Bardalo II, artista português, inaugura instalação artística na Lapa

Com apoio da Prefeitura de São Paulo, a obra feita a partir de sucata, intitulada de “Meio Bicho Preguiça”, já pode ser visitada a partir desta segunda-feira, dia 21 de maio

 A rua Guaicurus, no bairro da Lapa, zona oeste, ganhou um novo atrativo artístico nessa segunda-feira, dia 21. Trata-se da escultura de sucata “Meio Bicho Preguiça”, do artista português Bordalo II, que cria a partir de lixo encontrado nas ruas. Prestigiando a inauguração da obra, o Secretário Municipal de Cultura, André Sturm, visitou a instalação da escultura, acompanhado do cônsul português Paulo Lopes Lourenço.

O Consulado de Portugal procurou a Secretaria Municipal de Cultura com a proposta de realizar a intervenção do artista em São Paulo. Bordallo II escolheu a região da Lapa para recebê-la. Durante a inauguração, o secretário parabenizou Bordalo II, cuja obra faz parte de uma série de esculturas de sucata espalhadas pelo mundo – todas retratando um animal diferente. Ao realizar esta intervenção inusitada, ele chama a atenção para a questão da renovação, pois é uma forma de dar um uso diferente a um material descartável.

Sturm também agradeceu à Prefeitura Regional da Lapa por viabilizar a instalação temporária da obra. “A Lapa vai se tornar a capital da arte de rua em São Paulo”, prometeu. “É uma das prefeituras mais ativas da cultura”, completou, destacando o trabalho realizado no Centro Cultural Tendal da Lapa.

Por Gabriel Fabri