Centro de Referência da Dança - Programação de Julho

Julho 2019

Meu Doce Estimado
“Agora lúcida e calma, Lóri lembrou-se de que lera que os movimentos histéricos de um animal preso tinham como intenção libertar, por meio de um desses movimentos, a coisa ignorada que o estava prendendo — a ignorância do movimento único, exato e libertador era o que tornava um animal histérico: ele apelava para o descontrole — durante o sábio descontrole de Lóri ela tivera para si mesma agora as vantagens libertadoras vindas de sua vida mais primitiva e animal: apelara histericamente para tantos sentimentos contraditórios e violentos que o sentimento libertador terminara desprendendo-a da rede, na sua ignorância animal ela não sabia sequer como, estava cansada do esforço de animal libertado.” Clarice Lispector
Quando: 11, 12, 13, 18, 19 e 20/07
Horário: 19h
Gratuito
Livre

O Boi Voador
Imagine estar sentado no vento...
Neste voo você escuta a música que no tempo ficou
Um bicho pesado com olhos de espelho, patas robustas, e um sorriso na cara
Dá um riso profundo, se aconchega e desaparece
Entre a ilusão e a imaginação voa para dentro de si, se perdoa, se aceita e voa
Sente a dança protegendo o corpo e o corpo se curando na dança
Corpo pesado e forte que se põe a voar e a liberar o peso das coisas do mundo
Beija na cara do frágil e voa.
Quando: 11, 12, 13, 18, 19 e 20/07
Horário: 19h20
Gratuito
Livre

Espetáculo Mãe Preta
Dia comum na quebrada... Toque de recolher continua! Mãe Preta é o retrato das emoções de várias mães que nem dor podem sentir e que são cotidianamente obrigadas a tirar forças de onde não tem para fazer a passagem de seus filhos. Um grito de dor, justiça e guerra diante do genocídio do povo preto.
Quando: 26 e 27/07
Horário: 19h20
Gratuito
Livre

DANÇANDO NA FONTE

Glocalidades - Antropofagia nossa de cada dia
Com um caráter improvisacional e interativo, o espetáculo é um encontro de música ao vivo e dança contemporânea-brasileira, trilhado a partir da inspiração nas culturas tradicionais brasileiras, configurando-se numa grande festa compartilhada entre o público e o elenco.
Quando: 04/07
Horário: 17h30
Gratuito
Livre

Performance-Observatório
A Performance-Observatório convida o espectador a desfrutar de instantes de suspensão do movimento em pausas, criando imagens e elevando gestos. Com a partitura de andar de olhos abertos e pausar de olhos fechados constrói, em tempo real, composições e ações comuns a todos nós. A Performance-Observatório oferece ao espectador a possibilidade de escolher como e de que lugar se quer olhar, ver e assistir, podendo fotografar, filmar, desenhar ou partir.
Quando: 11/07 (fonte dos desejos) e 13/07 (praça do patriarca)
Horário: 17h
Gratuito
Livre

Oficina da Performance-Observatório
Composição, visão e o sentido da imaginação | Olhar-ver-assistir. Uma abordagem sobre a composição, com o foco na visão, tato e escuta. Experienciar composições espontâneas sobre escolhas, ação, tempo e desejo a partir da improvisação e escuta do corpo.
Um trabalho com procedimentos e partituras que despertem e transformem nossos sentidos em movimento, praticando a edição em tempo real, sintonizando gestos num jogo de autopercepção que possibilita a descoberta de novos movimentos e composições no espaço, na relação com a arquitetura e com o outro. Coordenação de Beth Bastos
Onde: sala plural
Quando: 11 e 13/07
Horário: 14h às 16h
Gratuito
Livre

Canteiro de Obra
O bailarino explora o espaço levando em seu carrinho de mão as ferramentas do seu trabalho, levando o público a um canteiro de obra onde, além de se deparar com experimentações sonoras e rítmicas baseadas em uma construção civil, irá se surpreender com um operário que mergulha na sua rotina e utiliza suas essências culturais e artísticas como ferramentas criativas, construindo seu entorno e reconhecendo a ele próprio.
Onde: fonte dos desejos
Quando: 18/07
Horário: 17h30
Gratuito
Livre

NUMcorre
“NUMcorre”, é o mais novo trabalho do Núcleo Iêê, que compara e conecta o paradoxo entre a correria infantil e o corre do adulto, partindo do ponto de vista de moradores da periferia da cidade de São Paulo. Buscando conectar a dança, que tem sua base na capoeira, a música ao vivo e a poesia, o espetáculo propõe a todos um mergulho em sua criança interior.
Onde: fonte dos desejos
Quando: 25/07
Horário: 17h30
Gratuito
Livre