Centro Cultural São Paulo exibe 7ª Mostra Breves e Inéditos

Entre os principais destaques desta tradicional repescagem cinematográfica, estão os longas “Trama Fantasma”, de Paul Thomas Anderson, e o clássico “Stromboli”, de Roberto Rossellini

Alguns filmes passam tão rapidamente pelos cinemas que deixam a sensação de que nem estrearam por aqui. Já outros nem tiveram a chance de chegar às telonas e foram lançados diretamente em DVD, Blu-ray ou streaming. Para dar uma segunda chance para que essas produções sejam exibidas, o Centro Cultural São Paulo promove, de 12 a 31 de março, a 7ª Mostra Breves e Inéditos.

A programação desta tradicional repescagem cinematográfica paulistana traz 28 produções, entre elas “Trama Fantasma”, de Paul Thomas Anderson, filme vencedor do Oscar de Melhor Figurino em 2018; a comédia “Podres de Ricos”, que tem como principal diferencial um elenco inteiramente asiático; e o drama “As Herdeiras”, que rendeu à paraguaia Ana Brun o troféu de Melhor Atriz no Festival de Berlim em 2018.

Já da última edição do Festival de Cannes foram selecionados, entre outros, o musical russo “Verão”, que lança olhar sobre o cenário do rock underground da cidade de São Petersburgo dos anos 1980; e o drama japonês “Asako I e II”. Apesar de elogiados, os dois filmes foram exibidos em circuito restrito na capital paulista e passaram praticamente despercebidos pelo público.

Para aqueles que gostam de apreciar um grande clássico na tela grande, a mostra reserva “Stromboli”, do cineasta italiano Roberto Rossellini, que chegou a algumas salas da cidade em 2018, em cópia restaurada. Uma excelente oportunidade de ver uma das mais elogiadas interpretações de Ingrid Bergman na telona.

Outras atrações imperdíveis da Mostra são o documentário “Bergman 100 anos”; a produção brasileira “Café com Canela”, que entrelaça vários personagens para retratar o cotidiano de um bairro do interior da Bahia; e o elogiado suspense independente americano “Sem Rastros”, de Debra Granik, que não conseguiu espaço nos cinemas da cidade e foi lançado diretamente em streaming.

A lista completa da programação pode ser consultada aqui.

Por Cristiano Filiciano

| Centro Cultural São Paulo - Sala Lima Barreto. Rua Vergueiro, 1.000, Centro. De 12 a 31/3. R$ 2