Maria Valéria Rezende apresenta novo livro na Biblioteca Mário de Andrade

Escritora participa de um bate-papo, dia 11, no lançamento de “Carta à Rainha Louca”

Misturando em sua nova obra pesquisa histórica e ficção, a escritora Maria Valéria Rezende lança, dia 11, na Biblioteca Mário de Andrade, “Carta à Rainha Louca”. O livro foi contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2015-2016 e é tema de um bate-papo, nesse mesmo dia, entre a autora, a escritora Paula Fábrio (“Desnorteio” e “Um Dia Toparei Comigo”) e o jornalista Claudiney Ferreira, gerente do núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural. A entrada é franca.

Ambientada no século XVIII, a obra é escrita como se fosse a carta de uma mulher pobre e branca para a rainha Maria I, de Portugal, conhecida como a Rainha Louca. Por não ser nobre nem escrava, a personagem vivia à margem da sociedade colonial.

A narrativa, fundamentada em pesquisa sobre a vida das mulheres daquela época, é inspirada em fragmentos dos autos de um processo incompleto contra uma mulher acusada de fundar um convento clandestino na região das Minas Novas (MG). O relato foi encontrado por Maria Valéria no Arquivo Ultramarino de Lisboa (Portugal), em 1982.
 

Serviço: Biblioteca Mário de Andrade. Rua da Consolação, 94, Consolação. Próximo da estação Anhangabaú do metrô. Centro. | tel. 3775-0002. Dia 11, 19h. Grátis