Mostra Breves e Inéditos leva panorama dos melhores filmes de 2017 ao CCSP

Filmes que ficaram em cartaz nos cinemas por pouco tempo podem ser vistos entre os dias 1º de março e 1º de abril

Quem nunca demorou algumas semanas para assistir a um filme tão desejado e, quando verificou a programação dos cinemas, percebeu que não estava mais em cartaz? Essa decepção pode ser corrigida neste mês durante a mostra Breves e Inéditos, que reúne no Centro Cultural São Paulo alguns dos melhores longas-metragens que estrearam em 2017, mas que não tiveram grande visibilidade nos cinemas. Títulos como Uma Mulher Fantástica, Toni Erdmann e muitos outros são exibidos a partir do dia 1º deste mês.

Essas duas produções têm em comum o fato de terem sido indicadas ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Tendo como protagonista uma personagem transexual, o chileno Uma Mulher Fantástica, de Sebastián Lelio, concorre nessa categoria em 2018. Já Toni Erdmann, da diretora Maren Ade, foi indicado em 2017. O filme alemão tem uma cena das mais inusitadas, quando a personagem principal, uma empresária ambiciosa, recebe seus convidados nua.

A programação conta também com a terceira temporada de Twin Peaks, classificada pela Cahiers du Cinéma, revista francesa sobre crítica de cinema, como o Melhor Filme de 2017. A escolha foi uma decisão inédita, pois considerou como um único longa-metragem televisivo todos os 18 episódios da série. Dirigida por David Lynch (Cidade dos Sonhos), Twin Peaks: The Return é a continuação da série homônima de 1990, em que o detetive do FBI, David Cooper, investigava o misterioso assassinato de Laura Palmer. Breves e Inéditos fica em cartaz até dia 31, na sala Lima Barreto, e o ingresso custa R$ 2.

Por Aryanne Valgas

Confira a programação completa no site do CCSP