Dj Hum apresenta set de black music no CCJ e em Casas de Cultura

Shows trazem repertório do último disco DJ Hum e o Expresso do Groove e acontecem até julho

Nas redondezas da estação São Bento do Metrô, o rapper DJ Hum começa sua carreira no início dos anos 80, tornando-se um dos pioneiros do rap nacional. Ao lado de grandes rappers como Thaíde, MC Jack e Código13, tem suas batidas gravadas na primeira coletânea de rap brasileira, a Hip-Hop Cultura de Rua, que marcou o início de uma nova era para a música brasileira. Hoje, com 30 anos de carreira, o rapper faz apresentações no Centro Cultural da Juventude (CCJ) e em casas de cultura, discotecando clássicos do rap e de seu próprio repertório, além de trabalhos de seu último projeto, DJ Hum e o Expresso do Groove. O evento integra a programação do Circuito Municipal de Cultura.

Dos anos 80 até hoje, o cenário musical teve grandes mudanças, inclusive no mundo do rap. “As experiências vividas naquela época foram únicas: a luta por um espaço na música, na mídia, a falta de dinheiro, de investidor... Construir uma carreira e viver da arte eram sonhos distantes. Foi uma época de desbravar e abrir o caminho. Hoje, o que faz o rap acontecer é a tecnologia e a internet, o artista pode divulgar a sua música de uma maneira mais fácil”, relembra o Dj.
Com três décadas de carreira, o Dj lançou o último álbum, DJ Hum e o Expresso do Groove, um projeto novo que tem aExpresso do Groove como banda de apoio. “Nos últimos anos decidi expandir ainda mais a minha música e formei uma banda para me acompanhar em shows e poder me ajudar a realizar ao vivo aquilo que eu só conseguia em estúdio”, explica Hum.

Além da banda, o disco tem grandes influências que vão do rap e do jazz, ao samba, soul, disco music, funk, r&b e beats instrumentais. O álbum conta com a participação de nomes como Kaion e Emicida em uma versão da música “Uma Paixão”. “Essa música foi lançada pela primeira vez no álbum que produzi do cantor Kaion, Momento Bom, que teve participação do rapper Emicida. A música é incidental e traz samplers e trechos de outra grande canção, “Samurai”, de Djavan. Para o meu novo disco, incluí esta música numa versão exclusiva: produzi um remix no estilo Neo Soul, com forte marcação de baterias, piano elétrico e o contrabaixo evidente”, explica.

Para as apresentações do Circuito, o Dj Hum estará acompanhado de MC Tio Fresh, integrante do grupo SP Funk e um um dos pioneiros de improviso freestyle dos anos 90. “O show é um trabalho de ampla dedicação e pesquisa, com o objetivo de transmitir a história, a tradição e a cultura da black music no Brasil”, afirma Hum.

Além das músicas de seu novo disco, o Dj Hum promete tocar black music de todas as épocas. “Vou narrar através da música o panorama histórico da cultura hip hop, desde o seu surgimento até os tempos atuais, tudo em clima de baile show. Pode ter certeza que vai ser da pesada!” finaliza.

Por Aryanne Valgas

Serviço:

| Casa de Cultura Municipal de São Mateus. R. José Francisco dos Santos, 502. São Mateus. Zona Leste. Tel.: 3793-1071. Dia 28/04, 20h.

| Casa de Cultura Municipal do Hip Hop – Su. R. Sant’Ana, 201, Vila São Pedro. Zona Sul. Tel.: 5631 0740. Dia 29/04, 18h.

| Casa de Cultura Municipal do Hip Hop – Leste. Av. Sarah Kubitschek 165 – Cidade Tiradentes. Tel.: 3396-0106. Dia 07/07, 19h.

| Centro Cultural Municipal da Juventude Ruth Cardoso. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Zona Norte. | tel. 3343-8999 Dia 14/07, 20h.
60 min. Livre. Grátis.