Textos curtos de Dario Fo são reunidos em peça no Teatro Arthur Azevedo

“Quiquiriqui - O Resumo da Ópera” relembra personagens do programa de rádio do dramaturgo italiano

Entra em cartaz dia 3 de maio, na sala multiuso do Teatro Arthur Azevedo, “Quiquiriqui - O Resumo da Ópera”. Com texto do célebre dramaturgo italiano Dario Fo, o espetáculo tem direção de Neyde Veneziano e reúne, no elenco, Luiz Damasceno, Giovani Tozi e Eugênio La Salvia.

A história transcorre em um estúdio de rádio. Lá, dois radialistas precisam recuperar a audiência de seu programa. Assim, para chamar a atenção dos ouvintes, eles decidem lançar um olhar crítico sobre personagens conhecidos, acompanhados por trilha sonora ao vivo.

A situação tem um lado autobiográfico, pois Fo apresentou em 1951, na cidade de Milão (Itália), um programa radiofônico batizado de “Chicchirichì” (expressão italiana que imita o canto do galo; traduzida, ela dá título à peça). Nessas primeiras obras radiofônicas, Dario preocupou-se em desconstruir, em histórias curtas, a imagem dos heróis, fossem eles os bíblicos Abel e Sansão ou os shakespearianos Otelo e Hamlet. Segundo o dramaturgo, “a literatura eleva, dá de tudo, todas as qualidades superiores possíveis a fim de contrapô-las ao povo, ao cidadão que não se vê belo, que está sempre suado, cansado, da cor da terra”. Por isso, esses personagens eram sempre vistos no programa pelo olhar do narrador, um cidadão comum.

Por Luiz Quesada

| Teatro Arthur Azevedo – sala multiuso. Av. Paes de Barros, 955, Mooca. Zona Leste. Tel.: 2604-5558. De 3/5 a 9/6. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. R$ 20 (dia 18/5, 21h, grátis). 14 anos. 70 min.