Banda Severina leva forró, xote, baião e xaxado para Casas de Cultura

Com repertório que vai de produções autorais a grandes sucessos de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, o grupo de forró se apresenta nos dias 29 de julho e 4 de agosto

Há 12 anos, seis meninos se juntavam no quintal de casa em Itaquera, Zona Leste de São Paulo, para tocar forró por “hobby”, sem nem imaginar que essas reuniões dariam origem à Banda Severina. Passando por ritmos como xote, baião, xaxado e arrasta-pé, o grupo se apresenta nos dias 29 de julho, na Casa de Cultura de Itaquera, e no dia 4 de agosto, na Casa de Cultura de São Rafael.

“Nós começamos com o baião tradicional até percebermos que tanto a mescla de ritmos como o acréscimo de instrumentos resultava em um som mais dançante”, explica Fábio Henrique, um dos fundadores da banda.

O forró nasceu no sertão do Nordeste, tornou-se conhecido em todo o Brasil com os grandes sucessos do cantor e compositor Luiz Gonzaga e, assim que chegou em São Paulo, nos anos 70, passou por algumas transformações, dentre elas, a inserção de instrumentos como baixo e cavaco, somados aos tradicionais triângulo, zabumba e sanfona. Essas transformações foram grandes inspirações para a Banda Severina, que tem como identidade do trabalho um forró em que a melodia é mais acelerada e, na dança, os passos mais descontraídos. No show, além do repertório autoral, serão relembradas canções de Alceu Valença, Trio Virgulino, Falamansa e uma releitura de Reginaldo Rossi.

Por Juliana Pithon

Serviço:
| Casa de Cultura de Itaquera - Raul Seixas. R. Murmúrios da Tarde, 211, Cohab 2 José Bonifácio - Itaquera. Zona Leste | Tel.: 2521-6411. Dia 29/07, 16h.

Casa de Cultura de São Rafael. Rua Quaresma Delgado, 376 - Parque São Rafael. Zona Leste. Dia 04/08, 17h.