Centro Cultural Grajaú - Programação de Junho de 2019

Confira as atrações deste mês

Oficina

Projeto Vocacional

O Programa Vocacional é composto pelas linguagens ARTES INTEGRADAS, ARTES VISUAIS, MÚSICA, TEATRO, DANÇA e LITERATURA e orienta pessoas a partir de 14 anos, com a finalidade de promover a ação e a reflexão sobre a prática artística, a cidadania e a ocupação dos espaços públicos da cidade de São Paulo. Com uma equipe de coordenadores e artistas-orientadores contratados anualmente, atua preferencialmente em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Educação.
Onde: Cinema
Quando: Todos Domingos
Horário: das 09h às 12h
14 anos

Música

Samba do Corujão/Carnaval Junino
O bloco Corujão do Grajaú tem como objetivo oferecer lazer e entretenimento para todos de forma gratuita e organizada.
Onde: Calçadão
Quando: 01/06
Horário: a partir das 15h
Gratuito
Livre


Resenha de Batuqueiros
O Projeto Resenha de Batuqueiros foi idealizado por Wagner Tombinho Martins no dia 20/12/2016. Na realidade, esta ideia já vinha há muito tempo sendo amadurecida para, nesta data, surgir a proposta oficial. A sugestão inicial seria trazer as comunidades, projetos e afins, para um dia mais tranquilo, onde envolvesse o samba, o futebol e o social, também com o objetivo de resgatar o que acontecia nas quebradas muito antes de surgir as comunidades de samba, na realidade queria resgatar aquelas rodas de samba feitas após os jogos de futebol de várzea que aconteciam em nossos bairros, só quem teve a oportunidade de vivenciar isto sabe como foi importante esta época, aquelas rodas cercadas de alegria, de energia, de muito samba no gogó, de muita união, na realidade pode se dizer que este foi um dos primeiros focos de cultura dentro das quebradas, as rodas de samba.
Onde: Calçadão
Quando: 07/06
Horário: 15h
Gratuito
Livre

Encontro de Violeiros
No Centro Cultural Grajaú, zona sul, um grupo de violeiros se reúne uma vez por mês para tocar grandes clássicos da música caipira e mostrar composições próprias. Os artistas são, em sua maioria, moradores da capital, mas eventualmente aparece um violeiro das cidades do interior paulista ou de mais longe ainda, cantando histórias da vida do caboclo do campo ou, até mesmo, versando sobre a vida na cidade grande; os violeiros contribuem para que a tradição popular não se perca e, além disso, para que as futuras gerações possam ver, na prática, a arte de retratar a realidade que precede a música atual.
Onde: Calçadão
Quando: 08/06
Horário: 14h
Gratuito
Livre

Baile dos Namorados
Com o intuito de resgatar as origens da boa musicalidade black, melodia, charm e samba rock da década de 90, reencontrar frequentadores assíduos da época e dar oportunidade àqueles que ouviram falar e lamentam não terem frequentado, surge a idéia da Dj Vivian Marques de relembrar esses célebres e marcantes momentos do auge da música negra na noite paulistana, a partir disto, nasce a "O Amor Está no Ar", tendo sua primeira edição em 2008 e sempre com a participação de um Dj que fez parte dessa época que fez história.
Ao longo das edições, viemos conquistando um público fiel e assíduo que vai desde os baladeiros apreciadores de música até papais e mamães de familia e saudosos com as grandes festas que marcaram o tempo bom que não volta, mas é relembrado.
Com Mauricío Black Mad.
Onde: Calçadão
Quando: 15/06
Horário: 19h00
Gratuito
16 anos

Grajaú Rap City
Em um duelo de MCs, dois artistas se enfrentam, cada um improvisando rimas desafiadoras contra o outro. Competições no modelo batalha são comuns dentro da cultura Hip Hop e estão presentes em todos os elementos do movimento: no grafite existe a batalha de cores; no break, a batalha da dança; os DJs batalham com scratch; no rap, a batalha de MCs. O projeto rinhas de MCs Grajaú consiste na realização periódica de duelos de MCs, acompanhados de outros elementos da cultura hip hop, como apresentações de rap, DJs e grafite, em diferentes regiões da cidade, formando um circuito regional de duelos. O rap freestyle, rinha de MC`s ou batalha é uma forma improvisada de rap, é feita sem letras previamente construídas. O rap freestyle força cada rapper a pensar e a responder rapidamente: nesse sentido, é semelhante ao Jazz de improviso ou de atuação. Há grupos que se encontram em grandes clubes de Hip Hop apenas pela diversão e improvisação de uma batalha e/ou Rinha de Mc`s.
Onde: Calçadão
Quando: 20/06
Horário: 19h
Gratuito
16 anos

Teatro

Ontem Eu Te Amo
O espetáculo retrata um romance onde um homem e uma mulher se encontram numa pacata estação de trem. Eles parecem não se conhecer, mas, mal iniciado o diálogo, se beijam apaixonadamente. Em “Ontem Eu Te Amo...”, da Companhia Teatro de Romance, o fugaz encontro entre Henrique e Valentina é conduzido por diálogos que ora sugerem flertar com o idealismo romântico, oram conduzem as personagens de volta ao chão, para o embate concreto de seus desejos e dissimulações.
Onde: Teatro
Quando: 28/06
Horário: 16h
Gratuito
16 anos

Espetáculo Enxame
Em "Enxame", quatro indivíduos encontram-se em volta de uma mesa na espera de que algo aconteça. Essa espera os leva aos poucos a subverterem a ordem das coisas e dos objetos cotidianos em um fluxo contínuo de acontecimentos nada rotineiros. Com um questionamento de fundo relacionado a: "quem somos dentro da massa" e "qual a minha individualidade dentro do coletivo", esta criação divertida e surrealista brinca com a questão da despersonificação. “Repleto de técnicas tradicionais do circo como mesa de dandys, malabarismo, paradas-de-mão, equilíbrios, acrobacias de solo e palhaçaria, “Enxame” traz ao público uma experiência diferenciada e surpreendente”.
Onde: Teatro
Quando: 29/06
Horário: 19h
Gratuito
Livre