Espetáculo apresenta danças da etnia africana Sussu, da Guiné

“Langnifan África – A União Dá a Força” será apresentado nos dias 3 e 16 de fevereiro, na Casa de Cultura de Santo Amaro e na Casa de Cultura Tremembé

 A percussão, o balé e a literatura oral e escrita são elementos que marcam fortemente a cultura da etnia Sussu, da Guiné. Explorando esses aspectos a partir de histórias, lendas e velhos provérbios africanos, Mariama Camara criou o espetáculo de dança “Langnifan África – A União Dá a Força”, que será apresentado nos dias 3 e 16 de fevereiro, nas Casas de Cultura de Santo Amaro e Tremembé, respectivamente.

Mariama Camara, dançarina, cantora e percussionista guineana, explica que a coreografia representa a junção de passos tradicionais da Guiné com o balé, em que são usados instrumentos de percussão como djembe, sangban, kenkeni e dunun. “Langnifan” significa “união” e o espetáculo propõe um diálogo dos africanos com as suas próprias heranças presentes na dança e na música. Além disso, outro intuito é introduzir os ditos populares nos movimentos, como por exemplo, ”Tiriba”, que significa uma cerimônia para comemorar a união entre os povos e “Yankadi” que quer dizer “Aqui as coisas estão indo muito bem”.

Moradora do Brasil há 10 anos, a diretora desenvolve uma variedade de trabalhos com o objetivo de difundir a história do seu país pelo mundo. “Ao ampliarmos o intercâmbio entre culturas de matrizes africanas, abrimos caminhos para a sua valorização, fortalecemos a formação artística, facilitamos o resgate de identidade e permitimos a inserção do circuito afro-brasileiro em turnês internacionais”, conclui Camara.

Por Juliana Pithon

Serviço:
| Casa de Cultura de Santo Amaro. Rua Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434, Santo Amaro. Zona Sul. Tel. 5522-8897 | Livre. Dia 03/02, 18h.

| Casa de Cultura Tremembé. Rua Maria Amália Lopes Azevedo, 190, Tremembé. Zona Norte. Tel. 2991-4291| Livre. Dia 16/02, 18h.