Centro Cultural do Grajaú - Programação de Fevereiro

Fevereiro 2019

MÚSICA

Dorina Convida Moacyr Luz
Há mais de 20 anos no cenário musical, Dorina carrega em sua trajetória o cantar pelo
prazer da alma — pode parecer um pouco brega a alguns, mas é isso mesmo. Depois de 8 CDs e 1 DVD, todos elogiados pela crítica especializada do país, alguns até considerado o melhor do ano quando lançados, a cantora, agora, exalta a obra de Aldir Blanc e realiza um lindo espetáculo em uma merecida homenagem ao grande poeta, compositor carioca, pra nós, o Mestre Aldir. O Samba do Trabalhador, que surgiu de uma ideia do cantor e compositor Moacyr Luz, como uma reunião de músicos às segundas-feiras no Clube Renascença, em Vila Isabel, aproveitando o dia em que os músicos normalmente não trabalham, virou uma festa para um público cada vez mais crescente e interessado no verdadeiro samba da cidade. A roda se transformou numa febre carioca reunindo centenas de pessoas a cada semana, em média 1.000 pessoas. O projeto cresceu com os lançamentos do CD e DVD Renascença Samba Clube, gravados ao vivo lançados pela Lua Music.

Quando: 16/02
Local: Calçadão Cultural
Horário: 19h
Gratuito
Livre

Bloco do Corujão
Fundado em 2017, o bloco surge da ideia de resgatar a folia dos velhos carnavais de rua. O evento, gratuito, busca contribuir com a inclusão e reconhecimento da comunidade do Grajaú e entorno, além de despertar um lado divertido, leve e sem preconceitos no público.

Quando: 17/02
Local: Calçadão Cultural
Horário: 15h
Gratuito
Livre

Daniel Collete
De 2001 a 2007, foi o interprete oficial da escola de samba Mocidade Alegre, imortalizando os gritos de guerra “Alô Você”, “Maraviiiilha” e “bate no peito e diz”. Em 2003, lançou moda ao ir para o sambódromo vestido de acordo com o enredo. Na ocasião, sua escola apresentou um enredo falando das tradições iorubás, e ele desfilou e cantou o samba vestido com trajes típicos africanos, sendo vice-campeão.
No ano seguinte, sua escola foi campeã, no ano em que todas elas prestaram uma homenagem à cidade de São Paulo em seus enredos. Nos anos seguintes, seguiram-se boas colocações, até que em 2007, Daniel surpreende o público novamente ao apresentar-se vestido de palhaço num enredo que falava sobre o riso, sendo a Mocidade novamente campeã. Pouco após o Carnaval, Daniel Collête assinou contrato para 2008 com a X-9 Paulistana. Em 2009, manteve-se na X-9 apresentando um belo carnaval em que veio fantasiado de acordo com o enredo, que falava sobre a Amazônia. Em 2010, veio ao Anhembi cantando “Portugal”, novamente com a X-9, obtendo o 9° lugar com a escola. E, dias depois do carnaval, foi anunciada a sua saída da X-9 como interprete.

Quando: 17/02
Local: Calçadão Cultural
Horário: 15h
Gratuito
Livre


Originais do Samba
É um grupo brasileiro de samba formado na década de 1960 no Rio de Janeiro por ritmistas de escolas de samba. O grupo começou a se apresentar em praias e baladas, incluindo a balada do Copacabana Palace. Fixaram-se em Recife depois de excursionar pela América, e em 1968 acompanharam Elis Regina na música vencedora da I Bienal do Samba, Lapinha, de Baden Powell e P.C. Pinheiro. No ano seguinte gravaram a música “Cadê Teresa”, de Jorge Ben, que fez grande sucesso. Participaram de festivais e ganharam discos de ouro pelas vendas de suas gravações, principalmente nos anos 1970, combinando o canto uníssono, a roupa padronizada e boa dose de humor.

Quando: 23/02
LocaL: Calçadão Cultural
Horário: 19h
Gratuito
Livre