Planetário móvel ‘leva’ o Sistema Solar para as bibliotecas da cidade

"Projeto Galileu" chega a cinco bibliotecas em julho

Tudo começou quando o astrônomo polonês Nicolau Copérnico desenvolveu a Teoria Heliocêntrica, afirmando que o Sol, e não a Terra, está no centro do Universo. Pouco tempo depois, o italiano Galileu Galilei reforçou essa teoria por meio de observações com lunetas, descobrindo também a existência de estrelas na Via Láctea e os anéis de Saturno. Na maioria das vezes, todas essas informações são ensinadas na teoria e não fica muito claro para nós como é formado o Sistema Solar, suas características e até a localização e a temperatura dos planetas. Ensinar todas essas curiosidades na prática é a função do Projeto Galileu, que leva um planetário móvel para as bibliotecas municipais da cidade a partir do dia 4 deste mês.

Seu idealizador, Álvaro Almeida Filho, sempre foi apaixonado pelos mistérios do espaço. “O Cosmos me encanta, e eu tenho uma imensa vontade de levar conhecimento, por meio das maravilhas celestes, para um número maior de lugares e pessoas”, conta.

O Projeto Galileu existe há dois anos e já passou por escolas e prefeituras da Grande São Paulo. A estrutura do planetário consiste em uma cúpula inflável de aproximadamente 3 metros de altura, climatizada, e uma projeção FULL HD de 180 graus com som estéreo. A alta tecnologia permite que o domo se transforme em um ambiente imersivo, onde o espectador pode viajar pelo Universo, conhecendo os planetas do Sistema Solar. “A sensação é de estarmos voando por entre os astros”, diz Almeida Filho.

Segundo o idealizador do projeto, a reação das crianças é sempre surpreendente. “A princípio, ficam alvoroçadas com a estrutura. Com o início da apresentação elas passam a prestar atenção, e um grande silêncio é feito no domo, cortado apenas pelos ‘Ohhhhhs!’. Elas saem do planetário com sorriso de orelha a orelha. Os adultos também. Todos querem assistir novamente”, comenta.

Até agosto, o planetário móvel passará por dez bibliotecas municipais da cidade, despertando a vontade de todos em aprender e pesquisar mais sobre astronomia e ciências.

Por Aryanne Valgas

Serviço: Livre. 60 min.
| Biblioteca Milton Santos. Av. Aricanduva, 5.777, Jardim Aricanduva. Próximo do Shopping Aricanduva. Zona Leste. | tel. 2726-4882. Dia 4, 9h30
| Biblioteca Prestes Maia. Av. João Dias, 822, Santo Amaro. Zona Sul. | tel. 5687-0513. Dia 5, 10h
| Biblioteca Paulo Setúbal. Av. Renata, 163, Vila Formosa. Zona Leste. | tel. 2211-1508 e 2211-1507. Dia 12, 14h
| Biblioteca Paulo Duarte. R. Arsênio Tavollieri, 45, Jabaquara. Zona Sul. | tel. 5011-8819 e 5011-7445. Dia 13, 11h
| Biblioteca Menotti Del Picchia. R. São Romualdo, 382, Bairro do Limão. Zona Norte. | tel. 3966-4814 e 3956-5070. Dia 21, 14h