Lobos, Igor Stravinsky, Oswald de Andrade, Victor Brecheret, Manuel Bandeira, Duke Ellington, Milton Nascimento, Abdias do Nascimento, Elizeth Cardoso e muitos outros.

Projetado não só por Ramos de Azevedo, que dá nome à praça onde é localizado, mas também por Cláudio Rossi e Domiziano Rossi, o Theatro, ainda na metade da década de 20, foi considerado um dos cartões postais da cidade de São Paulo.

Durante a ditadura militar, a Sala de Espetáculos se tornou o palco de protesto e liberdade para os artistas. No mesmo periodo, a casa abrigou em sua escadaria a inauguração do Movimento Negro Unificado.

Aos 70 anos, o Theatro Municipal pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico (Condephat).

O Municipal passou por três grandes reformas ao longo dos seus 112 anos. A primeira ocorreu entre 1952 e 1955 para melhoria do desempenho acústico e visual da Sala de Espetáculos. A segunda (1987-1991), para restaurar elementos decorativos internos e externos, e a terceira (2008-2011) foi realizada próxima ao centenário do Theatro, com restauro das fachadas e dos elementos decorativos internos.

 


Serviço:

Theatro Municipal
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro.
Telefone: 55 11 3367 7200
Atendimento: Terça e quarta – 18h à 01h; Quinta e sexta – 18h às 02h: Sábado – 18h às 03h; Domingo e segunda – fechado (exceto em vésperas de feriado).


Óperas doublebill Isolda/Tristão e Ainadamar
22/09/2023 - 20h
23/09/2023 - 17h

Ingressos a partir de R$ 12
Clique aqui para garantir.


Ópera De Hoje Para Amanhã
21/09/2023 - 20h
22/09/2023 - 20h
23/09/2023 - 20h
27/09/2023 - 20h
28/09/2023 - 20h
29/09/2023 - 20h

Ingressos a partir de R$ 25
Clique aqui para garantir