Banda Black Rio revive o sucesso da música negra dos anos 70

Banda está na programação do Mês da Consciência Negra e realiza shows nos dias 25 e 26 de novembro e 12 de dezembro

 A Banda Black Rio, criada em 1976 pelo saxofonista Oberdan Magalhães, se tornou ícone da cena da música brasileira nas décadas de 70 e 80. Considerada uma das mais importantes formações musicais do país, ela completa 40 anos este ano e continua mostrando para o mundo que a fusão entre o jazz, o funk, o samba e a gafieira faz a diferença. Integrando a programação do Mês da Consciência Negra, a banda traz os sucessos que marcaram a época, além dos últimos lançamentos. As apresentações serão realizadas nas casas de cultura da Brasilândia, Hip Hop – Sul e de São Mateus nos dias 25 e 26 de novembro e 12 de dezembro.

Na primeira formação, liderada por Oberdan, a banda lançou três álbuns, “Maria Fumaça”, “Gafieira Universal” e “Saci Pererê”. Em 1994, ano da morte do líder do grupo, a Black Rio foi desfeita e só voltou às atividades em 2000, sob a direção de seu filho, William Magalhães. “Quando percebi que a banda era muito valorizada e difundida em âmbito internacional, achei que valia a pena voltar com ela. A Black Rio é uma peculiaridade direcionada para a música antropofágica. Ela virou um gênero musical brasileiro e se torna cada vez mais patrimonial em virtude do empoderamento negro”, explica William.

O último disco foi lançado em 2011 e conta com a participação de Gilberto Gil, Elza Soares e Seu Jorge. Os músicos, Bruno Miranda (bateria), Gustavo Sousa (trompete), Douglas Antunes (trombone), Isaac da Silva (guitarra), William Magalhães (teclado e direção musical), Edson Menezes da Conceição (baixo), Jadiel Oliveira (cantor), integram a formação atual e trazem no repertório do show, canções como “Samba de malandro”, “Águas sábias”, “Tempo de aprender” e “Latinos”.

Por Juliana Pithon

Serviço:

| Casa de Cultura da Brasilândia. Rua Raulino Galdino da Silva, Vila Brasilândia. Zona Norte. Tel. 3922-7664| Dia 25/11, 19h.

| Casa de Cultura Municipal do Hip Hop - Sul. Rua Sant’ana, 201, Santo Amaro. Zona Sul. Tel.5631-0740 | Dia 26/11, 18h.

| Casa de Cultura de São Mateus. Rua José Francisco dos Santos, 502, Jardim Tietê. Zona Leste. Tel.3793-1054 | Dia 15/12, 19h.