Atrizes trans estrelam espetáculo no CCSP

“As 3 Uiaras de SP City” abre a IV Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos e fica em cartaz até 10 de junho

Em sua quarta edição, a Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos apresenta os três textos vencedores do edital do Centro Cultural São Paulo (CCSP). O primeiro é As 3 Uiaras de SP City, escrito por Ave Terrena Alves. Com direção de Diego Moschkovich, o espetáculo fica em cartaz até o dia 10 de junho e tem no elenco as atrizes trans Danna Lisboa e Verônica Valenttino.

O texto conta a história de duas cabeleireiras transexuais que decidem fazer um show musical e tem como pano de fundo a Operação Rondão, organizada pelo delegado Wilson Richetti. Entre os anos 1979 e 1981, época na qual o Brasil ainda vivia sob a ditadura militar, a operação caçou travestis e prostitutas no centro de São Paulo. A pesquisa baseou-se em edições do jornal O Lampião da Esquina, no livro Ditadura e Homossexualidades, de James N. Green e Renan Quinalha, e no diálogo com as militantes trans Neon Cunha e Erika Hilton.

A partir do dia 15 de junho, a Mostra exibe também Buraquinhos ou O Vento é Inimigo do Picumã (dramaturgia de Jhonny Salaberg e direção de Naruna Costa) até o dia 8 de julho. Em 19 de julho, Necropolítica, com texto de Marcos Barbosa e direção de Aury Porto, encerra a Mostra, em cartaz até 5 de agosto.

Por Gabriel Fabri

| Centro Cultural São Paulo - Espaço Cênico Ademar Guerra. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. | tel. 3397-0001 e 3397-0002. Até 10/6. Sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 20h. R$ 20. 12 anos.

Confira a edição especial do TV Em Cartaz sobre As 3 Uiaras de SP City clicando aqui.