Ambientado na Antiga Roma, monólogo com Celso Frateschi questiona valores éticos atuais

Casas de cultura recebem o espetáculo “Horácio” nos dias 4, 5 e 11 de agosto

Roma e Alba estão em guerra entre si, mas têm um inimigo em comum: os etruscos. Para pouparem seus exércitos, decidem que um guerreiro de cada cidade disputará qual delas será a vencedora. De Roma, é escolhido Horácio, que deverá lutar contra Curiácio, de Alba. Este, porém, é noivo da irmã de Horácio. A partir desse episódio, desenvolve-se a trama de “Horário”, monólogo que o ator Celso Frateschi interpreta, em agosto, nas Casas de Cultura de Santo Amaro - Manoel Cardoso de Mendonça, dia 4, às 18h; da Brasilândia, dia 5, às 17h; e da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue, dia 11, às 19h30.

Após matar Curiácio e levar a vitória para Roma, Horácio assassina a irmã, pois esta não celebra a vitória dele e chora a morte do noivo. Sua atitude cruel faz com que os romanos interrompam os festejos para julgar se ele se comportou como herói ou assassino.

Além de interpretar, Frateschi adaptou e dirigiu o espetáculo, que completa 30 anos de trajetória. Para ele, cada sessão é revigorante, “como se cada vez fosse um novo espetáculo, já que a peça se adapta ao espaço e público que a assiste”. A beleza do texto, a contundência da história e sua força poética foram decisivas para que Frateschi o levasse aos palcos.
A obra foi adaptada do espetáculo “ERAS”, composto por três textos de Heiner Müller: “Filoctetes”, “Mauser” e, naturalmente, “Horácio”. “É uma encenação que sempre coloca questões pertinentes ao momento em que vivemos”, afirma o ator. “São assuntos éticos fundamentais que nos colocam frente a frente a nós mesmos, e isso acredito ser a razão da peça permanecer tão atual e interessante.”

Ambientado em um cenário simples, o monólogo transmite diversas sensações e pensamentos por conta da interpretação. Sobre isso, assim escreveu o crítico teatral Alberto Guzik anos atrás: “O domínio corporal e controle vocal de Frateschi conseguem captar a essência da obra, traduzindo-a ao espectador de forma íntegra e plena.”

“Horácio” integra a Maratona Circuito, nova programação que concentra nas casas de cultura, em um único dia, atrações de várias linguagens artísticas do Circuito Municipal de Cultura.

Por Victor Kiyoshi Matsumura

Serviço:
| Casa de Cultura de Santo Amaro - Manoel Cardoso de Mendonça.
Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434 - Santo Amaro, Zona Sul | Tel.: (11) 5522-8897. Dia 4/8, 18h. Grátis.
| Casa de Cultura da Brasilândia. Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº - Jardim Maristela, Zona Sul | Tel.: (11) 3922-7664. Dia 5/8, 17h. Grátis.
| Casa de Cultura da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue. Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó, Zona Norte | Tel.: (11) 3931-8266. Dia 11/8, 19h30. Grátis.