Programação Fevereiro 2019: Centros Culturais

Fevereiro 2019

CENTRO CULTURAL DA PENHA

INFANTIL

Pequenos Sambistas
Cristiano Gouveia (ator, músico e compositor) apresenta contos sobre os grandes sambistas brasileiros. Cantores como Cartola, Adoniran Barbosa, Clementina de Jesus e Chiquinha Gonzaga ganham vida nos contos fantásticos em “Pequenos Sambistas”.
Quando: 09, 16, 23/02 e 02/03
Horário: 15h
Onde: Espaço Mario Zan
Gratuito
Livre

Debexiga
“Debexiga” é uma atividade lúdica para a criançada, que aprenderá a criar bonecos com bexigas, ao som de músicas compostas pela artista Deliane Nunes, e com números de mágica para completar.
Quando: 10/02
Horário: 15h
Onde: Espaço Mario Zan
Gratuito
Livre


TEATRO
Já Nascemos Mortos...
O espetáculo teatral do Coletivo Sankofa apresenta uma obra baseada na hipótese real de que homossexuais já nascem com sua sentença de morte anunciada, simplesmente por serem quem são. As coreogra?as e os textos têm a intenção de apresentar corpos sentenciados e conduzem o público à comoção e cumplicidade com essas mortes, levando à reflexão: quando nos calamos para o apedrejamento, para o gatilho puxado, para a paulada, escolhemos um lado mesmo que não seja feito pelas nossas mãos.
Quando: 14, 15, 16 e 21/02
Horário: 20h
Onde: Espaço Mario Zan
Gratuito
16 anos


MÚSICA

Eliana Pittman – Do Samba ao Carimbó
No show "Do Samba ao Carimbó", Eliana Pittman, também conhecida como Rainha do Carimbó, faz um passeio por seu repertório em mais de 50 anos de uma carreira bem sucedida. Canções como: Mulata assanhada (Ataulfo Alves), Dança do Carimbó, Mistura do Carimbó, entre outras, dão o tom de sua apresentação. A cantora, que na década de 1970 emplacou vários sucessos, é sinônimo de irreverência e sofisticação, que percorreu o mundo representando da melhor maneira a música brasileira e mostra nos palcos paulistanos todo o swing e bossa de sua voz.
Quando: 23/02
Horário: 20h
Onde: Teatro Martins Penna
Gratuito
Livre

Penharol RAP- A-DUB
O Penharol está de volta! Se apresentando no Largo do Rosário, o evento traz show ao vivo com artistas convidados e discotecagem do famoso Orelha Penharol, com sons que vai reggae ao rap, fazendo parceria com DJs e MCs.
Quando: 23/02
Horário: das 15h às 21h
Onde: Largo do Rosário
Gratuito
Livre

Cordão de Micaela
Para entrar em ritmo de carnaval, O Cordão Carnavalesco Dona Micaela sairá do Largo do Rosário e andará por diversas partes da Penha, animando a todos com seus ritmos e músicas próprias, bonecões confeccionados junto à comunidade e performances especiais.
Quando: 24/02
Horário: das 14h às 17h
Onde: Largo do Rosário
Gratuito
Livre

DANÇA

 

Suíte do Ballet “O Corsário”
Fazendo parte do Circuito Municipal de Cultura, a Superbazaro Companhia de Dança apresenta o ballet “O Corsário”. Baseado na obra homônima do escritor Lord Byron de 1814, o espetáculo relata a história do amor de um pirata por uma linda garota de harém. Com uma abordagem que permeia a ação e o drama, O Corsário apresenta uma dança explosiva, virtuosa, vibrante e que encanta plateias do mundo todo.
Quando: 24/02
Horário: 18h
Onde: Teatro Martins Penna
Gratuito
Livre

EXPOSIÇÃO

Enfoques
Promovida pelo Senac Tatuapé, essa exposição de fotografia reúne dezesseis olhares diferentes sobre São Paulo, retratando cantos e personagens da maior cidade da América Latina, desde a sua arquitetura à sua população, capturados pelos olhares dos alunos da instituição.
Quando: 21/02a 21/03– terça-feira a domingo
Horário: das 10h às 22h (sujeito a alteração)
Onde: Espaço exposição / 2º andar
Gratuito
Livre


Nômada: Arte Africana Sem Fronteias
O Artista Plastico, Paulo Chavonga, traz com 18 obras de arte africana, um retrato sobre a realidade de trabalhadores e trabalhadoras de ÁFRICA na cidade de São Paulo, uma exposição que abre as portas para que nasça um novo olhar de esperança sobre a gente africana no Brasil, um ato de coragem e desejo de diálogo, através de uma memória visual sobre África e os africanos, estimulando a vivência dos imigrantes africanos na dinâmica cultural da cidade e a expressão pessoal das percepções sobre África no Brasil.
Quando: 20 de Janeiro e 30 de Março de 2019 – terça à domingo
Horário: das 10h às 22h (horário sujeito a alteração)
Onde: Térreo, mezanino e 1° andar
Gratuito
Livre


CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL TIRADENTES

CIRCO


Cia teatral Circo Delas, espetáculo: As Clássicas (Prioridade)

As Clássicas Carmela e Delíária são duas amigas que dormem em meio a caixas de papelão nas ruas da cidade grande e passam por diversas situações inusitadas para
conseguirem manter a amizade e sobreviver. Neste espetáculo a Cia. Circo Delas mescla suas pesquisas de criação autoral com esquetes clássicas tradicionais circenses.
Quando: 13/02
Horário: 15h00
Local: Biblioteca
Gratuito
Livre


TEATRO

Slam CT

Slam CT é o primeiro Slam de Poesia da Cidade Tiradentes. Organizado por Ruivo Alpha, o evento atrai poetas do bairro e de demais locais na zona leste, incentivando o interesse pela literatura.
Quando: 15/02
Horário: 19h30
Local: Teatro
Gratuito
Livre

Contação de historia: Cia Agbalá

Faremos uma viagem pelas mitologias afro-brasileiras, conheceremos os mundos encantados das Yabás, rainhas encantadas que vivem nos rios, nos mares, nos ventos e nas matas. Viveremos uma experiência sensorial, com texturas, sons, e músicas da cultura popular brasileira.
Quando: 20/02
Horário: 15:00
Local: Biblioteca
Gratuito
Livre

O labirinto dos monstros

A Legião, surgiu no dia 29 de Outubro de 2015, com a intenção de trazer um novo entretenimento para todos os públicos. Formado por 3 núcleos (Dança, Teatro e Produção). Trás divertimento para todos, com diferencial de estarem caracterizados como personagens de terror. Esse grupo tem como objetivo alegrar, divertir e animar fazendo com que as pessoas sinta mas vontade de assistir às performance de teatro e dança antes de passar pelo “Labirinto”, que é atração final montada com monstros.
Quando: 23/02
Horário: 14:00
Local: Teatro
Gratuito
Livre


MÚSICA
Roda de Samba: Segunda Intenções
O samba surgiu há 100 anos como a voz dos pobres, dos excluídos, dos iletrados, dos negros. De lá para cá, sofreu inúmeras mudanças, se tornando um dos mais poderosos símbolos da identidade da cultura nacional. Programação Regular em 2018, o Samba traz sempre uma comunidade de samba diferente para organizar os encontros que acontecem no último domingo do mês, dando continuidade a cultura e resistência periférica.
Dia: 24/02
Horário: 14:00
Local: Área externa
Gratuito
Livre

CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO

Visita Mediada + Espetáculo Circense apresenta o Família Tangará
Destinada ao público em geral e grupos previamente agendados, a atividade é realizada em dois momentos. No primeiro é apresentado um espetáculo circense de curta duração, e no segundo, o Educativo e Mestres do Centro de Memória do Circo conduzem o público numa visita à exposição “Hoje tem espetáculo!” No mês de fevereiro a atração convidada é a tradicional família de circo Tangará, que apresentará um número de variedades circenses.
Onde: Centro de Memória do Circo
Quando: 28/02 às 14h
Gratuito
Livre


Sarau do Circo
Sarau do Circo é um espetáculo que apresenta artistas circenses de diferentes expressões, conta com a participação especial dos mestres e aprendizes do Centro de Memória do Circo, e abre espaço para o público se expressar no seu picadeiro improvisado. No mês de Fevereiro, o Sarau do Circo conta com a presença do palhaço e ator, Fernando Sampaio, o malabarista e equilibrista Bruno Edson e as mestras circenses Edméia Messias, Marília de Dirceu e Amercy Marrocos, que também prepararão as deliciosas guloseimas circenses que são servidas ao público durante do Sarau. Tudo isso ao som da Banda A5 PB (Ayrton Mugnaini JR, Dinho Nascimento, Jorge Dersu, Marcos Gil e Tetê Purezempla), que toca, ao vivo, músicas clássicas do cancioneiro circense.
Onde: Centro de Memória do Circo
Quando: 23/02 às 18h
Gratuito
Livre


CENTRO CULTURAL VILA FORMOSA


INFANTIL

Floresta Encantada

Realização do projeto Arte & Criança na Vila - Especial de Férias. Durante todo o dia, o espaço traz instalações audiovisuais e experiências imersivas em realidade virtual, além de brincadeiras tradicionais antigas - como amarelinha, peteca, passa-anel, pião, cinco Marias, pula corda e diversas outras. O objetivo do projeto é mostrar novas tecnologias para as crianças falando da importância das brincadeiras tradicionais como forma de desenvolvimento.
Onde: Centro Cultural Vila Formosa
Quando: 10/02
Horário: 10h as 18h
Gratuito
Livre


MÚSICA


Música e Conversa com Fabi Macena

A proposta é fazer mais uma ação com a música, mas ampliando o contato e conhecimento do público que através de um músico convidado o público poderá desfrutar de um descontraído bate papo, sobre a obra, a carreira ou sobre a própria manifestação artística. O artista convidado oferecerá um pocket show e bate papo em seguida.
Onde: Centro Cultural Vila Formosa
Quando: 16/02
Horário: 20h
Gratuito
Livre


Samba na Vila com InovaSamba

Samba na Vila é uma proposta que visa continuar trazendo rodas de samba para o Centro Cultural todo ultimo domingo do mês, homenageando um grande nome do samba e trazendo grandes interpretes. para ampliar o publico da programação, iremos expandir nossa roda de samba para a calçada estendida e dar maior liberdade para os amantes do samba curtir um show de qualidade e ainda poder dançar.
Onde: Centro Cultural Vila Formosa
Quando: 24/02
Horário: 17h
Gratuito
Livre


CENTRO CULTURAL TENDAL DA LAPA


MÚSICA
SextaShow com Kleber Albuquerque

Indicado para o Prêmio de Música Brasileira 2018, o compositor paulista radicado na Bahia Kleber Albuquerque retorna a São Paulo para apresentar o show “Registro Geral”, um espetáculo intimista no qual traça um panorama de seu trabalho, interpretando canções de várias fases de sua carreira.

Onde: Centro Cultural Tendal da Lapa
Quando: 15/02
Horário: 19h
Gratuito
Livre

Sexta Show com “Azulinho - Forró de Caruaru”

Nascido em 13 de dezembro de 1985, dia de Santa Luzia e ainda dia de nascimento de ninguém menos do que Luiz Gonzaga, Alexandre Lima confirma que sua estrada está sendo traçada sob a benção do pai e a tradição do forró.
Onde: Centro Cultural Tendal da Lapa
Quando: 22/02
Horário: 19h
Gratuito
Livre


CIRCO
PorquéSabado: "O concerto da Lona Preta"

É um espetáculo inspirado na tradição circense e em músicas
que fazem parte do imaginário popular. Cinco músicos, ou melhor, cinco palhaços tentam de forma divertida executar um concerto musical com um amplo e variado repertorio, que abrange arranjos musicais concernentes às manifestações populares, eruditas e popularescas.
Onde: Centro Cultural Tendal da Lapa
Quando: 16/02
Horário: 12h
Gratuito
Livre

 

 

CENTRO CULTURAL OLIDO

 

TEATRO


Arap
Com interpretação de Elias Andreato, o Espetáculo é uma homenagem ao diretor, autor e ator, Fauzi Arap, um dos maiores nomes do Teatro brasileiro. A peça mostra a preparação do personagem e de como o artista usa o seu ofício para questionar o seu tempo através da dramaturgia e pensamentos, colocando a arte e a educação como caminho de grandeza para que uma nação exista plena e fortaleça a sua democracia.
Dia e hora: 15 e 16/2 às 20h, 17/2 às 19h
Local: Sala Paissandú
Gratuito
Livre


MÚSICA
Força na Peruca
Força na Peruca é um grupo que resgata o melhor do samba de raiz, do samba reggae e de outros ritmos brasileiros. Teve origem em 2011, graças ao Bloco de Carnaval Força na Peruca, que há 20 anos desfila personagens e histórias de Brotas pelas ruas da cidade, fazendo a folia dos brotenses e turistas. A paixão pela música brasileira e pela poesia aproximou cada vez mais a turma de amigos que se reunia para ouvir ,cantar e criar músicas, como o samba reggae “Sob os pés da Santa Cruz”, uma das mais pedidas pelo público. Das reuniões informais começaram a surgir os convites para apresentações em bares, festas e eventos públicos.
Dia: 26 e 27/2
Horário: 19h
Local: Vitrine da Dança
Gratuito
Livre


Ilú Obá de Mim
Com a intenção de esquentar a semana de carnaval, o principal bloco afro da cidade, o Ilú Obá de Min, composto apenas por mulheres, realizará essa apresentação despertando a importância da diversidade, do patrimônio e da tradição, através da dança, da música, e dos enredos.
Dia: 28/2
Horário: 18h
Local: Corredor Olido
Gratuito
Livre


Serginho Madureira
Serginho Madureira é paulistano e referência do samba nacional. Apresentará nestes dois shows seu trabalho autoral, de um samba autêntico e completo de influências de importantes nomes, como Bezerra da Silva, Almir Guineto, Zeca Pagodinho, Leci Brandão, e outros.

Dia: 05/2
Horário: 19h
Local: Sala Olido
Gratuito
Livre


Oná Alafiáa
Oná Alafiáa - da ancestralidade à atualidade – é a presença da cultura afro nos mais diversos caminhos. Caminhos ... que nos trouxeram para cá! A nossa Herança não é uma massa compacta estática, mas sim, um organismo vivo, pulsante, envolvido em contradições que necessitam serem constantemente energizadas e equilibradas sem relação de hierarquia ou superioridade entre as culturas.
Dia e hora: 08 e 09/2 às 20h, 10/2 às 19h
Local: Sala Paissandú
Gratuito
Livre

 

CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH CARDOSO

MÚSICA

Pré-Carnaval com Agrada Gregos
Agrada Gregos é uma festa elaborada em forma de bloco de carnaval e apresenta no CCJ seu agito de pré-carnaval misturando ritmos brasileiros com as tendências contemporâneas que agradam o público jovem. O Agrada Gregos é o terceiro maior bloco de São Paulo, misturando pop, axé e funk, entre outros gêneros.
Quando: 3 de fevereiro
Onde: Arena
Horário: 14h
Gratuito
Livre


Fabiana Cozza canta D. Ivone Lara
A grande sambista paulistana apresenta seu show em homenagem a Dona Ivone Lara, aonde canta os maiores sucessos da lendária sambista carioca. Lembrando que Fabiana Cozza e Dona Ivone Lara já se apresentaram juntas em um show histórico no CCJ.
Quando: 9/02
Onde: Anfiteatro
Horário: 20h
Gratuito
16 anos


Krisiun – CCJ é Rock
Uma das principais bandas de death metal do Brasil, a Krisiun já fez shows memoráveis no CCJ e volta para o lançamento do novo trabalho, “Scourge Of The Enthroned”, dentro do proejto CCJ é Rock! A banda, que é natural de Porto Alegre, é composta por Alex Camargo (vocal/bass), Moyses Kolesne (Guitarra) e Max Kolesne (drums).
Quando: 16/02
Onde: Anfiteatro
Horário: 20h30
Gratuito
16 anos


Quebrada Queer e Preta Rara
Quebrada Queer é o primeiro grupo de hip-hop oficialmente LGBT. Com letras de empoderamento de gênero, periférico e negro, já se apresentou em festivais, no Circuito SESC e na Virada Cultural de São Paulo. A convidada especial da noite é Preta Rara, rapper e influenciadora digital do mundo plus size.
Quando: 23 de fevereiro
Onde: Anfiteatro
Horário: 19h
Gratuito
16 anos

 

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

João Acaiabe
A partir de contos, lendas e poemas da cultura africana, Acaiabe leva o público aos mais fantásticos mundos que uma contação de histórias permite chegar. A música também está presente neste cenário de histórias inventadas. Por meio de efeitos sonoros, os arranjos e a narrativa entram em sintonia. Serão apresentados alguns ritmos afros como maracatu, jongo, lundu e outros que resgatam a relevância da cultura africana em nossa tradição.

Quando: 8/02
Onde: Área de Convivência
Horário: às 10h e às 15h
Gratuito
Livre


CENTRO CULTURAL SANTO AMARO

MÚSICA

Lady Zu
O Centro Cultural Santo Amaro, recebe Lady Zu, a Donna Summer brasileira e dona do Título de "Rainha das Discotecas Brasileiras". Lady Zu surgiu no cenário musical em 1977, com o compacto simples "A NOITE VAI CHEGAR" que vendeu mais de 1 milhão de cópias.

Onde: Teatro Leopoldo Froes
Quando: 9/02
Horário: 15h
Gratuito
Livre


Inauguração do Bloco: Era o Que Faltava!
Coletivos de percussão, dança e samba de Sto. Amaro juntam-se na rampa do Centro Cultural Sto. Amaro inaugurando o bloco: ERA O QUE FALTAVA! Com bonecões inspirados nas figuras históricas de Sto. Amaro, como: Borba Gato e o Imigrante alemão. As crianças têm lugar especial e vivenciam as delícias das marchinhas de carnaval com o Casulo Viajante.

Onde: Rampa do Centro cultural Sto. Amaro, na Praça Marcos Manzini
Quando: 23/02
Horário: das 10 às 14h.
Gratuito
Livre

 

 

 

 


PÓLO CULTURAL VILA ITORORÓ

 


OFICINA
Oficina de Dança de Salão/ Adriana Cabral
Dançar é uma atividade física que libera energia e descontrai, trabalhando todo o corpo e a mente. A Dança de Salão é excelente para isso, além de integrar todas as pessoas, etnias e classes, transformando suas vidas e melhorando suas interações sociais.
Onde: Vila Itororó
Quando: Quartas e Sábados
Horário: 15h
Gratuito
14 anos


Oficina de Acrobacia
As oficinas de Acrobacia trabalham a consciência corporal e o espírito colaborativo aliados ao desafio que a formação acrobática propõe aos participantes. Enquanto monta figuras o participante ativa musculaturas de estabilização e melhora sua postura. Este tipo de prática aumenta a autoconfiança e a confiança no grupo, refletindo no convívio social do praticante. Pode ser realizada em formatos especiais como “Acrobacia de Mães/Pais e Filhos”.
Onde: Vila Itororó
Quando: Terça-feira
Horário: 13H00
Gratuito
12 anos


Oficina de Culinária
Há quem considere o ato de cozinhar como uma tarefa complexa, especialmente quando não há familiaridade com as atividades básicas da cozinha, neste sentido e interligado ao objetivo: “derrubaremos essa barreira” e juntos em um processo de ensino – aprendizagem desenvolver as técnicas comuns utilizadas para o preparo de receitas simples das mais diversas culturas tradicionais. Conhecer os principais utensílios de cozinha, princípios da higiene na manipulação de ingredientes, padrões de pesos e medidas e seleção e conservação de alimentos, métodos de cocção entre outros aspectos básicos, que podem ser colocados em prática a partir do receituário definido para desenvolver as habilidades de quem está começando. Ao analisarmos o consumo alimentar da população brasileira, vemos que a culinária popular está intrinsecamente relacionada à mesa da população em todas as faixas sociais.
Onde: Cozinha Pública da Vila Itororó
Quando: Quinta-feira
Horário: 16H
Gratuito
14 anos


CENTRO CULTURAL GRAJAÚ


MÚSICA

Dorina Convida Moacyr Luz
Há mais de 20 anos no cenário musical, Dorina carrega em sua trajetória o cantar pelo
prazer da alma — pode parecer um pouco brega a alguns, mas é isso mesmo. Depois de 8 CDs e 1 DVD, todos elogiados pela crítica especializada do país, alguns até considerado o melhor do ano quando lançados, a cantora, agora, exalta a obra de Aldir Blanc e realiza um lindo espetáculo em uma merecida homenagem ao grande poeta, compositor carioca, pra nós, o Mestre Aldir. O Samba do Trabalhador, que surgiu de uma ideia do cantor e compositor Moacyr Luz, como uma reunião de músicos às segundas-feiras no Clube Renascença, em Vila Isabel, aproveitando o dia em que os músicos normalmente não trabalham, virou uma festa para um público cada vez mais crescente e interessado no verdadeiro samba da cidade. A roda se transformou numa febre carioca reunindo centenas de pessoas a cada semana, em média 1.000 pessoas. O projeto cresceu com os lançamentos do CD e DVD Renascença Samba Clube, gravados ao vivo lançados pela Lua Music.

Quando: 16/02
Local: Calçadão Cultural
Horário: 19h
Gratuito
Livre

Bloco do Corujão
Fundado em 2017, o bloco surge da ideia de resgatar a folia dos velhos carnavais de rua. O evento, gratuito, busca contribuir com a inclusão e reconhecimento da comunidade do Grajaú e entorno, além de despertar um lado divertido, leve e sem preconceitos no público.

Quando: 17/02
Local: Calçadão Cultural
Horário: 15h
Gratuito
Livre

Daniel Collete
De 2001 a 2007, foi o interprete oficial da escola de samba Mocidade Alegre, imortalizando os gritos de guerra “Alô Você”, “Maraviiiilha” e “bate no peito e diz”. Em 2003, lançou moda ao ir para o sambódromo vestido de acordo com o enredo. Na ocasião, sua escola apresentou um enredo falando das tradições iorubás, e ele desfilou e cantou o samba vestido com trajes típicos africanos, sendo vice-campeão.
No ano seguinte, sua escola foi campeã, no ano em que todas elas prestaram uma homenagem à cidade de São Paulo em seus enredos. Nos anos seguintes, seguiram-se boas colocações, até que em 2007, Daniel surpreende o público novamente ao apresentar-se vestido de palhaço num enredo que falava sobre o riso, sendo a Mocidade novamente campeã. Pouco após o Carnaval, Daniel Collête assinou contrato para 2008 com a X-9 Paulistana. Em 2009, manteve-se na X-9 apresentando um belo carnaval em que veio fantasiado de acordo com o enredo, que falava sobre a Amazônia. Em 2010, veio ao Anhembi cantando “Portugal”, novamente com a X-9, obtendo o 9° lugar com a escola. E, dias depois do carnaval, foi anunciada a sua saída da X-9 como interprete.

Quando: 17/02
Local: Calçadão Cultural
Horário: 15h
Gratuito
Livre


Originais do Samba
É um grupo brasileiro de samba formado na década de 1960 no Rio de Janeiro por ritmistas de escolas de samba. O grupo começou a se apresentar em praias e baladas, incluindo a balada do Copacabana Palace. Fixaram-se em Recife depois de excursionar pela América, e em 1968 acompanharam Elis Regina na música vencedora da I Bienal do Samba, Lapinha, de Baden Powell e P.C. Pinheiro. No ano seguinte gravaram a música “Cadê Teresa”, de Jorge Ben, que fez grande sucesso. Participaram de festivais e ganharam discos de ouro pelas vendas de suas gravações, principalmente nos anos 1970, combinando o canto uníssono, a roupa padronizada e boa dose de humor.

Quando: 23/02
LocaL: Calçadão Cultural
Horário: 19h
Gratuito
Livre