Grupo TAPA apresenta espetáculo baseado na obra de Guy de Maupassant

“Contos de Sedução” narra histórias de atração em diferentes classes sociais. A peça fica em cartaz até o dia 16 de dezembro

Integrando o repertório do Grupo TAPA desde 1999, “Contos de Sedução” é considerada uma das adaptações mais longevas da companhia, e agora volta aos palcos com uma nova versão, dirigida pelo diretor Eduardo Tolentino de Araújo. A peça faz parte da programação do Circuito Municipal de Cultural e passa por diversas casas de cultura e centros culturais até o dia 16 de dezembro.

Com o intuito de demonstrar os encontros e desencontros do amor, o dramaturgo norte americano radicado no Brasil, J.E Amacker escreveu “Contos de Sedução” baseado na obra original do poeta Guy de Maupassant. “A atual versão é composta por quatro contos ligados por um mestre de cerimônia que apresenta o autor e a obra. Em sua extensa obra, Maupassant transitou por diferentes classes sociais em diversas regiões. A sedução é apenas um aspecto, a peça fala mais dos encontros e desencontros do amor”, explica Tolentino.

O texto originalmente escrito por Amacker era composto por sete contos do Maupassant, intercalados por fatos da vida do poeta. “Era um espetáculo extenso feito para um palco tradicional. Ao longo desse tempo fizemos várias versões só com alguns contos para se adaptarem a diferentes espaços. A atual versão é composta por quatro contos: ‘Imprudência’, ‘Idílio’, ‘A desforra’ e ‘A beira do leito’”, explica o diretor.

Os casais são interpretados por Adriano Bedin, Bruno Barchesi e Chytia Houssey, que revezam suas atuações entre os contos, e narrado por um irônico mestre de cerimônia
representado por Brian Penido. “Os contos foram escritos no final do século XIX e são politicamente incorretos, tornando as histórias talvez até mais polêmicas do que quando foram escritas, porque revelam a eterna guerra entre os sexos”, afirma Tolentino.

Por Aryanne Valgas

Serviço:

| Teatro Leopoldo Fróes – Centro Cultural Municipal de Santo Amaro. Rua Antonio Bandeira, 114. Zona Sul. | tel. 5541 7057. Dia 25, 19h30.

| Casa de Cultura Municipal de São Mateus. R. José Francisco dos Santos, 502, São Mateus. Zona Leste. Tel.: 3793-1071. Dia 10/12, 18h.

| Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. R. Inácio Monteiro, altura do nº 6.900, esq. com Rua Alexandre Davidenko, Cidade Tiradentes. Zona Leste. | tel.: 2555-2840. Dia 15/12, 20h

| Casa de Cultura Municipal de São Miguel Paulista - Antonio Marcos. R. Irineu Bonardi, 169, Vila Pedroso - São Miguel Paulista. Zona Leste. Tel.: 2297-9177. Dia 16/12, 20h.
+14 anos. Grátis.