A Festa da Cidade recebeu 2 milhões de pessoas durante a celebração dos 464 anos de São Paulo

Foram mais de 100 atrações gratuitas durante 25 horas de celebração do aniversário de São Paulo entre espaços de cultura da cidade, palcos,tablados e festas

A Festa da Cidade dos 464 anos de São Paulo aconteceu em todas as regiões da cidade, com atividades para todos os gostos. O destaque deste aniversário é para o ineditismo das 25 horas de comemoração no Vale do Anhangabaú, com festas e mágica desde as 11h de ontem.

Paula Fernandes foi a primeira artista a subir no palco do Centro Cultural Banco do Brasil no Vale do Anhangabaú ao meio-dia, que já reunia milhares de pessoas para esta grande festa comemorada no centro da cidade, com direito a Parabéns puxado pela cantora. O palco comandado por Tchaka, a Rainha das Festas, recebeu o show Rita 70, protagonizado pelo quinteto Tulipa Tuiz, Assucena Assucena, Raquel Virgínia, Xenia França e Letrux. David Bowie também foi homenageado neste palco por André Frateschi acompanhado da Banda Heroes. O público saiu do chão na apresentação de Baiana System e Karol Conka, que antecedeu o show de maior público da noite: Anitta. A funkeira carioca levou a plateia ao delírio. Para seguir na noite em grande estilo, o Anhangabaú ainda recebeu Banda Uó com Jaloo e Glória Groove. Para finalizar, o som contagiante de Gilmelândia foi até o fim da madrugada. De 11h de ontem até às 7h de hoje, o Vale recebeu as festas que já fazem parte do cenário paulistano.

Outro ponto forte no Centro foi o Palco Hip Hop Celebration, que pela primeira vez participou das comemorações de aniversário da cidade. Por lá, passaram Dexter, Sampa Crew, Ndee Naldinho, Thaíde, Negredo, que levaram à Praça da República milhares de pessoas durante 10 horas de festa.

O Theatro Municipal entrou na Festa da Cidade. A Orquestra Sinfônica Municipal, regida por Roberto Minczuk, apresentou a abertura da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes e também o tema e a marcha imperial do filme “Star Wars”. O Balé da Cidade de São Paulo apresentou o espetáculo “Das tripas...coração”. A Orquestra Experimental de Repertório finalizou a participação do Theatro Municipal nesta festa.

A Biblioteca Mário de Andrade recebeu as atrizes Rosi Campos e Zezé Motta, que presentearam o público presente com leituras dramáticas de textos escolhidos por elas. Também passaram por lá Cida Moreira e Roberto Camargo, além de Marquinhos Moura, que cantou músicas de Adoniran Barbosa.

O aniversário de São Paulo teve patrocínio do Centro Cultural Banco do Brasil e Eletropaulo, além da parceria de mídia com a rádio Jovem Pan. A realização é da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. 

DESCENTRALIZAÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO
Para começar a festa nas outras regiões da cidade, os centros culturais receberam uma programação especialmente pensada para as famílias, com participação de Kiara Terra, Mad Science, cortejos circenses e muito mais.

Mais tarde, o Centro Cultural Grajaú recebeu o rap de Uterço e Rael na programação das ‘festividades no local. Quem compareceu ao Centro Cultural Tendal da Lapa pôde apreciar atividades circenses, apresentação da Banda Paralela e show de Tania Alves. Já no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, o público aproveitou os shows Aliança Negra, Odisseia das Flores, Viegas e para finalizar o dia, o rapper GOG. O Centro Cultural da Juventude recebeu o rap de Lei Di Dai e Rimas & Melodias e o funk de Mc Linn da Quebrada.

Os teatros municipais receberam atividades gratuitas, dentre elas: o show do grupo As Choronas no Teatro Décio de Almeida Prado, o espetáculo “Mártir” no Teatro Cacilda Becker e “Arigós – primeiros riscos da borracha” no Teatro Paulo Eiró, na zona sul da cidade.

As fotos da Festa da Cidade estão disponíveis no site da prefeitura.