Cisne Negro Cia. de Dança comemora 40 anos com homenagem a Hulda Bittencourt

Espetáculo “H.U.L.D.A” inicia temporada gratuita nos teatros municipais entre os dias 2 e 22 de março

O encenador Jorge Takla diz que Hulda Bittencourt, fundadora da Cisne Negro Cia. de Dança, é “a musa, a mãe e a alma” do grupo. Ao elogio, dona Hulda, como é conhecida, acrescenta: “Se sou a mãe, ele tem sido o pai. Nosso trabalho em conjunto rende ótimos frutos.”

Para festejar os 40 anos da companhia, foi encenado em abril de 2017 o espetáculo H.U.L.D.A, resultado de um intenso trabalho coletivo entre Hulda e Takla. “Estou realizada. É sempre difícil segurar a emoção quando estamos concebendo uma nova coreografia que representa tanto artística como historicamente”, enfatiza a fundadora.

Neste mês, a encenação inicia temporada gratuita nos teatros municipais, passando pelo João Caetano, na Vila Mariana, entre os dias 2 e 4; Arthur Azevedo, na Mooca, de 16 e 18; e, em abril, segue para o Paulo Eiró, em Santo Amaro, entre os dias 14 e 22.

H.U.L.D.A: passado, presente e futuro

Além dos integrantes da Cisne Negro, o espetáculo comemorativo conta com convidados especiais: o compositor André Mehmari na trilha sonora, Nicolás Boni nos cenários, Fabio Namatame nos figurinos, Rui Moreira nas coreografias, assinadas junto com Dany Bittencourt, filha de Hulda e diretora artística da companhia, e Takla na direção. Para conceber a encenação, o diretor começou a buscar referências a partir de uma pergunta dirigida aos bailarinos: “O que significa Hulda para você?”.

Para Dany, criar esta coreografia a levou, simultaneamente, ao passado, presente e futuro. “Está sendo um grande desafio contar e reviver tantas impressões e percepções de toda uma vida”, revela.

Também no ano passado, uma novidade deu um importante incentivo à companhia: H.U.L.DA foi contemplado pela 22ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança, da Secretaria Municipal de Cultura, no módulo que contempla a circulação de um espetáculo. As novas diretrizes implantadas por esta gestão no edital permitiram que o grupo fosse selecionado pela primeira vez.“A Cisne Negro é uma companhia particular. Por isso, vencer um edital de fomento é tudo o que a gente precisa para seguir adiante”, ressalta Hulda Bittencourt.

Cinco blocos de H.U.L.D.A
Com título a partir das letras do nome da fundadora da companhia, o espetáculo foi formatado reforçando virtudes e palavras que orientam seu trabalho ao longo dos anos.

H – HORIZONTE
Neste quadro, a luta e a perseverança para realizar seus sonhos.

U – UNIÃO
Realização de Hulda ao criar a academia de dança e as parcerias que garantiram o sucesso, como a de seu próprio marido, Edmundo Bittencourt, e as filhas Dany e Giselle.

L – LIBERDADE
A liberdade que Hulda teve para conduzir a companhia inaugurada com muitos homens no grupo, e as escolhas ecléticas de repertório.

D – DANÇA
A pluralidade da Cisne Negro que não favorece apenas um estilo, mas as diversas manifestações existentes.

A – AMOR
Simboliza a devoção e amor de Hulda pela arte.

Por Giovanna Longo

Serviço:
| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Santa Cruz do metrô. Zona Sul. | tel. 5573-3774 e 5549-1744. De 2 a 4/3. 6ª, 16h e 21h. Sáb., 17h e 21h. Dom., 19h.

| Teatro Arthur Azevedo. Av. Paes de Barros, 955, Mooca, Zona Leste | tel. 2605-8007. De 16 a 18/3. 6ª, 16h e 21h. Sáb., 17h e 21h. Dom., 19h.

| Teatro Paulo Eiró. Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro. Zona Sul. | tel. 5686-8440 e 5546-0446. De 12 a 22/4. 5ª e 6ª, 21h. Sáb., 17h e 21h. Dom., 19h.
| Livre. 60 min. Grátis