Show de Iara Rennó é destaque em programação dedicada a Mário de Andrade

Apresentação acontece dia 8 na BMA e integra o projeto Mário Total

Entre 6 e 8 de setembro, a Biblioteca Mário de Andrade (BMA) recebe uma série de atividades integrando o projeto Mário Total, em homenagem aos 125 anos de Mário de Andrade e aos 80 anos de sua Missão de Pesquisas Folclóricas. Celebrando também os 90 anos de publicação da obra mais famosa do escritor, Macunaíma – o herói sem nenhum caráter, a cantora Iara Rennó apresenta o Macunaíma Pocket Show, no dia 8.

O show traz as principais canções do álbum Macunaíma Ópera Tupi, lançado em 2008, com músicas inspiradas em trechos do livro. Ressaltando o texto “extremamente musical” de Mário, a cantora conta que compor o CD foi um desafio prazeroso. “Era como se as músicas já estivessem ali, mas eu precisava traduzir para a pauta”, recorda-se. De fato, na época de publicação do livro, ocorreu até uma polêmica sobre como classificá-lo, pois não era um romance convencional. “O autor o considerava uma rapsódia, que é uma história cantada”, explica Iara. “Por isso chamei o álbum de ‘ópera’, que também é uma história cantada, que engloba diferentes linguagens artísticas”. Iara conta que, depois de lançado o CD, encontrou um documento de Mário classificando Macunaíma como “uma ópera em seis atos”, o que reforça que o próprio autor reconhecia o caráter musical de sua obra.

Para a apresentação na BMA, a cantora pretende se aproximar ainda mais da literatura. Além das canções marcantes do álbum - como uma das favoritas do público, “Naipi”, que conta a lenda de uma índia -, a performance terá também uma linha narrativa. “É um pouco mais que um show, é permeado com textos e texturas”, conclui.

Além do show de Iara, a BMA também recebe, no dia 6, a palestra “A biblioteca de Mário de Andrade”, com Lilian Escorel; e, no dia 8, a palestra “Mário de Andrade Fotógrafo-Viajante e a Linguagem Modernista”, com o arquiteto e fotógrafo Douglas Canjani.

Por Gabriel Fabri

Serviço: Biblioteca Municipal Mário de Andrade. R. da Consolação, 94, Consolação. Próximo da estação Anhangabaú do metrô. Centro. | tel. 3775-0002. “A biblioteca de Mário de Andrade”, com Lilian Escorel: dia 6, 15h; “Mário de Andrade Fotógrafo-Viajante e a Linguagem Modernista”, com o arquiteto e fotógrafo Douglas Canjani: dia 8, 15h. Macunaíma Pocket Show: dia 8, 17h. Livre. Grátis (Retirar 1h antes).