Espetáculo apresenta contação de histórias inspirada em romance mexicano

“Mulheres de Olhos Grandes”, da Cia. Conto em Cantos, está em cartaz até o dia 24 de março, nas bibliotecas municipais

A Cia. Conto em Cantos estreou, em 2016, o espetáculo “Mulheres de Olhos Grandes”, inspirado no romance homônimo da escritora mexicana Ángeles Mastretta. Com direção de Juliana Offenbecker, a montagem é uma contação de histórias que mescla relatos ficcionais e experiências pessoais da vida da atriz Priscila Harder, que faz o papel da personagem principal. As apresentações integram a programação do projeto Biblioteca Viva e acontecem até o dia 24 de março.

O espetáculo é composto por seis contos da novela de Mastretta. O objetivo foi traduzir as palavras do espanhol para o português, em busca da oralidade, sem abrir mão da força poética. A narrativa aborda termas como maternidade, sexualidade e matrimônio e gira em torno da vida de uma mulher que, diante da doença da filha e ao vê-la internada no hospital, passa a lhe contar histórias das ancestrais da família. “Nós apresentamos as trajetórias de personagens femininas com personalidades muito distintas, e que, de alguma forma, rompem com a ideia de perfeição e da existência de uma única mulher ideal”, conta Harder.

Em cena, Priscila Harder e o músico Luis Aranha buscam a intimidade com o público, a partir de uma dramaturgia mais simples da contação de histórias definida pela Companhia como “teatro-narrativo”. A trilha sonora mescla canções autorais, improvisos e releituras de trechos de obras clássicas como “La Catedral”, de Augustin Barrios, e “Afro-sambas”, de Vinicius de Moraes e Baden Powell, e representa, na montagem, uma complementaridade entre a palavra e a música.

Por Juliana Pithon

Serviço:

| Biblioteca José Mauro de Vasconcelos. Praça Comandante Eduardo de Oliveira, 100, Parque Edu Chaves. Zona Norte. Tel. 2242-8196| Dia 07/03, 14h30.

| Biblioteca Lenyra Fraccaroli. Praça Haroldo Daltro, 451, Vila Carrão. Zona Leste. Tel. 2295-2295| Dia 10/03, 14h.

| Biblioteca Thales Castanho de Andrade. R. Dr. Artur Fajardo, 447, Freguesia do Ó. Zona Norte. Tel. 3975-7439| Dia 14/03, 14h.

| Biblioteca Nuto Sant’anna. Praça Tenório de Aguiar, 32, Santana. Zona Norte. Tel. 2973-0072| Livre. Dia 24/03, 14h. Grátis.