Espetáculo circense alerta sobre lixo nas praias

“La Bamba” já foi apresentado em Paris e, a partir deste mês, circula por bibliotecas públicas

Ir à praia é um programa que proporciona muita diversão, mas também pode trazer uma sensação de tristeza, até de revolta. Se você olhar somente para as maravilhas que a natureza oferece, está no primeiro caso, já se parar para observar o que o ser humano deixa para trás, pode se encher de indignação. É esse assunto que a Cia. Das Dores Circo Teatro aborda em “La Bamba”, espetáculo irreverente que, sem perder o senso crítico, trata da questão da poluição provocada pelo homem.

Integrando o programa Biblioteca Viva, no qual apresentações artísticas circulam por diversas unidades de leitura, a peça acompanha um dia na vida de uma banhista e um salva-vidas. Os dois se encontram em uma praia e, entre uma palhaçada e outra, se deparam com as consequências da interferência das pessoas no meio ambiente, especialmente no que se refere ao acúmulo de lixo, o “inimigo fatal”. A peça chega neste sábado, dia 16 de fevereiro, às 14h, à Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes, na zona leste, e, até março, é encenada em mais nove bibliotecas, localizadas nas quatro regiões da cidade.

Para alertar sobre o descaso da população em relação ao assunto polêmico, a companhia teatral usou como argumento os objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da ONU. Dados alarmantes apontados pelo órgão revelam que, a cada minuto, são compradas um milhão de garrafas de água de plástico; cerca de cinco trilhões de sacolas descartáveis confeccionadas com esse material são utilizadas por ano e aproximadamente oito milhões de toneladas de resíduos plásticos vão parar nos oceanos, anualmente.

“La Bamba” passou por diversos festivais de teatro, entre eles La Fête du Théâtre Universitaire Paris 8, na França, e pelo Festival Regional de Esquetes, em Macaé, no Rio de Janeiro, onde venceu os prêmios de 2ª Melhor Cena, Melhor Ator, Caracterização e Composição Sonora.

Por Luiz Quesada

Programação:

| Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes. R. Sampei Sato, 440, Jardim Matarazzo. Zona Leste. Dia 16/2, 14h
| Biblioteca Brito Broca. Av. Mutinga, 1.425, Vila Pirituba. Zona Norte. Dia 13/3, 14h30
| Biblioteca Érico Veríssimo. R. Diógenes Dourado, 101, Parada de Taipas. Zona Norte. Dia 16/3, 14h
| Biblioteca Clarice Lispector. R. Jaricunas, 458, Lapa. Zona Oeste. Dia 17/3, 11h
| Biblioteca Paulo Setúbal. Av. Renata, 163, Vila Formosa. Zona Leste. Dia 19/3, 15h
| Biblioteca Gilberto Freyre. R. José Joaquim, 290, Sapopemba. Zona Leste. Dia 20, 14h
| Biblioteca Belmonte. R. Paulo Eiró, 525, Santo Amaro. Zona Sul. Dia 23/3, 12h
| Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet. Pça. Ituzaingó, s/nº, Tatuapé. Zona Leste. Dia 24/3, 11h
| Biblioteca Menotti Del Picchia. R. São Romualdo, 382, Bairro do Limão. Zona Norte. Dia 30/3, 14h
Grátis (não é necessário retirar ingresso)