Show homenageia grandes mulheres compositoras no Centro Cultural Olido

Integrando o projeto Canto Olido, apresentação do 4Quarteto em Sintonia traz repertório autoral e clássicos da MPB no dia 19 de março

 Rita Lee, Dolores Duran, Chiquinha Gonzaga. Esses são alguns nomes de grandes compositoras brasileiras homenageadas no show “Fé Menina”, do 4Quarteto em Sintonia. Com repertório autoral do grupo somado a grandes clássicos da MPB, todos escritos por mulheres, a apresentação acontece dia 19 de março, no Centro Cultural Olido. O show integra o Canto Olido, projeto musical que abre espaço para dar visibilidade ao artista compositor, no formato voz e violão. Com curadoria de Luiz Carlos Bahia, a iniciativa integra o programa 70+, que valoriza artistas veteranos.

A cantora e percussionista Clara Masumoto explica que o nome do show foi inspirado na música “Feminina”, composição da carioca Joyce Moreno escrita em 1977 e lançada apenas no final dos anos 1990. “O trocadilho começou como uma brincadeira entre nós, mas depois percebemos que tinha tudo a ver com esse momento de descoberta do poder feminino, com a luta diária de ser mulher, mãe, profissional...”, afirma a intérprete. “Ainda vivemos descompensadas em uma cultura que engatinha na igualdade social, mas resistimos com muita ‘fé’”, completa. A canção, que integra o repertório do show, questiona: “Ô mãe, me explica, me ensina / me diz, o que é feminina?”.

Na estrada há três anos, o 4Quarteto em Sintonia é formado também pela pianista Tania Turíbio, pela cantora e violonista Marta Fróes e pela flautista e saxofonista Débora Aquino. Em homenagem ao dia das mulheres, o grupo recebe duas convidadas especiais para declamarem poesias autorais durante o show. São elas: Edilene Santos, do Sarau do Grajaú, e Michelle Santos, do Sarau Sobrenome Liberdade.

O repertório inclui também canções como “Erva Venenosa” e “Mania de Você”, de Rita Lee; “Lua Branca”, de Chiquinha Gonzaga; e “Mulheres do Brasil”, de Joyce.

Por Gabriel Fabri

Serviço: Centro Cultural Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do Metrô. Centro.| tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dia 19, 20h. Livre. Grátis.