Outubro traz como destaques apresentações de música chinesa, de música judaica e a 1ª Feira de Cultura

Cultura de diversos países chega ao Centro Cultural da Vila Formosa, às Bibliotecas Mário de Andrade e Monteiro Lobato e ao Teatro Décio de Almeida Prado

 Para muitos de nós, não há nada mais prazeroso do que fazer uma viagem tão esperada. Ter contato com novas culturas, hábitos, além de experimentar parte da gastronomia local, são conhecimentos que levamos para toda a vida. Mas, para adquiri-los, não temos necessariamente de colocar o pé na estrada. Neste mês, foram programadas atividades que permitirão ao público ‘viajar’ por três diferentes culturas: a apresentação do Ensemble Gaoshan Liushui de Música Chinesa, na Biblioteca Mário de Andrade (BMA); o 9º Festival Internacional de Músicas Judaicas, na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e no Teatro Décio de Almeida Prado; e a 1ª Feira de Cultura Latina, no Centro Cultural da Vila Formosa.

Ensemble Gaoshan Liushui

Em mandarim, “Gaoshan Liushui” é uma expressão chinesa clássica retirada do patrimônio literário, que significa a união da poesia, música e companheirismo, ou seja, a aspiração máxima da música oriental. E esse é o nome escolhido pelo primeiro grupo de música chinesa atuante no Brasil: Ensemble Gaoshan Liushui.
Formado em 2010, surgiu a partir de uma grande busca pela colônia de imigrantes chineses em São Paulo. Ao som de instrumentos étnicos da China, o repertório traz canções tradicionais e folclóricas, com arranjos musicais de autoria do grupo. “No show, apresentaremos o nosso álbum ‘Paisagens da China’, que é uma mostra das músicas das regiões norte e sul do país”, diz André Ribeiro, instrumentista que toca cítara, “gugin”, em chinês, e alaúde, “zhongudan”. Além dele, formam o Ensemble Cintia Harumi, tocando flautas de bambu, “dizi”, e Nelson Lin, cítara de martelo, “yangqin”.


Kleztival, Festival Internacional de Músicas Judaicas

O Instituto de Música Judaica do Brasil realiza anualmente o Kleztival, um festival internacional de vários estilos de música. Em sua 9ª edição, o evento, que acontece entre os dias 20 e 28 de outubro em diversos locais, tem, pela primeira vez, a parceria da Secretaria Municipal de Cultura, além de outras instituições. A programação leva à Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e ao Teatro Décio de Almeida Prado, no dia 21, artistas nacionais e internacionais.

Na biblioteca, apresenta-se a Um Tza Fanfarra, grupo que faz a fusão do estilo musical balkan original de países do sudeste europeu, como Sérvia, Romênia Bulgária e Macedônia, e da típica música klezmer. O mais curioso é que a Um Tza nasceu em apresentações agitadas nos casamentos judaicos, transformando o tradicional em algo inovador.

Já no Teatro Décio de Almeida Prado, a festa fica por conta do grupo Klezmer! Klezmer! Klezmer!, que apresenta A Voz Mística do Judaísmo Contemporâneo, uma mistura de canções ídiche tradicionais do leste europeu, além de obras autorais do álbum Raízes, da vocalista Nicole Borger. Também se apresenta nesse palco o grupo norte-americano Midwood, liderado pelo violinista Jake Shulman-Ment. Seus shows celebram a música experimental e tradicional judaica, com canções folclóricas em ídiche.

Nesta apresentação, Klezmer! Klezmer! Klezmer! toca ao lado da Midwood, transformando dois shows em apenas um, colocando no mesmo palco o que cada artista tem de melhor. “Acabo de voltar de Nova York onde me apresentei com os meninos da Midwood. É maravilhoso poder trazê-los para conhecer o Brasil”, afirma a vocalista da Klezmer!.

1ª Feira de Cultura Latina

A Feira de Cultura Latina, evento que reúne diversas atividades artísticas presentes em países da América Latina, tem sua primeira edição no Centro Cultural Vila Formosa. A programação leva à zona leste da cidade artistas da Argentina, Bolívia, Chile e Brasil.

A ideia da Feira surgiu por meio de uma iniciativa da comunidade de imigrantes latino-americanos que vive em São Paulo. São diversas atrações, dentre elas pintura ao vivo de grafite com o artista Mudo, exposição fotográfica Sentido Sur, do artista argentino Martín Avaro, contação de histórias e aula aberta de dança folclórica boliviana. O público também tem a oportunidade de provar comidas e bebidas dos países e comprar peças típicas de artesanato latino americano.

Por Aryanne Valgas


Confira a programação completa:

Ensemble Gaoshan Liushui
| Biblioteca Mário de Andrade - auditório. Dia 19, 19h. Grátis (retirar ingresso a partir das 18h)

Kleztival, Festival Internacional de Músicas Judaicas
| Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Dia 21, 11h
| Teatro Décio de Almeida Prado. Dia 21, 19h
| Grátis (retirar ingresso a partir de uma hora antes)

Feira de Cultura Latina

Jam Session Especial Latina
DJ Emerson / Damian Bilbao
| Área externa. Dia 20, das 10h às 20h

Feira Gastronômica - Culinária Latina
| Saguão. Dia 20, das 10h às 22h

Exposição Fotográfica: Sentido Sur, de Martín Avaro
| Saguão. Dia 20, das 10h às 22h

Pintura ao Vivo de Grafite, com artista Mudo
| Saguão. Dia 20, das 10h às 20h

Oficina de Jogo da Memória com Carimbos - Stampaneo
| Sala Multiuso. Dia 20, das 10h às 12h

Dança com Associação Folclórica Cultura Bolívia-Brasil
Participam os grupos Caporales San Simon Brasil / Fratenidad Folclórica y Cultural Tinkus San Simon Brasil / Salay Cochabamba / Morenada Señorial Illimani
| Teatro Zanoni Ferrite. Dia 20, das 14h às 15h

Contação de Histórias: El Quirquincho y La Naturaleza, com Grupo Alma Andina
| Saguão. Dia 20, das 15h às 16h

Espetáculo Fiu Fiu - Um Encontro entre Pássaros, com Grupo Tibanaré
| Teatro Zanoni Ferrite. Dia 20, das 16h às 17h

Aula Aberta de Dança Folclórica Boliviana
| Sala Multiuso. Dia 20, das 17h às 18h

Mesa de Debate: Entre Linhas Imaginárias - O Que Nos Une?
Participam do encontro Martín Avaro (Argentina), Glória Larraguibel (Chile) e Antônio Andrade (Bolívia). Os convidados discutem o panorama atual da mobilidade humana na América Latina e os desafios enfrentados pelos migrantes por escolher viver em outros países.
| Teatro Zanoni Ferrite. Dia 20, das 18h às 19h

Show de Encerramento: Celina Canta Encanta
| Teatro Zanoni Ferrite. Dia 20, das 19h às 20h