Exposição retrata transformações da cidade de São Paulo

“Equações da Metrópole” tem abertura no dia 28 de abril, na Casa da Imagem

 Uma paisagem predominantemente rural transformada em uma das maiores e mais complexas cidades do mundo. Esse é o município de São Paulo, retratado na exposição fotográfica “Equações da Metrópole”, na Casa da Imagem. Com curadoria de Henrique Siqueira e Monica Caldiron, o evento é aberto ao público no dia 28 de abril, trazendo uma seleção de fotografias que cobrem um período de 140 anos de transformações.

Ao todo, são 124 obras do acervo fotográfico da Casa da Imagem, que retratam não só os aspectos urbanos da cidade, mas também a sua população. São expostas obras de fotógrafos como Militão Augusto de Azevedo, Guilherme Gaensly, Aurélio Becherini e Aristodemo Becherini, entre outros. A exposição exibe também um módulo especial dedicado ao fotógrafo Valério Vieira, onde será exposto o seu trabalho “Panorama de São Paulo”, que inclui o retrato dos bairros da Luz, Santa Ifigênia e Campos Elísios em fotografias em 180º, capturadas em 1922 com câmera analógica.

Além das fotografias, a exposição traz também dois curtas-metragens do fotógrafo paulistano Benedito Junqueira Duarte: “A Metrópole de Anchieta” (1952), realizado para as comemorações do IV Centenário de Fundação de São Paulo, e “Os Parques Infantis” (1954), documentário sobre a criação do modelo de escolas desenvolvido entre as décadas de 1930 e 1940, conhecido como “Parque infantil”.

Por Gabriel Fabri

Serviço: | Casa da Imagem. R. Roberto Simonsen, 136-B. Próximo da estação Sé do metrô. Ao lado do Pátio do Colégio. Centro. | tel. 3241-4238. Abertura: dia 28, das 11h às 14h. Visitação: De 28/4 a 30/9. Ter. a Dom., das 9h às 17h. Grátis.