Shows de Adriana Sanchez e Xenia França apresentam mesclas de ritmos

Cantoras estão na programação de junho e trazem músicas de seus últimos discos

Nos mais de 15 anos em que toca no grupo de música sertaneja Barra de Saia, a cantora e sanfoneira Adriana Sanchez construiu uma carreira em que misturar gêneros e estilos musicais tornou-se sua especialidade. Nas apresentações, ela explora tanto as diferentes vertentes da música brasileira, como interpreta e realiza parcerias com representantes da canção latina contemporânea.

Mas foi com Salve Lua, seu primeiro álbum solo, gravado em 2015, que Adriana materializou seu talento em abarcar mundos diversos. O disco, um tributo a Luiz Gonzaga, faz uma homenagem ao mestre, unindo o toque paulistano com o ritmo tradicional do baião. “A proposta foi fazer uma releitura com a minha personalidade urbana e não algo caricato. Aos arranjos, coloco muito da minha sonoridade e personalidade”, conta a sanfoneira, que une, ao xote, batidas eletrônicas e, ao baião, pedais de efeitos na sanfona, além de utilizar sintetizador e ukulelê. “Mas é claro que preservando a raiz. O baião está sempre pulsando”, afirma. A cantora apresenta o show do disco no dia 30, na Casa de Cultura Chico Science.

Entre outros sucessos do Gonzagão, Adriana interpreta Asa Branca, Assum Preto, O Xote das Meninas, Vem Morena e Qui Nem Jiló, todos presentes em Salve Lua. “Foi uma missão difícil selecionar o repertório, muita coisa ficou de fora. O que é normal para um artista que tem tantas composições”, reflete a cantora, que contou com direção musical de Bosco Fonseca e Edson Guidetti. “Para a seleção, passamos por vários momentos, sentimentos e emoções que cada canção retrata. O show é uma saga da vida e da cultura nordestina”, afirma.

Xenia França

Na mesma toada de mesclar gêneros musicais diversos e valorizar a cultura nacional, Xenia França, baiana radicada em São Paulo, faz uma série de shows de seu primeiro disco solo, XENIA, em diversos espaços culturais. Em junho, as apresentações ocorrem dia 7, às 21h, no Centro Cultural Tendal da Lapa; e dia 17, às 18h, na Casa de Cultura Hip-Hop Sul. A cantora, que ficou conhecida por seu trabalho na banda Aláfia, faz um resgate da cultura afro-brasileira, reverenciando as diversas tradições dessa música, misturadas a uma sonoridade pop com influência de música eletrônica, jazz, samba, reggae, rock e R&B.

Serviço:

Adriana Sanchez
| Casa de Cultura Chico Science. Av. Tancredo Neves, 1265 - Moinho Velho. Zona Sul. Tel.: 2969-7066. Dia 30, 18h.
| 60 min. Livre. Grátis

Xenia França
| Centro Cultural Tendal da Lapa. R. Guaicurus, 1.100 - Lapa. Zona Oeste. Tel.: 3862 1837. Dia 7, 21h
| Casa de Cultura Hip-Hop Sul. R. Sant’Ana, 201, Vila São Pedro. Zona Sul
Tel.: 5631 0740. Dia 17, 18h.
| 60 min. Livre. Grátis