Centro Cultural Olido recebe coreografias de dançarinos da Cisne Negro

Projeto “5danças” chega a sua 2ª edição com apresentações entre os dias 15 e 17

 Quando se assiste a um espetáculo de dança, todos os olhos se voltam, naturalmente, aos intérpretes. Estes trazem para o palco, por meio de sua técnica e expressão, o resultado da somatória de trabalhos desenvolvidos por diferentes profissionais. Pensado em uma forma de ampliar as funções do bailarino, Cesar Dias Cirqueira e Ângela Pereira, integrantes da Cisne Negro Cia. de Dança, idealizaram e criaram, em 2015, o projeto 5danças, que teve sua primeira edição ainda nesse ano.

 “A ideia é permitir que o dançarino tenha contato direto com outras áreas que formam um espetáculo, como concepção de coreografias, assistência coreográfica, figurino, iluminação, sonoplastia e cenografia”, diz o idealizador do projeto. “É uma forma de ampliar e proporcionar novas oportunidades ao criador emergente”, completa.

Agora, com direção exclusiva de Cesar Dias, o projeto 5danças chega em junho à sua segunda edição. As apresentações ocorrem entre os dias 15 e 17, na Sala Paissandu do Centro Cultural Olido. “São sete coreografias, uma delas inédita, em que os bailarinos, todos integrantes da Cisne Negro, se dividem em várias funções, inclusive a de manipular os equipamentos de luz”, revela o diretor.

O programa reúne os espetáculos: In-sólido, Sphaeram, Solus, Vou Te Dar uma Cipoada, Olhar Fixamente as Estrelas, Pra Tu, Visse e a estreia de VOID.

In-sólido
Coreógrafo: Cesar Dias.
A coreografia aborda a repressão e a rejeição por que pode passar uma pessoa para se sentir inserida em um grupo social.

Sphaeram
Coreógrafa: Isabelle Dantas.
Em latim, sphaeram significa “aura”. A coreografia enfoca os sentimentos que formam a aura humana, como amor, medo, angústia, tristeza e paixão.

Solus
Coreógrafo: Willian Gásparo.
Em busca do amor, as pessoas passam por diversas experiências, muitas delas bem incomuns. A coreografia aborda essa procura em contraponto à escolha pela solidão.

Vou Te Dar uma Cipoada
Coreógrafo: André Santana.
O coreógrafo relembra seu convívio com a avó, desde quando fugiu da escola para seguir o sonho de dançar até a repreensão por parte dela, que o ameaçava com cipós de goiabeiras.

VOID (estreia)
Coreógrafos: Isabelle Dantas e Felipe Silva.
O estado void é o espaço vazio, o vácuo, o sentimento de algo que falta. O duo busca a compreensão do void que habita em cada pessoa.

Olhar Fixamente as Estrelas
Coreógrafa: Clarissa Braga.
A partir de uma perda importante na vida da coreógrafa, foi criado este solo que expressa, ao som de #Wish You Were Here#, do Pink Floyd, o sentimento de vazio que uma ausência pode provocar.

Pra Tu, Visse
Coreógrafo: André Santana.
Ao som da música #Beija Eu#, de Marisa Monte, o solo fala de amor e sua entrega, mesmo quando não o esperamos ou desejamos.

| Centro Cultural Olido – Sala Paissandu. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dias 15 e 16, 20h. Dia 17, 19h. Grátis