Grupo Pasárgada celebra 47 anos com mostra de repertório gratuita

Musical “Moinhos e Carrosséis”, de 1988, é reencenado em abril no Teatro João Caetano

“Itinerário do Pasárgada” é a mostra retrospectiva gratuita que o grupo de teatro infantojuvenil preparou para festejar seus 47 anos de trajetória artística. Até o dia 21 de abril, o Teatro João Caetano recebe o musical “Moinhos e Carrosséis”.

O espetáculo estreou em 1988, com direção de José Geraldo Rocha, que também assina o texto. Agora, junta-se a ele nesta remontagem a diretora Débora Dubois. A peça reúne dez atores em cena.

Para escrever o musical, Rocha inspirou-se em escritores de ficção científica, como Ievguêni Zamiátin, Júlio Verne e Ray Bradbury. Deles, extraiu suas mensagens de sonhos de liberdade, imaginação e escolhas.

Apesar de escrito em 1988, o texto continua atual. A história se passa em um futuro não determinado. Dois personagens, P.4783 e F.9501, vão conhecer um museu fortemente vigiado por um sistema de segurança. Junto com outros visitantes, eles caminham sobre uma pista flutuante e são proibidos de sair fora do roteiro. Atraídos por uma música misteriosa, os dois se desviam e chegam a uma galeria desconhecida. Lá, encontram personagens que os levam a refletir sobre a sobrevivência do ser humano.

A mostra “Itinerário do Pasárgada" é um projeto contemplado pela 32ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro, da Secretaria Municipal de Cultura.

Por Luiz Quesada

| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650. Vila Clementino. Tel.: 5573-3774. 65 min. Livre. Até dia 21 de abril. Sáb. e dom., 16h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)