Filmes de Spike Lee são destaque em Mostra no CCSP

“Spike Lee e O Novo Cinema Negro” fica em cartaz entre 24 e 29 de julho

Prestes a lançar “Infiltrado na Klan”, filme aplaudido no Festival de Cannes esse ano, o cineasta estadunidense Spike Lee tem alguns de seus principais longas-metragens exibidos no Centro Cultural São Paulo (CCSP). A mostra “Spike Lee e O Novo Cinema Negro” fica em cartaz entre os dias 24 e 29 de julho e traz, além dos filmes do cineasta, obras dirigidas também por outros diretores negros, como Barry Jenkins (“Moonlight: sob a luz do luar”) e Jordan Peele (“Corra!”).

Spike Lee é considerado o precursor da Black New Wave, desde que estreou no Festival de Cannes em 1986, com o filme “Ela Quer Tudo”. O longa-metragem se destacou ao contar a história de personagens negros para o público negro. Ao longo de sua carreira, realizou filmes emblemáticos como “Faça a Coisa Certa” e “Malcolm X”, todos exibidos na mostra.

Além dos longas de Lee, a mostra traz obras que se destacaram no Oscar, como o vencedor de Melhor Filme em 2017, “Moonlight: sob a luz do luar”, de Barry Jenkins, e três indicados de 2018: o terror “Corra!”, de Jordan Peele; o documentário “Eu Não Sou Seu Negro”, de Raoul Peck; e “Mudbound – lágrimas sobre o Mississipi”, dirigido por Dee Rees e com fotografia de Rachel Morrison, a primeira mulher indicada na categoria.

Por Gabriel Fabri

Confira a programação completa: http://centrocultural.sp.gov.br/site/eventos/evento/spike-lee-e-o-novo-cinema-negro/